O que fazer no feriado de Ferragosto na Toscana – 15.08

13/ago | por Deyse Ribeiro

Veja algumas idéias para movimentar o feriado mais quente da Toscana – o que fazer no feriado de Ferragosto na Toscana – dia 15 de agosto!

Primeiro, o que é o feriado de Ferragosto?

Todos dia 15 de agosto na Itália se comemora o Ferragosto, mas poucas pessoas sabem o que significa.

O nome do festival Ferragosto vem do latim feriae Augusti (repouso de Augustus), em homenagem a Octavian Augustus, o primeiro imperador romano, que dá o nome ao mês, Agosto. Foi um tempo de descanso e celebrações instituídos pelo próprio imperador em 18 a. C., como enraizada na tradição dos Consualia, festas que celebram o fim do trabalho agrícola, dedicado ao deus Conso que na religião romana era o deus da terra e da fertilidade.

Em todo o Império na data se organizavam festivais e corridas de cavalos e de animais de tração, não utilizados para trabalhar nos campos, eram adornados com flores. Além disso, era costume naqueles dias, os agricultores faziam seus melhores desejos aos proprietários da terra, em troca de uma gorjeta.

Antigamente como uma festa pagã, era celebrado no dia 1 de agosto. Mas os dias de descanso e de festa eram na verdade muito mais, até mesmo o mês todo, com o dia 13 em particular, que era dedicado à deusa Diana.

Assunção de Maria

De celebração pagã à festa católica, o aniversário foi assimilada pela Igreja Católica em torno do século VII, para celebrar a Assunção de Maria, festividade que foi instituída no dia 15 de agosto. O dogma da Assunção (reconhecido como tal, só em 1950) afirma que o Vergine Maria foi “assumida”, ou seja, aceita no céu com a alma e com o corpo.

Hoje o feriado de ferragosto é um dos mais esperados na Itália e simbolo de viagem. O culto da viagem, ou do passeio fora da cidade nasce com o fascismo. Nos seus vinte anos de fascismo, o regime organizou viagens populares através de associações de trabalhadores, através da criação dos “trens populares de Ferragosto”, para permitir que os mais pobres pudessem visitar a Itália e viajar para as praias.

Hoje aqui celebramos o Ferragosto, especialmente entre os jovens, a partir da noite do dia 14, organizando fogueiras na praia, uma metáfora para a vitória do Sol no ciclo anual. À meia-noite, então, é regra, para quem esta na praia um mergulho, um símbolo de purificação e regeneração.

Mas as crianças e adolescentes comemoram a data com os “gavettoni“, literalmente jogam balde de água uns aos outros. Aqui na Toscana é muito comum na praia, e entre amigos mesmo na cidade! Cuidado, fique atento pra não levar um gavettoni…. brincadeira!

Comes e bebes: Apenas um churrasco, velhos amigos e um vinho fresco. Outro costume típico deste dia é o cocomerata. Amata muito com as crianças, sempre acaba adultos fascinar. Muitas vezes assume a aparência de uma competição real e, quase sempre, é responsável por muitos 🙂 A lavagem de meados biscuit, típico de Pitigliano, é outro costume culinária de agosto. É um donut de tamanho variável, que é cerca de 25 cm de diâmetro, tem uma cor castanho externa, mas no interior é mais amarelado. Tem um sabor muito distinto de anis e vinho produtos que sabe sempre estão na área.

O que abre e o que fecha no feriado?

Em geral, na semana do Ferragosto muitos escritórios e empresas fecham de férias, como restaurantes, supermercados, etc. Porém, nas cidades turísticas isso não é tão comum. Em Florença por exemplo, grande parte do comércio ligado ao turismo fica aberto, assim como os restaurantes. A abertura do comércio é livre, portanto cada um escolhe abrir como quiser, segundo o regime de abertura da sua loja. Por exemplo as grandes marcas como Zara e Renascente vão abrir deposi do almoço.

Porém em Siena, Pisa, San Gimignano e Arezzo, é bem possível encontrar alguns restaurantes e lojas fechadas, abertas somente as lojas de suvenirs e alguns restaurantes.

Antes, quando me musei para a Toscana realmente muita coisa fechava porque é uma tradição muito respeitada de descanso, porém o fluxo de turismo é tão grande que aos poucos os proprietários de lojas e restaurantes acabaram cedendo para as vendas.

Quanto às igrejas, elas abrem sim, a maioria somente à tarde. Já quanto aos museus, vou escrever abaixo.

