O que fazer na Toscana em abril de 2017 – calendário de eventos

01/abr | por Deyse Ribeiro

Veja o que fazer na Toscana em abril, no calendário de eventos de 2017, e não fique de fora dos melhores eventos mês a mês, shows, feiras, festas folclóricas, exposições e muito mais que você não pode perder!

Esse mês temos muitos eventos ligados às flores, à primavera, à Semana Santa e, eventos ciclísticos, além de vários outros eventos folclóricos, shows, concertos e feiras.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e aproveite os eventos e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre TransporteConheça as cidades da Toscana, e os melhores textos de Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiência em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Abril?

Em Abril temos muitas feiras nas cidades, porque as pessoas com o tempo mais quente começam a viajar mais e passear pelas cidades vizinhas. Alguns jardins que normalmente durante o ano fecham, abrem especialmente neste período, como o Jardim do Íris.

Em toda a Itália se comemora a Libertação da Itália no dia 25 de abril de 1945. Geralmente ha desfiles pelas ruas das cidades. O manifestação leva comemora o período do fim da guerra na Itália e na libertação da ocupação alemã do norte da Itália e do regime fascista (10 de julho de 1943 – 2 de maio de 1945).

Aproveite este período então, para visitar jardins:

semana santa capa-2

Em Abril neste ano acabou caindo o Semana Santa,  e não é exagero em dizer que quase todas as cidades da Toscana, grandes ou pequenas, possuem uma maneira de lembrar os episódios gloriosos sobre os últimos dias de existência terrena de Jesus Cristo. Algumas cidades fazem com uma procissão, algumas com uma cerimônia especial, em uma rua ou uma praça, ou, algumas pessoas fazem na privacidade da sua própria casa ou na igreja. Eu fiz um texto somente sobre os eventos da semana santa na Toscana, leia aqui.

Um dos eventos mais famosos no domingo de Páscoa em Florença é o Scorpio del Carro! Esta cerimônia comemora a explosão do Carro chamado Brindelone, é uma das mais antigas tradições florentinos. Não perca ainda a Processione delle Paneire em Santa Maria a Monte e o Palio delle Boti em Survereto, outras festas folclóricas interessantíssimas.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3

