Calendário de eventos em agosto na Toscana

31/jul | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em agosto na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2017. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do verão, com feiras e festas medievais, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Agosto?

Em agosto o calor é forte, então é periodo de….. PRAIA!!! Por isso veja todos os textos que temos de praia na Toscana aqui, e escolha a sua!

E como fugir do calor em Florença? Aproveite o período de abertura dos bares no alto dos hotéis e com vista (ao ar livre), por isso a dica é fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! Ainda há dicas de aperitivo em Pisa, veja aqui. E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Este é um período em que temos várias as festas medievais na Toscana, época de comer ao ar livre, conhecer um pouco da vida e dos costumes do período medieval. Abaixo você vai ver uma lista enorme de festas e que vão perdurar até setembro.

Faça caminhadas e trekkings nas áreas verdes mais bonitas da Toscana, como em Monteverdi Marittimo, ou Cânions de Orrido di Botri ou le vie Cave, ou ainda passear de cavalo na Maremma.

Aproveite e visite os monumentos de Pisa, como a Torre, abertos à noite!

Quanto aos museus, em agosto tem muitas novidades! Todas as terças, até  setembro, o Uffizi ficará aberto das 19 às 22h, com eventos de música, literatura e  teatro. O calendário de eventos já está publicado aqui.

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

3
4 a 6 de – ROCCASTRADA (Grosseto) – Medioevo nel Borgo – Retorne à Idade Média através da história, cultura e tradições: a partir de Sexta-feira à Domingo, em Roccatederighi, uma aldeia no município de Roccastrada, um festival de reconstrução histórica desde 1993. Você encontrará palhaços, malabaristas, artistas de rua, artesãos que irão preparar receitas tradicionais e bebidas medievais. Além de jogos e shows Roccatederighi, Roccastrada (Grosseto) –  veja programação aqui.
5 a 9 – Castiglione di Garfagnana (Lucca)  | FESTA MEDIEVALE | um festival medieval em 1977 em honra do juramento de fidelidade à Lucca, com desfile histórico e torneios de besta na praça entre os arqueiros da República de Lucca e os da cidade de Massa Marittima. saiba mais aqui.

12 e 13 – MONTALCINO (SI) – Torneo delle Aperture delle Cacce : evento de competição de arco (arcieri) medieval, onde durante a festa há um desfile medieval e os participantes se vestem como no Renascimento. Veja programação aqui.
10 a 19 – ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.
14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco –Na festa, 24 balestrieri ( aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).
12  e 13 – SCANSANO (GR) – Giubilanza –  é o festival medieval, que em quatro dias apresenta um programa completo de eventos, atividades e entretenimento dedicado às artes do teatrouma reconstituição da Idade Média, comida e vinho. Informação aqui.
DSC00639

Festa Medieval de Volterra

15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.
15 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.
15 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta   O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).
16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2017: -> O programa do Palio di Siena de 2017
19 – Scarlino | LE CARRIERE DEL 19 | Cores, aromas, sabores e diversão! Tudo isso e muito mais vai encher o centro histórico de Scarlino com pessoas vestidas com trajes de época, músicos, porta-bandeiras e tambores, além de 4 competições esportivas entre os distritos locais. Saiba mais aqui.
palio de siena ii_17

Palio de Siena

20 a 27 –  VOLTERRA (PI) – Volterra AD 1398: uma das festas medievais mais aguardadas da Toscana, animada, com muitos espectáculos. Veja o que ja escrevi sobre esta festa, leia o post de 2013: Festa Medieval de Volterra – ad1398. Info, clique aqui.
mês de agosto e Palio dia 27 – MONTEPULCIANO (SI)  – Bravio delle Botte – uma série de eventos que acontecem na cidade, em preparação para o evento do Bravio delle Botte do dia 30/08. São outras pequenas celebrações medievais além do treinamento dos competidores para a competição. A Bravio delle Botti é o desafio entre os oito distritos da cidade, e Talosa Voltaia, que disputam pelo “Palio”, a competição acontece rolando barris de 80 kg ao longo de um caminho para subir mais 1 km de distância. Os barris são rolados por dois “empurradores” ao longo de um caminho através das ruas do centro. Na semana antes da corrida, acontecem inúmeros eventos. Mais informações no site do evento, aqui. Não dá pra explicar, tenho que mostrar o vídeo!! Saiba mais aqui  -Veja o texto de 2017 – Bravio delle Botti em Montepulciano: a corrida dos barris

