A maior Feira de Trufas Brancas da Toscana é em San Miniato

31/out | por Deyse Ribeiro

San_Miniato_Tartufo_bianco_ottobre

No meio do caminho entre Florença e Pisa, a menos de uma hora de cada uma, a pequena cidade de San Miniato abriu mês passado sua temporada de caça ao “diamante” gastronômico. Até o início do inverno, visitantes podem acompanhar os tartufai (nome dado aos caçadores de trufas) e seus cães valiosos pelos bosques da região. Ou simplesmente pedir um prato com trufas em um dos restaurantes locais.
Todos os anos, no mês de novembro, acontece um dos festivais mais famosos da Toscana: trata-se da “Mostra Mercato Nazionale – Tartufo bianco di San Miniato”. As datas da 43º edição já foram divulgadas: 9 e 10, 16 e 17,  23 e 24 de novembro de 2013.

O QUE SÃO AS TRUFAS?

A trufa, que em italiano tartufo, é um cogumelo que nasce e se desenvolve sob a terra em simbiose com as raízes de determinadas árvores (carvalho, salgueiro álamo e tílias). Ainda não se conhece todo o seu processo de desenvolvimento. Existem cerca de 70 variedades, sendo que as duas mais importantes são: a branca (Tuber magnatum) e a negra (Tuber melanosporum). O período de colheita da trufa branca na Toscana vai de setembro a dezembro, mas na cidade de San Miniato (Toscana) tem trufa o ano todo, pois de Janeiro a abril é período de trufas Marzuolo (são rosáceas) e de maio a setembro é período de trufas pretas (nero scorzone). A trufa é muito difícil de ser encontrada e não pode ser cultivada (até agora). Isso a torna objeto de desejo de muitos gourmets e chefs, elevando seu valor a níveis estratosféricos (aprox. €4.000,00 o quilo da trufa branca,). É complicado explicar os aromas e sabores da trufa. Ela é única. Podemos dizer de forma simplista que seu aroma é uma mistura de alho, queijo, gás, funghi, chocolate, manteiga, cera e tantos outros.

A MOSTRA MERCADO DE SAN MINIATO:

Preenche as mesas dos melhores restaurantes do mundo e é o alimento mais valioso da tabela por sua bondade, apreciado pelos poderosos da terra e os mais famosos. É considerado um “fruto mágico”, o “diamante da terra” ou “ouro branco” para sua temporada último preço tocou os 4000 euros por kg. Quem é encontrar uma fortuna.

Durante três finais de semana na cidade medieval que deram origem ao Paolo Taviani e Vittorio diretores de cinema, terra também do imperador Frederico II e Napoleão Bonaparte, é a capital da trufa branca italiana. A Exposição Nacional de Trufa Branca de San Miniato, agora em sua 43▫ edição será realizada nos dias 9 e 10, 16 e 17,  23 e 24 de novembro, quando as trufas encontram a sua plena maturidade e sua bondade máxima. Juntamente com a trufa branca é possível apreciar o melhor da excelência italiana. Os chefs terão à disposição mais de dois quilômetros de laboratório aberto de gosto mais importante da Itália, onde os produtos típicos atendem os mais de cem mil visitantes esperados de toda a Itália para aprender as últimas tendências da cozinha e novas alianças de gosto. Um verdadeiro festival de saberes e sabores, onde gourmets e visitantes se reúnem para apreciar a excelência das trufas.

No Mercado, encontramos barracas não só que vendem o tartufo, mas também barracas de vinho, produtos típicos, artesanato, etc.

No ano passado levei um grupo de estudantes do Ciência sem Fronteira que estavam estudando na Itália para conhecer a Feira. Tivemos um “aula” sobre tartufo com o sempre gentil Salvatori, presidente da Associação de Caçadores de Trufas, veja algumas dessas fotos abaixo (Crédito: Victor Hugo):

Curiosidade: Arturo Gallerini, em 1954 encontrou um tartufo de 2,520 gramas,  e este é registrado como a maior trufa branca encontrada no mundo!!!

Eu e os estudantes brasileiros recebidos pelo sindaco da cidade (prefeito) Vittorio Gabbanini

Eu e os estudantes brasileiros recebidos pelo sindaco da cidade (prefeito) Vittorio Gabbanini

PASSEIO DE CAÇA AS TRUFAS COM DEYSE RIBEIRO: Quem segue o Blog no facebook ou no Instagram, pode ver que já em setembro encontramos trufas brancas nas nossas últimas Caças com os clientes.Para saber mais informações sobre a caça as trufas, leia aqui.

IMG_2786

Para saber o programa da Feira, clique.

Tag: A maior Feira de Trufas Brancas da Toscana é em San Miniato; Feira de trufas san miniato 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!