Exposição de Andy Warhol em Pisa

15/out | por Deyse Ribeiro
Foto Divulgação; mostrawarhol.it

Foto Divulgação; mostrawarhol.it

Estreou no Palazzo Blu em Pisa dia 12 de outubro e continua até 02 de fevereiro, a exposição – Andy Warhol: uma história americana. O retrato de um artista polêmico que marcou a segunda metade do século XX, com seu universo underground e pop.

Nenhum artista foi capaz de incorporar as contradições dos Estados Unidos como Andy Warhol. Observar a evolução dos Estados Unidos através das marcas do seu trabalho significa  refazer os grandes séries temáticas que  caracterizaram a sua produção, desde os primeiros anos em New York até a sua morte, tentando interagir com as imagens do estrelato, reportagens da imprensa e objetos comuns da sociedade de consumo.

Andy Warhol - Foto Wikipedia Commons

Andy Warhol – Foto Wikipedia Commons

A exposição, tem como curadores Walter Guadagnini e Claudia Beltramo Ceppi, conta com cerca de 150 obras as quais podemos traçar  a jornada criativa do autor, graças à colaboração com o Andy Warhol Museum, em Pittsburgh – que abriga uma grande parte de seu legado, e que concedeu o empréstimo de algumas importantes obras quase desconhecidas na Itália – e com o apoio de algumas das coleções históricas.

Foto Divulgação: Il Tirreno

Foto Divulgação: Il Tirreno

O percurso irá identificar os temas que fazem de Warhol como o ícone mais emblemático da mudança cultural e histórica da segunda metade do século XX, período em que passou a centralidade da arte da Europa para os Estados Unidos, através de obras como Brillo Box, ou Campbell Soup, para a revolução da Pop Art, até as grandes telas dedicadas aos Most Wanted Men, sublinhando o pesadelo de violência que o acerta drasticamente – os retratos de Marilyn Monroe, Liz Taylor, Mick Jagger, mas também Mao – para transformar a imagem em ícone universal e eterno.

as famosas latinhas - foto: Wikipedia Commons

as famosas latinhas – foto: Wikipedia Commons

Para ver as fotos da exposição, clique aqui, pois não posso fazer fotos da exposição.

Informações:

Andy Warhol: uma história americana
por Walter Guadagnini e Claudia Zevi
Palácio Blu
Lungarno Gambacorti, 9 – Pisa
até domingo, 2 de fevereiro, 2014

Horário de funcionamento:
de segunda a sexta 10,00-19,00 ,
sábado e domingo , 10.00-20.00
bilheteria fecha uma hora antes

Para informações e pre-venda de ingressos:
www.midaticket.it
Tel 050-3198830


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!