Eventos do mês de julho na Toscana

04/jul | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos do mês de julho na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2016. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

2

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

argentario - praia_2

O que fazer e onde ir em Julho?

Começa o calor forte em julho, por isso a dica este mês é ir à praia! Eu já escrevi vários textos aqui sobre as praias na Toscana:

E o Fiorentino, vai em qual praia? Leia –> A praia do Florentino é no rio!

Em julho começa o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Este é um período em que começam as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

P1030483

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo e na Maremma, onde você pode passear de cavalo.

Quanto aos museus, em julho tem muitas novidades! Todas as terças, até 27 de setembro, o Uffizi ficará aberto das 19 às 21h, com eventos de música, literatura e  teatro. O calendário de eventos já está publicado no final desta página.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
até 9 de julho – Florença – APRITICINEMA! – na Piazza Santissima Annunziata, às 21:30hs – Começando 11 de Junho, todas as noites, até o dia 9 de julho, o bom cinema com entrada franca nos 50 dias do festival de Cineimg_arena2016ma Internacional em Florença, o Cinema Oriental Primavera, o Prêmio Fiesole para Masters of Cinema e outros eventos especiais, tais como a colaboração com o British Council, e no âmbito das iniciativas da vida de Shakespeare, propõe Romeu e Julieta o grande clássico de Zeffirelli em versões restauradas e do Fashion Film Festival Milan levando em uma seleção dos melhores curtas metragem apresentados no festival. Todos os filmes são às 21h30 e na versão original com legendas em italiano. A entrada é gratuita. Saiba a programação aqui.
9 e 10 – Pisa – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
14 a 17 – VIAREGGIO (LU) – Platea Cibis – Pineta di Ponente, Viareggio – O evento dedicado à culinária popular e da rua permite descobrir e desfrutar o melhor da comida de rua e cozinha popular com especialidades italianas e internacionais. Durante o evento, os visitantes podem experimentar novos sabores, em uma viagem gastronômica sem limites, onde gosto é quase um dever. Graças a ‘Platea Cibis’ o público pode finalmente obter informações sobre a origem dos produtos e seu tratamento antes de comprar. Info aqui. Pineta di Ponente, Via Antonio Fratti.
16 e 17 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
17 – FLORENÇA – Fierucolina d’Estate –  cada terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito, ocorre a feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato. Info aqui.
mercado de arezzo_1017 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
24 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
24 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariato. Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
24 – FLORENÇA– Ciompi antiquariato. Antiquariato. Piazza dei Ciompi. Info: 055.3283550
 
