Festas Medievais na Toscana em agosto e setembro

16/jul | por Deyse Ribeiro

Conheça as Festas Medievais na Toscana em agosto e setembro.

Eu também ja participei!

Eu também ja participei!

Agosto é o mês das férias na Itália, muito escritório fecha, as pessoas viajam e aproveitam o verão europeu e por isso neste periodo temos muitas festas. 

Ja setembro, o calor deixa ser tão forte e é possível aproveitar mais as festas de dia sem “morrer de calor”. As aulas das crianças começam metade de setembro, mas as universidades começam em outubro. Portanto setembro ainda pode ser considerado um mês de férias para os italianos e por isso ainda cheio de festas.

Esses são os que eu acho que vale a pena indicar e se você estiver passeando pela Toscana, vale a pena conhecer.

Festa Medieval de Vicopisano

Festa Medieval de Vicopisano

AGOSTO:

08/08 – Giostra della Quintana Cybea – Massa (MA) : Procissão histórica ao Palazzo Ducale, e os shows vão começar dentro do Campo de li Giuochi nel Parco degli Ulivi, em Camponelli. A Giostra (jogo) vai correr com três carreiras de cavalos e cavaleiros que representam 5 bairros da cidade histórica. Performances de músicos, atiradores de bandeira e danças renascentistas. Numerosos grupos históricos vindos de várias partes da Toscana. O vencedor Borgo receberá o Palio da edição XXVI do Quintana Cybea.

08 e 09/08 – Torneo delle Aperture delle Cacce – Montalcino (SI): evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval eos participantes se vestem como no Renascimento.

 14/08 – Balestro del Girifalco – Massa Maritima (LI): evento de competição de balestra, arma medieval, onde durante a festa há um desfile medieval eos participantes se vestem como no Renascimento.

14 a 16/08 – Giubilanza Scansano (GRO):  é o festival medieval, que em quatro dias apresenta um programa completo de eventos, atividades e entretenimento dedicado às artes do teatrouma reconstituição da Idade Média, comida e vinho. Informação aqui.

15/08 – Giostra del Saracino – Sarteano (SI): La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típicas, com metade do comprimento, montados sobre um suporte que faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra ele tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Per info clique aqui.

Festa Medieval

15/08 – Palio del Marinaio dell’Argentario – Porto S. Stefano (Grosseto): O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.

15/08 – Palio dell’Assunta – Castiglione della Pescaia (Grosseto) : O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).

Palio di Siena

Palio di Siena

16/08 – Palio de Siena – Siena (SI) : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. 
Clique e leia o post de 2013: O Palio de Siena
Clique e leia o post de 2015: Como assistir o Palio de Siena 2015

16 e 23/08 – Volterra AD 1398 – Volterra (PI): uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post de 2013: Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.

DSC00639

Festa Medieval de Volterra

DSC00631

Festa Medieval de Volterra

 

21 a 29/08 – Esperando o Bravio delle Botte – Montepulciano (SI) – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. Saiba mais aqui

18 a 23/08 – Medievalis 2015 – Pontremoli (Massa): Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado, 22 de reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte.

Patrick Keogh The winners Bravio delle Botti, 2008 Flirck Commons

Patrick Keogh – The winners – Bravio delle Botti, 2008 – Flirck Commons

31/08 – Bravio delle Botte –  Montepulciano (SI): A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui.

Não dá pra explicar, tenho que mostrar o vídeo. Eu vou estar esse ano!!!

SETEMBRO

05/09 – Gioco del Pozzo – Rievocazione Storica – Montevarchi (Arezzo) : Entrega da relíquia do leite sagrado da Virgem pelo Rei de França ao Conde Guido, para comemorar, ocorre sempre o antigo jogo com bola chamado de” Gioco del Pozzo”. E ainda tem jantar medieval.

06/09 – Asitludio Volterra (PI): festival dos “sbandieratori”, aqueles que jogam com a bandeira. Ja fui diversas vezes e acho um espetáculo! Info aqui.

Astiludio em Volterra

Astiludio em Volterra

07/09 –   Festa della Rificolona – Florença (FI) : dia do nascimento da Virgem, festeja-se a Rificolona. Chamam-se Rificolona  os lampiões de papel, de formas variadas, que são colocados no topo de uma haste e levados em procissão pela cidade. São também colocados nas janelas.