Na semana, alguns eventos interessantes:

  • 10 a 19 – ANGHIARI (AR) – Tovaglia a Quadri – Atmosfera do passado, histórias da vida real e muito boa comida como pano de fundo para as noites de verão. Aqui estão os ingredientes de sucesso do evento a ser realizado em Anghiari (AR). O programa é simples e essencial: o suficiente, ou seja, para passar as noites em modo diferente e na companhia de produtos locais, oferecido no menu. Depois, há a toalha xadrez, símbolo inequívoco de um passado rural que irá hospedar os shows realizados pelos habitantes do lugar.  Saiba mais aqui.
  •  11 a 15  – Luco di Mugello (FI) Sagra del tortello e del cinghiale  – o tradicional Festival de tortelli e do javali com as muitas delícias da culinária Mugello sem esquecer as especialidades grelhadas.
  • 13-17 -Chiusi della Verna (AR) –  Festival del tartufo Scorzone – festival de trufas recolhidos localmente e produto delicioso da vegetação rasteira.
  •  10 a 16 – Lido di Camaiore (LU)  – um festival gastronômico com uma rica variedade de frutos do mar
  • 11 a 15 –  Contignano (SI) – Sagra del raviolo –  Festival de ravioli feitas estritamente à mão e servido com molho de carne ou manteiga e sálvia.

Por que não aproveitar e fazer uma visita ao festival internacional Cortona On The Move. Exposições, eventos e reuniões com as principais referências da fotografia do mundo que animará a antiga cidade de Cortona e a Fortaleza Medici de Girifalco. A exposição também inclui fotografias do fotógrafo oficial da Casa Branca  e do presidente Barack Obama, Pete Souza.

O que fazer na semana do feriado?

 Segunda dia 14 de agosto

VEJA A LISTA OFICIAL COM TODOS OS HORARIOS E MONUMENTOS ABERTOS DIA 14.08.2017 NA TOSCANA

Florença -> Toda segunda os principais museus de Florença fecham, como Uffizi e Accademia, porém como feriado é dia 15, na terça, e muita gente estará na cidade para a semana de Ferragosto, excepcionalmente alguns museus vão estar abertos na segunda, veja a lista abaixo:

  • a  Accademia, a “casa” de David de Michelangelo,  será aberta das 08:15 às 18:50.
  • Galeria Uffizi, como de costume das 08:15 às 18:50
  • os Jardins de Boboli, das 08:15 às 19:30.
  • o Museu Bargello vai abrir regularmente ao público, com o horário de funcionamento habituais.
  • e também aberto o Museu Orsanmichele.
  • a Igreja e Cenáculo de Ognissanti
  • o jardim da Villa de Castello 
  • o Museu arqueológico Nacional
  • Veja a lista dos museus e monumentos que normalmente abrem às segundas – AQUI 

Interior: veja alguns dos eventos no interior que acontecem dia 14:

  • 14 – MASSA MARITTIMA (LI) – Balestro del Girifalco – Na festa, 24 balestrieri (aqueles que usam a balestra, arma medieval que lembra um arco e flecha), 8 para cada bairro da cidade, se enfrentam para ganhar a flecha de ouro. A corrida é precedida por um cortejo de 150 participantes que chegam à Piazza Duomo, onde ocorre o evento. Após a realização dos sbandieratori (porta bandeiras), inicia a competição onde a balestra é uma reprodução italiana da arma de 1400. O arqueiro deve acertar o alvo a 36 m. de distância. O arqueiro vencedor, cuja flecha é aquele que chegou mais próximo ao centro, será premiado com uma seta dourada simbólica, enquanto seu bairro será premiado com a “grande bandeira” de seda pintada. Saiba mais aqui. Piazza del Duomo, Massa Marittima (Grosseto).

Massa Marittima

Terça dia 15 de agosto, feriado de Ferragosto

A OFICIAL COM TODOS OS HORARIOS E MONUMENTOS ABERTOS DIA 15.08.2017 NA TOSCANA

Florença -> Toda segunda os principais museus de Florença fecham, como Uffizi e Accademia, porém como feriado é dia 15, na terça, e muita gente estará na cidade para a semana de Ferragosto, excepcionalmente alguns museus vão estar abertos na segunda, veja a lista abaixo:

Ainda há um evento noturno no museu Uffizi –  o conjunto Vincanto & Francesca Breschi vai oferecer aos visitantes um programa de pesquisa sobre a música Toscana menos conhecida, clássica e popular, antiga e moderna. Ben venga maggio um vislumbre histórico e cultural.