 EVENTOS DA SEMANA SANTA – um texto somente com os eventos do período da pásqua, veja aqui.
2- FUCECCHIO (PI) – Corse de primavera – Buca del Palio di Fucecchio: A Corrida da Primavera é uma espécie de corrida de preparação para os vários estábulos em vista da temporada dos Palios que será corrido em 2016, entre eles também o Palio di Fucecchio. Os cavalos vão correr na pista della Buca, cada um dos doze cavalos representa uma confrade (distrito). L’organizzazione de Fucecchio Palio tem oficialmente as datas das corridas da primavera, três nomeações para testar os cavalos que, em seguida, irá competir no concurso no final de maio, no oficial Palio da “Cidade de Fucecchio”. Saiba mais aqui.
9 – FORTE DEI MARM (LU) – Infiorata – na cidade, ao longo das ruas do centro, são decorados tapetes de flores
17 – SAN VICENZO (LI) -> Palio della Costa Etrusca – Corrida de Cavalos, San Vincenzo.
17 – SIGNA (FI) – Festa della Beata Giovanna e Corteo Storico – O principal festival da cidade de Signa continua a ser a festa da Beata Giovanna, na segunda-feira de Páscoa. Originou-se na segunda-feira de Páscoa de 1385, quando, por ocasião da translação de seu corpo, foi realizada a primeira procissão em sua honra, com o consentimento do bispo, o clero e do povo. Hoje, a procissão solene, com cerca de 300 participantes nos trajes do século XIV, conserva alguns elementos significativos, tais como uma criança vestida de anjinho sentada em um jumento. Este festival ainda hoje reúne em Signa milhares de pessoas e há tantas barracas para a felicidade de todos, com doces e brinquedos para crianças, que também são abençoados. Piazza della Repubblica, Signa (Firenze)
17 – VOLTERRA (PI) – Omaggio di Primavera – Homenagem à Primavera, ocorre toda segunda-feira de Páscoa, com o Grupo histórico Sbadieratori (jogadores de bandeiras), e é evocação do antiga rito pagão, com uma nota do folclore e alegria. Info
17 – BIBBONA (LI) – Festa del Cedro e Palio delle Botti A segunda-feira de Páscoa no centro histórico de Bibbona, há a Festa del Cedro, com artes e ofícios mercados e produtos locais, incluindo cedro, que é dedicado ao evento, mas também azeite, vinho e muito mais . O cedro além disso, foi oferecido a partir de jovens casais para o Bispo Conte, como um ato propício de noivado neste dia. Á tarde na praça, jogos, caça ao tesouro para crianças, jogos infláveis e Apericena. A noite continua com o desfile em traje e com o Palio delle Botti às 21:30, a competição sugestiva entre os bairros de Bibbona; A corrida consiste em empurrar os barris até as subidas estreitas da cidade, até chegar a Piazza Vittoria, para obter o cobiçado prêmio. Bibbona (Livorno). Info
23 e 27 – LUCCA – Santa Zita, a festa das flores – No dia 27 de Abril de cada ano a cidade de Lucca celebra de Santa Zita, na Piazza S.Frediano e no Anfiteatro são cobertos com flores e plantas coloridas para homenagear a Santa nascida de uma família de camponeses de Lucca. Menina humilde e generosa para com os pobres, trabalhava como empregada doméstica para uma família rica de Lucca. Diz-se que um dia, o patrão, ao encontrar Santa Zita que ele estava deixando a igreja lhe perguntou o que ela trazia em seu colo, e quando ela abriu os braços, em vez de a comida, tinha rosas.
