Conhecendo Portovenere, na Ligúria

22/jun | por Deyse Ribeiro

Conheça a pitoresca cidade de Portovenere, o “golfo dos poetas” que fica logo ao lado da Cinque Terre, na Ligúria.

Esta linda e antiga cidade, Portovenere é localizada na costa da Ligúria, na província de La Spezia. Compreende três vilarejos: Fezzano, Le Grazie e Porto Venere, e as três ilhas de Palmaria, Tino e Tinetto. Em 1997, Porto Venere e as vilas de Cinque Terre foram designadas pela UNESCO como Património Mundial.

portovenere_138

Ficando no extremo sul da península, que, rompendo com a costa recortada da Riviera di Levante, constitui a costa ocidental do Golfo de La Spezia ou também conhecido como o Golfo dos poetas a partir do século 18, pois era amada pelos poetas britânicos Byron e Shelley, que ali viveram por um tempo.

Construída pelos romanos, Portus Venerus, como era então conhecida, tem origem na metade do primeiro século. Durante os tempos romanos era uma pequena comunidade de pescadores. Após a queda do Império Romano Ocidental, Porto Venere foi utilizado pela Marinha bizantina como base e depois tornou-se parte da República de Gênova, em 1113.

Abaixo o vídeo APRESENTANDO: PORTOVENERE, é dividido em:

– introdução
– algunas locais de Portovenere: pontos panorâmicos, centro, castelo, gruta Byron…
– passeio de barco pelas ilhas de Portovenere
– introdução: o que fazer
– um pouco da gastronomia de Portovenere

Com vista para o centro histórico de Portovenere estão as ruínas do Castelo Doria, construído pelos genoveses em 1161 pelos ricos e influentes membros da família Doria, os restos do castelo dão um ar ainda mais pitoresco a cidade e também oferece vistas deslumbrantes.

Do castelo, você vai notar a Igreja gótica de São Pedro, sobre um promontório rochoso. Foi construída em 1198 sobre uma Igreja paleocristiana do século V. As faixas pretas e brancas de mármore são a parte mais nova da igreja, construída no século 13.

portovenere_140 portovenere_123

A igreja românica de São Lourenço, erguido em 1098 pelos genoveses, onde provavelmente existia um antigo templo  A igreja foi danificada por um incêndio em 1340 e pelo ataque aragonês em 1494, e foi posteriormente restaurada em 1582.

Existem três ilhas interessantes do outro lado do estreito. As ilhas foram colonizadas por uma vez monges beneditinos e agora fazem parte do Património Mundial da UNESCO. Barcos de cruzeiro de Portovenere fazer viagens ao redor das ilhas e custa 12 euros. As ilhas são Palmaria, Tino e Tineto.

portovenere_182

Eu visitei Portovenere por 3 vezes, em 2011, 2012 e 2015 (maio), nesta última vez fiquei hospedada no maravilhoso Grand Hotel Portovenere, um hotel 4 estrelas. Vou fazer um post somente para este hotel amanhã.

Veja o review do Hotel aqui –>Dica de Hotel em Portovenere: Gran Hotel Portovenere ****

Leia mais neste texto –> O que fazer em Portovenere, o golfo dos poetas, meu texto no Itália para Brasileiros

Veja algumas fotos de Portovenere:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Informações:

Grand Hotel Portovenere
reserve via site do Hotel ou via Booking.
Via Garibaldi 5, Portovenere

– Castelo Doria
aberto todos os dias 10:30 as 18:30
ingresso: €5,00

– Navegação pelo Golfo dei Poeti, veja aqui a rotas e preços para Cinqueterre e ilhas.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!