O carro Louco de Florença

13/set | por Deyse Ribeiro

Todo ultimo fim de semana do mês de setembro em Florença ocorre o desfile do Carro Mato. Este ano o desfile será dia 28 de setembro.

O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de pirâmide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade.

O carro era puxado por bois. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos.

O campo Florentino desde os tempos antigos sempre se destacou na atividade na produção de vinho e possui alguns dos melhores vinhos do cenário nacional.

Era dever da população rural, no Renascimento, a oferta dos produtos da terra para que o Senhor  de Florença desse a sua permissão de venda. Um pouco era prazer, “um pouco dever” para o povo do Val di Sieve, área de produção atual de Chianti Rufina DOCG que assim presentiava  o Senhorio com o produto principal eo mais valioso de suas terras: o vinho.

A oferta tradicional de vinho foi proferida até os dias atuais. A comemoração deste gesto nobre, ocorre no último sábado de setembro como parte do evento ” Baco Artigiano.” Na Piazza della Signoria, a comunidade de Rufina, oferece a cidade de Florença vinho Chianti, com as chaves do “Conte Turicchi”.

carro-matto

Uma carroça tradicional, ornamentada por uma pirâmide de 1.500 frascos cheios de Chianti, impulsionados pelo “gado” Chianina típico, historicamente retratado nas fotos históricas dos Fratelli Alinari é a mais bonita das procissões de Florença!

O vinho será abençoado no pátio da Catedral pelo Bispo, e depois será oferecido como um presente para a comunidade no Palazzo Vecchio, em Florença, representando o simbólico “Fiorenza”.O “Carro Matto”, por isso foi apelidado, é uma obra de excepcional habilidade na construção de mestres enólogos de Val di Sieve. O “Frascos”, os recipientes de vidro típicos de barriguda aparência e cobertos com palha, são empilhadas em forma de pirâmide e entrelaçada com palha e ligamentos naturais, de modo a conter um ao outro.

PROGRAMA DE 2013:

Houveram mudanças no horário da festa!

*post 25/09/2013 corrigido

as 20:45 – desfile histórico da República Florentina que parte do Palácio de Parte Guelfa e vai até Via Roma e chegando a Piazza San Giovanni, próximo ao Duomo, onde encontrará com o carro.
– Benção dos vinhos e o carro vai a Praça da Signoria.
– Na Igreja de San Carlo dei Lombardi: ocorre a oferta de um pouco de vinho as pessoas presentes
– Na piazza della Signoria- oferta de vinho

22:00 exibição dos Sbandieratori e da orquestra do Corteo Storico e retorno do desfile pela via Calzaiuoli e piazza del Duomo.

Leia mais: 

Veja o Calendário anual de eventos na Toscana e não perca nada!

Conheça os passeios guiados em Florença e conheça a sua história.

.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!