10 restaurantes em Florença para refeições ao ar livre

06/jul | por Deyse Ribeiro

Algumas ótimas ideias de restaurantes em Florença para refeições ao ar livre, para se deliciar e aproveitar a cidade durante o verão! Texto do Scatti di Gusto.

Li este texto no  Scati di Gusto, um site especializado em gastronomia em Florença, e pedi para publicá-lo aqui no Passeios na Toscana, porque achei que eram ótimas sugestões, já que neste calor uma refeição ao ar livre ou com uma bela vista é uma boa pedida!

firenze-cena-aperto

No primeiro raio de sol do começo do verão, o florentino sai em busca de um restaurante ao ar livre onde é possível escapar do calor. Há parques e bares, mas as opções de restaurantes em Florença com jardim não é enorme, ainda mais longe das multidões de turistas nesta época, ou num local mais tranquilo. Nós selecionamos dez que valem a pena.

1. La Leggenda dei Frati

Leggenda-dei-frati-640x426

Dentro da Villa Bardini, com um dos panoramas mais sensacionais da cidade, La Leggenda dei Frati tem acesso a um jardim estilo renascentista e de um maravilhoso terraço, além dos pratos deliciosos do chef Filippo Saporito, que há um ano assumiu a cozinha do local. Os pratos fazem parte da culinária tradicional, porém revisitados, e que usam o horto e árvores frutíferas do jardim. Entradas com camarões vermelhos temperados com maionese de “cabeças de camarão”, batata, vodka e limão ou com um tartar de carne na crosta de avelã e foie gras, seguido de um spaghettone de manteiga e anchovas, erva-doce e mexilhões ou de um Tortello de língua de vitela temperada com molho italiano verde, ainda carne de caça ou robalo marinado com mandarins. Não é para todos os bolsos, mas não é inacessível.

La Leggenda dei Frati. Costa San Giorgio, 6 / a. Firenze. Tel. +39 055 068 0545

2. Easy Living
easyliving_2016-640x358

Uma atmosfera de férias você encontra no Easy Living, espaço aberto somente no verão no Lungarno (rua ao longo do rio Arno) Serristori com vários locais. No Terrazza di Piazza Poggi o jantar é magnífico, pois o restaurante tem vista para o pôr do sol e tem um menu que foi ampliado este ano com massas frescas e grandes hambúrgueres de 120 ou 180 gramas com carne moída pelo chef, mas também pratos vegetarianos e Pizza com fermentação lenta. Ainda, se mantém no menu novo, os pratos mais antigos e famosos da casa, tais como mariscos e peixe frito. Para um almoço rápido ou um jantar leve, tem o Chalet sulla Spiaggia, este menu é exclusivamente à base de frutas. Sucos naturais, batidas, saladas à base de frutas frescas servidas em grandes folhas de legumes, servido com pão carasau (típico da Sardenha). Local para sentir gostinho de férias no centro de Florença.

Easy Living. Terrazza di Piazza Poggi. Lungarno Serristori. Tel. +39 055 234 1112

3. Corte Reale

corte-reale1-640x480

Já falei deste local aqui –> Música e Street Food no verão em Florença

Corte Reale fica na Estação de Santa Maria Novella é o novo destino cool de Florença. Foi construído onde era a Palazzina Reale, e que permaneceu no descaso por muito tempo. Os restaurantes e bistrôs que de um lado possuem vista para os binários do trem, do outro lado fica em uma praça aberta e toda de mármore do lado de fora da estação. Surgiu rapidamente no panorama do streetfood florentino. O Corte Reale é o resultado de uma reestruturação bem sucedida: a fonte tornou-se uma espécie de piscina em torno do qual você pode deliciar com hambúrgueres de Chianina e batatas fritas, muçarela servida em um cone takeaway, wraps e arancini sicilianos. E tudo sem serviço à mesa, como um verdadeiro local streetfood requer. E os preços são quase como de um restaurante, mas lembre-se que este é um estilo moderno de comida de rua!

Corte Reale. Piazza della Stazione, 50. Tel. +39 055 264 5114

4. Beppa Fioraia
beppa-fioraia-640x480

Na temporada primavera-verão do Beppa Fioraia você pode fazer sua refeição no jardim, no frescor da colina que leva ao Piazzale Michelangelo. No menu, um gran Tagliere (tábua de frios) em versão light (com legumes grelhados, queijos frescos e pappa al pomodoro, uma espécie de sopa de tomate), ou uma grande salada com frutas e legumes.