17 a 20 – PONTREMOLI (MA) – Medievalis 2017Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado, 22 de reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianatoFeira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
5 e 6 – AREZZO ->  Mercato dell’Antiquariato  feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior, a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
10 – MONTEPULCIANO (Siena) – Calici di stelle – No esplêndido cenário do centro histórico de Montepulciano o evento – Calici di stelle – está de volta com seus dois protagonistas: Vino Nobile di Montepulciano DOCG e Rosso di Montepulciano DOC. Para a ocasião, você pode assistir a concertos de música ao vivo ao longo das ruas e na Piazza Grande, e ainda jantar em 8 distritos (e respectivos times) do Bravio delle Botti, apreciar o show do grupo de jogadores de Bandeira e de Tamburini di Montepulciano, um passeio através do mercado das artes e antiguidades em via Ricci e descobrir os muitos outros eventos previstos. veja programação aqui.
10 – GREVE IN CHIANTI (Florença) – Calici di stelle –  com observações guiadas do céu pelo grupo Observatório de  Torre Luciana, degustação de vinho e noite de mercado do vinho Chianti Classico, na praça principal de Greve in Chianti. Não perca a música ao vivo. veja programação aqui.

10 e 13 – FORTE DEI MARMI (Lucca) – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades. 
12 e 13 – Pisa – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
13, 20 e 27  – MONTECARLO (Lucca) Montecarlo Jazz & Wine – Com a colaboração do Circolo Lucca Jazz e a direção artística de Giangi Zucchini, um convite a descobrir as origens do jazz e seus autores clássicos imerso no centro histórico da cidade, encantado com degustação de vinhos DOC –  Montecarlo (Lucca) – Veja programa aqui.
25 a 27 – LUCCA – LuccArtigiana,  – feira de artesanato e antiguidades – Sortita Baluardo San Martino – P.za Santa Maria (Lucca)
 27 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
27 – CORTONA (AR) – Antiquariato e modernariatoFeira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
27 – FLORENÇA – Fiera dei Ciompi  Feira de antiguidades e artesanato. Piazza Lorenzo Ghiberti
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
  • Italian Opera em Siena Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena –  às 21:15 hs – dias 1, 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17, 19, 22, 24, 26, 29 e 31 de agosto
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):
->Concertos e óperas regulares em Montecatini Terme (compre ingresso com antecedência)

-> Shows variados na Toscana

3 –  LAJATICO (Pisa) –  Show do Andrea Bocelli – Teatro del Silenzio – leia sobre ele aqui -> Teatro del Silenzio, o show do Andrea Bocelli
Viareggio (Lucca) –  Puccini Festival Gran Teatro Puccini, Via delle Torbiere loc. Torre del Lago Puccini – Viareggio –  saiba mais aqui –   Datas e operas: dia 5 – Le Rondine, dia 10 –  Tosca, dia 11 – La Boheme, dia 12 – Turadont, dia 19 – Madama Butterfly.
10 – Marina di Castagneto Carducci (Livorno) – Bolgheri Festival: Afterhours in concerto – Arena,Via della Marina, 18 – Marina di Castagneto Carducci
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 6 de agosto), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês

