Como ir e o que fazer em Maranello, terra da Ferrari

02/set | por Deyse Ribeiro

Neste texto, veja como ir e o que fazer em Maranello, terra da Ferrari, que oferece muito mais, bons vinhos e gastronomia variada. Veja ainda que os leitores do blog tem ENTRADA GRATIS numa exposição na cidade!

DCIM100GOPROGOPR0351.

No museu da Ferrari

Em julho visitei a Emilia Romagna, mais especificamente a região de Modena, e dormi em Maranello e conheci um lado de Maranello que vai além do mundo da Ferrari que encanta os marmanjos de várias idades.

Muitos dos meus leitores e também clientes me contam que incluem Maranello no roteiro quando vão de Florença a Veneza (ou Milão) ou apenas fazem um bate-volta de Florença, e essa cidade sempre foi alvo de muitas perguntas e por isso não pude perder a oportunidade de conhece-la para poder contar tudinho aqui no Blog.

dentro do trem

dentro do trem

Como ir a Maranello?

Claro que depende da cidade de onde vocês estão partindo, vou usar como ponto de partida, as cidades mais comuns:

1.De Bolonha:

Em Bolonha você tem várias opções de transporte para Maranello:

  • ir de carro: a opção mais prática, o tempo de viagem é de 1 hora em média. Veja aqui onde estacionar na cidade (procure o sinal P).
  • ir de trem: use os trens suburbanos, e da estação de trem de Bologna Central siga para Vignola (15 km de Maranello). O trem pára em todas as estações e a viagem dura cerca de 1 hora. (veja aqui os horários)
    Em Vignola, a partir da estação de ônibus (na via Montanara), pegue o ônibus para Maranello, linha extra-urbano 640 – direção Sassuolo, a viagem dura cerca de 20 minutos.
  • ir de ônibus: há um ônibus especial que sai de frente a estação central de Bolonha direto ao Museu Ferrari – é a “navetta” do  Discover Ferrari & Pavarotti Land, ele inclui transporte + museus + degustações, que facilita muito pra quem não quer dirigir ou viaja sozinho e não ha necessidade de reserva. Saiba mais sobre este programa no fim deste texto. Veja os horários aqui, é a linha cinza, tem ainda o mapa de onde fica o ponto.
ônibus de Bolonha a Maranello

ônibus de Bolonha a Maranello

2.De Florença:

  • ir de carro: Para ir a Maranello, o mais fácil é ir de carro, as estradas são super fáceis, coloque os endereços dos locais a visitar que damos no final do texto, não se esqueça do GPS! o tempo de viagem é de 2 horas.  Veja aqui onde estacionar na cidade (procure o sinal P).
  • ir de trem: pegue um dos trens rápidos (veja como comprar passagens de trem em português aqui), seja ele Trenitalia ou Italo, que vá a Bolonha. Há várias opções de horários, a cada 15 ou 30 minutos e a viagem dura de 20 a 35 minutos. O preço mais barato do Frecciarossa (trem rápido) é de 19,00!!! Chegando em Bolonha volte as opções acima (como ir desde Bolonha).
  • De transfer: veja aqui opção de contratar uma van ou carro com motorista para fazer o trajeto, ainda é possível fazer ida e volta no mesmo dia direto de Florença.

Se quiser ir de trem (veja as opções) e depois pegar o ônibus do Discover Ferrari & Pavarotti Land, veja como coincidir os horários aqui:

Treni-4-ENG-2

3. De Veneza:

  • ir de carro: o tempo de viagem é de 2:15 horas em média.  Veja aqui onde estacionar na cidade (procure o sinal P).
  • ir de trem: pegue um dos trens rápidos (veja como comprar passagens de trem em português aqui), seja ele Trenitalia ou Italo, que vá a Bolonha. Há várias opções de horários, a cada 15 a 30 minutos e a viagem dura de 1:15 minutos de Frecciargento a 1:35 de Frecciarossa. O preço mais barato do Frecciargento é de 25,00!!! Chegando em Bolonha volte as opções acima (como ir desde Bolonha).
ônibus do Discover Pavarotti .and Ferrari Land

ônibus do Discover Ferrari & Pavarotti Land

3. De Milão:

  • ir de carro: o tempo de viagem é de 2:15 horas em média.  Veja aqui onde estacionar na cidade.
  • ir de trem: pegue um dos trens rápidos (veja como comprar passagens de trem em português aqui), seja ele Trenitalia ou Italo, que vá a Bolonha. Há várias opções de horários, dependendo do horário a cada 15 minutos e a viagem dura de 1 a 1:130 minutos de Frecciarossa. O preço mais barato do Frecciarossa (trem rápido) é de 20,00!!! Chegando em Bolonha volte as opções acima (como ir desde Bolonha).