La Beppa Fioraia. Via dell’Erta Canina 6 r. Tel. +39 055 234 7681

5. Fattoria di Maiano
lo-spaccio-ristorante-640x480

Jantar com vista para o parque que foi cenário do filme  “Room with a View“(Uma janela para o amor, título em português) e que possui a produção de azeite biológico de alta qualidade, o Ristorante Lo Spaccio fica dentro de uma fazenda que foi conhecida pelos VIPs do passado. Nas margens da sua lagoa, a Rainha Victoria amava passar seu tempo, e hoje é possível fazer passeios ao por do sol e piqueniques ao ar livre. No terraço da Villa você pode jantar especialidades toscanas e produtos da fazenda revisitados em chave gourmet. Preços sem pretensões “hollywoodianas”.

Ristorante Lo Spaccio. Fattoria di Maiano, Via Benedetto da Maiano, 11. Tel. +39 055 59432

6. Chalet Fontana
chalet-fontana2-640x349

Outro local histórico e outra faixa de preço para o Chalet Fontana no viale Galileo, recentemente renovado e reaberto na versão restaurante de luxo, sem esquecer o passado de café literário. No menu, há especialmente peixes e pratos toscanos, mas também receitas que foram pensadas para satisfazer o gosto de veganos e intolerantes ao glúten. A novidade deste ano é sua horta orgânica, construída no jardim, e que fornece a cozinha com legumes, verduras e especiarias sazonais. Às sextas-feiras e sábados, há também um Biomarket para a compra direta de produtos cultivados com práticas inovadoras (por trás há um estudo da Universidade de Pisa): tomate e berinjela são colhidas diretamente da planta e vendidos ali.

Chalet Fontana. Viale Galileo Galilei, 7. Tel. +39 055 228 0841

7. Quisitapas

Foto do site oficial do Westin hotel

Foto do site oficial do Westin hotel

Como comer “tapas” em Florença? O bistrô Quisitapas do Hotel Westin Excelsior, um hotel super-luxo em Florença, introduziu o menu de gosto espanhol e italiano, servido no terraço às margens do rio com vista para o Ponte Vecchio. O copo de vinho (ou sangria) e mais 2 ou 3 tapas custam em média 30 Euros. Para a vista que se tem não há preço!

Quisitapas, Westin Excelsior Florence. Piazza Ognissanti 3. Tel. 055 27151

8. Fulin
fulin-cinese-terrazzo-640x480

O Fulin é um restaurante étnico com terraço, o luxo da China que há pouco abriu em Florença. No local são servidos apenas pratos da província de Pequim, acompanhados por vinhos italianos de luxo. No terraço, com vista para Arcetri (um parque), o Forte e as colinas, as mesas são muito limitadas: reserve com antecedência!

Fulin Luxury Chinese Experience. Via Giampaolo Orsini, 113. Firenze. Tel. +39 55 684931

9. Quinoa
quinoa-firenze-640x426

Quinoa é uma opção de restaurante em uma corte renascentista pertinho do Duomo, e que também produz as suas próprias especiarias. Como o próprio nome do restaurante diz, contém a promessa de refeições sem glúten. Até mesmo o pão é feito de quinoa, é caseiro e feito diariamente. E as sobremesas são uma surpresa. O preço é o mais baixo da região.

Quinoa. Vicolo di Santa Maria Maggiore, 1. Tel. +39 055 290876

10. Luci al Piazzale

luci-al-piazzale-640x480

Onde antes havia uma histórica pista de patinação no gelo, hoje fica o Luci al Piazzale, nome sugestivo de um restaurante que dá o seu melhor durante o verão, quando é possível fazer as refeições no terraço com vista para a cidade. O menu é principalmente de carne: hambúrgueres gigantes, tartar de carne Chianina com frutas cítricas e sobremesas caseiras. Preços na média.

Luci al Piazzale. Viale Michelangiolo, 61. Tel. +39 338 351 9317

Espero que tenham gostado dessas opções dadas pelo Scatti di Gusto e agradeço aos proprietários pela oportunidade de divulgá-lo aqui no Passeios na Toscana.

Abaixo você encontra o mapa com os locais citados no texto.

Se você já foi em alguns desses restaurantes, dê o sue pitaco!

Fotos: 2night



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!