Uma visita à cidade de Massa, entre praias e castelos

27/out | por Deyse Ribeiro

A cidade de Massa è uma cidade de 70.000 habitantes, è a capital da província chamada Massa-Carrara, situada na parte norte da Toscana perto dos Alpes Apuanos. Normalmente, os turistas tendem a não incluir Massa em sua lista de coisas a fazer durante umas férias na Toscana, mas é uma cidade agradável com um monte de pontos de interesse histórico e merece uma visita.

massa-e-regiao_45

De acordo com documentos históricos, a cidade remonta ao ano 882 e se tornou um centro urbano medieval nos séculos XI e XII. Entre os séculos XV e XIX Massa foi a capital do principado independente de Massa e Carrara, governado pelas famílias Malaspina e Cybo-Malaspina.

A cidade è formada por uma parte antiga, medieval, fundada como centro fortificado, dominado pela Rocca, ou Castello Malaspina, construido no século XV. O Castelo è dividido em um nucleo medieval, e uma parte um vasto palácio renascentista com salas afrescadas e circundado de uma mura medieval e alguns bastiões.

O castelo tem uma vista incrível da cidade até o mar, e vale a pena a visita.

massa-e-regiao_35

Uma curiosidade: dentro do cortile, dentro de uma moldura de marmore das janelas se encontram frases curiosas em latim,  “Sequita el tempo” (espera o tempo), e “Va col tempo” (vai com o tempo), conselhos úteis naquela época, como hoje.

A região da província de Massa-Carrara é conhecida como região dos 100 Castelos, porque realmente a família Malsina construíu vários castelos em toda área, que é bastante montanhosa, para proteção.

Fora do Castello se encontra a Igreja de San Rocco, onde há um crosefixo de madeira que “dizem” ser uma obra jovem de Michelangelo (há controversias).

Foto feita de cima da Igreja de San Rocco

Foto feita de cima da Igreja de San Rocco

A cidade teve um intenso crescimento e importância durante o governo dos Cybo-Malaspina como ducato autônomo.

Hoje Massa tem seu centro na Piazza degli Aranci, rica de plantas de laranja onde fica o Palazzo Ducale dei Cybo-Malaspina, construido no século XVII com residencia Ducale, com várias salas afrescadas. No centro da praça se encontra uma fonte – obelisco de 1853.

Piazza degli Aranci

Piazza degli Aranci

Palazzo Ducale

Palazzo Ducale

O Museu Diocesano está localizado na Via Alberica em um dos mais conhecidos palácios históricos de Massa, o chamado “Palazzino dei cadetti“. Foi construído no final do século XVI por Alberico I Cybo Malspina e, até 1970, foi usado como quartel-general para os bispos. Ela abriga obras de grandes artistas como Jacopo della Quercia.

Perto dali, ao fim da Via Dante Alighieri, se encontra a Catedral da cidade, o Duomo di Massa. Na capela subterrânea da catedral ficam os túmulos dos Cybo-Malaspina. O fundada no século XIV, mas possui o interno barroco.

massa-e-regiao_22

Da antiga muralha que circundava a cidade restam diversos tratos e três portas: a Porta del Salvatore ou Portone, a Porta Martana, e a Porta Quaranta.

Na Piazza del Teatro fica o Teatro Guglielmi, um edificio histórico do século XIX e dedicado a Pietro Alessandro Guglielmi, autor de várias operas. Atualmente o teatro foi resturado e é rico de programação de musica contemporânea, jazz e operas.

