Setembro é mês das feiras de vinho!

01/set | por Deyse Ribeiro

O mês de setembro na Toscana é marcado pelo início da vendemmia (vendiam em português) época da colheita das uvas para fazer alguns dos vinhos mais famosos da Itália.

eu aodro essas feiras!

eu aodro essas feiras!

É então uma ótima oportunidade de visitar as pequenas cidades da Toscana, ao longo das Rotas do Vinho e especialmente de experimentar os vinhos toscanos famosos em todo o mundo.
Em setembro, a Toscana ganha vida com festivais relacionados com a colheita das uvas, feiras, onde algumas vinícolas abrem as suas cantinas, enchendo as ruas de música e produtos típicos.

Aqui vai o elenco de algumas dessas festas:

 

Feira do Vinho Chianti

Feira do Vinho Chianti

  • todo o mês de Setembr0Festa delle Cantine il palio delle botti – em Manciano (Maremma), a cada ano é celebrada a festa tradicional dedicada aos vinhos com a abertura das adegas, com degustações típicas, o espectáculos de fogo e centro histórico à luz das tochas, stands de venda de produtos locais e uma verdadeira viagem de sabor nas adegas onde se pode degustar vinhos de diferentes fabricantes e pratos tradicionais, além dos saborosos crepes cobertos com queijo.
  • De 28 de agosto to 08 de setembro de 2014 Festa del vino em Montecarlo (Lucca).
  • 4/5/6/7 setembro 2014: SettembrediVino – A Pitigliano (Grosseto) de volta para o evento de vinhos no centro histórico e nas adegas escavadas na tuff: música, degustações de vinhos, jantares e bailes.
  • 11/12/13/14 setembro 2014: Expo del Chianti – A Greve in Chianti (perto de Florença), um “festival” – promovido pelo Consorzio Vino Chianti Classico – com um programa de eventos artísticos e culturais, degustação de vinhos programados, bancas de presuntos, queijos e outros produtos locais, exposições, conferências e música ao vivo.

IMG_2028_resultado

IMG_1526_resultado

  • 28 de setembro de 2014: Festa dell’Uva e del Vino, em Impruneta (perto de Florença), com desfile de grandes carros alegóricos construídos pelos quatro bairros da cidade, com shows e danças folclóricas.
  • 3/4/5 outubro 2014:Festa dell’Uva em Capoliveri (Elba), grande evento popular, que vê os quatro cantos da cidade entrarem em competição  relacionados ao tema do vinho, ainda haverá os stands onde saborear os vinhos e pratos da Ilha de Elba.
  • 18 a 21 de setembro de 2014: “Vino al Vino” em Panzano in Chianti, onde ha a possibilidade de provar os vinhos da maioria das vinícolas de Panzano, ainda ha música e stands de comida.

IMG_2669_resultado

  • 27 de setembro de 2014: Giro de Vinho em Montecatini Val di Cecina, com vinho, gastronomia e musica.
  • 25 a 28 de setembro: Bacco Artigiano em Rufina, localizada em uma agradável área colinosa, a cidade de Rufina tem como carro-chefe a produção de um dos mais renomados Chianti.
  • O evento do Bacco Artigiano em Ruffina, é uma oportunidade de provar não só de vinhos, mas é claro, os pratos deliciosos da cidade. Uma festa para lembrar uma antiga tradição de séculos passados, quando o vinho vindo de Rufina chegava em Florença com uma caravana de bois , cada um carregado com 2.000 frascos de chianti, realizados por artesãos qualificados. Como de costume, o evento começa no sábado em Florença para levar o vinho ate a cidade, na Piazza della Signoria, com o desfile da República Florentina, e do Município de Rufina.  A exposição também apresenta artesanato local e durante quatro dias de festa haverá uma série de eventos, em um gênero diferente para todos os gostos, desde as convenções culturais, música, esportes.

IMG_3885_resultado

Ainda tera o Cantina Aperta in Vendemmia, um evento do Movimento Vino Toscana, uma associação de vinicultores que durante o mês  de setembro abrem as suas cantinas para receber os turistas, com alguns eventos, para saber as vinícolas que participam e os eventos entre no site do evento aqui.

Por fim, no dia 27 de setembro –  Carro Matto (Carro louco) – Florença (FI): O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de piramide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos. Clique e leia o post de 2013: Folclore: O carro Louco de Florença 

Carro Matto - wikipedia Commons

Carro Matto – wikipedia Commons

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!