A maravilhosa gastronomia Toscana

23/jun | por Deyse Ribeiro

Minha experiência na aula de culinária

Elegante e tradicional, a comida típica da Toscana é um convite ao prazer. O azeite de oliva, os tomates, os presuntos e salames são destaques dessa culinária de inspiração camponesa.

A estrela do menu local é a bisteca alla Fiorentina, um grande e macio filé grelhado, o prato divide a cena com a ribollita, misto de verduras, feijão e cebola, servido com fatias de pão com alho.

Um ingrediente indispensável à mesa de uma família toscana é o azeite, um dos orgulhos da região. Ainda encontram-se os embutidos, queijos — grande parte deles feita com leite de ovelha, como o conhecido pecorino — e doces, como o panforte (tipo de torrone, principalmente encontrado em Siena). E, para terminar uma refeição, os toscanos degustam cantucci (biscoito de amêndoas) embebido em Vin Santo (vinho doce feito de uvas secas ao sol).


Alguns pratos :

Pappa al pomodoro:  O precursor deste prato foi chamado Panunto ou Pancotto e não tinha legumes. A receita original foi feita sem tomates, pois eles ainda não haviam “chegado” à Europa. Os ingredientes eram somente pão, azeite, alho e sal misturados. É o tipo de refeição que aquece a alma depois de voltar para casa do trabalho num dia frio e difícil. O segredo está na qualidade do tomate e do pão.

Papa al Pomodoro

Ribollita: Originou-se da mistura do restante de minestrone com sopa de legumes do dia anterior, para aquecer. Sopa que leva um misto de verduras, feijão e cebola e é servida com fatias de pão com alho.

ribolita
Foto: wikipedia commons

Bistecca alla Fiorentina: um delicioso, grosso e macio filé que pode ser servido com azeite e limão fresco e sempre mal passado. Em geral, ele vem acompanhado de feijão branco bem temperado. O interior da bistecca deve ser macia e suculenta, enquanto os externos devem ser nítidos e parecerem bem assados. A carne deve ter aproximadamente cinco centímetros de espessura, macia e da melhor qualidade.

Os amantes da massa podem experimentá-la com pappardelle, que é um tipo de pasta com ovos, servida com os molhos de javali, chamado de chinghiale, animal selvagem que ainda está nas matas da Toscana, ou a lebre. Ou aromatizada com outros ingredientes clássicos: cogumelos porcini, ragu, alcachofra, linguiça, etc

Comendo no trippaio mais tradicional de Florença, desde 1800!

Trippa alla Fiorentina: é um dos pratos mais tradicionais da culinária florentina. Se trata do estômago da vaca. A tripa é utilizada em muitas receitas italianas, pode ser encontrada até nas barraquinhas ambulantes nas ruas de Firenze. É parecida com a nossa dobradinha!!! Porém cozinha com molho de tomate e temperos toscanos.

Lampredotto: É um dos quatro estômagos do boi . É formado por uma parte fina, a Gala, e uma parte mais gorda, a Spannocchia. Esse é um prato camponês típico em Florença , ainda muito popular na cidade, graças à presença de numerosos quiosques chamados lampredottai. É cozido em água, juntamente com tomatecebola ,salsa aipo . Depois de cozido, você pode apreciá-lo tanto como um tempero comum, cozido com molho verde é mais o amado pelos florentinos, ou cortado em pedaços, como um recheio para um sanduíche toscansalgado, cuja parte superior é geralmente embebida no caldo do lampredotto. Nesta segunda versão, é temperado com sal, pimenta e salsa e, opcionalmente, com um óleo picante. Muito comum como acompanhamento do lampredotto também é a versão temperada, ou verduras de folhas verdes, beterraba molhadas em geral.

DOCES TOSCANOS

Sobremesas à base de amêndoas ou farinha de castanha são as prediletas.

  

Panforte Bolo compacto salpicado com canela e cravo da índia. Conté amêndoas moídas, casca de laranja e mel.

 

Molhando o biscoito… literalmente!

Cantucci: Biscoitos de anis cravejado com amêndoas e tradicionalmente servidos ao final de uma refeição, acompanhados com um cálice de vinho santo, para mergulhá-los.

   

Uma lista enorme poderia ser colocada aqui como sugestão, mas o melhor mesmo será você se perder pelas inúmeras opções que certamente te provocarão. Mergulhe nessa deliciosa experiência e, na saída, peça um ristretto.

Ristretto é o café expresso preferido dos italianos. É extremamente forte para o gosto do brasileiro. É servido acompanhado de água com gás.

.

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Quer conhecer bem a Toscana?

Veja alguns dos passeios que ofereço aqui!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!