O Museu da Vespa, o ícone do “Made in Italy”

26/nov | por Deyse Ribeiro

A Vespa é, sem dúvida, o moto mais emblemática do mundo. Desde 1950, ela aparece em um número incontável de filmes, videoclipes e comerciais, criando uma aura quase mítica. Não uma imagem de uma simples moto… é uma vespa.. há estilo, classe e lembra logo o que? A Itália!

Eu sempre me perguntei o que foi que fez a Vespa tão atraente, com toda essa aura de classe e romance. Creio que o pós guerra e a emancipação da mulher, e o designer único, junto com uma boa estagia de marketing fizeram dela a imagem da Itália. 

IMG_6077_resultado

 Nada melhor pra conhecer melhor sobre a história da Vespa, suas curiosas versões, além da interessante história do seu fundador, do que visitar o Museo Piaggio  em Pontedera, cerca de 20 km a leste de Pisa, fácil acesso pra quem faz a estrada Pisa-Florença.

O Museu Piaggio possui uma exposição permanente nas coleções motos, carros e outros equipamentos criados pela Piaggio, como a Ape, aVespa e a Gilera. Original, fascinante, por vezes, curioso, que fizeram a história do transporte italiano e internacional: a Vespa.

IMG_6052_resultado IMG_6051_resultado

Logo ao chegar no pátio de entrada ao museu, a primeira coisa que vemos não é uma Vespa, mas sim um trem! Muitas pessoas não sabem disso, mas antes da primeira Vespa ser realizada, a empresa Piaggio era especializada em projetar os interiores dos trens.Mais tarde, a Piaggio passou a trabalhar a construção naval e de aviação antes de finalmente encontrar a fórmula mágica, criando assim a Vespa no final da década de 1940.  Por isso, na primeira sala temos uma exposição que mostra a história da Piaggio

IMG_6061_resultado IMG_6065_resultado

A galeria que exibe documentos antigos e fotos de traçar a história fascinante da empresa Piaggio ea criação da primeira Vespa.

IMG_6079_resultado

No hall central há Vespas em todas as formas, tamanhos e cores.

No canto do salão central, os visitantes podem assistir a história da Vespa em filmes.

Se você for visitar Pisa aproveite, e na volta a Florença, passe em Pontedera,  não deixe de conhecer o Museo Piaggio é interessante e bastante curioso até mesmo pra quem não é apaixonado por motos.

Essa é a Paperino, o primeiro protótipo da Vespa, construído em 1943.

Essa é a Paperino, o primeiro protótipo da Vespa, construído em 1943.

Porque a vespa há esse nome?

Diz a lenda que durante o projeto do que se tornaria o scooter mais famosa do mundo, inicialmente o nome dado foi Paperino (patinho), mas Enrico Piaggio ao ver o desempenho do modelo de Corradino D’Ascanio o mostrou, ao ouvir o o barulho do motor, disse: “Bonita, mas parece mais uma vespa” E por isso então que o nome acabou ficando como Vespa.

um exemplar da Ape

um exemplar da Ape

E a Ape (abelha), porque possui esse nome?

Bom, ainda contam que ao ouvir o barulho da Ape, Conradino disse, “o barulho esta mais pra abelha que pra vespa”!

Você sabia que a Piaggio também ja fez um carro?

Era a 400 (quatrocento) a concorrente da 500 da Fiat!

um exemplar da 400

um exemplar da 400

Veja um vídeo do Museu:

Faça um tour guiado em português comigo! Saiba mais aqui.

No fim do texto, mas fotos do Museu, clique sobre as fatos abaixo para ver em slide.

Como chegar ao Museo Piaggio?

de trem: Pegue o trem em Florença na estação de Santa Maria Novella em direção a Pisa ou Livorno, e desça em Pontedera, o museu fica a menos de 5 min a pé da estação. Veja mapa abaixo.

de carro: Faça a estrada FI-PI-LI e pegue a saída para Pontedera, siga as indicações para a estação de trens de Pontedera, o Museu fica próximo.Veja mapa abaixo.

Informações:

Museo Piaggio:
viale Rinaldo Piaggio 7,  Pontedera (PI).
Abertura: de terça a sexta:  das  10.00 am- 18:00 – Sabato das 10:00-13:00  e das 14:00-18:00. E segundo domingo do mês.
Entrada: grátis



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!