L’Imbuto: restaurante estrela Michelin dentro do museu em Lucca

12/jan | por Deyse Ribeiro

Conheça o L’Imbuto, restaurante estrela Michelin dentro de um museu em Lucca. Restaurante inusitado, sem placa, sem menu e de uma culinária divertida e artesanal. Imperdível!

restaurante l'imbuto_1

o museu

O restaurante L’Imbuto, do Chef Cristiano Tomei se encontra dentro do Museu de Arte Contemporânea de  Lu.C.C.A. (Lucca Center of Contemporary Art), no interior do Palazzo Boccella, um antigo edifício de 1500, no centro histórico da cidade, a poucos passos da famosa Piazza del Anfiteatro. No Museu, o primeiro e segundo andar são distribuídos em 8 salas de exposição do museu, com várias obras de artistas contemporâneos populares em todo mundo, que se revezam ao longo dos meses.

É um restaurante muito diferente do usual. Não há placa do lado de fora, precisa-se encontrar a porta lateral do Museu (que a noite fica fechado) e tocar a campainha, não há uma sala única, e não há um menu.

Foto: site oficial

Foto: site do restaurante

O chef Cristiano Tomei é conhecido no cenário italiano por participar de vários programas de Tv e pela sua ousadia. Aos 27 anos abriu seu primeiro restaurante!

O restaurante está localizado no piso térreo, com mesas espalhadas em diferentes salas e com diversas obras de arte de artistas jovens. Há também a opção de comer em uma sala subterrânea onde há afrescos de Guirlanda de 1500.

restaurante l'imbuto

Há muitas características que tornam este restaurante exclusivo, como as mesas que são de papelão fabricados a partir de uma famosa empresa de Lucca, e as toalhas (tipo jogo americano) de mesa são em couro de touro, e vêm de uma oficina de Veneza.

O restaurante ainda recebeu 1 estrela Michelin.

A característica mais inovativa, ao menos para mim, é o fato de não há um menu a la carte, mas apenas menu degustação que mudam constantemente com três propostas diferentes de 40,60 e 90 euros.

restaurante l'imbuto_13

Os pratos não são revelados até à chegada à mesa, tudo o que é o resultado de inspiração momentânea do chefe com base na disponibilidade de matérias-primas da estação. Os garçons que são muito gentis, explicam como funciona e colocam o cliente à vontade, perguntando sobre alguma alergia ou ingredientes indesejados.

A cozinha do chef Cristiano Tomei não deixa ninguém indiferente, cheia de carácter, por vezes inquietante, mas sempre divertida e arriscada.

restaurante l'imbuto_5

Eu e meu marido decidimos pedir um menu de 6 pratos, mas devo confessar a vocês que o Menu de 6 é leve, já que os pratos são pequenos (verdadeira degustação) e por isso 9 pratos acho o ideal. Ainda mais se você pensar que não são pratos pesados e que nesses 9 pratos esta incluída a sobremesa (que pode ser até 4 dependendo do menu escolhido). Pedimos uma garrafa de espumante.

Vamos aos nossos pratos:

Primeiro foi um file de peixe com pó de café.

restaurante l'imbuto_12

Segundo foi Germano  com salmão, creme de leite ácido e beterraba.

restaurante l'imbuto_11

Terceiro prato, Arroz em água de ragu (molho de tomate com carne, que muito conhecem pelo nome de molho à bolonhesa) e ouriço do mar.

restaurante l'imbuto_9

Quarto prato e melhor absoluto, ravioli recheado de azeite extra virgem, com pedaços de pequenas lulas pequenas. Prato sensacional porque ao come cada ravioli acontece uma explosão (literalmente) na boca, um sabor indescritível!

restaurante l'imbuto_8

Quinto prato, e mais intrigante, carne de Mucca Lucchese (tipo de raça de boi local), com azeite, olho queimado e casca de batata grelhada. Tudo isso servido em um pedaço de árvore de pinheiro que vai esquentada e depois colocada por cima a carne crua e seus ingredientes ja cozidos. Essa madeira  toda irregular, exalta um cheiro fascinante que acaba dando sabor diferente à carne, é incrível!!! Não é um prato, é um trabalho de artesanato!!!

restaurante l'imbuto_6

Sexto prato, que é a sobremesa, Zuppa Inglese (doce tipico toscano revisitado), com biscoito (tipo champagne) molhado no licor de Alkermes (licor típico fiorentino) e folha de artemísia (flor).

restaurante l'imbuto_4

Pra fechar a noite, ricciarelli (biscoito típico toscano) liquido com sorbeto de leite de amêndoas e limão.

restaurante l'imbuto_3

Ao terminar o jantar, se percebe realmente que a culinária do Chef Cristiano Tomei é única e artesanal, porque ousa com pratos típicos da culinária Toscana, revisitados e apresentados de forma inusual. Recomendo.

Reserve com antecedência!

Ristorante L’Imbuto
chef Cristiano Tomei
Via della Fratta 34, 55100 Lucca
tel. 0583 491280
fechado às segundas

https://www.limbuto.it

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!