3
durante o mês inteiro – LUCCA – I giorni di San Paolino: O festival é realizado no aniversário do santo padroeiro, San Paolino de Antioquia, o primeiro bispo da cidade. Na noite da festa, os doze arqueiros, precedidos e seguidos por um impressionante desfile em traje, chegam à área atrás da catedral, chamada de Ringo del Vescovo – a  ordem é escolhida por sorteio, vão de 2 em 2 mirar e tentar acertar o alvo – chamado brocco – a 36 m de distância, de acordo com as regras do passado. Após a competição, os juízes, depois de um exame cuidadoso, premiam os quatro primeiros; Terziere, o vencedor, recebe o tradicional Palio, que neste caso é uma tecido pintado. Veja a programação aqui
Durante o mês: CERTALDO – MERCANTIA: Festival Internazionale del teatro di strada – , borgo antico. www.mercantiacertaldo.it
palio de siena_1. 02 – SIENA – Palio de Siena – Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades. Site oficial. Clique e leia o post de 2013: O Palio de Siena e o post de 2014: Como assistir o Palio de Siena: programação, avisos e eventos 
Texto atualizado –> O programa do Palio di Siena de 2016
. 6,9,10,15,16 e 17 – MONTERIGGIONI (SI)  – Festa Medieval de Monteriggioni – O Festival Medieval Monteriggioni é um encontro de verão imperdível da Toscana. No magnífico cenário das muralhas da cidade de Monteriggioni por dois fins de semana, se recriam  a atmosfera e o ambiente de uma aldeia medieval, com suas guarnições militares, artesãos, além de nobres e plebeus. Veja a programação aqui.
8 a 10 – ABBADIA SAN SALVATORE (SI) – Offerta dei censi – Na Abbadia San Salvatore, por três dias e três noites se faz a preparação da “Oferta Censi” (oferta das velas). O festival começa no dia 8 de julho, quando os camponeses vão para à Abbadia para renovar o pedido de realização do mercado sabático. Então, comece os “Giochi dei Terzieri”, jogos com o arco e flecha que continuam até 9 de Julho. O festival atinge o seu clímax dia 10, quando os camponeses farão a oferta das velas. De manhã, uma longa procissão caminhará ao longo de um trecho da Via Francigena, e na parte da tarde chegam à Abadia, onde serão recebidos pelo “clero”. Aqui são realizadas as últimas provas dos “Giochi dei Terzieri” e decretado o vencedor. Saiba mais aqui.
15 a 17 – FIVIZZANO (MA) – Disfida degli Arcieri – Fivizzano (Massa e Carrara) – A “Disfida degli Arcieri di Terra e di Corte”, ou o  Desafio dos arqueiros da terra e da corte, acontece de 15 de Julho a 17 de julho, e é a disputa dos arqueiros dos 5 bairros da cidade: Montechiaro, Fittadisio, Terra, Verrucola e Guardia. Com o desafio se festeja uma competição que aconteceu em 1572, que foi transmitida por um certo Frei Tomás de Fivizzano, o Hermits ordem de Santo Agostinho. A festa começa já no dia 15 de julho, com a coreografia apresentada pelos porta-bandeiras do Grupo histórica de Fivizzano, malabaristas, dança, e até que jantar renascentista. A disputa com os arcos acontece no domingo, dia 17 às 20.30. Arqueiros são 25 (5 para cada distrito) e competem 5 de cada vez. Com suas flechas tem que acertar os alvos colocados cerca de 30 metros de distância da linha de fogo. Ao arqueiro vencedor do distrito é entregue o “Palio”, que será então colocado de volta em jogo no ano seguinte.
