Curiosidades sobre Pisa: A Igreja de Santa Maria della Spina (do espinho)

23/dez | por Deyse Ribeiro

Em Pisa, nas margens do Rio Arno se encontra uma curiosa e pequena igrejinha, a Chiesa di Santa Maria della Spina, que em português significa Igreja de San Maria do Espinho, mas mais conhecida mesmo com “igreja da Espinho” . Porque esse nome estranho?

spina 7

A Igreja foi construída em 1230, encomendada pela família Gualandi, a igreja foi primeiro chamada de Santa Maria di Pontenovo porque estava ao lado da ponte com o mesmo nome.

O nome de Santa Maria della Spina foi atribuído quando, em 1333, foi trazida aqui a preciosa relíquia do espinho da coroa de Cristo (!!!).

IM000030.JPG
O espinho seria parte da coroa de espinhos com que Cristo foi coroado antes da sua crucificação, não é uma lasca da cruz, como muitos erroneamente pensam.
No século XIX, a relíquia foi transferida para a igreja de Santa Chiara por motivos de segurança, e pode ser visitada.

A igreja de Santa Chiara fica na em uma ruazinha pertissimo da Catedral da cidade, Via Angelo Galli Tassi 63, e fica aberta quase todos os dias pela manha (manhã), não há grande decoração, mas você poderá ver a relíquia. A igreja não é muito visitada pelos turistas porque muitos não sabem da relíquia, que fica a poucos metros da torre de Pisa!

Veja a indicação no Google maps:

Originalmente, a igreja estava no nível do rio Arno, mas devido a inundação contínua do rio, foi desmontada peça por peça e remontado um pouco mais a oeste do seu local original (em 1871/75).

spina
Durante a mudança, algumas estátuas foram substituídas, outras mal restauradas e a sacristia nunca mais foi reconstruída.

A igreja de Santa Maria della Spina tem uma arquitetura e uma (ok) decoração gótica, com a participação de vários escultores e mestres famosos da época, como Lupo di Francesco, Giovanni Balducci, Andrea Pisano e seus filhos Nino e Tommaso.

sina 8

O tabernáculo da Madonna col Bambino e i due Angeli atribuído a Giovanni Pisano é maravilhoso!

spina10

O interior é simples e sem afrescos, mas você pode encontrar a bela Madonna delle Rose, de Andrea e Nino Pisano e o tabernacolo de Stagio Stagi de 1534 em que foi originalmente mantido o espinho da coroa de Cristo.

spina11 madonna della rosa
Na igreja ainda encontramos a copia da Madonna del Latte, de Nino Pisano, pois a original agora está no Museo Nazionale di San Matteo, perto dali e que também vale uma visita.

Veja algumas fotos dessa maravilhosa igreja, ponto ideal dos fotografos de plantão pela cidade!

spina16 spina14 spina11 spina4 spina 13 spina 10 spina2

Vamos conhecer mais sobre essa curiosa igreja de Pisa…Não se esqueça, é possível realizar passeios guiados pela cidade de Pisa comigo, saiba mais aqui.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!