Clique e leia o post de 2013:  Festa della Rificolona – 07 de setembro

06/09 – Giostra del Saracino – Arezzo (AR): é um torneio emocionante de origem medieval. A cidade volta no tempo até o século XVI; andando pelas ruas do centro histórico, decorado com as bandeiras dos quatro quarteirões, você vai se deparar com jantares, desfiles e eventos que são seguidas durante toda a semana que antecede o torneio. A competição acontece sobre o cavalo e com uma lança, lembrando os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Per info clique aqui.

05 a 06/09 – Festa Medieval de Camaiore – Camaiore (Lucca) : Descobrindo Camaiore Medieval a Via Francigena. Feira dedicada as tradições medievais e à Via Francigena. Camaiore será transformada em uma aldeia medieval e as ruas da cidade velha vão sediar estandes com comida típica e vinho na rua que fazia parte da Via Francigena, com recriações de antigos ofícios. Nos restaurantes participantes é possível saborear as receitas medievais.

05 a 06/09 – Salamarzana – Festa medievale – Fucecchio (Fi): O primeiro fim de semana de Setembro (das 18 as 24 horas aos sábados, domingos das 16 as 21,30 horas) ocorre no centro histórico de Fucecchio, atravessado pela Via Francigena, o festival medieval Salamarzana (nome do antigo castelo de Fucecchio) com recriações de antigos ofícios, espectáculos e jogos, música, visitas com guias fantasiados para palácios, torres e igrejas, degustação pratos medievais com produtos locais.

05 e 06/09 – Festa Medieval de Vicopisano  Vicopisano (PI):   dia em que os cidadãos da província de Pisa recordam o seu passado rico em história, com um show dedicado à Idade Média. O evento inclui uma série de iniciativas que vão desde performances dos grupos com encenação histórica nos campos medievais, músicos itinerantes,  teatro ao ar livre e jantares, tudo organizada no magnífico cenário arquitetônico de Vicopisano.  Per info, clique aqui. 
Clique e leia o post de 2013Festa Medieval de Vicopisano

Festa Medieval de Vicopisano

13 e 14/09 – 41° Rievocazione Storica e Disfida con l’Arco Montopoli val d’Arno (PI): festa medieval na cidade e competição de arco e flecha.

17 a 20/09 – Assedio a Villa – Poggio a Caiano (Fi): na famosa Villa Medici de Poggio a Caiano, um local património mundial UNESCO e nas ruas da cidade velha de Poggio a Caiano é possível lembrar o casamento de Joana d’Áustria e Francesco I de ‘Medici com espectáculos, música, concursos, artes e ofícios e muito mais. Nas inúmeras barracas de comida é possível desfrutar de pratos da cozinha toscana e dos excelentes vinhos locais. Programação aqui.

26 e 27/09 – Memoria del Passato: Lucignano (Arezzo): Ao longo das estradas, a cidade revive os ofícios da época, enquanto as pessoas comuns, camponeses e senhores em trajes de época recriar a atmosfera colorida e barulhenta dos dias de festa daquela época. Barracas, bares, restaurantes apresentarão aromas e sabores do passado. No sábado à noite, o teatro Rosini uma apresentação para reviver o passado.

Festa Medieval de Volterra

Festa Medieval de Volterra

20/09 – Nel Sogno di Messer Boccaccio – Certaldo (FI):  Parada histórica realizada pela Associação Elitropia. Um desfile-show inspirado em contos do Decameron de Boccaccio que gira a aldeia medieval, com danças, recitais e performances de várias artes. A reencenação no traje capaz de imaginar a vida naquela época, além das histórias mais intrigantes do Decameron, uma das obras literárias mais traduzidas na Europa e no mundo inteiro. O evento terá lugar domingo 20 de setembro na deslumbrante paisagem oferecida pela vila medieval de Certaldo Alto. Informação aqui.

 

Carro Matto - wikipedia Commons

Carro Matto – wikipedia Commons

26.09 –  Carro Matto (Carro louco) – Florença (FI): O carro matto é uma antiga tradição que acontecia em Florença no final do mês de setembro de cada ano. Os produtores de vinho, principalmente da cidade de Rufina, transportavam garrafas de vinho empilhadas em forma de piramide até o Palazzo Vecchio no Centro de Florença para presentearem os Senhores da cidade. O carro era puxado por bois. Ainda hoje, Florença relembra a antiga tradição todos os anos.
Clique e leia o post de 2013: Folclore: O carro Louco de Florença

Festa Medieval de Volterra - Vista com roupa medieval e participe!

Festa Medieval de Volterra – Vista com roupa medieval e participe!

Então não perca tempo e aproveite!

tag: Festas Medievais na Toscana em agosto e setembro



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!