Exposição em Florença: Le Vie delle Lettere

09/jun | por Deyse Ribeiro

locandina_le_vie_delle_lettere

Essa semana visitei a exposição em Florença chamada Le vie delle Lettere: a Tipografia Medicea entre Roma e o Oriente – exposição documental muito curiosa que liga Florença ao Oriente durante o Renascimento.

IMG_1366

A exposição fica na maravilhosa Biblioteca realizada por Michelangelo, pouca gente sabe dessa beleza arquitetônica porque fica escondida atrás da Basílica de San Lorenzo, na área do convento, é um cantinho ainda não descoberto pelo turismo de massa, mas que encanta pela sua beleza.

Essa é a primeira exposição dedicada aos manuscritos orientais da Biblioteca Medicea Laurenziana, cuja história está intimamente ligada com a da Tipografia dos Medici.

IMG_1367

A Tipografia dos Medici foi fundada em Roma em 1584, por iniciativa do Papa Gregório XIII, sob o patrocínio de Ferdinando de Medici (então cardeal em Roma), com o objetivo de fornecer ferramentas para a divulgação da fé católica erudita nas igrejas do Oriente e da educação rígida ortodoxa do clero de Roma na época.

IMG_1368

Para isso houve uma dupla finalidade, comercial e científica, para assim introduzir livros impressos no Mercado Oriental, e recolher no Oriente importantes manuscritos contendo trabalhos científicos, filosóficos, linguísticos, literários e teológicos.
Depois de uma longa e complexa história, muito do material da impressão ficou em Florença, na Biblioteca Medicea Laurenziana: são caracteres de escrituras orientais, numerosos manuscritos de grande valor, coletados no Oriente, bem como testes de impressão raros  produzidos pela Tipografia Medicea.

IMG_1362

A exposição tem o intuito de fazer conhecer, através da exibição desses materiais, entre eles manuscritos, livros, personagens, documentos de arquivo, a história da impressão e das pessoas que colaboraram com ela, como prova de uma atenção curiosa e construtiva pelas culturas do vizinho Oriente.

Através desta exibição se pode observar as intensas relações culturais, políticas e comerciais que uniram a Toscana de  Ferdinando II e a Roma por Gregório XIII com o Oriente, especialmente com a Turquia, a Pérsia e a Etiópia.

Nesta ocasião, ele também é aberto ao público o Salão de Tipografia.

IMG_1364

IMG_1365

Horário de abertura:
Segunda a Sábado: 9h30-13h30
Entrada: € 3

Aberta até dia: 22/06/2013
Local: Biblioteca Medicea Laurenziana
Piazza San Lorenzo , 9 – 50123 Firenze (FIRENZE)
Informação:
Tel. 055 210760

.

Leia mais sobre:

.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!