23 a 25 – PANZANO IN CHIANTI (FI) – Festa della stagion bona  A Festa de stagion bona acontece dia 25 de abril, em Panzano, Greve in Chianti, e evoca uma revolta popular do século XVI, com um desfile de personagens fantasiados pelas ruas medievais da cidade. Há muitos stands a partir do qual você pode saborear deliciosas especialidades do Chianti: porchetta, lampredotto, frittelle di glicine, ficattole.
25 – EM TODA ITALIA – > Festa da Liberação da Itália – Manifestação da comemoração histórica de Libertação da Itália a partir de 25 de abril de 1945. Geralmente ha desfiles pelas ruas das cidades, lembrando a campanha italiana no aniversário da Libertação da Segunda Guerra Mundial, um feriado nacional celebrado na Itália, de 25 de abril de cada ano. O manifestação leva comemora o período do fim da guerra na Itália e na libertação da ocupação alemã do norte da Itália e do regime fascista (10 de julho de 1943 – 2 de maio de 1945).
30 – FUCECCHIO (PI) – Corse de primavera – Buca del Palio di Fucecchio: A Corrida da Primavera é uma espécie de corrida de preparação para os vários estábulos em vista da temporada dos Palios que será corrido em 2016, entre eles também o Palio di Fucecchio. Os cavalos vão correr na pista della Buca, cada um dos doze cavalos representa uma confrade (distrito). L’organizzazione de Fucecchio Palio tem oficialmente as datas das corridas da primavera, três nomeações para testar os cavalos que, em seguida, irá competir no concurso no final de maio, no oficial Palio da “Cidade de Fucecchio”. Saiba mais aqui.
30 – SUVERETO (LI) – Palio delle Botti – Palio delle Botti acontece duas vezes por ano: o Palio di S. Croce, em homenagem ao padroeiro de Suvereto em maio (mas que esse ano foi marcado para o dia 23 e 24 de abril) e o Palio do Imperador, à noite no início de agosto, em memória do Imperador Arrigo VII di Lussemburgo, que segundo a lenda, morreu em Suvereto. Uma corrida difícil e cansativa em que equipes de “spingitori” empurram os barris de 500 litros (vazios, claro) nos paralelepípedos antigos do centro histórico. A festa faz parte de um circuito de corridas da Associazione delle Città del Vino. Saiba mais aqui.
30 e 01 de maio – PESCIA (PISTOIA) -> Pescia Medievale – Por um fim de semana, Pescia volta à Idade Média: na cidade ocorrem espectáculos de rua, personagens em trajes medievais, damas e cavalheiros, performances de sbandieratori, artistas de rua, lutas, músicos, barracas de artesanato e arte antigos, shows antigos e exposições de roupas, alimentos, cosméticos e numismática antiga. Eles vão abrir tabernas antigas e pousadas onde você pode saborear pratos preparados de acordo com receitas medievais (já a partir das 19 hs do sábado, 30 de abril), enquanto as ruas são pintadas com cores com o desfile em procissão para a Igreja da Madalena para entregar o óleo sagrado para a iluminação da grande Cruz. Saiba mais aqui.
30 –  SANTA FIORA (GROSSETO) -> Tradizionale Canto del Maggio – No dia 30 de abril de cada ano, o Gruppo dei Maggiaioli dell’Associazione Culturale per la Selva, gira casa por casa da cidade, com guitarra, cantando canções tradicionais, tudo isso em um grupo animado. Saiba mais aqui.

