O gelato foi inventado na Toscana: conheça seus sabores e as gelaterias famosas

04/jun | por Deyse Ribeiro

Você sabia que o gelato foi inventado na Toscana? Conheça sua história, seus sabores e as gelaterias famosas.

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

O GELATO tem suas raízes na Toscana você sabia disso?

A história do Gelato italiano tem como origem a cidade de Florença. Sabe-se que  já no século I, o imperador romano Nerone mandou trazer gelo e neve das montanhas para misturar às frutas frescas, mas foi somente no casamento de Maria de´Medice em depois do Sec. XVI que o gelato italiano começa a sua verdadeira história.

foto: wikipedia commons

foto: wikipedia commons

Um florentino ilustre, Bernardo Timante Buonacorsi, mais conhecido como Buontalenti (1531-1608), foi um grande arquiteto, escultor, engenheiro militar, cenógrafo, pintor e um dos artistas mais influente do seu período, e ainda trabalhava para a corte dos Médice. Ele foi  grande responsável pela construção da Gruta do Buontalenti no Jardim de Boboli, a Fortaleza de Belvedere, ajudou na complementação arquitetônica do Uffizi, entre outros grandes feitos, mas ficou conhecido também por uma invenção gastronômica. No dia 5 de outubro de 1600, foi chamado para organizar as casamento de Maria de´Medice no grande salão “del cinquecento” de Palazzo Vecchio (Palácio Velho), onde segundo a história foram servidos 25 pratos frios e 30 pratos quentes (agora a gente entende da onde vem a famosa tradição culinária italiana), mas o ponto alto foi o último prato,  a sobremesa inventada pelo Maestro. Buonatalenti, que inventou uma máquina, bisavó da geladeira, onde misturava limão, açúcar, clara de ovo e leite e o levou a uma temperatura “quase congelada” criando assim o sorbeto quase congelado de limão, o que hoje nos chamamos sorvete de limão! Arte e ciência na cozinha gerando frutos.

Gelato X Sorvete

Muitos séculos se passaram e hoje o sorvete faz parte da culinária mundial. Porém vocês sabiam que o sorvete é uma coisa e o gelato é outra? Muitos pensam que o sorvete é somente a tradução do “gelato”, palavra em italiano. Pois não é não! O sorvete é realizado com açúcar, leite, aromatizantes e ovo em pó, e tem 10% de gordura (algumas marcas usam a hidrogenada). O gelato é feito com basicamente leite tipo A e açúcar, mas tem muito menos  de 10% de gordura, pois usa mais leite para formar o creme, ainda com menor taxa de gordura, o sabor das frutas tomam conta da língua e o resultado é um sabor muito mais intenso. O Gelato, tem cerca de 25% de ar, enquanto os sorvetes contêm mais de 50% de ar! E por essa razão que o gelato é servido e mantido em uma temperatura um pouco mais alta, então não é completamente congelado como o sorvete que mantemos no congelador no Brasil!

Mini casquinha da Gelateria Veneta de #Lucca, perto do Anfiteatro – delicia! #gordice

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

Universidade do Gelato:

Graças a sua fama, a Itália possui a Universidade del Gelato, criada em Anzola Emilia, perto de Bolonha, e batizada com nome ingles de Carpigiani Gelato University  onde vários brasileiros ja foram estudar, inclusive essa Universidade ja levou alguns cursos rápidos para gelateiros no Brasil, e o Professor é um mineiro! Em 2011, o número de estudantes saltou de 9 mil para 12 mil. Pela primeira vez na história, o número de turistas estrangeiros matriculados ultrapassou o de italianos.  Eles ainda criaram um Museu do Gelato.

O Sorvete Toscano e seus sabores inovativos

Bom então você esta de férias na Toscana e não vê a hora de experimentar essa delícia! Rodando um pouco pela Toscana a trabalho acabei conhecendo muita gelateria interessante e sabores estranhos. Vou aqui elencar alguns.