Maranello_51

Enzo Ferrari, criador da Ferrari

A cidade: Maranello

A pequena cidade de Maranello fica em uma planície atrás dos Apeninos, e é cercada por morros, ruas históricas e oferece opções gastronômicas requintadas. Maranello é a terra do vinagre balsâmico, queijo parmiggiano e do presunto.

Maranello tem uma história muito longa: achados arqueológicos da Idade do Bronze (1800-1000 aC) foram encontrados ali. A evidência que confirma a existência romana, ja que ali passa uma das principais estradas que atravessam o centro, a “Via Claudia”, que costumava ser um caminho antigo, uma forma alternativa à “Via Emilia” e foi realizada pelo cônsul Claudio que deu o seu nome de rua.

O nome Maranello acredita-se ser uma referência direta a uma família, Araldini ou Arardini de Marano (uma cidade vizinha no Sul), que se mudou para cá e construíram um castelo, destruído após o terremoto em 1501.

A Após a Segunda Guerra Mundial teve uma grande mudança na sua história, com a Ferrari, quando Enzo Ferrari decidiu transferir a sede da sua empresa no início de 1943, pois a guerra o obrigou a mudar a sua fábrica que era em Modena. E desde então, a história de Maranello está intimamente ligado à empresa “Ferrari” pelo desenvolvimento industrial dos anos cinquenta e sessenta até os dias atuais.

Fábrica da Ferrari, não é aberta a visitas

Fábrica da Ferrari, não é aberta a visitas

Não deixem de ler –> Como visitar o Museu Ferrari de Maranello e + outros museus automobilísticos – texto que lista ainda outros museus interessantes sobre automóveis e motos na região próxima a Maranello para aproveitar a sua viagem, texto escrito por mim no blog Itália para Brasileiros.

O que fazer em Maranello:

Quando você chegar em Maranello, percebe-se que está na cidade da Ferrari, tudo na cidade vai te lembrar a Ferrari, desde a escultura na entrada até a decoração das lojas lembra a escuderia Ferrari.

1. O monumento ao “Cavallino Rampante”:

O cavalo empinado é símbolo mundial da Ferrari, e facilmente reconhecido em qualquer lugar do mundo. Desde 2003 “cavalo empinado” virou uma obra de arte, realizada em aço inoxidável e com cinco metros de altura, foi doada à cidade de Maranello pelo escultor albanês, Helidon Xhixha. Fica na rotunda da Via Grizzaga.

Maranello-_5

Strada della Storia

2. Strada della Storia:

“La Strada della Storia” é um percurso que inicia num parque esterno ao Museu Ferrari, local de uma boa caminhada entre árvores, bancos, e algumas óperas que lembram a escuderia famosa da cidade. No caminho, vermelho claro, são reproduzidos 60 logos dos produtos mais famosos da Ferrari.

auditorium Enzo Ferrari

auditorium Enzo Ferrari

3. Auditorium Enzo Ferrari – Exposição “Maranello People Flying High”.

A exposição é bem interessante, uma parte audiovisual, que mostra as atividades e trabalho humano dos moradores de Maranello, como portadores de conhecimentos e técnicas que resultaram na reconhecida excelência local, como vinagre balsâmico, o nocino (licor) ou como, em particular, a Ferrari.

 

logoconsorzioNOVIDADE: graças a um acordo com os organizadores, os leitores do Passeios Na Toscana tem entrada grátis na exposição, basta baixar o pdf para apresentar ao pessoal da entrada da exposição, sem ele a entrada custa 3 euros.

CLIQUE AQUI E BAIXE SUA ENTRADA GRATIS

Este slideshow necessita de JavaScript.