2

Todas quartas e quintas – PISA –> Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
31 a 2 de abril – LUCCA -> Verdemura – Mura Urbane – exposição com mais de 150 expositores localizados ao longo de um dos trechos mais pitorescos das muralhas de Lucca, um convite para passear em contato com a história e o tecido verde da paisagem urbana, da Piattaforma San Frediano ao reduto panorâmico baluardo San Martino, passando sob o castello di Porta Santa Maria, que abriga exposições e palestras. A intenção do Opera delle Mura, que organiza o evento, é para oferecer aos visitantes um dia de primavera em relaxamento, conhecendo a cultura botânica e do jardim, sem pressa e com o prazer de fazer compras para a nova temporada num contexto de beleza absoluta.
1 e 2 – FLORENÇA -> Il Mercatale di Firenze – Piazza della Repubblica – são 84 produtores, dos quais 46 são da província de Florença e o restante das províncias vizinhas (Arezzo, Siena, Prato, Pistoia). Realiza-se no centro histórico da cidade no 1º sábado do mês. No Mercatale você pode comprar vinho, azeite, legumes, frutas, grãos, legumes, frango, açafrão, trufas, feijão zolfini, Cecino rosa, cebolas Certaldo, e muitos outros produtos sazonais. Mas mesmo produtos processados, como mel, carnes frias, queijo, farinha, e entre eles o queijo pecorino, ricota fresca, os Cinta Senese, o famoso “Necci” dos Apeninos, os biscoitos típicos de Prato.
1 e 2 – FLORENÇA -> Fierucolina  dei legnaioli – Piazza Santissima Anunziata, uma feira dedicada a todos aqueles que trabalham com madeira, para aqueles que plantam árvores e cuidam das florestas, que estudam a madeira e a melhora os recursos. Das 9 às 19 hs. Informações.
1 e 2 -> PORTO SANTO STEFANO –  Il Valle in Festa – Dois dias de festas em Porto Santo Stefano, onde você pode encontrar muitas atrações, como o mercado, artesãos, antiguidades, colecionáveis, produtos locais, comida de rua, degustações gratuitas e um espaço dedicado às crianças, onde as crianças podem fazer um passeio na carruagem puxada por cavalos, além de pôneis para passeio, tente “domesticar” o touro mecânico, divertir com pintura de rosto, animanzioni, insufláveis e playground. – Località Porto Santo Stefano – Porto Santo Stefano, Monte Argentario (Grosseto) – info
1 e 2 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
2 – FLORENÇA -> Fiera Quaresimale e del Grillo –  uma das tradições mais antigas de Florença, a Feira da Quaresma e del grillo: parque da cidade será preenchido das 8h até 19h, haverá bancos dedicados ao vestuário, artesanato, comida, antiguidades, couro , calçado e doméstico.Viale Abramo Lincoln e piazza Kennedy, Florença.
2 – LIVORNO -> Sbaraccatallero – É um “fora tudo” dado pelos lojistas que estarão mostrando seus produtos na praça e aceitarão o “tallero”, a moeda complementar em uso em Livorno para estas ocasiões. Piazza XX Settembre, Livorno
5 – LIVORNO -> Livorno Crea e Riusa Livorno “criar e reutilizar” é uma feira dedicada à criação e recuperação de usado, ela oferece um espaço para os muitos profissionais de propriedade intelectual na área que têm a oportunidade de apresentar as suas criações e incentiva a venda de usados, retornando, assim, importância para o “velho” e da poupança. Piazza XI Maggio, Livorno
6 – LIVORNO -> Brick Lane – O famoso mercado de East London – na Piazza XX Settembre, oferecendo roupas vintage, moderno, objetos de design e comida étnica. A praça vai vai trazer a Livorno o mercado perfeito estilo britânico dia 30 de março, 6 e 20 de Abril, 04 e 18 de Maio, e 1 e 15 de Junho. Piazza XX Settembre, Livorno (Livorno)
6-9 – Arezzo -> Streetfood 4 wheels –  Feira de Truckfood no Parco Pertini,  em Arezzo. O evento que tem como objetivo reconstruir o parque inclui a presença da comida de rua italiana “Streetfood ‘.  Saiba mais aqui.
7 a 9 – PISA -> Fior di Città. Pisa in Fiore – Durante todo o fim de semana, a cidade de Pisa se transforma em um grande jardim de flores. No evento ocorrem palestras, caminhadas, visitas guiadas, debates e exposições de flores por toda a cidade.  O evento ocorre em vários locais, veja mais no site. – Pisa
8 e 9 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior
8 e 9 – AREZZO ->  Arezzo Flower Show – exposição de plantas raras e incomuns. O evento vai acolher os melhores colecionadores e produtores de plantas raras que não são encontrados no jornal. As cores e aromas da primavera encher o parque de Villa Severi, que se tornará durante os dias de festa, um verdadeiro jardim botânico. Para a ocasião, haverá 80 expositores. Villa Severi, Via Francesco Redi, 13 – Arezzo
8 e 9 -MONTEPULCIANO (SI) – Fiera mensile delle arti e antiquariato – Piazza Grande – Fiera de artesanato, coleção e objetos de arte
8 e 9 – LIVORNO – >Mercato Antiquario ‘Città di Pistoia’ – Spazio espositivo La Cattedrale,Via Sandro Pertini – Pistoia
9 – FLORENÇA -> Fiera Quaresimale e del Grillo –  uma das tradições mais antigas de Florença, a Feira da Quaresma e del grillo: parque da cidade será preenchido das 8h até 19h, haverá bancos dedicados ao vestuário, artesanato, comida, antiguidades, couro , calçado e doméstico.Viale Abramo Lincoln e piazza Kennedy, Florença.
