Eventos na Toscana em outubro

28/set | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos na Toscana em outubro e não fique de fora dos melhores eventos de 2016. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

2

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

Pisa - Piazza Santa Caterina

Pisa – Piazza Santa Caterina

O que fazer e onde ir em Outubro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste periodo na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

capa termas livres

Este então é o último período para aproveitar e fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
até 2 – FLORENÇA – Merc’ANT – Uma feira de solidariedade com Feira de vestuário, presentes, comida Sala dei Marmi del Parterre, Firenze
até dia 2 – FLORENÇA – Mercato francese Belle Epoque   Reviver e respirar a atmosfera mágica de Paris no final de 1800, no coração da cidade de Florença. A partir de 17 setembro à 2 outubro, todos os dias de 10 a 24, na Piazza Santa Maria Novella.

wine-expo-gusto-2016-hotel-minerva-arezzo_3

30.09 a 02.10 – AREZZO – Wine Expogusto 2016. Feira de vinhos e gastronomia de Arezzo,  onde encontrar os produtores de vinho e de cervejas artesanais, caffè e infusos, doce, chocolate, queijos, legumes e cereais, mel, mostarda e marmelada, azeite, presuntos… e muito mais. Arezzo Fiera e Congresso, Via Spallanzani 23 – Arezzo
1 e 2 – FLORENÇA –  Mercato Manodopera: l’arte del lavoro fatto a mano –Na praça se apresentam vinte barracas de artesãos que fazem parte de um trabalho cultural. Os artesãos irão demonstrar a sua habilidade com demonstrações de trabalho de torno de madeira e argila, de decoração, gravações originais de pedra do rio, pintura em seixos, e miniaturas de argila e objetos de madeira, e tantos outros. E tudo é feito à mão – Piazza della Santissima Annunziata, Firenze (Firenze)
1 e 2 – FLORENÇA – Mostra di piante e fiori, edizione autunnale – No jardim antigo, decorado com vidro em estilo in stile liberty (Tepidarium), stand de exposição de todos os tipos de plantas, desde os mais simples até os mais raros entre árvores altas, canteiros e área recreação para as crianças. A 1 e 2 de Outubro será mais de 60 expositores selecionados entre os melhores viveiristas italianos. Haverá também uma grande variedade de vasos, enfeites e acessórios para jardim. Das 9-19. – Giardino dell’Orticultura
1 e 2 – FLORENÇA – Fiera internazionale della ceramica – No esplêndido cenário da Piazza SS. Annunziata, uma feira com 75 artistas de todo o mundo: França, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Israel, Itália, México, Noruega, Eslováquia, Espanha, Rússia e Estados Unidos, todos compartilham o processamento de cerâmica de alta qualidade e suas técnicas diferentes.Piazza della Santissima Annunziatalocandinafestadelvinook
01 a 02 – MONTESCUDAIO – Mostra mercato Montescudaio DOC Voltar para a primeira semana de outubro, o mercado exposição que caracteriza um dos mais bonitos vilarejos da provincia de Pisa com uma rica selecção de vinhos. Info aqui.
2 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
6 a 9 – FLORENÇA – Mercato Internazionale Europeo – Expositores de toda a Europa vão encher Piazza Santissima Annunziata com produtos enogastronomicos e artesanato locais, moda e de decoração: um evento a não perder para aqueles que querem passar um fim de semana de compras internacional. Piazza della Santissima Annunziata. Informações.
7 e 21 – PISTOIA – Mercatino in Galleria – Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato- Via Galleria Nazionale, Pistoia (Pistoia)
9  – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
9 – FLORENÇA– Cascine in Fiera – Feira de antiguidades e artesanato – Piazzale J. F. Kennedy
9 e 10 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
16 e 17 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
mercado de arezzo_18
14 – 16 – AREZZO – I mercatini del mondo nelle vie d’Arezzo – Mais de duas centenas de stands que estarão abertos todos os dias das 9 até às duas da manhã. Passei por  horas, em uma viagem de guloseimas de todo o mundo, de queijo à  flores holandesas à sobremesas austríacas, cervejas belgas, perfumes e especiarias de Provence, sem esquecer a paella espanhola, especialidades brasileiras e argentinas, os objetos africanos, talheres, tecidos e muito mais
15-16 – FLORENÇAFortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato Cada 3° fim de semana do mês (exceto em Julho e Agosto), há Fortezza Antiquaria: mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
16 – FLORENÇA –Fierucolina d’autunno – cada terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito, ocorre a feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato.
16 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
16 – CERTALDO (FI) – Fiera del Boccaccio – Mercatino dell’antiquariato e dell’artigianato – Entre a Via Boccaccio e via 2 de Junho e as ruas circundantes, mais de 50 estandes de comida e vinho, moda, acessórios de vestuário, têxteis, lar, vintage e usados, lingerie, sapatos e artesanato.Piazza Boccaccio, Certaldo (Firenze)
22, 23, 29, 30 e 31.10 e 01.11 – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
23,29 e 30 – MONTAIONE (FI) – Tartufesta – Mostra-mercato del tartufo e dei prodotti tipici – Trufas brancas e outros produtos relacionados a ele, de gstare em locais ficar no jardim da Villa Serena. Viale Vincenzo da Filicaia
22,23 e 29, 30  –  VIAREGGIO (LU) – Il tarlo al mare – Mercato dell’antiquariato – O quarto e quinto fins de semana de cada mês, o trecho da orla lungomare  di Città Giardino (no Terraço da República) é preenchido com barracas de antiguidades e moderno. Passeando pelo mercado barracas que você vai realmente encontrar o mobiliário, objetos, jogos de EPCA, roupas vintage, discos de vinil, pinturas, fotografias, livros e inúmeros artigos colecionáveis. Terrazza della Repubblica, Viareggio (Lucca)
23 – FLORENÇA– Rionalissima – Fiera degli ambulanti fiorentini – Novamente esteano (sempre no terceiro domingo de outubro e sempre na área do estádio) Rionalissima, a festa do mercado de rua florentina. Organizado pela liderança do A.N.V.A Confesercenti, Rionalissima hospeda 300 expositores (representantes de varios bancos de venda em diferentes mercados locais da cidade) e tornou-se um evento de culto para aqueles que adoram fazer compras ao ar livre. Viale Manfredo Fanti, Firenze (Firenze)

