As melhores sorveterias da Toscana de 2017

27/jan | por Deyse Ribeiro

Conheça a lista das melhores sorveterias da Toscana de 2017 segundo o Gambero Rosso, e saiba onde tomar o melhor gelato!

sorvete-gelato-sorveteria

A Itália é a terra do “gelato” e isso todo mundo sabe! Aonde quer que a gente vá, é fácil encontrar uma ótima gelateria com produtos incríveis. Mas, quais são, afinal, as melhores sorveterias da Itália? Os especialistas do Gambero Rosso, um dos mais importantes guias enogastronômicos do país fizeram a seleção.

Leia no Itália para Brasileiros a lista completa das melhores sorveterias da Itália – aqui.

No guia Gelaterie d’Italia 2017 são 36 as sorveterias da Itália que obtiveram a nota máxima, ou seja, “tre coni” (três casquinhas!).  Na Itália existem mais de 37.000 sorveterias, mas no guia 2017 entram menos de 300, que foram avaliadas com uma pontuação que vai de zero a três casquinhas, de acordo com o nível de excelência alcançado por elas.

Para elegerem as melhores, os especialistas usaram critérios que vão desde a análise do local, limpeza, atendimento, a precisão das informações dadas, a variedade de sabores, a origem das matérias-primas até o efeito que o sorvete faz nos nossos cinco sentidos.

Na Toscana foram selecionadas 5 sorveterias e abaixo descrevo um pouquinho delas pra você!

Leia o texto sobre –> O gelato foi inventado na Toscana: conheça seus sabores e as gelaterias famosas

NA TOSCANA

Dondoli – San Gimignano (Si)

Com o Gelataio campeão do mundo, Sergio Dondoli

Com o Gelataio campeão do mundo, Sergio Dondoli

Um dos mais criativos é o Sergio Dondoli (foto), proprietário do Gelateria di Piazza, ele ganhou em 2010 a Copa do mundo de Gelato  (o Brasil participou!) que acontece a cada 2 anos, representando a Itália em 2006, 2008 e 2010, inventou e registrou vários sabores tais como:  Crema di Santa Fina® (creme de açafrão com pinoli), lo Champelmo® (pompelmo rosa e spumante), il Dolceamaro® (creme de ervas aromáticas), il Sorbetto di Vernaccia (vinho branco) entre tantos outros, porém  o que pra mim é o mais estranho de todos: Gorgonzola com nozes, que quando você põe na boca mais parece um patê doce que um sorvete de tão cremoso! Os mais famosos são o Vin Santo (vinho doce da Toscana) e o premiadíssimo Chocolate Amedei, e aqui devo abrir um parênteses. O Amedei è uma fabrica de chocolate pouco conhecida para os brasileiros mas famosa na gastronomia internacional pois ja ganhou vários premios, inclusive o de melhor chocolate do mundo (70% cacao) e fica em Pontedera, perto de Pisa, já visitei a fábrica e o cheiro que tem la dentro fica dias no seu nariz, uma coisa absurda de bom! Voltando ao sorvete, esse sabor è realizado com o chocolate melhor da Amedei, porque o cacau usado è o mais caro do mundo e vem da Venezuela! Confesso que é inesquecível.

  • Gelateria in Piazza – Piazza Cisterna, 4, San Gimignano Siena, Itália

De’ Coltelli – Pisa

sorvete-gelato-sorveteria_1-2

Já em Pisa a De’Coltelli, tem mais de 20 sabores e filas de turistas. E uma gelateria artesanal que vendeu vários prêmios. Hà 2 anos vende como uma das melhores gelaterias artesanais da Itália!

Dica: tomar o sorvete admirando a Ponte del Mezzo e a maravilhosa vista do Lungarno Pisano encostado no seu “beira-rio”.

  • Gelateria De’ Coltelli – Lungarno Pacinotti, 23 – Pisa

Carapina – Florença

sorvete-gelato-sorveteria_2

Comandada pelo chef Simone Bonini, um verdadeiro personagem que adora conversar com os clientes. Ele presta atenção a cada pessoa que entra pede um sorvete. Ele faz sorvetes gourmet com sabores como “Castagnaccio“, nome do famoso doce toscana à base de castanha, o “Gelato all’olio extravergine di oliva toscano” feito à base de azeite estar-virgem, e o  “Fresco Carapina“, com leite, creme de leite fresco e folhas de hortelã pipirita. Quando fui prover de laranja e pêra (ambos divinos,), o “grandi formaggi italiani” (incrível a ideia de combinar os gostos dos queijos) e o gianduia (ai de você chama-lo de Nutella!). Devo dizer que o sorvete é realmente bom.

  • Piazza G.Oberdan 2/r –  perto da estação de trem de Campo Marte
    Via Lambertesca 18/r – entre Ponte Vecchio, Galleria degli Uffizi e Piazza della Signoria

Gelateria della Passera– Florença

sorvete-gelato-sorveteria-2

A pequena loja de sorvete em uma das praças mais típicas de Florença. O gelato de Gelateria della Passera é feito com ingredientes frescos e sazonais, a proprietária usa produtos regionais como o leite toscano, ou amoras dos Apeninnos, sem o uso de produtos semi-acabados, emulsionantes e estabilizadores. O sorvete de frutas consegue manter todo o sabor das frutas frescas. Prove o  sorbeto de tangerina, pompelmo rosa ou Mojito realmente excepcional! Ainda há sabores exóticos como “Incantesimo”com flor de hibiscos, “Crema di Lavanda“, e “Crema ai sette profumi” com canela, anis estrelado e cravo da índia.

  • Gelateria della Passera: Piazza della Passera, esquina com Via Toscanella, 15/red,

Chiccheria – Marina de Grosseto

sorvete-gelato-sorveteria_1

Essa gelateria ainda não conheço, mas esta na lista, e fica em Marina de Grosseto, ao sul da Toscana. Oferece muitos gostos, além de sorvetes para celíacos, e sem glúten. Sabores: a amêndoa, o strafondente (chocolate extra amargo), framboesa e banana.

  • Gelateria Chicceria – Via Piave 14/a – Marina di Grosseto

Gelato X Sorvete

Muitos séculos se passaram e hoje o sorvete faz parte da culinária mundial. Porém vocês sabiam que o sorvete é uma coisa e o gelato é outra? Muitos pensam que o sorvete é somente a tradução do “gelato”, palavra em italiano. Pois não é não! O sorvete é realizado com açúcar, leite, aromatizantes e ovo em pó, e tem 10% de gordura (algumas marcas usam a hidrogenada). O gelato é feito com basicamente leite tipo A e açúcar, mas tem muito menos  de 10% de gordura, pois usa mais leite para formar o creme, ainda com menor taxa de gordura, o sabor das frutas tomam conta da língua e o resultado é um sabor muito mais intenso. O Gelato, tem cerca de 25% de ar, enquanto os sorvetes contêm mais de 50% de ar! E por essa razão que o gelato é servido e mantido em uma temperatura um pouco mais alta, então não é completamente congelado como o sorvete que mantemos no congelador no Brasil!



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!