4. Museo Ferrari

Museu dedicado a marca, que fez o nome da cidade, e que atrai a cada ano mais e mais turistas curiosos. O museu conta logo na entrada de uma loja de produtos da marca. Na primeira parte do museu fica a exposição temporária, e depois as salas que se seguem são dedicadas aos modelos  que vão desde as primeiras Ferraris de corrida da década de 50, passando pela modernização dos designs dos carros nas décadas de 60, 70, 80 (como a de Alain Prost, entre outros) até os modelos utilizados nos títulos do Schumacher, Massa e Raikkonen.

Maranello-_1

Ha ainda uma ala com os caros GT ou Sports-cars, com modelos so motor, ou somente uma parte da lataria, para que os apaixonados possam ver como são montados.

O segundo andar há vários modelos de Ferrari Califórnia já produzidos. Há ainda uma sala com um documentário sobre a vida de Enzo Ferrari, com a exposição de como era seu escritório.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Você pode combinar a sua visita com:

  • visita em ônibus para a Pista di Fiorano e Viale Enzo Ferrari que fica na Fabrica: detalhe que todo o tempo o turista fica dentro do ônibus e não é permitido tirar foto, então não achei muito legal. Veja aqui.
  • simulador de Formula 1 – veja aqui

Maranello_57

  • e se você se acha muuuito bom no simulador, pode participar no Campeonato FERRARI SIMULATION CHALLENGE. Veja aqui
  • foto dentro de um carro de formula 1 – veja aqui
  • monolugares equipados para uma troca de pneus (ou pit stop clássico). Um único pneu dianteiro pode ser mudado por duas pessoas, até um máximo de três pessoas por pneu. A mudança é cronometrado e os visitantes são fotografados durante a operação. No final da experiência, todos os visitantes que desejam ter uma lembrança personalizada pode ter fotografias tiradas com o carro. Veja aqui.
  • é possível pagar um bilhete para ir visitar o outro Museu da Ferrari que fica em Modena (mais abaixo).

Veja vídeo do Museu:

Como você pode imaginar, esse é o lugar para o aficionado pelo mundo automobilístico. É incrível como os homens viram crianças nesse lugar!

5. Fábrica da Ferrari:

Outro local que não é aberto ao publico mas tem muita gente apaixonado que não quer deixar de ver onde fica a fábrica, ai vai o endereço:  Via Abetone Inferiore, 4, que é onde fica a entrada da fábrica mais antiga, mas tem outra na rotatória da Via Grizzaga.

6. Galleria del Vento:

O túnel de vento  foi projetado pelo arquiteto Renzo Piano e inaugurado em 1997 e ocupa uma área de cerca de 150.000 metros quadrados. Foi realizado com o objetivo de melhorar as condições dos trabalhadores através da realização de um excelente ambiente arquitetônico e também de criar uma enorme estrutura para o desenvolvimento aerodinâmico do carro de corrida da Ferrari.

Maranello-_3

O departamento de aerodinâmica inteiro está localizado no edifício, que é uma extraordinária mistura de arte arquitetônica e engenharia. No túnel de vento o ar é soprado no carro enquanto sensores pegam os dados para controlar a força e resistência aerodinâmico de várias partes do carro. Não é apenas usado para testar somente carros, mas também para estudar a aerodinâmica de materiais de esqui e bicicletas de corridas.

Na ocasião dos jogos Olímpicos de 2012 e 2014 (inverno) uma forte parceria entre a Federação esportiva italiana e a Ferrari, foi possível utilizar o túnel de vento para testar algumas das disciplina olímpicas que a Itália participou, como bob, trenó, patinação de velocidade, vela, canoagem  e tiro com arco.

A entrada não é permitido ao público. Mas vale uma paradinha para a admiração, o endereço é Via Grizzaga, no fim da rotatória.

7. Mabic – Maranello Biblioteca Cultura

É um espaço projetado pelo arquiteto japonês Arata Isozaki e de Andrea Maffei como um espaço multifuncional, onde acorrem encontros, exposições e atividades culturais variadas. É um edifício muito bonito, realizados por arquitetos de renome que vale uma ao menos a foto, daqueles que amam a arquitetura.