logo_date

 21 a 23 – PISA – Pisa Food & Wine Festival – Stazione Leopolda – Feira de vinhos e gastronomia de Arezzo,  onde encontrar os produtores de vinho e de cervejas artesanais, caffè e infusos, doce, chocolate, queijos, legumes e cereais, mel, mostarda e marmelada, azeite, presuntos… e muito mais.  Piazza Domenico Guerrazzi – Informações aqui.
23 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
23 – CORTONA (AR) –Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato  Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
 23 – AREZZO – Il Mercatino delle Pulci – Um mercado de garagens abertas para todos os amadores de livros, roupas, discos, móveis e brinquedos para crianças. Campo di Marte, Arezzo (Arezzo)
27 a 30 – FLORENÇA – Florence Creativity, fatto a mano in Italia – Feira Da Criatividade: Artesanato Feito a Mão – Fortezza da Basso. Informação aqui.
 
3
7 a 9 – FLORENÇA – Festa di Santa Reparata – Piazza del Duomo: Santa Reparata é santo co-padroeiro de Florença, com São João Batista; a lenda diz que foi graças à sua intercessão milagrosa em 406 D.C. o exército os florentinos derrotou os godos, que sitiaram a cidade. Por esta razão, a antiga catedral foi dedicada ao culto da santa e transformada mais tarde na Catedral de Santa Maria del Fiore.
Programa: 15.45 – Parada Histórica começa a partir do Palagio di Parte Guelfa e 16.30 – Chegada na catedral: na cripta de Santa Reparata (dentro do Duomo) oferta das velas e guirlanda em honra da Santa Reparata.
9 – LUCCA -Trofeo del Balestrone Baluardo San Pietro, Via delle Mura Urbane – Trofeo del Balestrone é uma competição de tiro com os atiradores de balestra entre as cidades de Lucca, Pisa, Massa Marittima, Chioggia, Volterra e Terra del Sole. Nas muralhas da cidade a Sociedade de Balestrieri Lucca vai desafiar os atiradores das cidades-sede (no início às 15.30). Veja a programação aqui
10 – MASSA MARITIMA(GR) – Festa di san Cerbone Patrono Como todos os anos, a partir das 15 hs começa as festas em honra do padroeiro da cidade: começa com o desfile, continua com a competição de tiro con la balestra e sbandieratori, termina às 17:30 na Catedral com a cerimónia da vela e do Censo.
22, 23, 29, 30 e 31.10 e 01.11 – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
29 e 30 – MONTALCINO (SI) – Sagra del tordo – Como todos os anos desde 1958 retorna a Sagra del Tordo, que permite saborear pratos típicos da Montalcino nas bancas de quatro distritos (Giardini dell’Impero). Nos dois dias acontecem numerosos concursos: Sábado, 29 -11:00 Ballo del gruppo folkloristico Il Trescone na Piazza del Popolo  – 15:45 – Provaccia de tiro com arco de rodagem. Domingo vai começar a partir de 9:00 até à tarde: mesmo a dança do Trescone pelas ruas, enquanto às 11 a Corteo delle Dame tomarão as ruas do  piazza del Popolo ao Palazzo comunale; 15:45 Tiro ao arco  entre os quatro distritos da cidade no Campo da tiro. info aqui.
31 de outubro – HALLOWEEN – Halloween é uma festa tipicamente americana, e cada vez mais, este feriado está criando raízes entre os jovens italianos. Não importa se a intenção é uma festa horror, ou é mesmo apenas a idéia de repetir as máscaras do carnaval em uma época diferente do ano: mais e mais italiano olham para os eventos do Dia das Bruxas com interesse