22 a 24 – VINCI (Fi) – Festa dell’Unicornio – Elfos, fadas e criaturas fantásticas vão invadir o centro de Vinci no dia 22 de Julho a 24. Durante o Festal dell’Unicornio você pode passear pelas áreas temáticas como: o “castelo encantado” com jogos de RPG; “Quadrinhos e Humor” dedicados a cosplay, na “Cidadela dos Cavaleiros”, no “Pirate Bay”, no “Court of Dreams”, na “Aldeia dos Gnomos” e “The City Nightmare”. Cada uma dessas áreas será cheia de eventos, espectáculos de artes de rua e animação. Os concertos começam na sexta-feira com a banda de heavy metal ‘Nanowar of Steel’; Cristina D’Avena no sábado e domingo, o Nanowar of Steel. Madrinha do concurso de cosplay, a americana Yaya Han e outros convidados internacionais. Ainda terá eventos como o “Beco do medo”, a competição de Bodypainting, e o Desafio de artes mágicas, e enfim o concurso original de criaturas fantásticas. Saiba mais aqui.
15922__histrionka25 – PISTOIA – Giostra dell’Orso – é uma versão moderna da “corrida do Palio” antiga, documentada desde a primeira metade do século XIII, que acontece em 25 de julho, a festa de São Tiago, padroeiro de Pistoia. A corrida foi tão importante para os cidadãos que durante séculos não foi interrompida, exceto em casos excepcionais, tais como guerra, epidemias, disputas políticas internas. Os cavaleiros, dois a dois, levam lanças, galopando através do caminho criado ao longo do perímetro da praça, até alcançar as figuras de dois ursos estilizados que constituem o alvo a atingir, para os quais são de tempos em tempos atribuídas determinadas pontuações. No final é declarado o distrito ganhador, enquanto o cavaleiro que individualmente tem seguido com mais pontos ganha o título de “Cavalier speron d’oro di Pistoia e contado”. Saiba mais aqui.
26 – Florença – Festa di Sant’Anna – Via dell’Arte della Lana –  Saiba mais sobre este evento lendo a sua história no texto que escrevi: Curiosidades de Florença: Sant’Anna protetora da cidade e sua festa dia 26/07
27 – VINCI (FI) – Volo di Cecco Santi – Piazza dei Conti Guidi, Vinci Reencenação histórica e popular, com desfiles pelas ruas da cidade. O Volo di Cecco Santi, ou seja, o vôo de Cecco da Torre do Castelo, um espetáculo que acontece à meia noite com fogos de artifício na bela paisagem toscana. (não ha maiores informações nem site do evento ainda).
31 – LUCCA  – Histrionika – Baluardo di San Colombano, Lucca – Histrionika é o festival de arte, música e teatro de rua que acontece em Lucca dia 31 de julho e ocorre ao longo das muralhas do bastião de San Colombano e na cave. Mais de 40 apresentações com música jazz, mas também malabarismo, dança, faquires, trapezistas e o show do Mago Crispino. Não perca as artes e oficinas de artesanato e actividades para crianças. Horário do evento: das 17à meia noite. Info aqui.