Maranello-

Monumento a Enzo Ferrari

8. o Monumento a Enzo Ferrari:

A estátua possui cinco metros de altura e foi realizada em bronze por Marino Quartieri, mostrando as etapas mais significativas da vida do fundador da “Scuderia del Cavallino “, foi doada a cidade em 1998 por Piero Ferrari, para comemorar o centenário do nascimento de seu pai, e foi colocada na praça principal de Maranello, a piazza della Libertá.

9. L’Acetaia Comunale della Città di Maranello

Você sabe como se faz o Aceto Balsamico, ou Vinagre Balsâmico? Pois esta é uma oportunidade de conhecer!

acetaia

Acetaia é o local que produz o vinagre balsâmico, que é realizado a partir da redução do suco de uvas, e não é um vinagre comum, pois ele é produzido nessa região desde a época medieval. O nome “Aceto Balsamico Tradizionale di Modena” é um produto protegido por denominação de origem controlada (DOC) e pela denominação de origem da União Europeia.

Em 2012, a cidade de Maranello abriu em San Venancio, na Via Abetone Superiore 169, a Acetaia Municipal, administrado pelo Comitê da Câmara Municipal de Maranello para a promoção e valorização dos produtos típicos de Modena, que é responsável por organizar o Grande Prêmio anual de Vinagre Balsâmico Tradicional.

Dicas de Maranello:

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • na praça a frente do Auditorium, onde param os ônibus do Discover Ferrari & Pavarotti Land, chamada de Piazza della Libertá, fica um local com cadeiras, wi-fi gratis e local para recarregar celular, tablet e computadores portáteis com vários adaptadores, muito útil! Serviço nota 10 da cidade!

Extra:

Modena_51

Se você for um grande apaixonado de carros não deixe de visitar outro museu Ferrari, pertinho de Maranello, o Museo Enzo Ferrari, que fica em Modena, uns 20 minutos de carro de Maranello. Há ônibus do Discover Ferrari & Pavarotti Land, que levam os turistas da porta do Museu Ferrari de Maranello para o de Modena, além dos ônibus da propria Ferrari, a pagamento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Dentro de uma pavilhão de 2.500 metros quadrados, onde inicialmente ficava a pequena fábrica da Ferrari inicialmente, são expostos mais de 90 anos da vida de Enzo Ferrari, o espaço foi realizado pelo arquiteto Jan Kaplicky. onde é possível conhecer o escritório do Enzo Ferrari (exatamente onde ficava e como era mobiliado), além dos motores da Ferrari, exatamente como este museu é mais moderno e possui muito mais espaço que o de Maranello, ele possui muito mais maquinas históricas da marca, principalmente das de corrida, que não a fórmula 1.

Veja o vídeo:

Para não ficar somente no mundo da Ferrari:

Até porque os homens entram em delírio, mas nem toda mulher curte, a dica é não ficar somente 1 dia e não somente em museus da Ferrari, mas fazer um mix e conhecer a província de Modena como eu fiz, com as opções que o  Discover Ferrari & Pavarotti Land oferece, conhecendo as fábricas de azeite balsâmico, queijo parmiggiano, museo del salame, vinícolas e muito mais. Logo logo espero poder contar aqui no blog.

Ja contei a minha visita a um “caseificio”, uma fazenda que produz queijo Parmigiano no outro blog, o Itália para Brasileiros, veja aqui –> Conhecendo a produção do Parmigiano Reggiano

O que é o Discover Ferrari e Pavarotti Land?

unnamed

O Discover é um serviço completo concebido para apresentar aos visitantes uma ampla gama de instalações, empresas e monumentos de excelência da área do Modena. Estes incluem a Ferrari e os seus museus, a Casa de Pavarotti, os locais de produção do vinagre balsâmico,, queijo parmesão, vinho Lambrusco e produtores de embutidos e seus museus, bem como as delícias da própria cidade de Modena e das cidades de Maranello, Sassuolo e Nonantola.O passaporte é válido por dois dias e custa € 60  no total para adultos. Inclui o transporte desde a estação de Bolonha, até os locais incluídos e abrange o acesso aos museus e as empresas incluídas na rota Discover Ferrari & Pavarotti Land. Ele pode ser estendido a um custo de € 25 por dia. Para os jovens até aos 18 anos, o passaporte custa apenas 30 €, uma oportunidade única para os jovens visitantes para conhecer a beleza e a excelência desta área.

