Não perca! Exposição de Picasso em Florença

22/set | por Deyse Ribeiro

picasso1

Em 20 de setembro de 2014, foi inaugurada no Palazzo Strozzi, em Florença uma nova exposição, que chama a atenção sobre a arte moderna, com uma nova exposição dedicada a um dos maiores pintores do século XX, Pablo Picasso. Eu fiz uma visita especial, aberta as guias de turismo e conto tudo sobre a Exposição!

A exposição apresenta uma seleção de obras do grande mestre da arte moderna que permite a compreensão da sua influência e comparação com os principais artistas espanhóis, como Joan Miró, Salvador Dalí, Juan Gris, Marie Blanchard, Julio González: a arte que e reflete a relação entre realidade e surrealidade, o compromisso do artista na tragédia histórica, a metáfora do desejo erótico como fonte principal de criação e visão de mundo.

A exposição se chama “Picasso e a modernidade espanhola” e possui cerca de 90 trabalhos de Picasso e outros artistas, incluindo pinturas, esculturas, desenhos preparatórios para a sua obra prima, “Guernica”, emprestado pelo Centro de Arte Reina Sofía de Madrid. Entre as exposições são obras-primas absolutas como Cabeça de Mulher (1910), Retrato de Dora Maar (1939), pela primeira vez, excepcionalmente exibido na Itália e O Pintor e a Modelo (1963) de Picasso, também Siurana, o caminho (1917) e Figura di Pássaro na noite (1945) por Miró, Harlequin (1927) de Dalí, e depois desenhos preparatórios, gravuras de Picasso para a sua grande obra-prima Guernica (1937), nunca antes mostrados em uma número tão grande fora de Espanha, com alguns empréstimos inéditos na Itália.

Quem foi Picasso?

Pablo_picasso_1

Foto de Picasso Wikipedia Commons

Nascido em Málaga, Espanha, em 1881, Pablo Picasso, tornou-se um dos maiores e mais influentes artistas do século 20 eo criador (com Georges Braque) do cubismo. Um pintor expatriado, escultor, ceramista e cenógrafo espanhol, Picasso foi considerado radical em seu trabalho. Depois de uma longa carreira prolífica, ele morreu em 8 de abril de 1973, em Mougins, França. O enorme conjunto da obra de Picasso continua a ser, no entanto, a lenda viva, um tributo à vitalidade do “inquietante” espanhol que supersticiosamente acreditava que o trabalho o manteria  vivo. Durante quase 80 de seus 91 anos, Picasso dedicou-se a a produção artística e contribuiu significativamente para o desenvolvimento da arte moderna no século XX.

A EXPOSIÇÃO

A exposição ha 9 seções, divida por fases do artista e de seus contemporâneos. E se desenvolve em 2 andares do Palazzo Strozzi.

picasso4

Pablo Picasso (Malaga 1881-Mougins 1973) Retrato de Dora Maar, 27 março 1939, olio su tavola, cm 60 x 45. Collezione del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid,

Juan Gris (Madrid 1887-Boulogne-Billancourt 1927) Arlequim com violino 1919, olio su tela, cm 91,7 x 73. Collezione del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid

Juan Gris (Madrid 1887-Boulogne-Billancourt 1927) Arlequim com violino 1919, olio su tela, cm 91,7 x 73. Collezione del Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid

Baixe o Pdf com as informações da exposição aqui.

Informações:
Palazzo Strozzi – Piazza Strozzi
Todos os dias, inclusive feriados
horario: 10hs ás 20hs e quintas até as 23hs.
A bilheteria fecha 1 hora antes.
Preço: 10 euros,  8,5 euros para maiores de 65 anos e jovens até 26 anos.
Gratis: crianças ate 6 anos
Tel. +39 055 2645155
www.palazzostrozzi.org

Fotos das obras cedidas pelo Palazzo Strozzi a divulgação.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!