 

5
Durante todo o mês – MONTEVERDI MARITTIMO – trekking e passeios para conhecer a região, história e natureza de uma das áreas mais bonitas da Toscana, mas pouco conhecida pelos brasileiros. Veja a programação aqui, e não esqueça de reservar via email.
17 – SCARPERIA – ACI Racing Weekend – Campionati Italiani Automobilistici – Autodromo del Mugello, Scarperia –  disputas do campeonato italiano de C.I. Gran Turismo – C.I. Turismo, Porsche Carrera Cup Italia – Seat Leon Cup – Seat Ibiza Cup – Seat Leon Eurocup – saiba mais aqui
1
–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):
–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
Italia Opera – Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena – dias 5, 7, 9, 12, 14, 16, 19, 21, 23, 26, 28 e 30 de julho e 2, 4 e 6 de agosto às 21:15 hs.
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):
Arias e Duetos – Chiesa di San Jacopo al Tempio, San Gimignano- dias 21 de julho e 4 de agosto às 21:00 hs.

cena renasc

5. PISTOIA –  Pistoia Blues: Mika in concerto – Piazza Duomo, Pistoia – Show do artista inglês, de família italiana. Mais informações aqui.
5, 13, 19 e 23 – FLORENÇA – Palazzo Pitti: Elisir D’amore – Orquestra e Coro do Maggio Musicale Fiorentino. Diretor: Alessandro D’Agostini. Dirigido por Damiano Michieletto. Inicia às 21:15. Saiba mais aqui.
5,12,19 e 26 – FLORENÇA  Gli aperitivi a Villa Bardini – Musica clássica e aperitivo na Villa Bardini, no centro. Veja programa aqui
6 a 10 – PISTOIA – Estate in Fortezza – piazza d’Armi della Fortezza Santa Barbara – Quarta-feira, 6 julho às 21:30 concerto de Richard Galliano e seu quinteto, enquanto quinta-feira julho 7 às 20:30 será a vez do jantar de gala à luz de velas com o açougueiro de Panzano, o Dario Cecchini in Chianti. Em seguida, sexta-feira, 8 julho às 21h30 Rossana Casale interpreta canções jazz de Giorgio Gaber. No sábado, 9 julho, às 21h30 será encenado “Meu amigo Giorgio Gaber” pelo o autor e compositor Gian Piero Alloisio e Gianni Martini conhecido músico e guitarrista italiano. A última noite do festival será domingo 10 de julho às 21h30 com um concerto de Ramin Bahrami e Danilo Rea, dois pianos e quatro mãos para um tributo ao importante património musical de Johann Sebastian Bach. Os concertos serão realizados na Piazza d’Armi da Fortaleza de Santa Barbara, com 693 assentos. A compra antecipada na bilheteira do Teatro Manzoni, ou por telefone 0573 991609 – 27112 ou online em www.teatridipistoia.it e www.boxol.it.
6, 15, 20 e 27 – FLORENÇA – Palazzo Pitti: Il Barbieri di Siviglia – de Gioachino Rossini. Orquestra e Coro do Maggio Musicale Fiorentino. Diretor: Alessandro D’Agostini. Dirigido por Damiano Michieletto. Chorus Master: Lorenzo Fratini. Inicia às 21:15. Saiba mais aqui.
8,9, 11, 12, 16, 18, 22, 23, 25 – FLORENÇA – Palazzo Pitti: La Traviata – de Giuseppe Verdi. Orquestra e Coro do Maggio Musicale Fiorentino. Diretor: Alessandro D’Agostini. Dirigido por Damiano Michieletto. Inicia às 21:15. Saiba mais aqui.
capa lucca summer festival
9  a 27 – LUCCA – Lucca Summer Festival – Piazza Napoleone – Entre as atrações ja confirmadas estão o show de Anastacia, Simply Red, Leonel Rich e Earth Wind & Fire. Leia o texto completo com as datas e concertos –> Os shows do Lucca Summer Festival de 2016
9. PISTOIA –  Pistoia Blues: Italian Blues Night – Piazza Duomo, Pistoia – show gratuito. Mais informações aqui.
24 – FLORENÇA O Flos Colende: Tre voci per tre fedi – Catedral Santa Maria del Fiore – Duomo Patrizia Bovi, soprano, harpa e direção. Françoise Atlan (soprano), Fadia Tomb El-Hage (alto), Peppe Frana oud (alaúde), Gabriele Miracle (percussão, gaita de foles). músicas tradicionais judaicas, Hispano-judaica, maronita, síria ortodoxa, Sufi, Cantigas, e Laude.- 21:30
13 e 14 – FLORENÇA  Festa Nazionale – Como parte do “Estate florentino”, verão fiorentino, acontece a comemoração do feriado nacional francês pelo Instituto Francês em Florença, que quer comemorar os valores deste importante feriado nacional no dia 14. A diversão terá lugar durante dois dias, 13 e 14, e incluem uma série de performances.  Dia 13, uma série de performances do Opus Ballet, Performance di movimento, no Museo del 900, Museo Marino Marini e cortile di Palazzo Strozzi. Já no dia 14 às 20, Libertà, uguaglianza e fraternità, Baile popular na  piazza Ognissanti. Mais detalhes podem ser encontrados aqui.
16. PISTOIA –  Pistoia Blues: Damien Rice – Piazza Duomo, Pistoia . Mais informações aqui.
17 – FLORENÇA – Palazzo Pitti:  MOVIE BRASS – Uma viagem da Cinecittà à Hollywood. Inicia às 21:15. Saiba mais aqui.
24 – FLORENÇA – Massive Attack – Visarno Arena Firenze, Piazzale delle Cascine – show do grupo  Massive Attack –  às 21:00 hs – mais informações aqui.
28 – FLORENÇA – STING – Visarno Arena Firenze, Piazzale delle Cascine – show do cantor inglês –  às 21:00 hs – mais informações aqui.

andrea bocelli teatro del silenzio

30 – LAJATICO (PISA) – Teatro do Silêncio: show de Andrea Bocceli, um especial que acontece somente 1 vez por ano na sua cidade natal.
Clique e leia o post de 2013: Como foi o Show do Andreia Bocelli na sua terra natal
Clique e leia o post de 2014: Show do Andreia Bocelli na Toscana, ninguém vai perder!
Clique e leia o post de 2015: O Show do Andrea Bocelli em 2015 – 10 anos de Teatro del Silenzio
Clique e leia o post de 2016: Teatro del Silenzio, o show do Andrea Bocelli de 2016

