A moderna Vinícola Antinori – por Marco Petrini

16/fev | por Deyse Ribeiro

* Escrito por Marco Petrini

Machese Piero Antinori

Machese Piero Antinori
Fonte: https://www.scattidigusto.it/2012/10/25/antinori-vieni-a-vedere-quanto-e-bella-la-nuova-cantina-in-toscana/

A família Antinori tem mais de 600 anos dedicados à produção de vinho. Em 1385, Giovanni di Piero Antinori se juntou à Arte Fiorentina de Vinattieri, antiga associação de produtores de vinho. Além do Palazzo Antinori, um edifício renascentista no coração de Florença, a Família Antinori a família decidiu construir em sua vinícola histórica uma nova adega  in Chianti, em Bargino, uma obra inovadora e moderna, criado pelo escritório de arquitetura Archea Associati e com as estruturas da empresa de engenharia Hydea.

Cantina-Antinori-1-600

 Eu fui na vinícola Marchesi Antinori em maio 2013, por ocasião de um seminário sobre arquitetura sustentável, no qual vários arquitetos foram chamados para conhecer a estrutura e onde Marco Casamonti, um dos arquitetos  do escritório Archea Associati, ilustrou a concepção e implementação da adega (cantina em italiano).

A estrutura da adega centra-se na relação com a terra, com baixo impacto ambiental, como olhares externos uma fenda horizontal na colina coberta de vinhas. A adega tem uma vista para o campo com um terraço rodeado por vinhas predominantemente Sangiovese.

AllestimentoModbs

Internobs

Em tom marrom-vermelho, como a terra, a adega é construída com materiais naturais, como madeira, tijolo, aço corten e vidro. É também projetada para receber os visitantes e mostrar a produção de vinho em todas as suas fases, a história da família Antinori, a arte e a cultura alimentar da região.

Torchiobs - Copia

Esterno3bs - Copia

A adega tem um restaurante com 60 lugares, um auditório para espetáculos e conferências, um museu com obras de arte contemporânea (obras de Yona Friedman, Dijean-Baptiste Decavèle e Rosa Barba) e do acervo histórico da família Antinori (incluindo um torchio de madeira para a prensagem de uvas do1500 de escola de Leonardo), uma loja, e duas salas de degustação suspensos nas paredes curvas da adega.

Shopbs - Copia

Museobs - Copia

Eu gostei especialmente da integração da estrutura com o contexto agrícola, a mistura dos restos da arte antiga com os instalações de arte contemporânea, eu também provei um bom vinho tinto (Chianti Classico Pèppoli) e um fantástico espumante (Marchese Antinori Nature).

Concepção de ótimo vinho e ótima arquitetura!

Ingressobs

Esterno4bs

Esterno2bs

Cantina AntinorMontaggiobs

barrique

https://www.antinorichianticlassico.it/

* Escrito por Marco Petrini

Leia mais:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!