Gastronomia italiana: Tagliolini al Tartufo Bianco (trufa branca)

11/out | por Deyse Ribeiro

*Este post faz parte da Blogagem Coletiva de Gastronomia Italiana, a qual é promovida por blogueiras brasileiras residentes na Itália que durante as sextas-feiras de outubro vão publicar uma série de textos sobre especialidades da cozinha italiana.

O segundo post é sobre um primo, o primeiro prato, que no Menu típico italiano é composto de sopas, massas ou risotos. E essa semana o prato é o Tagliolini al Tartufo Bianco.

TAGLIOLINI AL TARTUFO BIANCO

o Tagliolini al Tartufo Bianco de San Miniato do Chef Gilberto Rossi

o Tagliolini al Tartufo Bianco de San Miniato do Chef Gilberto Rossi

Uma maneira de apreciar uma boa trufa é preparar um prato perfumado de Tagliolini. A trufa branca é considerada o diamante da culinária italiana!

trufas brancas

trufas brancas

O que é a trufa?
A trufa, que em italiano tartufo, é um cogumelo que nasce e se desenvolve sob a terra em simbiose com as raízes de determinadas árvores (carvalho, salgueiro álamo e tílias). Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca (Tuber magnatum) e a negra (Tuber melanosporum). O período de colheita da trufa branca na Toscana vai de setembro a dezembro, mas na cidade de San Miniato (Toscana) tem trufa o ano todo, pois de Janeiro a abril é período de trufas Marzuolo (são rosáceas) e de maio a setembro é período de trufas pretas (nero scorzone). A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos (aprox. €4.000,00 o quilo da trufa branca,). É complicado explicar os aromas e sabores da trufa. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, funghi, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.

O Tagliolini

Para ilustrar melhor esse prato, fui a um dos meus restaurantes preferidos, o Pepenero do Chef Gilberto Rossi que fica em San Miniato, a cidade das trufas. Gilberto é uma simpatia! Ele é famoso aqui na Itália, pois toda quarta feira esta no principal canal de Tv da Itália a RAI 1 com o programa Prova del Cuoco, onde as pessoas comuns desafiam o chef na realização de alguns pratos… mas o Giberto sempre ganha!

O Gilberto Também foi meu professor no Curso de Master Tartufo (especialista em trufas).

Leia ainda:

Chef Gilberto Rossi na sua cozinha

Chef Gilberto Rossi na sua cozinha segurando uma trufa branca

O nosso prato é feito com o tagliolini que é uma massa fina com menos de um milímetro de espessura e de 2 a 3 milímetros de largura, ou seja, muito parecido com o spaghetti.

O Tagliolini com trufas, na verdade, é preparado com alguns ingredientes simples, apenas para realçar o sabor da trufa só, de modo a não afetar a sua pureza, cheiro e sabor únicos. Os ingredientes são manteiga de qualidade,o tagliolini, trufa branca e a água usada no cozimento da massa.

Veja o vídeo do Gilberto fazendo o meu tagliolini:

Eu e o Gilberto

Eu e o Gilberto

Agradeço o Gilberto pela disponibilidade e simpatia e pelo Massimo Cucciara pelas fotos!

Buon appetito!!!

Para saber mais sobre as trufas, San Miniato e sobre a caça as trufas, leia aqui.
E não deixe de visitar os outros blogs que participam a esta Blogagem coletiva.
Na próxima semana tem mais textos sobre a culinária italiana!

Os outros Blogs participantes:

Brasil na Italia
Milão nas Mãos
Turismo em Roma
Viagem Itália

BannerGastronomia

Leia os outros posts:
– Entradas típicas Toscanas
– Gastronomia italiana: Doces típicos Toscanos e suas curiosidades

– Gastronomia Toscana: o Vin Santo Toscano



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!