As melhores Pizzarias de Florença e da Toscana

23/nov | por Deyse Ribeiro

Quais são as melhores pizzarias de Florença e da Toscana? Venha descobrir com a lista do Gambero Rosso que seleciona as melhores da região.

pizza-pizzeria_6

Todo ano a Gambero Rosso, a publicação mais famosa de gastronomia e culinária da Itália, seleciona as melhores pizzarias da Itália, numa classificação entre:

  • pizza napolitana – a típica pizza como se faz em Nápoles
  • pizza all’italiana –  que compreende as variações regionais
  • pizza a degustazione – com ingredientes gourmet

Tudo, em base ao tipo de fermento usado, a farinha usadas para a massa, além da seleção da matéria prima, o cozimento, o perfume e obviamente, o sabor. E ainda dá uma pontuação de 1 a 3 “spicchi“, ou seja espigas (usando mesmo o desenho da espiga de milho no livro).

Já quanto às pizzarias que cozinham as pizza em “teglia”, ou seja, em assadeira, tem ao os valores de 1 a 3 “rotelle“, ou seja, rodas.

Para ver toda as Pizzarias da Itália da lista, veja o texto que escrevi para o Itália para Brasileiros aqui.

Então, vejamos a lista das melhores pizzarias, ou seja, daquelas que ganharam as 3 “espigas” na Toscana:

I TRE SPICCHI – PIZZA NAPOLETANA

    • Santarpia – Florença

Uma foto publicada por Santarpia (@santarpiapizzeria) em

De propriedade de um napolitano que trouxe a Florença a “vera” pizza napolitana que já fazia sucesso na região do Chianti. A Santarpia inaugurou em dezembro de 2015, e sucesso foi imediato, com longas filas para reservas que aumentaram ainda mais a fama de pizza. Lá você vai encontrar a pizza frita com o lampredotto (veja aqui o que é) (9 €), e ainda pizzas doces, que não são tão comuns aqui.

Pizzeria Santarpia. Largo Annigoni, 9c. Firenze. Tel. +39 055 245829

  • Sud – Florença

pizza-pizzeria_11

Esta é a minha preferida! Fica no Mercado Central e possui somente 5 sabores: margherita, marinara, napoli, capri e salciccia (nova). Aqui a simplicidade e o sabor ganham! A pizzaria de  Romualdo Rizzuti, napolitano de nascimento, foi aberta no Mercado Central em Florença em 2014. Fermentada lentamente por ao menos 48 horas, com muito pouco fermento e farinha de alta qualidade, a pizza do Sul é crocante no ponto certo. No verão a fila é longa, mas vale a pena. Na parte superior é possível reservar, eu indico, fica numa parte mais alto, sem a confusão de gente no horário do almoço. Forno sempre aceso das 11 da manhã à meia noite.

Sud – Mercado Central de Florença. Via dell’Ariento. Florence. Tel. +39 055 239 9798

  • O Scugnizzo – Arezzo

Uma foto publicada por Lele (@witchymarshmallow) em

Neste local você pode ir seguro de encontrar a pizza napoletana “verace”, pois esta pizzaria recebeu o reconhecimento S.T.G. – Specialità Territoriale Garantita, porque feita com ingredientes selecionados e trabalhada à mão e feita em forno à lenha, como se fazia.

O Scugnizzo – Via De’ Redi, 9/11 – Arezzo – Tel. 0575 33.33.00

  • Kambusa – Massarosa (LU)

Uma foto publicada por 凡妮莎 (@vanessapetrucci) em

Gennano Battiloro, nascido na Campania faz pizzas realizadas com farinha branca ou sete grãos, com produtos excepcionais que chegam diretamente da sua terra, a Campania. Um dos seus calzones vem descrito no menu: preenchido com endívia encaracolada, azeitonas, lacrimelle de alcaparras, anchovas de Cantabrisco, azeite e manjericão.