Todas as terças –  visitas especiais à noite no museu Uffizi – veja as opções aqui:
  • Terça-feira agosto 1:. O programa do mês de agosto será aberto com o concerto Miniatour, do violoncelista ORT Luca Provenzani di A.Gi.Mus, uma viagem musical cheio de contrastes e contrapontos. Quatro peças curtas, com um foco específico na Itália, projetado em diálogo com as obras de Giotto, Leonardo Da Vinci e Michelangelo.
  • Terça – feira, 8 de agosto: O duo anglo-italiano Etrusca que vêm da Inglaterra para apresentar um programa sofisticado de música do Renascimento e canções barrocas para soprano e alaúde: Chiari fonti, para celebrar obras escolhidas por Botticelli e Tiziano.
  • Terça-feira 15 de agosto: o conjunto Vincanto & Francesca Breschi vai oferecer aos visitantes um programa de pesquisa sobre a música Toscana menos conhecida, clássica e popular, antiga e moderna. Ben venga maggio um vislumbre histórico e cultural.
  • Martedì 22 agosto: Il programma di agosto continuerà con un singolare “concerto da camera per danza e tromba” proposto dalla giovane Giselda Ranieri della Compagnia milanese ALDES insieme al musicista Mario Mariotti. Blind Date è una performance capace di interrogare e relazionarsi con ironia e al tempo stesso studiata maestria con le statue antiche dei tre corridoi del secondo piano della Galleria.
  • Terça-feira, agosto 22: O programa de agosto vai continuar com uma “concerto da camera per danza e tromba” proposta por Giselda Ranieri da Compagnia milanese ALDES com o músico Mario Mariotti. Blind Date é uma performance que estuda as estátuas antigas dos três corredores do segundo andar da galeria.
  • Terça-feira, 29 agosto: The Scat Noir é um Jazz Vocal Trio de Ferrara só de mulheres, que irá realizar para os visitantes Colori e forme della femminilità in musica, que além do jazz e swing, irá incluir músicas de tradição étnica, mas também música clássica e os  clássicos e italianos, dedicados ao tema da feminilidade na pintura entre 400 e 600.
PISA  – 5 e 6 –  a abertura do caminho pela muralha de Pisa, veja -> Novidade: caminhar sobre as muralhas de Pisa agora é possível!
FLORENÇA – I grandi artisti del Novecento italiano – Museo del Novecento – O museu abriga obras-primas do século XX, as obras podem descrever as principais etapas do século XX e ajudar o público a entender as inovações e evolução no século revolucionaram as artes visuais – Piazza di Santa Maria Novella – ate 17 de dezembro.
FLORENÇA – Il cosmo magico di Leonardo da Vinci: l’Adorazione dei Magi restaurata – Uffizi, Galleria delle Statue e delle Pitture, Piazzale degli Uffizi – Firenze –  A obra-prima inacabada de Leonardo na Uffizi volta depois de seis anos de investigações de restauração pelo Opificio delle Pietre Dure, que recuperou sua plena legibilidade a obra com significado iconográfico complexo. O trabalho, encomendado em 1481 para a igreja de San Donato in Scopeto. Até 24 de setembro.
FLORENÇA – ‘Robot Fever. Il Samurai nell’era dei Chogokin’ Museo Stibbert, expõe parte dos mais raros e objetos incomuns coletados por Stibbert para preparar a seção japonesa do seu museu comparando-os com robô moderno projetado por designers de brinquedos orientais e americanos. A exposição está configurado como uma viagem curiosa através das histórias fantásticas nascidas da imaginação fértil de escritores e cartunistas do século XX, tanto através das obras reunidas por um colecionador inteligente, que era Frederick Stibbert, que foi capaz de dar forma as lendas interessantes relacionadas com o mundo europeu de cavalheirismo e dos samurais japonêses. Museo Stibbert, até 10 de setembro.
FLORENÇA – Omaggio al genio: Da Vinci Experience Uma exposição multimídia que conta histórias através de imagens do universo de Da Vinci, obtido graças às múltiplas projeções em mapeamento de vídeo em nove ecrãs gigantes a arquitetura majestosa da ex Igreja de Santo Stefano al Ponte corredor de centenas de imagens digitais de alta definição,  vídeo em full HD e os generalizada trilha sonora de 360 ° em Dolby Surround. Piazza Santo Stefano 5 – Firenze – até 8 de outubro
FLORENÇA – 1927 – Il ritorno in Italia – Museo Salvatore Ferragamo  – Por ocasião do 90º aniversário do retorno dos EUA de Salvatore Ferragamo, aquele que se tornou o ‘sapateiro das estrelas’ de Hollywood, o museu dedicado a ele oferece uma exposição comissariada por Carlo Sisi que resume a atmosfera e artístico de fabricação em Florença, cidade onde Ferragamo decidiu se estabelecer. Das 10-19.30 dias. – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze – até 30 de abril  de 2018
FLORENÇA – ‘Ytalia’: la nuova mostra al Forte Belvedere exposição do trabalho de doze artistas que ganharam reconhecimento internacional e que foram, em muitos casos, os protagonistas – se não pioneiros – do contemporâneo, e cujas obras estão expostas e recolhidos nos grandes museus do mundo: Mario Merz (1925-2003 ), Giovanni Anselmo (1934), Jannis Kounellis (1936-2017), Luciano Fabro (1936-2007), Alighiero Boetti (1940-1994), Giulio Paolini (1940), Gino De Dominicis (1947-1998), Remo Salvadori ( 1947), Mimmo Paladino (1948), Marco Bagnoli (1949), Nunzio (1954), Domenico Bianchi (1955). A constelação que inclui nas fronteiras artísticas extensas três gerações, o neo-vanguarda pós-moderna e além. Para marcar a relação do trabalho com o tempo presente, a história passada, os ambientes e os artefatos mais antigos terão os apêndices nos mais importantes museus e edifícios públicos cidade: Palazzo Vecchio e da Galeria Uffizi, Santa Croce e Marino Marini Museum, o Jardim de Boboli e Museu do século XX. Via di San Leonardo, 1 – Firenze –  até dia 1 de outubro 
Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!