Gelato em San Gimignano

Um dos mais criativos é o Sergio Dondoli (foto), proprietário do Gelateria di Piazza, ele ganhou em 2010 a Copa do mundo de Gelato  (o Brasil participou!) que acontece a cada 2 anos, representando a Itália em 2006, 2008 e 2010, inventou e registrou vários sabores tais como:  Crema di Santa Fina® (creme de açafrão com pinoli), lo Champelmo® (pompelmo rosa e spumante), il Dolceamaro® (creme de ervas aromáticas), il Sorbetto di Vernaccia (vinho branco) entre tantos outros, porém  o que pra mim é o mais estranho de todos: Gorgonzola com nozes, que quando você põe na boca mais parece um patê doce que um sorvete de tão cremoso! Os mais famosos são o Vin Santo (vinho doce da Toscana) e o premiadíssimo Chocolate Amedei, e aqui devo abrir um parênteses. O Amedei è uma fabrica de chocolate pouco conhecida para os brasileiros mas famosa na gastronomia internacional pois ja ganhou vários premios, inclusive o de melhor chocolate do mundo (70% cacao) e fica em Pontedera, perto de Pisa, já visitei a fábrica e o cheiro que tem la dentro fica dias no seu nariz, uma coisa absurda de bom! Voltando ao sorvete, esse sabor è realizado com o chocolate melhor da Amedei, porque o cacau usado è o mais caro do mundo e vem da Venezuela! Confesso que é inesquecível.

Com o Gelataio campeão do mundo, Sergio Dondoli

Com o Gelataio campeão do mundo, Sergio Dondoli

Dicas:  A sua gelateria pequenina em San Gimignano è todo dia invadida de turistas curiosos, se tiverem oportunidade de visitar encontrarão nas paredes fotos de vários de seus clientes ilustres como presidentes, artistas americanos e europeus e ainda encontramos 2 artigos do Globo e da Folha de São Paulo (reconhecidos facilmente por nos brasileiros em meio ao mundo de fotos)!

Gelato em Florença

Badiani

Já em Florença a Gelateria Badiani é famosa pois tem o sorvete do inventor BUONTALENTI, que é difícil de descrever, não é baunilha, não é creme de ovos, não é nem de creme…. tem um sabor diferente! Ela ganhou o direito de poder chamar este sabor de Buontalenti, pois em 1979 os comerciantes de Florença fizeram um concurso pra buscar o sabor mais original ao de Buonatelenti e a Badiani venceu!

Venchi

gelato 5

Fachada da tradicional “Gelateria Venchi” em Florença

Outra conhecida é a Venchi, pois tem alguns gostos de chocolate que são bem diferentes, como o Azteca, que é somente chocolate (atenção ao gosto forte!) é completamente sem leite, somente com água!

Dica: Os seus gelatos são realizados sem glúten e sem corantes, ótimo para alérgicos.

Tomando um gelato na Grom de Florença

Tomando um gelato na Grom de Florença

Já a Grom é outra gelateria escondida de Florença (fica em um beco, próximo da Catedral), mas com sabores interessantes como o Crema come uma volta que nos faz lembrar do sorvete do interior, feito com muitos ovos e produtos frescos. Ainda tem o Crema de Grom (meu preferido de lá) feito de creme de leite, ovos, biscoito e chocolate da Colombia em pedaços, além claro, dos gostos estranhos como o Caramelo com sal rosa do Himalaya, além dos sabores Canela, Marron Glacé e Cassata siciliana (ricota de ovelha e frutas secas).

Dica: no site tem a indicação das melhores combinações de sabores.

Gelato em Pisa

De’ Coltelli

Hummm abrindo oficialmente a temporada dos gelatos!!! 🍦E hoje em #Pisa meu preferido é a Gelateria @decoltelli !!! #ficadica 😉😋🍦🍪 adoro gelato com biscoito! 👉fato: gordice dupla!

Uma foto publicada por Passeios Na Toscana (@passeiosnatoscana) em

Já em Pisa a a De’Coltelli, tem mais de 20 sabores e filas de turistas. E uma gelateria artesanal que vendeu vários prêmios. Hà 2 anos vende como uma das melhores gelaterias artesanais da Itália!

Dica: tomar o sorvete admirando a Ponte del Mezzo e a maravilhosa vista do Lungarno Pisano encostado no seu “beira-rio”.

Mas não importa onde você tome o seu sorvete, mas sempre experimente novos e estranhos sabores e tente se surpreender! Acho que era bem isso que o Buontalenti tinha em mente naquela noite de 1600!

 

Leia:  informações históricas sobre o casamento de Maria De´Medice e a famosa receita do Gelato de Buontalenti.

 

Endereços:

  • Gelateria in Piazza – Piazza Cisterna, 4, San Gimignano Siena, Itália
  • Gelateria Badiani – Viale dei Mille, 20r, Firenze, Itália
  • Venchi – Vicolo Calimaruzza 18 | Piazza del Mercato Nuovo, Firenze, Italia
  • Grom – Via delle Oche, 24-red, Firenze, Itália
  • Gelateria De’ Coltelli – Lungarno Pacinotti, 23 – Pisa

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!