Dica de Hospedagem em Chiusi: Tenuta Dolciano

11/abr | por Deyse Ribeiro

Conheça o Tenuta Dolciano, dentro de um Burgo fechado que foi de propriedade dos Granducas da Toscana.  Uma boa dica de hospedagem em Chiusi, uma cidade ótima para ser ponto de referência para vários bate-voltas.

DCIM100GOPROGOPR1194.

A Hospedagem:

A Tenuta Dolciano foi adquirida no final do séc. XVII, por Francesco I de Medici, mas apenas com a ascensão ao trono de Pedro Leopoldo Asburgo-Lorena foram realizadas obras como a construção da fazenda, e edifícios anexos. As obras continuaram até a União da Itália, quando a estrutura foi concluída até as formas e tamanhos atuais.

A Tenuta era um pequeno burgo, com casas para os trabalhadores, igreja, escola, enfermaria, casa do padre, bosque usado para caça, plantações, criação de animais, etc.

chiusi tenuta dolciano_23

Com o estabelecimento do novo Reino da Itália, o Governo em 1864 decidiu vender todos os bens do Estado à particulares, e assim o importante complexo de Dolciano foi comprado pela família Bologna, que até hoje é proprietária. Fui convidada por Andrea Bologna para conhecer e me hospedar na Tenuta.

chiusi tenuta dolciano_24

o bosque

O Villa, a igreja, e as antigas escuderias Granducais, possuem uma vista para um magnífico jardim all’italiana, rodeado por duas limonaias e por um portão imponente que permite a entrada ao parque com centenárias árvores que adornam a villa.

A Tenuta ainda é muito utilizada para casamentos, festas e cerimônias de todos os tipos. Dolciano é o lugar ideal para passar o seu precioso tempo entre relaxamento e natureza, cultura, boa comida e bom vinho, apreciando a Toscana com seus itinerários de natureza, arte e cultura que os cercam.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No bosque hoje, não é permitido caçar, mas é permitido fazer caminhadas, trekking e piqueniques. Na Igreja, ainda consagrada, é possível realizar cerimonias de casamento, e a Tenuta ainda guiada um segredo, ainda em fase de “organização”, um pequeno Museu!

O avô do Andrea mantinha uma paixão pela caça, mas também o estudo dos animais e por isso ordenava que fossem empalhados os animais caçados, de espécies diferentes e permitia o estudo dos animais da região ali no seu local.

chiusi tenuta dolciano_31

chiusi tenuta dolciano_36

Hoje há uma coleção de mais de 3.000 animais, muito bem organizada, data e arquivada, usada até hoje por algumas universidades toscadas, pois algumas espécies não se encontram mais na região, ou forma extintas. Alguns desses animais são mais antigos, mas a maior parte da coleção é mesmo da família Bologna.

Além dos animais, há uma coleção de objetos antigos que contam a história do pequeno burgo, como os móveis da escola, igreja, enfermaria, objetos de agricultura, e para a produção do vinho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O local não se encontra no Booking nem no Trip Advisor. Antes usado somente como local de eventos, hoje mantém somente um apartamento na Villa para hospedagem.

 A localização:

A Tenuta Dolciano fica em Chiusi, uma cidade não só famosa por ter sido uma grande capital Etrusca, com importantes tombas abertas à visitação, como um dos importantes museus etruscos da Toscana, mas também possui a única catacumba cristã da Toscana, que eu ja contei aqui como foi a experiência de visita-la. Sendo já por si só, uma cidade interessante de visitar na Toscana.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Próximo de Chiusi ficam uma série de cidades de grande importância turística na Toscana e na Umbria, dando assim a possibilidade de ser um hotel de ponto de referência para visitar estas cidades, as distâncias são: 24 kms de Montepulciano, 35 kms de Pienza, 27 kms de Bagno Vignoni, 11 kms de Chianciano Terme, 46 kms de Perugia e do seu aeroporto. Aliás Chiusi é na divisa com a Umbria.

O que oferece:

  • estacionamento grátis
  • piscina ao aberto no verão
  • café da manhã
  • wifi nos quartos
  • aquecimento
  • restaurante

 

chiusi restaurante

Dentro da Tenuta Dolciano fica o restaurante Locanda delle Scuderie, do chef Walter Tripodi, indicado pelo Guia Michelin. O chef é muito criativo e que respeita as tradições da culinária tipica Toscana. Tanto a culinária, como o local é de alto nível, mas os preços não são caros. Jantei lá e adorei.

O café da manhã é no restaurante, mas como no dia que eu dormi no local, era folga do restaurante e por isso não tive café da manhã la, portanto não tenho fotos e não posso contar como é.

Como era o quarto:

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Tenuta Dolciano há somente um apartamento de 80 metros quadrados, com: um quarto de casal, um quarto duplo, um banheiro com ante sala, banheira e ducha, além de uma enorme sala com tv.

A suite de prestígio pode acomodar um casal na noite de núpcias, ou uma família. São 80 metros quadrados, elegantemente decorados com mobiliário de época e detalhes finos são o cenário ideal para noites românticas de luxo para viver um mergulho emocionante para o passado e perder a percepção do tempo com todo o conforto especialmente adaptado. 

O apartamento tem objetos de arte, quadros antigos, afrescos nas paredes, uma riqueza de detalhes sem igual. Possui ainda Tv tela plana, cofre, mesa de trabalho, aquecimento, lareira, além em de amenidades. Wi-fi funcionou muito bem.

DCIM100GOPROGOPR1201.

Reservas :

No site do Tenuta Dolciano você encontra maiores informações sobre reservas e utilização para eventos.

Como o apartamento é luxuoso e espaçoso, é ideal para casais em busca de um local romântico e tranquilo, mas também para famílias pois há uma enorme área verde, 2 quartos e apartamento espaçoso.

Informações:

Tenuta Dolciano
Località Dolciano, 3 – 53043
Chiusi [Siena] – Italy
reservas e info  no site ou por email: postmaster@tenutadolciano.it

* A estadia neste local foi cortesia do Tenuta Dolciano, que eu agradeço a gentileza. Mas caro leitor, a cortesia não condiciona este texto, ou seja, minhas opiniões se baseiam na minha experiência. Todos as experiências baseadas em blogtour, ou cortesias são identificadas. Não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, portanto tenho total liberdade editorial e garanto o respeito aos meus leitores.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!