Hotel Fazenda no Chianti da familia Antinori: Hotel Fonte de’ Medici

20/jun | por Revisão

Recentemente me hospedei em um lindo Hotel Fazenda no Chianti da familia Antinori, no coração do Chianti Clássico, é o Hotel Fonte de’ Medici, que fica em meio aos vinhedos da famosa família.

O Hotel

No coração do Chianti, no campo das vinhas da família Antinori, o hotel Fonte de ‘Medici é um belo complexo que ocupa uma antigo burgo do século XV. É um lugar perfeito para uma estadia relaxante, onde reinam a cultura e a gastronomia.

O Fonte de Medici tem esse nome por causa de uma nascente de água doce, que servia como um lugar de descanso para os peregrinos que iam Florença a Roma. Ele praticamente ocupa duas aldeias distintas: Santa Maria a Macerata e Podere Tignanello. Santa Maria a Macerata é uma típica aldeia do Chianti e é lá que estão localizadas a recepção e as áreas comuns, como a piscina, a “Trattoria della Fonte”, a sala de conferências, o centro de bem-estar, o campo de tênis e vários apartamentos. É o coração do hotel, uma maravilhosa aldeia toscana, com casas de pedra, rendas coloridas e uma pequena praça com uma capela.

Já em Podere Tignanello, que fica em uma colina de frente para Santa Maria a Macerata, estão localizados outros apartamentos e uma segunda piscina, em um ambiente tranquilo, rodeado por campos. Podere Tignanello fica no ponto mais alto dos vinhedos da Antinori. O pequeno burgo é um local de importância histórica local, inteiramente construída em pedra, oferecendo vistas deslumbrantes sobre as colinas do Chianti.

O hotel Fonte de’ Medici possui casas de campo totalmente restauradas, além de espaçosos e muito bem equipados apartamentos de um quarto, alguns dos quais podem ser conectados para formar suítes para uma família de até seis pessoas. 13 outras suítes e apartamentos ficam espalhados por toda a pequena vila de Santa Maria a Macerata.

Todos os apartamentos e suites do Fonte de ‘Medici foram cuidadosamente decorados em um estilo country moderno. Cada apartamento tem uma entrada independente e área externa (varanda ou jardim), pisos de terracota, vigas de madeira, banheiros muito confortáveis e cozinhas bem equipadas. A decoração e o mobiliário dos apartamentos são no verdadeiro estilo das fazendas históricas da Toscana.

O hotel tem pontuação 8.7 “Fabuloso” no Booking.

Localização

O hotel fica exatamente no município de Montefiridolfi, no Chianti. A localização é excelente, com fácil acesso a Florença, Siena e as principais atrações da parte central da Toscana. Algumas distâncias:

  • Florença: 29km
  • Siena: 53km
  • San Gimignano: 35km
  • Volterra: 57km
  • San Casciano in Val di Pesa: 8km
  • Greve in Chianti: 16,5km

O Quarto

O Hotel Fonte de’ Medici tem, no total, 28 acomodações, entre apartamentos, suítes e casa de campo. No apartamento onde fiquei, localizado na aldeia de Santa Maria a Macerata, havia, além do quarto com cama king size, uma salinha de estar com mini cozinha.

Na verdade até me assustei, porque dentro de algo que aparecia um guarda-roupa, tinha esta mini cozinha, veja a foto com as portas abertas. Achei super pratico!

A atmosfera era muito calorosa, aconchegante e charmosa, fazendo-nos reviver o charme das antigas fazendas da Toscana.

Há apartamentos maiores, com até três quartos e três banheiros, que podem acomodar até seis pessoas. É, portanto, um hotel ótimo inclusive para grupos de amigos ou famílias grandes.

O Café da manhã e o Restaurante

A bela Trattoria della Fonte serve deliciosos pratos italianos tradicionais e um café da manhã continental todas as manhãs. O café da manhã era fato, repleto de produtos caseiros, até mesmo o pão! Havia bolos, tortas, cereais, panquecas doces e também opções salgadas.

Uma ampla escolha de pratos está disponível na atmosfera amigável e informal da trattoria. As receitas são simples, mas exalam os aromas e sabores típicos da cozinha toscana tradicional.

Os menus incluem canapés e carnes da Toscana, pratos de massas frescas, carne Chianina grelhada, uma seleção de queijos pecorino locais, juntamente com uma grande variedade de vinhos Marchesi Antinori. A trattoria oferece preços fixos e menus à la carte.

No jantar degustamos vários vinhos indicamos pelo staff e ainda pratos típicos com papa al pomodoro, tortina di zucchine e pomodoro (foto abaixo) e terminamos com tiramisù!

A configuração e a recepção amigável oferecida aos hóspedes fazem do Trattoria della Fonte um lugar ideal não só para jantares especiais e sofisticados, mas também para lanches de carne gelada ou degustações de vinhos acompanhados pelos melhores produtos locais.

Obs: durante os meses mais quentes (de abril a outubro), o restaurante fica aberto seis dias por semana, de terça a domingo. Durante o resto do ano, o restaurante só abre de sexta-feira a domingo.

Serviços que o hotel oferece

  • Estacionamento gratuito
  • Bar
  • Pontos de acesso à Internet
  • Quadra de tênis / futebol
  • Banho turco e sauna
  • Uma pequena academia
  • Serviços de massagem (a pedido)
  • Piscina ao ar livre
  • Aceita animais de estimação
  • wifi no quarto (que funciona!)

Outros serviços extras

– Visitas guiadas à nova adega monumental da Antinori a apenas 5 km do Fonte de Medici
– Degustações de vinhos
– Excursões de moutain bike
– pequeno spa com sauna e banho turco

 Claro, você está da terra do Chianti, então nenhuma visita seria completa sem uma visita de degustação de vinhos às caves do Chianti Classico, que podem ser organizadas diariamente entre as 10h e as 17h.

Reservas e custo

Eu paguei 90 euros pela diária com café da manhã para 2 pessoas, o jantar foi um extra que custou 98 euros. Consulte o preço atual no Booking.

O valor da diária é bastante é econômico a qualidade que oferece, porém eu fui no início de novembro, período de baixa. Por ser um agriturismo, ou seja, um hotel fazenda com casa de pedra, confesso que surpreendentemente o wifi funcionou.  Outro ponto importante é a tranquilidade da região, o fato de ter uma piscina e quadra, coisas que em geral um agriturismo nem sempre tem.

A proximidade de Florença e de Siena, a beleza da paisagem do Chianti, a riqueza de sua comida e dos vinhos, juntamente com o conforto do hotel e hospitalidade calorosa, tornam o Fonte de Medici um lugar único!

O Passeios na Toscana recomenda!

*Eu paguei pela estadia. Não ganhei absolutamente nada para escrever este texto, gostaria de deixar claro isso.

Informações
Hotel Fonte de’Medici –  reservas
Via Santa Maria a Macerata, 31
Montefiridolfi, Itália

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Revisão
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!