Mostra Mercato del Tartufo em San Miniato: 4 semanas para degustar as trufas brancas

04/nov | por Deyse Ribeiro

Todos os anos, no mês de novembro, acontece um dos festivais mais famosos da Toscana: trata-se da “Mostra Mercato Nazionale – Tartufo bianco di San Miniato”. As datas da 44º edição já foram divulgadas: 15-16, 22-23, 29-30 de novembro e 8-9 de dezembro.

TartufoBianco2014

No meio do caminho entre Florença e Pisa, a menos de uma hora de cada uma, a pequena cidade de San Miniato abriu mês passado sua temporada de caça ao “diamante” gastronômico. Até janeiro, visitantes podem acompanhar os tartufai (nome dado aos caçadores de trufas) e seus cães valiosos pelos bosques da região. Ou simplesmente pedir um prato com trufas em um dos restaurantes locais.

P1050230_resultado

O QUE SÃO AS TRUFAS?

Fiz um texto inteiro explicando o que são as trufas, leia aqui.

Também escrevi como é a caça as trufas. leia aqui.

IMG_3261_resultado

A MOSTRA MERCADO DE SAN MINIATO:

Preenche as mesas dos melhores restaurantes do mundo e é o alimento mais valioso da tabela por sua bondade, apreciado pelos poderosos da terra e os mais famosos. É considerado um “fruto mágico”, o “diamante da terra” ou “ouro branco” para sua temporada último preço tocou os 4000 euros por kg. Quem é encontrar uma fortuna.

Durante três finais de semana na cidade medieval que deu origem ao Paolo Taviani e Vittorio diretores de cinema, terra também do imperador Frederico II e Napoleão Bonaparte, é a capital da trufa branca italiana. A Exposição Nacional de Trufa Branca de San Miniato, agora em sua 44▫ edição será realizada nos dias 15-16, 22-23, 29-30 de novembro e 8-9 de dezembro, quando as trufas encontram a sua plena maturidade e sua bondade máxima.

P1050232_resultado

Juntamente com a trufa branca é possível apreciar o melhor da excelência italiana. Os chefs terão à disposição mais de dois quilômetros de laboratório aberto de gosto mais importante da Itália, onde os produtos típicos atendem os mais de cem mil visitantes esperados de toda a Itália para aprender as últimas tendências da cozinha e novas alianças de gosto. Um verdadeiro festival de saberes e sabores, onde gourmets e visitantes se reúnem para apreciar a excelência das trufas.

No Mercado, encontramos barracas não só que vendem o tartufo, mas também barracas de vinho, produtos típicos, artesanato, etc.

IMG_3263_resultado

Nos dias 15 e 16 de Novembro se comemorara o bicentenário do exílio de Napoleão (desde as origens da San Miniato) para a ilha de Elba. Em San Miniato convidados serão os produtos da cidade de Napoleão e excelentes cozinheiros vai competir com receitas de pratos tradicionais com trufas da epoca de Napoleão.

Em 22 e 23 de Novembro, no entanto, sera dedicado as alianças de gosto entre as cidades gêmeas, enquanto 29 e 30 sera a vez dos produtos de excelência de cidades italianas. Finalmente, 6, 7 e 8 de Dezembro será dedicada ao Natal e seus produtos típicos, mas acima de tudo, a solidariedade e a paz.

Curiosidade: Arturo Gallerini, em 1954 encontrou um tartufo de 2,520 gramas,  e este é registrado como a maior trufa branca encontrada no mundo!!!

Para saber o programa da Feira, clique.

PASSEIO DE CAÇA AS TRUFAS COM DEYSE RIBEIRO: Para saber mais informações sobre a caça as trufas, leia aqui.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!