9 – FLORENÇA -> Fiera dei Rifiniti – As feiras da Quaresma eram no passado, performances de rua reais com muitas barracas doces. Cada bairro Florença tinha a sua, em turnos. A última foi a chamada de Rifiniti porque ocorreu no bairro mais pobre de San Frediano. Hoje, San Frediano é uma bairro sempre atento à cultura e tradições, e propõe  “la Fiera dei Rifiniti”, que tem lugar no Domingo de Ramos, ao longo das paredes de Santa Rosa e do jardim adjacente por trás das mesmas paredes, das 10 às 21. Uma feira onde o artesanato e artigos de coleção encontrado nova vida, com jogos e música para todos. Lungarno di Santa Rosa.
9 a 10  – FLORENÇA -> Mercato Manodopera – Piazza Santissima Anunziata –  mais de vinte barracas de artesãos que  irão demonstrar a sua habilidade. Também entre as facas e lâminas bancos, bolsas e cintos de couro, jóias vário metal e esculturas de pedra. Todos estritamente “artesanal”. Info.
9 a 10  – FLORENÇA -> Les Fleurs du Mid – Volta #nonsolovintage evento patrocinado e organizado pela Mid Firenze, incluindo caridade, moda e arte. De 8 e 9 de Abril vão brotar no Villa Romana (Via Senese, 68 em Florença) ‘Les Fleurs du Midi’; o edifício neoclássico onde serão expostos trajes vintage, peças de vestuário e acessórios, bijou feitos à mão, antiguidades modernas, coleções e objetos artesanais. Além deste espaço que terá uma exposição colectiva de pintura, escultura, fotografia, performance e instalações, intitulada ‘A Fior di Pelle’. Haverá uma série de atividades dedicadas a crianças e adultos, incluindo yoga e dança.Villa Romana,Via Senese, 68 – Firenze
9 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala, das 9 às 19hs.
14 a 26  – FLORENÇA ->Fiera Promozionale Slow Market – feira do mercado “slow” – Piazza Santissima Annunziata
15 a 16  – FLORENÇA -> Fortezza Antiquaria – Cada terceira semana do mês (exceto em Julho e Agosto), há a Fortezza Antiquaria: mais de cem expositores de toda a Itália pôe em venda antiguidades, artigos dos coleção, usados e muito mais.
IMPORTANTE: Com os estaleiros para a construção da terceira linha do tram, o mercado de antiguidades mudou para os jardins da Fortaleza em Piazza Vittorio Veneto.
15 e 16 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
16 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
15 a 25 – MONTEPULCIANO (SI) – ArteArti –  Durante 10 dias a Fortaleza de Montepulciano sediará o ArteArti, uma exposição de artesanato e produtos feitos com materiais reciclados. Este ano, o tema da exposição é “o ambiente familiar da casa” e não perca a exposição e o mercado para produtos de qualidade a partir do Valdichiana Siena. O evento é organizado pela Strada del Vino Nobile di Montepulciano e sabores de Val di Chiana. Fortezza di Montepulciano, Via di San Donato – Montepulciano
15 – VINCI (FI) Compleanno di Leonardo – Mercado de produtos locais com performances de artistas de rua. Centro storico, Vinci
16  – FLORENÇA – Fiecurola di Pasqua – Piazza Santo Spirito, uma feira de artesanato e antiguidades bem animada.
16 – SAN CASCIANO VAL DI PESA (FI) – Eccole di nuovo’ – Esposizione di auto e moto d’epoca – exposição de motos e carros de época Piazza della Repubblica, San Casciano in Val di Pesa (Firenze)
22 a 26 -> SAN QUIRICO D’ORCIA (SI) – Orcia Wine Festival – Uma oportunidade para aprender sobre a excelência do DOC Orcia, cheio de eventos e shows. Palazzo Chigi Saracini, Via di Citt , 89 –  Veja o programa completo do evento aqui.
22 a 25 – AREZZO – La Piazza del Gusto – O evento dedicado à excelência das ruas da culinária local. Os melhores produtos alimentares e de processamento dos melhores chefs, fornecedores, padeiros, fabricantes de pizza e açougueiros. E então o espaço dos produtores de vinho e cerveja agrícola, queijo e a ilha sem glúten, vegana e vegetariana. E até mesmo oficinas para crianças, música, entretenimento e visitas guiadas ao Palácio da Fraternidade. Piazza Grande, Arezzo (Arezzo)
22 a 1 de maio – FLORENÇA -> Mostra Internazionale dell’Artigianato –> Um evento que já recebeu os maiores artesãos de história, um espaço privilegiado onde a tradição e a inovação se reúnem na criação de obras de valor habilidade extraordinária. No Mercado Internacional do Artesanato você encontra móveis e objetos decorativos, roupas e acessórios, artigos de prata e jóias, presentes, cosméticos, alimentos, etc. Aberta das 10:30 às 20 hs. Veja mais aqui.
22 e 23 – PISA -> Colori di Primavera – Nos arsenais  no parque da Cidadela que está prevista a primeira edição do ‘Cores da Primavera’, com mais de 40 stands temáticos de jardinagem, alimentos e bebidas, enquanto os mais pequenos podem descobrir os jogos de madeira e Lego. No exterior, ainda terá street-food que irá satisfazer os desejos de quem optar por desfrutar de um piquenique primavera! Arsenali Repubblicani, Via Bonanno Pisano, 2 – Pisa

