Coccoli, uma deliciosa comida de rua de Florença

05/out | por Deyse Ribeiro

O Coccoli é uma das mais tradicionais “comidas de rua”, e  hoje  se encontra nos menus de muitos restaurantes em Florença e na Toscana. Frequentemente proposto como entrada, servido com presunto e queijo stracchino (queijo mole), os coccoli são uma iguaria em Florença que é realmente difícil de resistir.

IMG_0010_resultado

Eles são  simplesmente uma massa frita deliciosa que pode ser recheada, pura ou servir para acompannhar uma entrada com presuntos por exemplo.

Até a última década, os coccoli eram uma das comida de rua mais populares da cidade. Eram vendidos, envolto em cones de papel amarelos em  em pequenos quiosques espalhados pelas ruas de Florença.

IMG_0006_resultado

Os coccoli, ainda quente, são consumidos imediatamente, geralmente como um lanche a meio da manhã ou meio da tarde.
Nos últimos anos, essa tradição está  desaparecendo gradualmente, e com ela a oportunidade de comprar os coccoli fresquinhos.

IMG_0007_resultado

Hoje este saboroso street food é oferecido por apenas alguns restaurantes e bares e em torno do centro de Florença, e que servem como um antipasto junto com presunto e queijo (prosciutto e stracchino).

Mas o verdadeiro coccoli era vendido ou “vuoto” (vazio), ou recheado com salciccia (linguiça) ou embutidos como mortadela ou salame.

IMG_0002_resultado IMG_0001_resultado

Hoje é possível ainda comer o coccoli como antigamente em apena um local em Florença, que eu passo com muito frequência na Via Margherita, e fica perto da Igreja de Santa Margherita, mais chamada de Igrejinha de Dante e se chama Da Vinattieri , um dos paninaios (fazem sanduiche) mais antigos da cidade, e neste pequeno negocio encontramos os coccoli sendo vendidos fresquinhos e fritos na hora, recheados ou não. Custam 1 euro e fica dificil parar no primeiro!

IMG_0012_resultado

O Nuno é o rapaz que trabalha la e ele é de Portugal, portanto podem falar português com ele. Essa maquina que esta no findo da foto abaixo é a que frita o coccoli na hora!

IMG_0003_resultado

Dependendo de como se prepara a massa assume diferentes nomes como Zonzelle, Ficattole, Crescente o simplesmente Pasta Fritta.

 

A palavra em italiano, “coccole” seria traduzida em português como carinho, e se diz que uma “mulher coccolada” é uma mulher mimada.

E ai vai um carinho ai?

 

Informações:

Da’ Vinattieri

Via Santa Margherita, Firenze, Itália ‎
+39 055 294703



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!