Já provou a cinta senese? Você não sabe o que esta perdendo!

02/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça um pouco sobre a cinta senese, o suíno típico da Toscana, e saiba onde poder degustar os seus embutidos.

Em maio deste ano eu visitei uma fazenda que cria, vende e produz os embutidos de cinta senese, e vou contar um pouco sobre esse suino toscano bem diferente e dar a dica de onde poder fazer uma bela degustação!

Para saber mais sobre a minha viagem pela Toscana e Marche com a família Donati, veja aqui: –>Roteiro entre Toscana e Marche: descobrindo a simplicidade da “dolce vita italiana”

cinta-senese_15

O porco com cinto

Não, você não leu errado, na Toscana o porco tem um cinto… é o cinta senese, uma raça típica da área de Siena, que tem uma marca, como uma faixa branca na barriga, daí nasceu esse nome! Acredita-se que vem desde os etruscos, depois os romanos em suas migrações e foi de grande ajuda para os camponeses da Idade Média durante pragas e carestias.

Um dos primeiros e mais famosos registros de sua presença é a imagem retratada no afresco de Ambrogio Lorenzetti, intitulado “Effetti del Buon Governo – La campagna ben governata” na Palazzo Comunale de Siena, realizado em 1338.

"Effetti del Buon Governo - La campagna ben governata"

“Effetti del Buon Governo – La campagna ben governata”

O cinta em origem, sempre foi criado livre, e por isso ele desenvolveu características físicas e estruturais que fizeram com que ele fosse penalizado com a chegada de novas raças estrangeiras e a criação para a industrialização. Este animal se cultivado de forma fechada, suino de corte,  desenvolve uma camada de gordura que não é a mesma se criado ao aberto, que é muito mais saborosa e por isso é muito mais caro criá-lo, então ele foi trocado aos poucos pelo suíno tradicional “branco”.

Eles estavam já quase desaparecendo, quando nos anos 80 a região toscana decidiu investir nos alimentos típicos da Toscana e incentivou a criação do animal. Hoje cada porquinho de cinta senese que nasce numa fazenda autorizada, deve receber a visita de um técnico do governo que atesta o suino e o coloca no registro.

cinta-senese_16

Cinta Senese DOP

Hoje os criadores de Cinta Senese estão organizados no Consórcio de Cinta Senese e obtiveram a DOP (denominação de origem protegida), a carne deve vir exclusivamente de animais nascidos, criados e abatidos na Toscana, resultante do cruzamento de indivíduos inscritos no registro do tipo genético Cinta Senese. O regulamento estabelece que esses porcos sejam identificados. Ainda devem ser criados em estado selvagem ou semi-selvagem, em grandes áreas verdes, e alimentados com uma dieta rica em ervas e produtos naturais, para que sua gordura seja rica em Omega 3 e com o colesterol bom.

Por essa razão, a carne tem um sabor e suculência diferentes da simples carne de porco. É muito utilizada para realização de embutidos, e presuntos, como salame, salsiccia, spalla, capocollo, pancetta, etc, . Para que você tenha uma ideia, o preço médio no mercado de Florença de 1 kilo de presunto Toscano DOP é 17 euros, o de Parma 15 euros, o de cinta é 50 euros!!!

Non siamo i soliti maiali -  propaganda do consorcio que diz "não somos porcos normais"

Non siamo i soliti maiali – propaganda do consorcio que diz “não somos porcos normais”

Hoje em dia existem cerca de 60/70 criadores de Cinta Senese D.O.P., inscritos no Consórcio para a proteção da Cinta Senese (ww.cintasenese.org) num total de 1.000 suínos reprodutores e 1.000 suínos de Cinta Senese D.O.P. abatidos anualmente.

A Fazenda

Eu visitei em maio, a fazenda Baruffaldi, do Daniele e sua família, que nos recebeu com um belo sorriso, explicando tudo sobre a cinta senese.

cinta-senese_14

A fazenda começou a criação em 2000 como um hobby com 3 fêmeas e um macho, e hoje há quase 200 cinta, todos estritamente criados em estado selvagem nas belas colinas de siena.

Eu fiz a visita guiada, onde ele conta um pouco sobre essa raça de suíno diferente, a sua história e diversidade.

Eu mesmo morando na Itália a muitos anos, não conhecia bem essa raça, com tantas curiosidades, foi bem interessante o passeio.

cinta-senese_13

cinta-senese

cinta-senese_6

Depois fizemos uma deliciosa e rica degustação, com os embutidos realizados pela família.

Esse é um passeio bem interessante, e ainda legal para fazer com as crianças, para desfrutar de um dia maravilhoso rodeado pela natureza e degustar um pouco dos embutidos diferentes da Toscana.

cinta-senese_2

Informação:

Azienda Agricola Danieli Baruffaldi
Tel: +390577377228
Strada Grotti-Bagnaia, 1470
Monteroni d’Arbia 53014 (SI)
Visita e degustação – 15 euros por pessoa
visita somente com reserva com hora marcada e em italiano – mapa abaixo.
site

blogtrip

Nota: Eu participei desta viagem de imprensa como convidada pela família Donati, proprietário de MontestiglianoVilla Pipistrelli Palazzo Donati, e Nancy Klabil. Este post faz parte de uma série de textos baseados nas minhas experiências durante esta viagem. Todos serão identificados. Não recebi dinheiro para escrever, não tenho nenhum vínculo de obrigações de produção de textos, divulgação de mídia social, portanto tenho total liberdade editorial.

Para saber mais sobre a minha viagem pela Toscana e Marche com a família Donati, veja aqui: –>Roteiro entre Toscana e Marche: descobrindo a simplicidade da “dolce vita italiana”

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!