Saiba como ir ao Show do Andrea Bocelli–> Transporte para o Show do Andrea Bocelli

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4
Todo primeiro domingo do mês, os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos
Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi e Accademia – veja as opções aqui:
  • Terça-feira, 5 julho: O programa de julho começa com um concerto de música evocativa e canto medieval. O Ensemble San Felice, composto por cinco músicos e dois cantores, dirigida pelo maestro Federico Bardazzi, serve uma excelente selecção, entre sagrado e profano, de louvor e contrafacta escrita pelo compositor Francesco Landini eo músico século XIV.
  • Terça – feira 12 julho: um encontro duplo que alterna entre um concerto de música clássica em uma performance teatral inspirada no  “metodo mimico”. Na Sala della Niobe, a jovem Stefania Scapin tem um único programa de harpa com curadoria de Maestro Michele Sarti: “Entre Bach e Scarlatti”, uma excelente selecção de grande impacto emocional. Ao mesmo tempo, através de todos os quartos da galeria, os atores do Theatre Company vão “falar” e “mover” as obras de arte através do “metodo mimico” pelo grande mestre do teatro, Orazio Costa.
  • Terça – feira, 19 julho: Antica Liuteria Sanginetoo apresenta “O som pintura – instrumentos musicais na pintura”, um projeto entre a música e história da arte
  • Terça-feira 26 julho: um espetáculo de ilusão e magia projetado especificamente para as obras de arte na Galeria Uffizi. O mágico Bustric, vestido como um bom “vigia noturno” do museu, irá acompanhar os visitantes em uma viagem colorida e poética viajando ao longo das salas do museu, na frente de obras.
FLORENÇA – Il rigore e la grazia. La Compagnia di San Benedetto Bianco nel Seicento fiorentino -> Palazzo Pitti, Galleria Palatina – Um grupo pouco conhecido de obras, pintadas por grandes artistas do século XVII e restaurados, estão em exibição nas salas anexas à Capela Palatina, também no Museo degli Argenti.
FLORENÇA – Jan Fabre. Spiritual Guards – Palazzo Vecchio + Fortezza del Belvedere + Piazza della Signoria –  uma das exposições mais complexas e complicadas em espaços públicos criados pelo diretor de teatro italiano e holandês Jan Fabre (Antuérpia, 1958). Expõe uma centena de trabalhos realizados por Fabre, entre 1978 e 2016: esculturas de bronze, instalações de besouros, conchas, trabalhos em cera e filme. Na Piazza della Signoria dois bronzes inéditos, especialmente concebidos para esta ocasião. Desde 14 de maio, o Forte Belvedere, em seguida, abrirá para sessenta obras em bronze e cera, bem como uma série de filmes que se concentram no artista. Editado por Joanna De Vos e Melanie Rossi. Horário de funcionamento: diariamente 9-23, 9-14 Qui. Até 2 de outubro.
760x285-GU
FLORENÇA – DA KANDINSKY A POLLOCK. La grande arte dei Guggenheim – Mais de 100 obras-primas da arte europeia e americana entre os anos vinte e sessenta do século XX e uma homenagem às figuras de colecionadores americanos Peggy e Solomon Guggenheim. – De 19 de março à 24 de julho no Palazzo Strozzi.
FLORENÇA – Buffoni, villani e giocatori alla corte dei Medici – Palazzo Pitti – Galleria Palatina– Cerca de trinta obras do século XVII e XVIII, vindo principalmente dos depósitos da Galeria Palatina, ilustram recorrentes temas figurativos bizarros nas coleções Medici: personagens marginais e desviantes como palhaços, camponeses ignorantes ou um anão grotesco e jogadores de ambos os jogos, legais e ilegais. São chamadas cenas de ‘gênero’, que permitem a arte de desenhar a partir da realidade do mundo. Horário: diariamente 8:15-18:15, fecha seg e 1 de Maio. Até 4 de setembro.
