Museu da Simbologia Maçônica em Florença – MUSMA

19/mar | por Deyse Ribeiro

A Maçonaria Italiana nasceu em Florença em 1731 com o estabelecimento da Loja Concordia, a primeiríssima loja na península. E por esta razão que a cidade de Florença celebra sua primazia com um museu : é o Musma, o Museu de símbolos maçônicos.

firenze-nasce-il-musma-primo-museo-italiano-s-L-qOwAhw

Inaugurado em 1 de Março de 2012, o Musma está alojado no número 7 da Via Orto, onde a visita é organizada em três andares, onde existem mais de dez mil entre documentos históricos e objetos relacionados com a Maçonaria, como livros, selos, fotografias, documentos e formulários de inscrição.

PIEGHEVOLE-MUSMA1

O Musma é um pequeno e singular museu, pois expõe uma grande tradição, o objeto mais antigo é um avental francês, principal símbolo do trabalho de um Mason, que remonta ao final de 1700, que foi enterrado durante a Segunda Guerra Mundial, para escondê-lo de os fascistas.

O núcleo principal foi coletado nos Estados Unidos , Canadá, México , Chile, Cuba , África do Sul, França, Inglaterra, Escócia, Irlanda e, claro, na Itália.

O museu de fato nascido algumas centenas de metros de distância de onde maio 1731, um grupo de ingleses que se tinham estabelecido em Florença formou a primeira loja maçônica italiana que se reuniam em uma taverna -hotel .

PIEGHEVOLE-MUSMA2

Além da quantidade de objetos Maçônica florentinos , há lembranças de todo o mundo e, apenas para mencionar um dos mais curiosos, você encontrará o formulário de inscrição da maçonaria de John Wayne, assinado 24 de junho de 1970 e aceito na loja de número 56 em Phoenix, capital do Arizona.

No piso térreo do Museu de simbolismo maçônico, há fotos e documentos de escritores, poetas, músicos, pintores , políticos, heróis que lutaram pelo seu país: os arquitetos da Revolução Francesa aos pioneiros lendários do Ocidente.

No andar de cima foram reconstruídos nos mínimos detalhes o Gabinete de reflexão , um lugar onde o Maçom começa a dar os primeiros passos, e uma loja capaz de acomodar quinze irmãos.

O museu contém uma parte documental , composto por periódicos, patentes e certificados de rituais de vários tipos e graus, filmes e livros em várias línguas, que permanece à disposição dos estudiosos.

Museo di Simbologia Massonica
via dell’Orto 7, tel. 055 22.01.66.
Horário de funcionamento: de segunda/sexta-feira das 15-19,30hs, sábado e domingo abertura as 10-13hs e das 15-19,30hs.
Informação: www.musma.firenze.it
Foto/material do site do Museo di Simbologia Massonica

Leia ainda:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!