Vinoterapia na Toscana: banhos, massagens e tratamentos estéticos com vinho

17/dez | por Deyse Ribeiro

A Toscana é a terra de excelência do vinho Italiano, isso você já sabe. Mas você sabia porém que é possível fazer banhos, massagens e tratamentos estéticos com vinho? É a vinoterapia na Toscana!

rito del brunello

rito del brunello

No mês passado, coloquei uma foto no Instagram e no facebook contando a minha experiência no Hotel Adler Thermae, onde fiz um “Ritual do Brunello”, e muitos leitores perguntaram sobre o tratamento, então pensei em fazer este texto esclarecendo um pouco sobre a vinoterapia e seus efeitos, conto um pouco sobre a minha experiência e no fim, deixo uma lista de locais na Toscana onde você pode fazer.

A Vinoterapia e seus efeitos

O Chianti e o Brunello, por exemplo, são excelentes vinhos, mas pouca gente sabe que podem ser um elixir de beleza. Você pode tomar banho em uma banheira cheia do “néctar dos deuses” ou fazer uma massagem com as cascas das uvas: é a Vinoterapia.

A chamada Vinoterapia, é praticada desde os tempos antigos, e serve para reduzir o stress e rejuvenescer a pele, graças ao conteúdo de polifenóis do vinho, que combate o envelhecimento da pele. Perto de Bourdeax na França, esta pratica foi melhorada, usando a mistura de vinho com outras substâncias, entre elas o limão, e diversas ervas aromáticas.

vinho_12

Segundo os realizadores de algumas pesquisas, é na fermentação da uva que se forma com os ingredientes úteis para a formação das ações benéficas para a pessoa. A vinoterapia é utilizada como tratamento para contrastar o envelhecimento da pele, graças as ações anti-bacterianas, emolientes e anti-rugas, mas também para reduzir o stress e como coadjuvante do emagrecimento.

Ela conjuga perfeitamente vinho e saúde, dando vida a uma nova concepção  de beleza, que une a enogastronomia e o relaxamento.

Imagine relaxar circundado de uvas e seus derivados, preparar para um bagno relaxante em uma banheira cheia de vinho ou deixar-se massagear com uva?

Minha experiência: Adler Thermae

hotel-adler-thermae-borgo-vignone-spa-terma_51

Fiquei hospedada no Adler Thermae, um maravilhoso 5 estrelas imerso nas colinas da Val’Dorcia, na cidade de Bagno Vignoni, que possui uma água termal maravilhosa. Já falei dele neste texto –> Dica de Hotel no Val D’Orcia: Hotel Adler Thermae Spa Resort.

Neste hotel eu fiz um tratamento chamado “Rito del Brunello“, era na verdade, um tratamento de casal, que unia a vinoterapia à enogastronomia, e é muito romântico!

rito del brunello

rito del brunello

Primeiramente eu e meu marido, fomos recebidos por duas pessoas do spa, que nos ofereceram uma bebida à base de uva, mas não alcoólica. Posteriormente, uma  massagem relaxante de óleo de vinaccioli (casca de uva), deliciosa. Depois fizemos um banho com hidromassagem à base de vinho e que conclui com uma degustação à sós de vinho Brunello di Montalcino e uma tábua de queijos de Pienza, total relax!

O “Ritual do Brunello” custa 98 euros, e dura 75 minutos.

rito del brunello

rito del brunello

Onde mais é possível fazer?

Para os curiosos aqui é os hotéis em Toscana, onde você pode tentar este tratamento muito especial.

  •  Em Monsignor della Casa, um resort de luxo em Borgo San Lorenzo possui o pacote de tratamento “Tesoro della Vigna”, uma massagem com uva.
  • é possível ainda fazer um Bagno di Bacco dentro grande barril de vinho no Hotel di Sor Paolo em San Casciano in Val di Pesa.
  • Castellare de’ Noveschi, em Gaiole in Chianti, onde você pode provar o Bagno di Bacco para dois: onde o banho é feito no “tino” (uma espécie de barril grande) bem sugestivo, para mergulhar em um banho de vinhos romântico, que remove as toxinas e melhora a circulação.
  • Relais Borgo San Felice também na região vinícola do Chianti, onde é possível experimentar o banho efervescente no mosto, seguido de uma massagem com óleo de oliva
  • Borgo Scopeto Relais, no Chianti, em Castelnuovo Berardenga, propõe tratamento com esfoliação suave, máscara e massagem à base de vinho, cujas uvas são selecionados no território.
  • Ainda sempre na zona do Chianti, a Villa di Vignamaggio oferece tratamentos faciais e corporais à base em vinho e sementes
  • já em Cortona, o Falconiere Wine Resort, um hotel Relais & Châteaux, oferece aos casais banhos com extratos de vinho tinto em banheira de cobre, tratamentos de vinaccia (casca de uva) e mel, massagem esfoliante com óleo de semente de uva.
  • no Fattoria del Colle em Trequanda (Siena) há banhos com vinho tinto de Montalcino e uma massagem com azeite extra virgem de oliva

Então, deu vontade de fazer uma banho de vinho?

 

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!