Esculturas de Igor Mitoraj na Praça da Torre de Pisa

19/maio | por Deyse Ribeiro

Um dos pilares da arte moderna, Igor Mitoraj, foi chamado para inaugurar os novos espaços de exposição da OPA, Opera Primaziale Pisana, responsável pela administração dos monumentos da Piazza dei Miracoli em Pisa.

DPP_0018

Essa é uma das novidades da Opa para o ano que se celebra o 950° aniversário do início da construção da Catedral de Pisa.

O novo espaço inaugurado, antes era parte dos escritórios e agora estão serão dedicados as exposições temporárias, para enriquecer a oferta cultural, criando um lugar de diálogo entre passado e presente em torno dos grandes temas da arte sacra. Por isso, como primeiro artista foi escolhido Mitoraj. O artista polonês é de fato um dos que mais pesquisou a poesia do sacro, como por exemplo as grandes portas da Basílica de Santa Maria degli Angeli, em Roma e as portas de bronze igualmente monumentais da Igreja dos Jesuítas em Varsóvia.

DPP_0005

entrada

Então no dia 17 de maio, foi inaugurada a exposição temporária “Angeli” de Mitoraj, concebida e dirigida pelo arquiteto Alberto Bartalini, com um importante comitê científico composto por Antonio Paolucci, diretor dos Museus Vaticanos, Francesco Buranelli, secretário da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja e pelo crítico de arte Luca Beatrice.

Mitoraj, em sua obra, inspirada no homem contemporâneo, representa suas fraturas e sofrimento. Nestes tempos de grande conflito político, religioso e cultural,o artista decidiu ficar do lado dos “heróis perdedores”, aqueles que eternamente fogem em direção a liberdade.

DPP_0001

Ao visitar a exposição, você percebe que são operas que nos ajudam a encontrar um pouco mais de paz e serenidade, um fio condutor positivo na arte contemporânea, por isso indico vivamente a sua visita.

A exposição tras obras de bronze, de ferro fundido e 50 modelos em gesso, além de uma área inédita, pela primeira vez Mitoraj expõe seus desenhos e pinturas. Alias essa é a parte mais interessante, pois os gessos e os desenhos formam o que seria o seu “laboratório”, mostrando ao espectador como é o processo criativo do artista.

DPP_0008

A exposição começa na nova área de exposição próxima a torre pendente, no edifício onde fica a bilheteria, e depois segue dentro do Museo delle Sinopie (na mesma praça).

Disse MItoraj, numa entrevista a um jornal local: “Eu nunca imaginei que seria o anfitrião dessa obra maravilhosa. Eu escolhi o tema dos “Anjos” para este espaço, tentei adaptar-se ao lugar. É uma troca de energia “, e ainda” toda a vida é complicada, os tempos em que estamos vivendo esta cada vez mais duro e eu com essa exposição queria fazer sonhar, voar, transfigurar.”

É possível ver 3 peças na praça, ao aberto, sem pagar a entrada.

Veja mais fotos no fim deste texto, clique sobre para amplia-las.

Fotos: passeiosnatoscana® 2014

INFORMAÇÕES:
maio-outubro: diariamente de 8 as 20hs
entre novembro e janeiro: todos os dias das 9 as 17hs
Preço do ingresso: 3,00 €
Grátis: Crianças menores de 10 anos (se for acompanhada) e pessoas com deficiência com acompanhantes
Info:  www.opapisa.it 050 835011/12

 

leia mais:

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!