Clique e leia os textos de 2014: Festas de Halloween na Toscana 
5
1 e 2 – MONTEPULCIANO (SI) – 1ª Montepulciano Run – NobiliPassi – trekking pelas vinìcolas de vinho Nobile de Montepulciano – Piazza Grande, Montepulciano (Siena) – saiba mais aqui
1 – LUCCA – 4° Un Cancello Aperto sulle Mura – corrida não competitiva de Km 9 e Km 4,5, partida as 15hs Villaggio del Fanciullo, Via delle Mura Urbane, 16 – info 
9 – PISA – 10ª Alfea Pisa Half Marathon – Corrida Competitiva de Km 21,097 e de revesamento de  Km 7. Partida às 09:30 do Giardino Scotto.Giardino Scotto, Lungarno Leonardo Fibonacci, 2 – info
1
–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):
–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
  • Italia Opera – Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena – dias 1, 4, 6, 8, 11, 13, 15, 18, 20, 22, 25, 27 e 29 de outubro às 21:15 hs.
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):
  • Arias e Duetos – Teatro dei Leggeri, San Gimignano – dias 4 e 6 de outubro às 21:00 hs.
  • Classical concerts – Igreja de San Jacopo al Tiempo, San Gimignano –  dias 11 e 13 de outubro mas 19 hs
16 e 17 – FLORENÇA –  I SOLISTI DELL’ORCHESTRA FLORENCE SYMPHONIETTA – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio – às 21 hs. Compre ingresso aqui
1 – FLORENÇA – Tempo Reale Festival: Beyond Techno – música eletrônica ao vivo, incluindo techno e experimentação. – Limonaia di Villa Strozzi, Via Pisana. Info aqui.
8 – FLORENÇA -Musica dei Popoli: Lisa Simone – a filha de Nina Simone – Auditorium Flog, Via Michele Mercati 24  – info aqui
9, 12 , 15 – FLORENÇA – Opera di Firenze: Rosmonda d’Inghilterra – Dom ore 15.30; merc e sab ore 20. Belcanto Festival Opera, Melodramma serio em 2 atos. Libretto de Felice Romani, musica de Gaetano Donizetti. Orchestra e Coro del Maggio Musicale Fiorentino – Opera di Firenze, Piazza Vittorio Gui  – info aqui.ewf
10 – FLORENÇA –  Alessandra Amoroso – famosa cantora italiana – Vivere a Colori Tour – Nelson Mandela Forum, Viale Pasquale Paoli, 3 – info aqui
15 e 16 – PISA – Rigoletto – Teatro Verdi, Pisa (Pisa) – Orchestra Filarmonia Veneta – Via Palestro, 40  – Pisa – info aqui.
17 – FLORENÇA – Musica dei Popoli: Earth Wind & Fire – Auditorium Flog, Via Michele Mercati 24 – info aqui
20 – FLORENÇA – Biffy Clyro – A banda de rock alternativo, que jogou ao lado do maior música do mundo, como os Rolling Stones, Muse, The Who, Red Hot Chili Peppers, – Teatro ObiHall, Via Fabrizio De Andrè, 3 – Info aqui.
25,26,27,28,29,30 – FLORENÇA –  Opera di Firenze: Al Canto Ballo! – Uma série original e dinâmica que conta como os florentinos, em 1600, “inventou” a ópera, um gênero que dominou a Europa nos próximos três séculos – Opera di Firenze, Piazza Vittorio Gui – info aqui.
29 – FLORENÇA – Opera di Firenze: Leonardo García Alarcón, direttore – Palazzo Pitti, as 17 hs, Piazza Dei Pitti  – info aqui.
30 – FLORENÇA – Opera di Firenze: Nicola Valentini, direttore – Palazzo Pitti, as 17hs  – info aqui.
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4