23 – FLORENÇA –  Mercatini FIVAG, CISL – na Piazza del Carmine e da Avenida Europa, o calendário das próximas semanas será cheio de eventos com mercados de rua. O que você pode encontrar? Mercado de exposição de livros, quadrinhos, discos, CDs e DVDs, mas também alimentos de todos os tipos! Acontece sempre nos domingos, 26 março (Piazza del Carmine), 2 abril (Viale Europa) e  23 abril (Piazza del Carmine). Info: 055.219159 – 392.9699957 – piazza del Carmine e viale Europa, Firenze
25 até 20 de maio – FLORENÇA ->   Abertura do Giardino Dell’IrisAbertura do Jardim da Flor de liz, símbolo dacidade de Florença e onde ocorre uma competição. Ficará aberto até 20 de maio. Saiba mais sobre o Giardino dell’Iris no texto -> Giardino dell’Iris um segredo bem guardado de Florença
29 a 1 de maio – VOLTERRA (PI) – DiVini Etruschi – Voltar para Volterra o evento que invade a cidade, com tanto vinho. O programa será como sempre cheio de eventos e muitos recursos novos.Volterra (Pisa) – Fique de olho na programação aqui.

DPP_0093

21 a 25  – FLORENÇA -> Gelato Festival  No Piazzale Michelangelo –  o Gelato Festival reuni mais de uma centena de sorveteiros prontos para competir em corridas de criatividade em uma das praças mais bonitas da europa. Possui o maior laboratório móvel de gelato do mundo. O evento foi fundada em 2010, em Florença, com a idéia de celebrar as origens florentinas de sorvete, atribuído a Bernardo Buontalenti que trabalhou para os Médici em 1559. O evento se transforma em uma exposição itinerante em toda a Europa dizer ao gelato italiano, sua invenção, o ingredientes de qualidade, produção e cultura que este sector representa. Um delicioso festival de gelato, com workshops, degustações, e disputa pelo melhor sorvete. Imperdível! Saiba mais aqui.
22 de abril a 1 de maio -> SAN GIULIANO TERME (PI) – Agrifiera di Pontasserchio – O Agrifiera é uma feira especializada em agricultura, artesanato e pecuária, que acontece a partir de 1909 a Pontasserchio. Além dos numerosos pontos de venda de plantas e flores, aves, equipamentos agrícolas, móveis de jardim e artesanato estão sempre presentes degustação de suporte e venda de produtos locais, uma exposição de bovinos, ovinos e cavalos, espaços para as crianças, os exposição “O Gosto dos Parques” e Laboratórios do Gosto, está presente a cada ano com um stand onde o público pode desfrutar de cerveja, salsichas e outros produtos típicos da Baviera. Saiba mais aqui.

5

2  – FLORENÇA -> Scatta alle Cascine – corrida não competitiva 12 e 5km. Partida às 09h:00 Piazza dell’Isolotto.
22  – FLORENÇA ->  Sunrise Bike Ride –  Parco delle Cascine – Este é uma corrida não competitiva de bicicleta ao nascer do sol de Florença, as 06:30 hs. Custa 10 euros a inscrição e qualquer pessoa pode participar, é possível ainda alugar uma bike! Veja mais aqui. Parco Delle Cascine Firenze: Via Jacopo Nardi 13.
23 – FIRENZE – Granfondo di Firenze  De Florença ao Mugello e regresso de bicicleta: um caminho que atravessa alguns dos locais mais fascinantes do Mugello até as ruas do centro histórico de Florença e seus arredores, como o Duomo, Piazza Signoria, Fiesole, etc.  O Quartel General do Granfondo é o Pavoniere, no Parque Cascine. Saiba mais aqui.
01 de maio – VAL D’ORCIA – Eroica de Primavera Eroica não é somente uma prova, mas um evento “Cult”mundial que acontece no início de outubro, na região do Chianti, desde 1997. Neste dia, as velhas bicicletas saem dos museus e das garagens e retomam a estrada, junto com as típicas blusas de lã, caramanholas de alumínio e câmeras de ar penduradas no ombro. Eroica é a verdadeira paixão pelo ciclismo, a realização de um sonho, de uma experiência fundada nas raízes mais profundas do esporte. Saiba mais no texto -> Eroica de Primavera

1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):

–> Shows:

3 – FLORENÇA – Requiem di Cherubini – Orchestra da Camera Fiorentina – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio – dia 3 de abril às 22h