Na Piazza de Pozzo ou Piazza Mercurio se encontra a estátua dedicada ao deus Mercurio sobre uma fonte. É uma praça cheia de vida e muito frequentada todas as terças pela manha, quando ocorre o Mercado, mas também é local de manifestações culturais e shows.

massa-e-regiao_10

Próximo a Piazza Mercurio, fica o refúgio antiaéreo da cidade, construído na segunda guerra mundial para defender os cidadãos da cidade dos bombardeamentos, mas chegou também a ser usado pelas troas alemãs como quartel general. O refúgio foi construído na rocha com uma largura de 300 metros, possui 3 ingressos e é visitável. Foi dado à gestão de uma associação que abre para visitas gratuitas.

foto: site do comune de massa

foto: site do comune de massa – refugio antiaéreo

Ainda a Villa Inchiostra, uma explendida residência construída para ser a casa de campagna da família Cybo-Malaspina. Hoje é sede da Biblioteca da cidade, mas possui um parque aberto ao publico mito pitoresco.

Fora do centro se encontra o Orto Botânico Pietro Pellegrini que faz parte do Parco dele Alpe Apuane, e fica em Pian della Fioba. Foi criado em 1966 para preservar e valorizar a flora da região dos Alpes Apuanos, e onde é possível visitar a coleção de diferentes arvores de castanhas, quercia, etc.

carrara e massa_24

Há 3 kilometros do centro fica Marina di Massa, uma estância balnearia famosa na costa da Alpes Apuanos e cobre uma área de cerca de 20 km². Tornou-se um ponto turístico popular devido à sua localização geográfica entre o mar e as montanhas. A grande avenida liga a costa de Marina di Massa a Viareggio e uma ciclovia liga Marina di Massa de Forte dei Marmi. O cais é apropriado para um passeio pitoresco olhando para as montanhas e o mar, e é também um ponto de encontro para os amantes da pesca. No verão, é o lugar de onde partem barcos para passeios ao Liguria nas proximidades.

Leia também –> Praia na Toscana: Marina de Carrara e Marina de Massa

Outras cidades:

San Carlo Terme é conhecida por suas águas termais, que são particularmente eficazes para tratar condições renais. Também é notável para o terraço panorâmico com uma vista deslumbrante sobre a costa Alpes Apuanos e Versilia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A região da província de Massa-Carrara é conhecida como região dos 100 Castelos, porque realmente a família Malsina construíu vários castelos em toda área, que é bastante montanhosa, para proteção. Eu fiz um pequeno giro por algumas cidades com castelos na região e ais algumas fotos.

Eu ainda visitei Fodisnovo quando fui à Massa, onde passei un reveillon no Castello di Malaspina… teve ate festa la!

Castello della Verrucola - Fiivizzano

Castello della Verrucola – Fiivizzano

Como ir à Massa

  • De trem
    • A estação ferroviária Massa Centro fica no trajeto Pisa-La Spezia-Genova. A estação fica no centro.
  • de carro
    • Massa está bem ligado por carro. A auto-estrada A12 fica perto de Massa e vai até Rosignano Marittimo. Há também a auto-estrada FI-PI-LI, que liga Florença à Pisa e de lá você pode ir à Massa. Você também pode chegar de Florença ou Pisa e Lucca, tomando as A12 e A11.
  • De ônibus
    • A área é servida por serviço de transporte ATN, no site poderá ver todas as cidades que são ligadas à Massa por ônibus.

Informação

Mercados: todas as terças na Piazza Aranci, das 8.00 às 13.30.
E na Via Mazzini em Marina di Massa, todas as sextas das 8,00 às 13,30.
Ponto de Informação turistica – Lungomare Vespucci 24
de segunda à domingo das 09:00-13:00 / 15:00-19:00 – Tel: +39 0585 240063
Castello Malaspina
Aberto de sábado à domingo das 16 às 20.
Ingresso + visita guiada 5,50 euros
Refúgio Antiaéreo – Via Bigini, perto da Piazza Mercurio
Entrada gratuita
Horario: inverno – todos os sábados das 16:30 às 18:30
Verão – de quinta à domingo das 21 às 24 hs.
Maiores informações: Associazione Sancio Pancia – tel. 329 0227861)

 

Fotos de Massa:



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!