FLORENÇA – Michelangelo e Vasari. Preziose lettere all’«amico caro» dall’archivio Vasari – Palazzo Medici Riccardi – A restauração de um grupo significativo de cartas de Michelangelo Buonarroti dirigidas a Giorgio Vasari e a digitalização de todo o arquivo, representam uma oportunidade para exibir pela primeira vez em Florença os documentos mais importantes desta coleção, armazenada em Arezzo no Museo Casa Vasari. Os manuscritos na exposição vêm do arquivo da família de Vasari, ainda preservados na casa do artista em Arezzo, comprados pelo Estado italiano em 1911. Por Sergio Risaliti e Elena Kids. Horas: 9-19. Até 24 de julho.
FLORENÇA – Sguardi sul Novecento. Disegni di artisti italiani tra le due guerre – Gabinetto disegni e stampe degli Uffizi – A exposição apresenta 37 obras, entre desenhos e gravuras, na sua maioria desconhecidos do público em geral, dos primeiros 30 anos do século XX. No equilíbrio entre realismo, avanguardie e radicamento na tradição figurativa local, aqui estão as obras de Anders Zorn, Giannino Marchig, Emilio Mazzoni Zarini, John Costetti, Aselmo Bucci, Ram e Thayat Giuseppe Lunardi, Pietro Bugiani, Kurt Craemer, Primo Conti, Mario Romoli, Giuseppe Lanza Vasto, Alberto Giacometti e Marino Marini. Horário: diariamente 8:15-18:50, fecha segunda. Até 4 de setembro.
14536__FerragamoPittiFLORENÇA –  Ottocento alla moda – Palazzo Pitti – Sala del Fiorino della Galleria d’arte moderna – Para o projeto “entre arte e moda”, promovido pela Ferragamo, refletindo a complexa relação entre as criações de designers e os dos artistas dos anos cinquenta e até as experiências dos anos noventa que nos levam a um jogo fluido de papéis . Com curadoria de Maria Luisa Frisa, Enrica Morini, Stefania Ricci, Alberto Salvadori, a exposição faz uso de roupas, acessórios, tecidos, obras de arte, livros e periódicos, fotografias etc. Ter-Dom 8:15 a 18:50, fechado segundas. Até 24 de julho.
FLORENÇA – DOPPIO RITRATTO – Antonio e Xavier Bueno – ‘Contrappunti alla realtà tra avanguardia e figurazione’ in una mostra a cura di Stefano Sbarbaro. Reconstrói toda a carreira artística do irmãos Xavier (1915-1979) e Antonio Bueno (1918-1984), de origem espanhola, mas “Florentina” desde 1940. A exposição reúne 120 obras do mais significativo de sua produção. Horas: Ter-Dom 10-19, fecha às segundas. Até 6 de novembro.
FLORENÇA – Ferragamo: una mostra tra arte e moda – A partir de 19 de maio de 2016 a 7 de abril de 2017, a exposição organizada pelo Museo Ferragamo envolve o Uffizi, a Biblioteca Nacional, Museo Marini e Museu Têxtil de Prato.
CORTONA – Até 31 julho, em colaboração com o Museu do Louvre vai estar em exibição algumas das mais recentes descobertas arqueológicas. O MAEC vai acolher uma grande exposição que depois de mais de trinta anos de pesquisa aborda a questão da escritura etrusca, um idioma que ainda permanece em grande parte desconhecido. O atraso no entendimento depende essencialmente da baixa quantidade de textos longos, na prática, a perda de toda a literatura etrusca, e a brevidade e repetitividade dos textos descobertos que são principalmente de inscrições funerárias, legais ou comerciais. Isso ajudou a criar em torno da língua etrusca uma aura de mistério, também ligada à origem desse povo estranho.
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!