Todo primeiro domingo do mês, os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos

FLORENÇA – KARL LAGERFELD – Visions of Fashion – Por ocasião da Pitti Immagine Uomo 90, uma exposição fotográfica com curadoria de Eric Pfrunder e Gerhard Steidl cobre toda a carreira fotográfica Lagerfeld e apresenta muitas fotos inéditas no total de 200 imagens tiradas por várias técnicas.Galleria d’Arte Moderna di Palazzo Pitti, até 23 de outubro
FLORENÇA – Jan Fabre. Spiritual Guards – Palazzo Vecchio + Fortezza del Belvedere + Piazza della Signoria –  uma das exposições mais complexas e complicadas em espaços públicos criados pelo diretor de teatro italiano e holandês Jan Fabre (Antuérpia, 1958). Expõe uma centena de trabalhos realizados por Fabre, entre 1978 e 2016: esculturas de bronze, instalações de besouros, conchas, trabalhos em cera e filme. Na Piazza della Signoria dois bronzes inéditos, especialmente concebidos para esta ocasião. Desde 14 de maio, o Forte Belvedere, em seguida, abrirá para sessenta obras em bronze e cera, bem como uma série de filmes que se concentram no artista. Editado por Joanna De Vos e Melanie Rossi. Horário de funcionamento: diariamente 9-23, 9-14 Qui. Até 2 de outubro.
FLORENÇA – Incredible Florence – Exposição multimídia e interativa com a direção artística de Sergio Risaliti, dirigido por Vincenzo Capalbo e aconselhamento de Marco Vichi. Uma viagem sem precedentes de mais de 2000 anos adequado para todas as idades para contar a história de Florença e personagens que tornaram única em 40 minutos de grandes emoções, graças a reproduzir as imagens do sistema de ‘Matrix X-Dimension “.Chiesa di S. Stefano, Piazza Santo Stefano, 5 – Firenze – até 31 de outubro
FLORENÇA – Tempo reale e tempo della realtà. Gli orologi di Palazzo Pitti dal XVIII al XX secolo – uma seleção significativa dos mais de duzentos e oitenta relógios que são a herança do Palazzo Pitti, o palácio florentino do Medici até os Savoy. Instrumentos singulares composta de duas almas: o mecanismo, muitas vezes sofisticadas e complexas, e a caixa que foi criado para proteger os conteúdos delicados, ele foi se transformando em verdadeira obra de arte, com o seu próprio valor. Galleria d’Arte Moderna di Palazzo Pitti, Piazza de Pitti, 1 – Firenze – até 8 de janeiro
FLORENÇA – Splendida Minima. Piccole sculture preziose nelle collezioni medicee: dalla Tribuna di Francesco I de’ Medici al Tesoro Granducale – As coleções Medici preserva a mais importante coleção de gliptologia ao redor do mundo: pequenas esculturas de pedra produzidas principalmente nos tempos helenística e romana, cuja técnica foi perdida na Idade Média a ser redescoberta na Renascença. A exposição, a primeira dedicada a esta produção artística particular, vai reunir todos os micro-esculturas da coleção Medici. Palazzo Pitti – Museo degli Argenti, Piazza Dei Pitti – ate 2 novembro 2016