Ainda há outras experiência que espero contar logo logo aqui no blog, aguardem!
Não deixem de ler –> Como visitar o Museu Ferrari de Maranello e + outros museus automobilísticos – texto que lista ainda outros museus interessantes sobre automóveis e motos na região próxima a Maranello para aproveitar a sua viagem, texto escrito por mim no blog Itália para Brasileiros.
Depois dessa viagem, mesmo se não for você vai ficar apaixonado pela história da Ferrari!

Depois dessa viagem, mesmo se não for você vai ficar apaixonado pela história da Ferrari!

Informações:

-> Museo Ferrari – Maranello
Via Dino Ferrari 43
Tel. +39 (0) 536 949713
museomaranello.ferrari.com
Aberto todos os dias, menos Natal e Ano Novo,
Horário: dezembro a fevereiro das 9.30 as 18.00, e de abril a novembro das 9.30 – 19.00.
Ingresso: há vários tipos de ingresso, a partir de 26 euros, veja as opções aqui.
-> Accettai Comunale della Città di Maranello
via Abetone Superiore 169, San Venanzio (Maranello)
tel. 0536/240.000
-> Mabic
via Vittorio Veneto, 5
tel. +39 0536 240028, email: biblio.maranello@cedoc.mo.it
Aberto:  Segunda 14,30-19, e terça a sábado 9-13 e 14,30-19
->Exposição: Maranello People Flying High
Auditorium Enzo Ferrari, via Nazionale 78
Até 31 de outubro
Todos os dias das 10 as 18
Ingresso 3 euros, entrada grátis para leitores deste blog apresentando este bilhete
-> Museo Enzo Ferrari – Modena
Via Paolo Ferrari, 85
Tel. +39 059 4397979
museomodena.ferrari.com
Aberto todos os dias, menos Natal e Ano Novo,
Horário: dezembro a fevereiro das 9.30 as 18.00, e de abril a novembro das 9.30 – 19.00.
Ingresso: há vários tipos de ingresso, a partir de 26 euros, veja as opções aqui.
blogtrip
Nota 1: Eu participei nesta viagem de imprensa convidado pela Região Emilia Romagna, a qual agradeço o convite e parabenizo pela organização. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.
Nota 2: Gostaria de agradecer ao Consorzio Maranello Terra del Mito por permitir que os leitores do Passeios Na Toscana tenham a entrada grátis a exposição  “Maranello People Flying High”.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!

  • alfredo sgrignoli takahashi

    ótimas informações!!! estarei indo em Maio/2016 pretendo explorar o maximo possivel.

  • Adilson patrocinio

    Ola,
    É possível fazer um tour pela fabrica da Ferrari ou somente na pista de testes?

    • Não. O ónibus que eles vendem como tour lá, passa dentro da fabrica (uma parte pequena), mas voce nao pode nem fotografar, e nem sair do ónibus.

      • Adilson patrocinio

        Este passeio compro junto com o Ingresso? Trata-se do Discover Ferrari & Pavarotti Land ? Sabe que consigo comprar desde Bolonha?

        • Adilson, o senhor pode comprar direto na internet. Sim, tem saida de Bolonha. Mas deve comprar o ingresso primeiro.

  • Deborah De Siqueira

    Olá Deyse muito bacanas suas publicações e muito detalhista, vc acha q dá p fazer de bike de Maranello para Modena? Estarei fazendo a viajem inteira de bike

    • Eu nunca fiz esse percurso de bike, nao sei te dizer.

  • Glauco Pereira C Rangel

    Olá Deyse.
    Primeiramente lhe parabenizo por este blog maravilhoso, foi um dos melhores que já encontrei até então com informações sobre visitas a Ferrari e outros lugares.
    Irei para a Italia no dia 06/11, e ficarei 2 dias em Milão, 2 em Veneza, 2 em Modena, 2 em Montepulciano, 1 em Lanciano e 4 dias em Roma.
    Pretendo visitar a Ferrari, Lamborghini, vinicola Biondi Santi para comprar algumas garrafas do brunello di montalcino docg, tambem visitarei as catacumbas do Vaticano e outros lugares em Roma.
    Gostaria de saber se voce me recomenda algo mais em Milão e Modena.
    Agradeço desde já!