A Villa Bramasole do ” Sob o sol da Toscana” em Cortona: como encontra-la

19/dez | por Deyse Ribeiro

No final de novembro viajei por alguns dias pela região de Arezzo e Val D’Orcia, foi muito bom percorrer novamente pelas belíssimas estradas dessa região e poder turistar calmamente, como eu gosto, pelas ruas das cidades.

Numa dessas caminhadas, me deparei com um lugarzinho muito especial pra mim…

IMG_4202

Ha muitos anos atras, eu me apaixonei por um filme, o Sob o sol da Toscana, sem imaginar que um dia, passaria a viver na Toscana (coisas do destino!). Minha vida passou por reviravoltas, fui estudar aqui na Europa, primeiro Londres, depois Portugal e por fim…. na Itália! Quando decidi me estabelecer por aqui, (leia-se me apaixonei) eu comprei o filme Sob o sol da Toscana em italiano e fui logo mostrar ao meu marido (na época, meu namorado), porque queria que ele me levasse nos locais deste filme. Depois das primeiras cenas na Itália ele ja me indicou, esta cidade é Cortona!

Visitei Cortona por várias vezes, mas nunca tinha encontrado a casa da Frances Mayes, a Villa Bramasole. Desta vez, decidi caminhar fora da muralha, e com algumas indicações de alguns blogs americanos e acabei realizando o meu sonho, um pouco infantil, de encontrar aquela casa… e quem sabe… a escritora.

A casa, a Villa Bramasole:

cortona_5

O livro (que depois foi adaptado para as telas) é conta a história de uma escritora americana que compra e reforma uma casa na Toscana, perto de Cortona, e ali começa a passar os verões. O cenário é lindo, o clima ameno, a comida deliciosa, e pelos encantos de uma vida mais tranquila, nasce o seu livro de memórias, que tem encantou os Estados Unidos e virou filme de sucesso,  não só pela beleza do local, mas também pela vida que a escritora descreve, intensa, capaz de transmitir o prazer quase tangível de vida entre as cores, os cheiros, os sabores, as receitas recolhidas e propostas do autor de uma Itália para descobrir ou redescobrir.

Frances Mayers

Frances Mayers

A Villa Bramasole é a casa real da escritora, que passa grande parte do verão aqui, e através dela encontra a sua inspiração para escrever tantos livros sobre a Toscana.

os livros escritos pelas Frances

os livros escritos pelas Frances

Veja aqui, no site oficial de Frances Mayes as fotos da Villa.

Veja aqui as fotos da Villa que foi usada nas filmages, que não é a Bramasole, mas que hoje é disponível para aluguel.

Como encontrar a casa?

A casa pode ser encontrada a pé com uma boa caminhada a partir dos jardins públicos da Cortona “Platéia” cerca de meia hora de caminhada por uma distância de cerca de 3 km.

Dicas para GPS: se você esta de carro e não tem muito tempo  ai vai a dica de colocar no seu GPS exatamente a coordenada do local, ja que grande parte dos GPS’s não reconhece este endereço. Coloque a coordenada: 43.2750059, 11.9854188

Ou use o mapa do Google maps abaixo:

Outras locações do filme:

 Ja que estamos falando do film Sob o sol da Toscana, porque não citar os outros cenários na Itália?

Então, primeiramente em Cortona:

1. A praça e a escada de pedra – No coração da Cortona ao longo de sua principal rua do mercado – uma avenida a pé de restaurantes, boutiques, lojas e becos que levam o cliente até a praça  central de Cortona, a Piazza della Republica, grande parte do filme foi filmado nesta praça central, e se você está bastante familiarizado com ele você vai reconhecer a grande escada de pedra que é destaque em várias cenas. Como o parte do marcado, o coro de crianças, e do momento onde a Frances escreve um cartão postal.

cortona_3

Sei que você vai se decepcionar, mas a fonte que desempenha um papel importante no filme não existe! Ela foi criada pela a equipe de filmagem especificamente para ancorar a cena de Fellini. Ele realmente não existe, embora eu ache que daria um certo charme a cidade.

2. Piazza Signorelli: neste local ocorre as cenas dos momento de cafè com as freiras.

3. Piazza Garibaldi: procissão

4. Teatro Signorelli: cenas do teatro

Ja em Florença, foi filmada na Cassa di Risparmio di Firenze

Em Montepulciano, a linda cena  do casamento (na Via dei Filosofi).

Em Sansepolcro, cena das disputas da bandeira.

Em Roma, e por fim, em Positano (na região da Campania), cidade onde ela sofre uma paixão por Marcelo.

mapa dos locais do filme em Cortona

mapa dos locais do filme em Cortona

Então, se você for a Cortona, e é fã do filme como eu pode aproveitar a oportunidade e conhecer a Villa Bramasole, e outros locais do filme Sob o sol da Toscana.

Imagem: foto do site Under The Tuscany Sun movie



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!