Interior: primeiramente vamos os museus abertos no interior:

  • Museo delle Arti e Tradizioni popolari dell’Alta Valtiberina (Palazzo Taglieschi), Anghiari
  • Museo di Casa Vasari (Arezzo)
  • Basilica di San Francesco (Arezzo)
  • Museo Nazionale d’Arte Medievale e Moderna (Arezzo)
  • Museo Archeologico Nazionale G. C. Mecenate (Arezzo)
  • Museu nazionale della Certosa Monumentale (Calci)
  • Villa Medicea di Cerreto Guidi e Museo storico della Caccia e del territorio (Cerreto Guidi)
  • Museo Archeologico Nazionale di Chiusi (SI)
  • Museo Nazionale di Villa Guinigi (Lucca)
  • Pinacoteca Nazionale e Museo di Palazzo Mansi (Lucca)
  • Eremo di San Leonardo al Lago (Monteriggioni)
  • Museo Archeologico nazionale di Cosa-Ansedonia (Orbetello – GR)
  • Museo Nazionale di San Matteo (Pisa)
  • Fortezza di Santa Barbara (Pistoia)
  • Chiesa del Tau (Pistoia
  • Villa Medicea di Poggio a Caiano e Museo della Natura Morta (Poggio a Caiano)
  • Museo Nazionale delle residenze napoleoniche – Palazzina dei Mulini (Portoferraio)
  • Museo Nazionale delle residenze napoleoniche – Villa di San Martino (Portoferraio)
  • Museo Archeologico Nazionale di Castiglioncello (Rosignano Marittima)
  • Pinacoteca Nazionale di Siena

Veja alguns dos eventos no interior que acontecem dia 14:

  • 15 – SARTEANO (SI) – Giostra del Saracino –  La Giostra del Saracino é um jogo equestre que evoca a luta contra os cavaleiros árabes saqueadores (Saracino). Na representação, o inimigo é composto de uma imagem de madeira típica montada sobre um suporte que a faz girar. Os cavaleiros das 5 contradas galopam contra a imagem, tentando colocar um anel no eixo com um diâmetro de seis centímetros no lugar no escudo. Para mais informações clique aqui.
  • 15 – PORTO SANTO STEFANO (GR)  – Palio del Marinaio dell’Argentario: O Palio Argentario é uma regata (4 remadores e um timoneiro) entre quatro barcos chamados “guzzi” representantes dos distritos da cidade (Cruz, Fortaleza e Pilarella Vale). Cada barco leva o nome de um vento: NW, Grecale, LIBECCIO Scirocco. A rota do desafio é composta de 4 pistas de 4000 m, delimitado por bóias. O vencedor é o primeiro barco para realizar  5 giros pelo lago e 4 em terra. Info aqui.
  • 15 – CASTIGLIONE DELLA PESCAIA (GR) –  Palio dell’Assunta –  O Palio di Castiglione é executado em barcos a remo com cinco tripulantes (quatro remadores mais um timoneiro). Originalmente realizado no rio Bruna (córrego que atravessa a aldeia), mas desde 2009 a corrida acontece no mar, com a pista de corrida na frente do canal do porto onde ocorre a chegada. Cada barco corresponde um bairro da cidade: Castelo (amarelo e verde), Marina (branco e vermelho), Piazza (branco e verde), Ponte Giorgini (branco e azul), Portaccia (amarelo e vermelho ).

Palio di Siena

No resto da semana:

  • 16 – SIENA – Palio de Siena : Acontece na Piazza del Campo em Siena e vai muito além de uma vibrante corrida a cavalo entre as “contradas” (bairros) da linda Siena. Sem dúvida, uma das tradições mais belas do mundo, cheia de peculiaridades.  Clique e leia o post de 2017: -> O programa do Palio di Siena de 2017

  • 17 a 20 – PONTREMOLI (MA) – Medievalis 2017: Encenação medieval da concessão de cidade livre dada a Pontremoli em 1226 pelas mãos do imperador Frederico II. Nos cinco dias que será lembrado, se terão eventos típicos da época: os duelos, exposições falcoeiro, de dança e jantares medievais, mas especialmente o “Disfida della Cortina di Cazzaguerra”, onde as três facções vão dar vida aos guerreiros históricos. Sábado, 22 de reconstrução histórica da chegada do rei Frederico II e sua corte. veja programação aqui.



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!