FLORENÇA – Ai Weiwei. Libero – a primeira grande exposição italiana dedicada a um dos mais famosos e controversos artistas contemporâneos Ai Weiwei. Dissidente artista e personalidade provocativa, protagonista de exposições em grandes museus do mundo, Ai Weiwei vai invadir Palazzo Strozzi com peças históricas e de novas obras que envolvem todo o espaço: a fachada, o pátio, o piso principal e Strozzina. Pela primeira vez o Palazzo Strozzi  será usado como um espaço de exposição unificada, para reforçar uma das peculiaridades da arte de Ai Weiwei, a relação entre tradição e modernidade, em um símbolo da história do lugar. Florence.Palazzo Strozzi, Piazza degli Strozzi, 1 – Firenze até 22 de janeiro
FLORENÇA – Scoperte e Massacri. Ardengo Soffici e l’Impressionismo a Firenze – a primeira exposição monográfica dedicada para Soft (1879 – 1964), será uma oportunidade para refazer a experiência artística como pintor, escritor, crítico de arte e polemista Toscana. Ao lado de suas obras, serão apresentadas obras de Segantini, Cézanne, Renoir, Picasso, Degas, Medardo Rosso, De Chirico, Carra …Galleria degli Uffizi, Piazzale degli Uffizi – até 8 de janeiro
PISA – Dalí. Il sogno del classico – uma selecção de obras importantes que mostram a grande inspiração que Dalí chama da tradição dos Mestres da época de Rafael e Michelangelo. Mais de 150 obras do “Museo Fundación Gala-Salvador Dalí ’em Figueres, do” Museu Dalí’ em São Petersburgo, na Flórida, os dois guardiões mais importantes de obras de espanhol, e os Museus do Vaticano. Além de pinturas, ele vai estar em exibição toda a série de xilogravuras que ilustram a “Divina Comédia”, e novamente 30 desenhos e aquarelas que contam a vida lendária de Benvenuto Cellini.Palazzo Blu, Lungarno Gambacorti, 9 – Pisa – até 5 de fevereiro
SIENA – Che il vero possa confutare il falso – Alguns dos mais bonitos  edifícios históricos de Siena abertos ao público para acolher uma exposição sobre a coleção de obras de arte contemporânea de AGIVERONA Coleção de George e Anna Fasol, com curadoria de Luigi Fassi e Alberto Salvadori. – Complesso museale Santa Maria della Scala, Piazza del Duomo 2 – Siena – Até 15 de outubro
MONTEPULCIANO – Domenico Beccafumi: l’artista da giovane – A exposição faz parte do projeto de exposição dirigido por Antonio Paolucci para as cidades de Montepulciano, Pienza, San Quirico e dedicado a “l buon secolo della pittura senese. Dalla maniera moderna al lume caravaggesco’,  sobre a maneira moderna pela luz de Caravaggio , também ligado a itinerários temáticos no território.Museo Civico e Pinacoteca Crociani – Palazzo Neri Orselli , Via Ricci, 10 – Montepulciano – Até 31 de janeiro
PIENZA –  Francesco Rustici detto ‘Il Rustichino’: un caravaggesco gentile – A exposição faz parte do projeto de exposição dirigido por Antonio Paolucci para as cidades de Montepulciano, Pienza, San Quirico e dedicado a “l buon secolo della pittura senese. Dalla maniera moderna al lume caravaggesco’, sobre a maneira moderna pela luz de Caravaggio , também ligado a itinerários temáticos no território. Museo della Città – Ex Conservatorio San Carlo Borromeo, Via San Carlo – Pienza – Até 31 de janeiro
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!