Teatro Verdi de Florença

3 a 5 – FLORENÇA – Opera di Firenze: La piramide di luce – Opera di Firenze, Piazza Vittorio Gui
7 – FLORENÇA – Litfiba – Eutopia Tour – Nelson Mandela Forum, Viale Pasquale Paoli, 3
11 – FLORENÇA – Tributo a Claudio Monteverdi – Auditorium dell’Ente Cassa in Florence – 11 de abril às 21 hs
11 – FLORENÇA – Concerto de Páscoa – Alexander Lonquich e Orchestra della Toscana – Teatro Verdi dia 11 de abril às 21 hs
13 – FLORENÇA – Giorgia – Oronero Tour – Nelson Mandela Forum, Viale Pasquale Paoli, 3
23 e 24 – FLORENÇA – Rota, Vivaldi e Piazzola : Orchestra da Camera Fiorentina –  Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio – dia 23 e 24 de abril às 21hs
26 – FLORENÇA –  Simple Minds – Teatro Verdi, Via Ghibellina, 99
30 – FLORENÇA – Mozart, Verdi e Puccini: Orchestra da Camera Fiorentina –  Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio – dia 30 de abril às 21hs

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 2 de março), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês
PISA  – 1 e 2 de março –  a abertura do caminho pela muralha de Pisa, veja -> Novidade: caminhar sobre as muralhas de Pisa agora é possível!
FLORENÇA –  Bill Viola, Rinascimento Elettronico – Palazzo Strozzi – Bill Viola, o mestre indiscutível da videoarte contemporânea, o protagonista da grande exposição no Palazzo Strozzi. Uma exposição entre o piso principal e Strozzina e quer comemorar extraordinária carreira do artista e sua relação com a cidade de Florença, em um confronto sem precedentes com as grandes obras-primas do Renascimento. Piazza degli Strozzi, 1 – até 23 de julho.
FLORENÇA – Firenze 1966-2016 La bellezza salvata – A exposição é dedicada a esses bens culturais que foram atingidos pela enchente da noite de 3 para 4 de novembro de 1966, e as vítimas dos efeitos desastrosos decorrentes da retirada de água. Agora aparecem depois de sua restauração. A longa história da restauração, o que fez Florence a capital mundial da pesquisa científica e tecnológica, e o ensino de operações de restauração. Palazzo Medici Riccardi – Via Cavour, 3 – até 5 de março de 2017.
FLORENÇA – I grandi artisti del Novecento italiano – Museo del Novecento – O museu abriga obras-primas do século XX, as obras podem descrever as principais etapas do século XX e ajudar o público a entender as inovações e evolução no século revolucionaram as artes visuais – Piazza di Santa Maria Novella – ate 17 de dezembro.
FLORENÇA – Klimt Experience – No belo cenário da igreja medieval desconsagrada de Santo Stefano al Ponte, a poucos passos da Ponte Vecchio. Klimt Experience, uma exposição original dedicada à vida e obra do artista vienense, um dos maiores autores da era moderna. Santo Stefano al Ponte, Piazza di Santo Stefano, 5 (Ponte Vecchio) – até 1 d email de 2017
FLORENÇA –  Firenze 1966-2016. La bellezza salvata – O evento, promovido pela Comissão para o 50º aniversário da enchente de 1966, conta através da exposição de documentos, imagens e extraordinárias obras artísticas, os momentos trágicos que se seguiram à noite entre 3 e 04 de novembro e subsequentes operações de resgate e restauração. Pinturas expostas na lona e madeira, esculturas, livros, documentos, objetos de arte aplicada, musical e instrumentos científicos, incluindo algumas obras e artefatos ainda aguardam restauração. Horário de funcionamento: diariamente 8,30-19, fecha às quartas. Palazzo Medici Riccardi, Via Camillo Cavour, 3 – Firenze. Até 17 de abril.
LUCCA – WARHOL vs GARTEL. HYP POP – Lu.C.C.A. –  A Pop Art chega em Lucca, em uma comparação estimulante entre o indiscutível mestre Andy Warhol (Pittsburgh 1928 – New York 1987) eCo seguidor Laurence Gartel (Nova Iorque 1956), um dos mais famosos expoentes da sua declinação em  ‘formato’ digital . Cinquenta obras originais de ambos os artistas (serigrafias e litografias históricAS, em primeiro lugar, acetatos e gravuras digitais) – Lucca Center of Contemporary Art, Lucca (Lucca) Via della Fratta, 36 -Até 18 de junho.

Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!