Kambusa –  Via Della Torbiera, 38 – Massarosa – tel: 0584 631832

  • Palazzo Pretorio – Tavernelle Val di Pesa (FI)

Uma foto publicada por Chiara Shirine Khattar Rygaard (@chiarakhattar) em

Do mesmo proprietário do Santarpia de Florença, uma “entidade” da pizza no Chianti. Respeito à tradição com um toque de originalidade, esse é o slogan deste pizzaria. No menu além das pizzas tradicionais, há ainda a pizza branca com Provolone del Monaco e Mortadella, e na versão doce com abóbora e creme de bacon, e a “quattro stagioni” que vem ao prato bem separada.

Palazzo Pretorio Via Baluardi, 2/B – San Donato In Poggio –  Tavarnelle Val Di Pesa (FI) – tel:  055 8072928

 

I TRE SPICCHI  – PIZZA A DEGUSTAZIONE

  • La Divina Pizza – Florença

pizza-pizzeria-la-divina-pizza_15

Já escrevi sobre ela aqui –> Dica de Pizzaria em Florença: La Divina Pizza

Para alguns florentinos que conheço, essa é a melhor pizzaria de Florença. Oferece 3 tipos de pizza: in pala alla romana (retangular e mais grossa, pode ser feito em fatias pequenas), tonda (redonda clássica) e ripiena (recheada). Cada um com suas especialidades, muito atencioso com a sazonalidade dos produtos. Exemplo do menu: no “alla romana” pizza mais gourmet: aos três tomates, com grão de bico preto cozido da Murgia, cebola de Certaldo e bacalhau assado; já a clássica “rotonda” como a margherita; e a ‘ripiena’, com peperoni e scamorza.

La Divina Pizza – Via Borgo Allegri 50R – Florença – tel: 055 234 7498

  • Lo Spela – Greve in Chianti (FI)

Uma foto publicada por Fudiblog (@fudiblog) em

Paulo Pannacci, proprietário da Lo Spela, se dedicado às misturas, e é muito atento ao gosto dos vegetarianos e veganos, e por isso pensou em produzir suas pizzas com farinha de sementes de cânhamo. Do menu: Regina Margherita com fatias de tomate e mussarela; la Vegetariana com Brie, brócolis, sementes de cânhamo tostadas e tomate del piennolo; e a Marinara tradicional.

Pizzeria Lo Spela – Via Poneta, 44, Greve in Chianti (FI) – tel: 055 850787

 

  • Apogeo Giovannini – Pietrasanta (LU)

Uma foto publicada por AdAstra (@ceciliarasetto) em

No menu à a possibilidade de uma degustação em ordem crescente de sabores, com um menu dividido em 3 categorias: tradicional com pizzas como a Margherita, pizza “di oggi” à base de molho de tomate ou queijo, e pizza ” l’innovazione ” como a pizza de burrata, salmão e cebolinha.

Pizzeria Apogeo Giovannini – Via Pisanica, 136, Pietrasanta (LU) – tel: 0584793394

 

LE TRE ROTELLE – que cozinham as pizza em “teglia”, em pedaços

  • Menchetti – Monte San Savino (AR)

Uma foto publicada por Olga Colangelo (@sibilla_09) em

É considerado “uma lenda” da pizzaria italiana, porque redescobriu um grão quase desconhecido na culinária, o grão Verna moído à pedra, que é usado para a massa, e que ele mesmo produz. Aqui só faz pizza em pedaços, com produtos de alta qualidade e, muitas vezes local. A pizza mais famosa é a “ciccia” pizza “branca” (à base de queijo) que pode ser decorado com mortadela, ou com salmão fumado, e ainda a Bacalhau alla Livornese ; com mussarela, repolho preto saltado em panela e linguiça de Cinta senese.

Menchetti – Via Cassia, 9, 52047 Monte San Savino AR – tel: 0575 842523

 

Quer mais? Se você prefere as pizzas sem glúten, a melhor, eleita pela Gambero Rosso é a Pizzeria La Ventola – Rosignano Marittimo (LI).

E ai? Animado agora pra aproveitar a sua viagem fazendo um “giro” pelas Pizzarias? A lista já está pronta! Buon appetito!

Se você já provou algumas dessas pizzas conte aqui pra gente, deixando seu comentário.

Fonte: Gambero Rosso

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!