Em Florença também tem um Museu do Futebol!

11/abr | por Deyse Ribeiro

Você saber que Florença tem um Museu do Futebol? Pois é, a cidade é tão rica em arte e renascimento, que ninguém pensa que também é a cidade da seleção italiana, ela treina em Coverciano e lá fica o Museu del Calcio (do futebol).

Depois de visitar a cidade, dar uma passadinha no Museu do futebol é uma boa pedida pra quem é amante do esporte, e quem sabe ainda, você consegue assistir ao treino da seleção italiana?

Coverciano é uma área que fica a sudeste de Florença, ao longo do rio arno, neste local a seleção de futebol italiana treina a há anos e onde fica o Centro Técnico da seleção Italiana.

Museu do Futebol_30

O Museo del Calcio (Museu do Futebol) de Florença, inaugurado em 2000,  fica em uma área de mais de 800 metros quadrados onde a seleção italiana de futebol treina.

Nele encontramos camisetas, fotos, vídeos, taças e medalhas para nos fazer reviver o tempo, os sucessos e as façanhas da seleção italiana, chamada aqui de Azzurri, assim como nós chamamos a seleção brasileira de “canarinho”, e dos grandes jogadores. Faz parte da memória histórica do futebol italiano e dos órgãos ligados a ele e para mostrar como os eventos esportivos estão interligados com os da sociedade civil, costume, cultura e política.

Uma viagem interessante em nossa história através do esporte mais amado pelos italianos, o museu há dois andares onde você pode conhecer as façanhas da Itália no campo que nos levam de volta no tempo, para reviver uma série de emoções que pertencem ao passado, até a camisa preta que o nacional teve que usar sob as ordens de Mussolini está lá.

O museu abrange todas as principais etapas da história do futebol italiano:

  • a Copa do Mundo de 1934 (Itália), ao de 1938 (França),
  •  Jogos Olímpicos de Berlim  de 1936
  • a Taça dos Campeões Europeus, a  Coppa Europa em 1968, realizado em Roma, com os grandes desse período, como Mazzola, Rivera, De Sisti, Facchetti e Burgnic,
  •  Copa do Mundo de 1982;
  • os triunfos-21, que por três anos consecutivos (1992, 1994, 1996) da Coppa Europa.
  • As vitórias na Copa do Mundo no México (1970), Argentina (1978), Itália (1990) e EUA (1994)
  • Coppa Europa em 2000.
lembranças da Copa de 1982

lembranças da Copa de 1982

Camisa do jogador Baggio

Camisa do jogador Baggio

No museu há também um espaço dedicado às crianças, com o sucesso do juniors e actividades dos jovens, e não poderia faltar a história da Federazione Italiana Giuoco Calcio desde 1898 até hoje, com tanto de imagens e recordações.

Ainda há algumas lembranças do Brasil neste Museu:

Olha Pele ai! Camisa autografada

Olha Pele ai! Camisa autografada

ingresso do jogo ItaliaXBrasil de 1956

ingresso do jogo ItaliaXBrasil de 1956

Ao visitar o Museu é possível visitar a área de treinos da seleção italiana, obviamente, quando não há algum vento particular. Eu visitei em dezembro de 2014, e nos visitamos os campos, a arquibancada.

Assim, se em sua estadia em Florença você posso conhecer também um pouco da história italiana do futebol e conhecer o centro de treinamento.

Museu do Futebol_1

Você sabia que o time da Italia faz os treinos e a preparação para os jogos em Florença? Esse é a área dos treinos, eu conheci Coverciano e logo logo vou contar tudo no blog. Viu? Florença não é so arte! #PasseiosNaToscana #futebol #florença #Italia #italy

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

Depois das informações, mais fotos do local.

 Como ir?
De ônibus, da estação de Santa Maria Novella, no centro de Florença, pegue o ônibus número 10, ou vá de taxi, são 20 minutos de carro.

Mais sobre o Museu:
Baixe aqui o flyer  com a explicação do Museu em italiano e inglês.

E ainda, se você é curioso sobre a história da seleção italiana, visite esta página.

 Informações:
via Aldo Palazzeschi 20 (veja mapa no fim do post)
Coverciano, Florença (FI)
Telefono: 055-600526
Site oficial e e-mail: info@museodelcalcio.it
Horário: de segunda a sexta 9-13 e 15-19. Sábado horas de reunião com grupos 9-13.Aperto.
Fechado aos domingos.
Preço: 3,00 €, reduzida para crianças de 6 a 14 anos € 1,50. Livre de 0 a 5 anos.
Acesso para deficientes: Acessível directamente a partir da praça (parque de estacionamento). O interior é totalmente acessível.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!