Nova Exposição em Florença mostra documentos de Leonardo, Michelangelo e Galileo.

04/fev | por Deyse Ribeiro
Fig. 4(1)

Archivio della Venerabile Arciconfraternita della Misericordia

Foi inaugurada dia 28 a exposição UNA VOLTA NELLA VITA, Tesouros dos Arquivos e das Bibliotecas de Florença, uma exposição que fui conferir no dia da abertura e fiquei maravilhada e quis dividir com vocês. Mas como sempre, dentro dos museus aqui não é possível fazer foto, por isso neste post vou colocar as fotos que foram liberadas para a imprensa, além dos vídeos oficiais.

Porque falar dessa exposição? Porque nela estão documentos que nunca foram expostos de vários artistas famosos como Leonardo, Michelangelo, Galileo, entre tantos outros. Através deles podemos entender um pouco mais sobre a sua vida e sua forma de trabalhar.

salabianca

Sala Bianca – Palazzo Pitti

A exposição acontece na Sala Bianca da Galleria Palatina de Palazzo Pitti, pra quem não sabe, na sala branca em 12 de fevereiro de 1951 nasceu a moda italiana, com o primeiro desfile de moda, matéria para um próximo post).

Clique nas fotos abaixo para ver em galeria.

São 133 documentos, gravuras e livros que pertencem aos arquivos e bibliotecas da cidade. Os materiais provem da Biblioteca Medicea Laurenciana (que ja falei sobre ela aqui), da Biblioteca Mauruceliana, Academia della Crusca (Instituto Nacional da Lingua Italiana, ja falei dela aqui), entre outras 29 instituições Florentinas que contam com 25 séculos de história de Florença e história da arte e da literatura.

"Vocabolario degli Accademici della Crusca", 1612  (dall'Accademia della Crusca)

“Vocabolario degli Accademici della Crusca”, 1612 (dall’Accademia della Crusca)

Entre os materiais expostos temos: três manuscritos de Michelangelo, um desenho de Rafael, o ato do batismo de Leonardo da Vinci, e algumas apostilas sobre seu estudo de arquitetura, além outros textos e notas, duas lição escritas por Galileo sobre o Inferno de Dante, obras atribuídas a Andrea Mantegna, Alessandro Allori e Giovanni Stradano ; autógrafos de Girolamo Savonarola, Poliziano, Cosimo I de ‘Medici, Joachim Winckelmann, Ugo Foscolo, Giuseppe Pelli Bence, John Fabbroni, Peter Vieusseux, Eugenio Barsanti, Vasco Pratolini, Eduardo de Filippo e Dino Campana, Prêmio Nobel Eugenio Montale (além de duas novas aquarelas).

Nascita di Leonardo da Vinci - Certidão de nascimento de Leonardo da Vinci 15 aprile 1452

Nascita di Leonardo da Vinci – Certidão de nascimento de Leonardo da Vinci
15 aprile 1452

Curiosidade é a primeira edição de Mickey, que na Itália é chamado de Topolino, um Livro de cartas de tarô de Andreia Mategna, a primeira edição de um livro estampado em Florença – o Comentário de Virgílio – de 1471 e o menor livro do mundo.

 primeira edição de Mickey, que na Itália é chamado de Topolino, TOPOLINO – A.1 n. 1 (31 dicembre 1932)

primeira edição de Mickey, que na Itália é chamado de Topolino, TOPOLINO – A.1 n. 1
(31 dicembre 1932)

Pra mim um dos materiais impressionantes é a foto que testemunha a Monalisa (que os italianos chama de Gioconda) no Uffizi, na sala de Leonardo em 1913. Pouca gente sabe dessa história, mas a Monalisa foi roubada do Louvre em 21/08/1911 por um italiano Vincenzo Perugia. Somente em 1913, em Florença, ao tentar vender a obra, ele foi descoberto. Bom, por isso a obra teve a permissão de ser exibida pelo Uffizi, mas por pouco tempo, depois voltou ao seu local de origem. Não se preocupem essa será um interessante argumento para o post da próxima semana!

Fig. 7(1)

Ainda possui uma área que lembra os desastres de Florença como a enchente de 1966 e a bomba mafiosa de 1993, que são retratados com os livros e manuscritos que não puderam ser recuperados e são exibidos como estão, para recordar essa terrível parte da história Fiorentina, e indicar que ainda há muita coisa pra restaurar… e como sempre… faltam fundos…

Galileo Galilei, Lettera a Madama Cristina di Lorena,Padova

Galileo Galilei,
Lettera a Madama Cristina di Lorena,Padova

O objetivo final da exposição  é o de oferecer a todos a oportunidade ” única” para admirar uma seleção de verdadeiras joias preservadas em alguns lugares esquecidos da cidade.

Fig. 14(1)

Não perca a oportunidade de visitar, é uma exposição única e vale muito a pena!

Veja algumas fotos e vídeos:

Clique nas fotos abaixo para ver em galeria.

Una volta nella vita                             
Tesori dagli archivi e dalle biblioteche di Firenze              
Galleria Palatina – Palazzo Pitti, Firenze            
28 janeiro – 27 abril 2014
Bilhete: € 13.00
Horário:  terça a domingo 8.15 – 18.50; a bilheteria fecha as 18.05
Fechado as segundas
Site: https://www.unannoadarte.it/unavoltanellavita/presentazione.html

Faça o download da ficha da exposição aqui.

*Fotos: área imprensa /divulgação

Leia mais:

Veja alguns dos passeios que ofereço aqui!
Um passeio guiado é a melhor forma de conhecer a arte, a cultura e a gastronomia local!


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!