Dicas para viver uma Florença romântica

Neste texto algumas dicas para viver um Florença “romântica”, escrito pela colega Blogger e guia italiana Claudia Vannucci, do blog Viaggi Verde Acido.

16754035_1259810207440486_950154871_nAntes de começarmos com o texto, apresento a Claudia:

“Meu nome é Claudia Vannucci, tenho 33 anos de idade e uma pós-graduação em arquitetura, sou guia de turismo em Florença e da província, musicista, ciclista urbana e naturalmente, viajante.

Viaggi Verde Acido é o meu blog pessoal de viagem é em italiano, e nele conto um pouco das minhas experiências de viagem, nada mais e nada menos. Todos os artigos foram escritos por mim, de lugares que já estive e são resultados da minha. experiência.”

Agora, vamos ao seu texto, cheio de dicas aos românticos de plantão!

O Dia de São Valentim em Florença, cidade que já  é romântica por natureza durante todo o ano, deixa mais “rosa” até mesmo as pessoas não inclinadas para o romantismo (como eu).

Então eu juntei todas as minhas sugestões neste texto, esperando que sejam úteis a todos aqueles que estão à procura de idéias para viver momentos românticos em Florença.

weekend-romantco-firenze

Idéias românticas em Florença: o que fazer?

O romance está praticamente em toda parte nas ruas da cidade, nas suas ruelas, historias de romance, no panorama da cidade no Piazzale Michelangelo (foto abaixo) e nos restaurantes típicos da Toscana. Mas exatamente, o que fazer em Florença que seja bem romântico?

Obs: todos os locais citados estão marcados no mapa no final do texto.

Café da manhã:

Que tal começar com um café da manhã? É a refeição mais importante do dia para os amantes! Sugiro alguns endereços para ter um café da manhã memorável e transformá-lo em uma bela memória com o seu parceiro:

  • La Caffetteria delle Oblate – está localizado no terraço do último piso da biblioteca delle Oblate, com vista espectacular sobre a cúpula do Duomo. Sendo uma biblioteca pública na parte da manhã há muitos estudantes, mas à noite ela se torna o lugar perfeito para um aperitivo elegante com vista. O café está aberto todos os dias, exceto aos domingos, das 9 às 23, o acesso é a partir da escada de metal do lado de fora (bem como de dentro da biblioteca).
  • Robiglio – uma das pasticcerie storiche, ou seja, das antigas pastelarias de Florença: bolos, doces, tortas, chocolate e deliciosos bombons, em um ambiente clássico e elegante. Há vários cafés Robiglio no centro, o mais “histórico” é na Via dei Tosinghi, outro está em via San Gallo e há alguns nos subúrbios também.
  • Caffè Gilli – ainda mais refinado do que o anterior, o Caffè Gilli é uma instituição! Com os seus mármores e vidros de Murano, nos transporta em uma outra época. É um café elegante que fica bem na Piazza della Repubblica e foi fundado em 1733 e desde então nunca deixou de surpreender e encantar os clientes com o seu longo bar cheio de delícias!

weekend-romantco-firenze

Aperitivo:

Além da Caffetteria delle Oblate que eu mencionei acima, aqui estão outros endereços para surpreender seu amor com um coquetel em clima de romance:

  • Terrazza della Rinascente – justamente super famosa e descrita por vários guias, o terraço da loja Rinascente, na Piazza della Repubblica oferece uma das vistas mais fascinantes de Florença. E, claro, há também um bar, o Caffè la Terrazza, onde você pode fazer “un aperitivo da ricordare”!
  • Procacci – a poucos passos do Palazzo Strozzi, na Via de ‘Tornabuoni, fica esta pequena boutique que vende produtos alimentares de nicho gourmet que é um pequeno paraíso para os gourmets desde 1885. O que pedir? Talvez dois copos de vinho ou um grande vinho toscano espumante, mas especialmente os seus famosos sanduíches com trufas. Pequenos prazeres macios chamados de panini al tartufo por 2 euros cada. Mas, em seguida, você também vai querer experimentar outros sanduíches com creme e  outros refinados ingredientes, tais como foie gras e caviar.
  • Enoteca Fuori Porta – para um aperitivo ou uma degustação de vinhos acompanhada por um prato de queijos e embutidos, num ambiente distinto. Enoteca Fuori Porta está localizada em uma área muito agradável do bairro de San Niccolò (Via del Monte alle Croci), na área Oltrarno, e também tem lugares ao ar livre.

firenze-weekend-romantico-idee

Jantar Romântico:

Muitas vezes, o jantar é o elemento-chave de um dia romântico em Florença e para minha alegria, os restaurantes da cidade oferecem a melhor qualidade e variedade em termos de experiências gastronômicas. Mas se eu tiver que escolher algum restaurante para um jantar romântico, talvez à luz de velas, e em um ambiente tranquilo e tradicional, estes são alguns endereços que me vem à mente:

