Algumas cidades para conhecer na região da Úmbria

27/mar | por Deyse Ribeiro

A Úmbria é uma região muito linda, e fica ao lado da Toscana, e neste texto dou algumas dicas de cidades para conhecer na região da Úmbria.

Arrone - Úmbria

Arrone – Úmbria

A Úmbria, também conhecido como o umbigo da Itália, é uma região italiana para ser descoberta. Uma verdadeira jóia que oferece, a quem a procura, belas paisagens, boa comida, obras de arte e cidades encantadoras, medievais e lugares que evocam a história. Neste texto, tento  ilustrar alguns dos destinos mais importantes para visitar a bela região da Úmbria, por conseguinte, um percurso de base para visitar cada cidade. Em primeiro lugar, a região de Umbria sendo atravessada pelo Apeninos é uma região com muitas fortalezas de grandes e pequenas, muitas das quais não são conhecidas.

Umbria _15

Abaixo ilustramos alguns dos lugares mais belos e característicos que tornam a região fascinante. Não se esqueça sua câmera! Mas por onde começar?

Um bom ponto de partida para conhecer a região é a cidade de Perugia, que não é muito longe de Florença (2hs) ou Arezzo (1:15 hs).

Umbria - peruggia_7

Umbria - peruggia_1

Perugia é realmente uma bela cidade, com a sua bela catedral, na praça principal, possui sinuosas e pitorescas ruas, preserva tesouros artísticos e monumentais que testemunham o passado rico. Embora mantenha o visual e ritmo de uma vida pequena vila medieval fortificada, Perugia tem uma vida muito movimentada cidade, principalmente a partir da presença de uma das mais antigas Universidade da Itália (fundada em 1308), além de um grande número de estudantes estrangeiros na Itália.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Portanto, não é uma cidade/museu cheio de turistas durante o dia e vazio à noite, mas um lugar para o qual a dedicar algo em mais que bate-volta aos monumentos mais importantes. Não deixe de visitar a Galeria Nacional, o Pozzo Etrusco (poço etrusco) e o Oratório de San Bernardino. O resto é uma surpresa descobrir por si mesmo.

Wow Um cantor brasileiro junto com um grupo de percursão da Austria – um dos shows de rua no Umbria Jazz 2015 – além de 1 arena, e 1 teatro com ingresso a pagamento, ha 1 palco no centro com shows gratuitos, e vários artistas se exibindo …. Um em cada esquina e vários ritmos diferentes. #passeiosnatoscana #Umbria #UmbriaJazz #IPBnaUmbria #italiaparabrasileiros #italy #italia #concert #show

Publicado por Passeios na Toscana em Sábado, 18 de julho de 2015

Se você adora uma festa, não pode perder os mais famosos eventos realizados há anos em Perugia, o Umbria Jazz em julho e Eurochocolate em outubro. Você vai ser levado pela atmosfera animada, a dança, a música e as cores da cidade. Ano passado eu fui ao Umbria Jazz e recomendo, foi fantástico.

Umbria - peruggia

Outro passeio interessante que recomendo é a visita a famosa fábrica de chocolates Perugina, que faz o delicioso chocolate Baci, eu escrevi como visita-la aqui.

Durante meu último passeio pela Umbria, eu usei Perugia como base e visitei as cidades vizinhas. Fiquei hospedada no Hotel Brufani Palace, que eu indico.

Um grande número de católicos e peregrinos viajam à Umbria somente para visitar a cidade de Assis, a terra onde ele nasceu e viveu São Francisco. Se você também quiser visitar os lugares onde viveu o santo, então você não pode deixar de visitar a Basílica dedicada a ele, caracterizada por grandes obras de pintores Giotto, Cimabue, Simone Martini e Pietro Lorenzetti.

Reserve:

Umbria - assis_9

Visite também o Ermitério frequentado por São Francisco, o chamado Eremo delle Carceri, a Igreja de Santa Chiara, o Templo de Minerva, o palácio “Capitano del popolo”, além da imponente Rocca Maggiore, apenas fora dos muros da cidade, são algumas das atrações imperdíveis. Passeie pelo Parque do Monte Subasio Regional para experimentar o gosto da paisagem natural impressionante que caracteriza a cidade, e como um todo a região da Úmbria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia o texto –> Assis, a cidade de São Francisco

Reserve:

Além de Assis, Orvieto também é uma cidade turística popular, um destino para muitos visitantes, rica em monumentos e lugares de grande valor artístico, possui um patrimônio histórico, gastronômico e ambiental. A perfeita harmonia entre Orvieto e seu penhasco de tufo em que se encontra é um exemplo significativo da integração harmônica entre a natureza e a ação humana.

Umbria orvieto

Passear pelas ruas da cidade é fazer uma viagem através dos três mil anos de história. O seu passeio pode começar a partir do Duomo, com sua fachada de mármore e ao interno afrescos importantíssimos e depois continuar com o Fortaleza e Pozzo (poço) di San Patrizio.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Caminhando ao longo em direção Corso Cavour, depois de uma parada em uma das lojas de antiguidades, você vai chegar na Piazza del Popolo dominado em todo seu esplendor pelo Palazzo del Popolo e os Palácios Papais. Entre um monumento e outro, faça uma pausa em uma das trattorias para saborear os produtos típicos desta terra.

Vamos fazer um giro pelo centro de Gubbio, Umbria? A Deyse esta hoje passeando por la.

Publicado por Itália para Brasileiros em Sábado, 18 de julho de 2015

Outra cidade muito bonita e diferente é Gubbio. Os blocos de pedra calcária com que foi construído Gubbio, dão à cidade o apelido de “cidade cinzenta” é o mais antigo centro da Umbria, que preservou muito bem seus edifícios e ruas, mantendo a seu aspecto medieval. Assim como Assis, a história desta cidade está ligada à figura de São Francisco e, em particular, à lendo do seu encontro com um lobo. A Igreja de San Francesco é o lugar onde este lobo da lenda se refugiou durante a noite e é apenas uma das coisas que você pode visitar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A partir da Piazza Grande, o principal centro da cidade, faça um passeio dos museus, o Palazzo dei Consoli, o Palácio do Capítulo, a Catedral, e seus restos romanos permitirá que você aprender sobre a história e lendas de Gubbio. Na cidade, todos os anos no dia 15 de Maio acontece a Festa dei Ceri ou Corsa dei Ceri.

Já em Spoleto as influências do período romano ainda são evidentes, apesar da cidade preservar, com suas ruas estreitas, a aparência de uma aldeia medieval.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Imperdível em Spoleto é a visita ao Teatro Romano, o Arco de Druso e a Basílica Paleocristiana de San Salvatore, e por fim a fortaleza construída pelo Cardeal Albornoz na segunda metade do século XIV, que domina todos os monumentos. A Capela Eroli e a Capela delle Reliquie são duas outras atrações imperdíveis: a primeira você pode ver belos afrescos de Pinturicchio, enquanto a segunda contém a estátua da Madonna col Bambino do século XIV.  Não só de arte vive Spoleto, ela possui um eventos culturais mais importantes da região, o Festival dei Due Mondi: uma festa de cinema, teatro, arte, música e ballet.

Mas além da beleza histórica das cidades da Umbria, pode também visitar locais de caráter natural da beleza encantadora, como o Lago Trasimeno, onde você também pode praticar esportes e atividades recreativas, ou a região de Terni, com a famosa Cascate delle Marmore, uma enorme cachoeira que oferece uma vista deslumbrante do carácter da paisagem umbra.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para os amantes da culinária, é altamente aconselhável a cidade de Norcia, localizado nas montanhas do Monte Sibillini, além de ser uma cidade agradável, é famosa pela sua gastronomia, como trufas e produtos embutidos entre eles, o seu presunto com a marca de qualidade IGP. Indico a leitura do texto que escrevi, contando a história dos embutidos de Norcia aqui.

Umbria _1

Umbria _3

 

A região ainda possui boas vinícolas, que valem a visita, com vinhos agradáveis e de boa qualidade, eu fiz a visita em 2 vinícolas na região e contei aqui.

Narni

Narni

Para quem é curioso, gosta de museus interessantes e diferentes, não pode perder o Museu das Múmias de Ferrentillo (leia aqui) e o passeio subterrâneo de Narni (leia aqui), eu fiz todos os dois e recomendo!

Ferrentillo

Ferrentillo

Eu visitei a região da Úmbria em setembro, para conhecer a província de Terni. Uma viagem insólita que teve caça às trufas, degustação de vinho, museus, múmias e a linda natureza umbra. Essa parte da Umbria me surpreendeu tanto, pouco turística, por ser pouco explorada, mas rica de história, de veracidade que é estampada nos rostos e sorrisos dessa gente orgulhosa da sua tradição! Leia sobre esse roteiro insólito e outros textos da região da Úmbria aqui.

Para visitar a região da Úmbria, a melhor opção é movimentar-se de carro, para poder viajar livremente entre os seus locais de interesse (veja como alugar aqui). Você pode optar por ficar em uma das muitos agriturismos da região, ou nos hotéis/Palácios das cidades medievais, veja algumas opções aqui.

Alguns links que podem te ajudar a programar seu passeio por lá:

<

p style=”text-align: justify;”>

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!