Conheça a vinícola Petra, realizada pelo arquiteto Mario Botta

05/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça a vinícola Petra, realizada pelo arquiteto Mario Botta, e escolhida como uma das mais bonitas vinícolas da Itália.

Petra

Petra

A história da vinícola:

Em 1997, perto da antiga vila de Suvereto, nas colinas ferrosas do Val di Cornia, iniciou o projeto vinicultor  Vittorio Moretti e sua filha Francesca, enóloga e especialista do território.

Imerso em um parque natural de beleza intocada, que se estende por 300 hectares através de antigas oliveiras e rica vegetação mediterrânica, a vinícola Petra é, para os seus proprietários, um templo dedicado ao vinho e profundas raízes históricas na Toscana.

PETRA - SUVERETO - vinicola_16

La Cantina Petra, como no significado do seu nome “o lugar das antigas pedras”, é agora um destino muito procurado pelos amantes de vinho e arquitetura, que procuram a experiência de vinho uma chave interpretativa profunda e honesta do carácter genuíno da terra e do trabalho das pessoas que vivem e trabalham ali.

Ela foi escolhida como uma das mais bonitas vinícolas da Itália, leia aqui -> As mais belas vinícolas da Itália estão na Toscana

PETRA - SUVERETO - vinicola_3

A arquitetura:

Projetado pelo arquiteto Mario Botta, a cantina (adega) da vinícola foi escavada na colina de um morro e passa a fazer parte desta, como se fosse um elemento definitivo da paisagem, como se estivesse ali desde sempre. A luz natural que penetra em todas as áreas do grande volume cilíndrico revestido de pedra di Prun se espalha em todas as áreas de trabalho, através da majestosa escadaria que leva até uma varanda de onde se pode admirar o mar Tirreno e as suas ilhas.

Petra - escadas sobre a cantina

Petra – escadas sobre a cantina

PETRA - SUVERETO - vinicola_1

Uma longa galeria, como um túnel escavado na encosta é o início de um percurso misterioso que passa através da área de pigiatura (prensagem), da sala de aço e de duas barricaie (área onde ficam os barris à envelhecer o vinho) espectaculares – o lugar de descanso do vinho – até penetrar no coração da colina, onde é possível tocar a grande parede de pedra, onde é poss8ivel observar a formação de metal de que é ricos esta terra.

PETRA - SUVERETO - vinicola_6

PETRA - SUVERETO - vinicola_7

Um projeto inteligente complementado por um sistema fotovoltaico inovador de água através do qual foi possível repor o impacto energético das plantas sem privar o ambiente de um único acre de terra. Um projeto de arquitectura racional destacado ao mesmo tempo, à beleza e a profundidade de uma paisagem cultural antiga e uma profissão, a do produtor, que através de seu trabalho,  tem o dever de proteger e melhorar a biodiversidade da terra e da dignidade das pessoas que ali vivem.

PETRA - SUVERETO - vinicola_15

PETRA - SUVERETO - vinicola_9

A visita:

Á vários tipos de degustação junto com a visita. O preço inicial é 35 euros por pessoa para a degustação mais econômica.

Os vinhos são ótimos, tipo do tipo Supertuscan, realizados com uvas de origem francesa. O vinho mais famoso é o Petra, que é um blend de cabernet sauvignon e merlot, e há ainda outros vinhos realizados 100% merlot, outro 100% cabernet, e 100% sangiovese, além de um vinho branco e um vinho doce. No total são produzidos ali 8 tipos de vinhos.

PETRA - SUVERETO - vinicola_25

PETRA - SUVERETO - vinicola_19

Há também uma lojinha onde é possível comprar os seus vinhos.

Se quiser visita a vinicola Petra, nos temos um tipo de tour de vinho em que esta vinícola pode ser incluída. Lembrando que montamos tours de vinho sob medida e realizados de forma particular. Saiba mais aqui.

Informação:

Petra azienda agricola – site
Località San Lorenzo Alto, 131 – 57028
Suvereto (LI) Itali
visitas somente com reservas por telefone – 342 5501570
a partir de 35 euros por pessoa

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!