  • Il Santo Bevitore Via Santo Spirito, no coração do  Oltrarno, Il Santo Bevitore propõe os sabores da cozinha italiana feitos com ingredientes de alta qualidade e revisitados com um toque moderno, em um ambiente com tons quentes e iluminação suave.
  • Dei Frescobaldi, Wine Bar e ristorante – da famosa prestigiosa família produtora de vinho. O ambiente é acolhedor e elegante, o serviço impecável e o menu inclui pratos tanto de carne como de peixe, com ingredientes sazonais. Desnecessário dizer que a adega é fantástica e que o jantar não é barato!
  • La Menagere um novo local e muito “particular”. É restaurante e bistrô café, há um cocktail bar e que também vendem flores e objetos de design para a casa e cozinha. Você pode comer algo saudável, fresco e saboroso, ou saborear um cappuccino enquanto lê um livro, enquanto a noite fica mais animado com sets de DJ e música ao vivo. O ménagère é perfeito para um jantar romântico, mas não só!
  • Konnubio um restaurante de fusão que combina a cozinha toscana, com sabores e tradições de países distantes. Os pratos são bonitos, coloridos e bem conservados, os ingredientes são quase todos orgânicos e à zero km, além  da lista de vinhos, que é muito interessante. Dica: para um jantar romântico à dois, peça a mesa de dois lugares no patamar (tavolino da due sul pianerottolo)!

firenze-weekend-romantico

Onde se pode ver Florença do alto:

A vista de Florença do alto nunca deixa de surpreender e emocionar. Você pode admirar a vista magnífica, juntamente com o seu amor para coroar um dia romântico em Florença:

  • Piazzale Michelangelo: um clássico, onde até os Florentinos vão, e que na alta temporada você vai precisar de “abrir caminho” entre os sticks de selfie dos turistas, mas vale a pena! É uma daquelas coisas típicas de turistas, mas que se você não fizer não tem graça, porque a vista é inestimável. Ao Piazzale Michelangelo eu vou dezenas, talvez centenas de vezes por ano, e ainda assim eu não param de me surpreender. Ao pôr do sol, com o sol se pondo no meio das pontes sobre o rio Arno, é ainda melhor.
  • Cúpula del Duomo: você tem que pagar o bilhete (15 euros, mas que dura 48 horas e inclui o Batistério, Campanile, Museu da Catedral e da Cripta) e subir muitos degraus para desfrutar de uma das melhores vistas de Florença
  • Campanile di Giotto: mesmo que para a cúpula, para visitar a torre campanária da catedral, é necessário o mesmo bilhete, mas há menos degraus e é menos claustofófico e, como um bônus, a visão da cúpula de perto.
  • Torre di Arnolfo: para subir a torre do Palazzo Vecchio você tem que pagar um bilhete (10 € por si só, 14 euro, em conjunto com a do museu de Palazzo Vecchio), aqui também há vários degraus, mas você pode desfrutar de uma vista maravilhosa de Florença, que também inclui o Duomo e a cúpula . Devo admitir que esta torre é o meu ponto favorito, especialmente ao pôr do sol.
  • Fiesole: uma cidade em uma colina perto de Florença, e que você pode ir lá com apenas um ônibus desde o centro (ônibus número 7), que também oferece a oportunidade para uma bate-volta de meia dia fora da cidade, entre a paisagem e história romana e etrusca. A mais bela vista pode ser apreciada a partir do topo da cidade, no convento de San Francesco, uma subida de poucos minutos da praça principal.

firenze-weekend-romantico-cosa-fare

Outras dicas:

Outras dicas interessantes para aproveitar a cidade que a Deyse já citou aqui no blog dela e que eu dou no meu texto é:

  • visitar a Chiesa di Dante, a igreja onde Dante conheceu a sua amada Beatrizsaiba mais aqui
  • fazer um piquenique no Giardino delle Rose, o jardim das Rosas saiba mais aqui
  • passeio de balão nas colinas do Chianti –  veja aqui
  • passeio por um spa para curtir um banho quente a dois –  veja lista aqui  – em Florença há 2 endereços:
    • SoulSpace – via Sant’Egidio, perto do Duomo. Tratamentos de beleza e spa em um ambiente elegante e contemporâneo.
    • Asmana Wellness World – um centro de bem-estar enorme com piscinas interiores e exteriores, cavernas, saunas, restaurante e até mesmo um “cerimonie wellness“. Ele está localizado em Campi Bisenzio, nos arredores de Florença.
  • fazer um perfume personalizado: é um presente caro, mas definitivamente deixa a sua marca porque ele é único e adaptado para o destinatário. Um perfume artesanal requer arte, conhecimento e um monte de tempo, mas o resultado é o tipo que faz girar a cabeça de todos. Você pode criar um perfume personalizado para você ou seu parceiro com a orientação especializada de um perfumista com anos de experiência para a histórica Officina Profumo di Santa Maria Novella (vale uma visita ao menos no ambiente da perfumaria) ou na oficina de Lorenzo Villoresi, um dos maiores especialistas no mundo da indústria.

Agora você está pronto para passar um dia ou vários dias românticos em Florença  que tenho certeza, será inesquecível!

Não deixe de conhecer o blog da Claudia, o Viaggi Verde Acido. Todas as fotos deste texto são delas e o texto original você encontra aqui.

Leia também os outros textos da séria “Toscana Romântica” :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *