As melhores Pizzarias de Florença e da Toscana

24/set | por Deyse Ribeiro

Quais são as melhores pizzarias de Florença e da Toscana? Venha descobrir com a lista do Gambero Rosso que seleciona as melhores da região.

pizza-pizzeria_6

Todo ano a Gambero Rosso, a publicação mais famosa de gastronomia e culinária da Itália, seleciona as melhores pizzarias da Itália, numa classificação entre:

  • pizza napolitana – a típica pizza como se faz em Nápoles
  • pizza all’italiana –  que compreende as variações regionais
  • pizza a degustazione – com ingredientes gourmet

Tudo, em base ao tipo de fermento usado, a farinha usadas para a massa, além da seleção da matéria prima, o cozimento, o perfume e obviamente, o sabor. E ainda dá uma pontuação de 1 a 3 “spicchi“, ou seja espigas (usando mesmo o desenho da espiga de milho no livro).

Já quanto às pizzarias que cozinham as pizza em “teglia”, ou seja, em assadeira, tem ao os valores de 1 a 3 “rotelle“, ou seja, rodas.

Para ver toda as Pizzarias da Itália da lista, veja o texto que escrevi para o Itália para Brasileiros aqui.

Então, vejamos a lista das melhores pizzarias, ou seja, daquelas que ganharam as 3 “espigas” na Toscana – 2018:

I TRE SPICCHI – PIZZA NAPOLETANA

    • Santarpia – Florença

Uma foto publicada por Santarpia (@santarpiapizzeria) em

De propriedade de um napolitano que trouxe a Florença a “vera” pizza napolitana que já fazia sucesso na região do Chianti. A Santarpia inaugurou em dezembro de 2015, e sucesso foi imediato, com longas filas para reservas que aumentaram ainda mais a fama de pizza. Lá você vai encontrar a pizza frita com o lampredotto (veja aqui o que é) (9 €), e ainda pizzas doces, que não são tão comuns aqui.

Pizzeria Santarpia. Largo Annigoni, 9c. Firenze. Tel. +39 055 245829

  • Le Folie di Romualdo – Florença

Uma publicação compartilhada por Le Follie di Romualdo (@lefolliediromualdo) em

Do mesmo proprietário da Pizzeria Sud no Mercado Central, que possui somente 5 sabores: margherita, marinara, napoli, capri e salciccia (nova) e fica sempre lotada. Fica fora do centro, mas otimo para quem esta de carro. Muitas pizzas sazonais ligadas à tradição napolitana: além da Marinara “di mare”, à com os “friarielli” e linguiça,  … calzoni ripieni (recheado) e panuozzi recheadas. Mas também uma linha de cozinha, um menu esbelto, sempre homenagem à cozinha napolitana, entre nhoque alla sorrentina e frittura di pesce (peixe frito), etc. Ao longo do verão, abre apenas no jantar, depois, no final de setembro, também para almoço.

Le Follie di Romualdo. viale Europa, 4-6. Florence. Tel. +39 055 680 2482

  • O Scugnizzo – Arezzo

Uma foto publicada por Lele (@witchymarshmallow) em

Neste local você pode ir seguro de encontrar a pizza napoletana “verace”, pois esta pizzaria recebeu o reconhecimento S.T.G. – Specialità Territoriale Garantita, porque feita com ingredientes selecionados e trabalhada à mão e feita em forno à lenha, como se fazia.

O Scugnizzo – Via De’ Redi, 9/11 – Arezzo – Tel. 0575 33.33.00

  • Kambusa – Massarosa (LU)

Uma foto publicada por 凡妮莎 (@vanessapetrucci) em

Gennano Battiloro, nascido na Campania faz pizzas realizadas com farinha branca ou sete grãos, com produtos excepcionais que chegam diretamente da sua terra, a Campania. Um dos seus calzones vem descrito no menu: preenchido com endívia encaracolada, azeitonas, lacrimelle de alcaparras, anchovas de Cantabrisco, azeite e manjericão.

Kambusa –  Via Della Torbiera, 38 – Massarosa – tel: 0584 631832

  • Giotto – Firenze(FI) 

 

Ischitano, jovem e apaixonado, o pazzaiolo Marco Manzi desde fevereiro faz parte da Associação da “Vera Pizza Napoletana“, confirmando a tradição e a qualidade das pizzas propostas: massa alta e macia na borda e mais fina para o centro. Experimente a pizza Giotto (tomate cereja do Vesuvio dop, provola di bufala dop, cogumelos porcini, pedaços de provolone del Monaco dop, manjericão, azeite virgem extra) ou Petit Lapin (provola di bufala campana dop, carpaccio di Tartufo, linguiça de coelho, timo do monte Epomeo, Parmigiano Reggiano dop, azeite extra virgem). Não vá sem ter saboreado as sobremesas, todas feitas caseiras pela Marco. Em Florença, seu tiramisu já está se tornando uma lenda.

Giotto Via F. Veracini 22 – Firenze– (FI) – tel:  +39 055 332332

 

I TRE SPICCHI  – PIZZA A DEGUSTAZIONE

  • La Divina Pizza – Florença

pizza-pizzeria-la-divina-pizza_15

Já escrevi sobre ela aqui –> Dica de Pizzaria em Florença: La Divina Pizza

Para alguns florentinos que conheço, essa é a melhor pizzaria de Florença. Oferece 3 tipos de pizza: in pala alla romana (retangular e mais grossa, pode ser feito em fatias pequenas), tonda (redonda clássica) e ripiena (recheada). Cada um com suas especialidades, muito atencioso com a sazonalidade dos produtos. Exemplo do menu: no “alla romana” pizza mais gourmet: aos três tomates, com grão de bico preto cozido da Murgia, cebola de Certaldo e bacalhau assado; já a clássica “rotonda” como a margherita; e a ‘ripiena’, com peperoni e scamorza.

La Divina Pizza – Via Borgo Allegri 50R – Florença – tel: 055 234 7498

  • Lo Spela – Greve in Chianti (FI)

Uma foto publicada por Fudiblog (@fudiblog) em

Paulo Pannacci, proprietário da Lo Spela, se dedicado às misturas, e é muito atento ao gosto dos vegetarianos e veganos, e por isso pensou em produzir suas pizzas com farinha de sementes de cânhamo. Do menu: Regina Margherita com fatias de tomate e mussarela; la Vegetariana com Brie, brócolis, sementes de cânhamo tostadas e tomate del piennolo; e a Marinara tradicional.

Pizzeria Lo Spela – Via Poneta, 44, Greve in Chianti (FI) – tel: 055 850787

 

  • Apogeo Giovannini – Pietrasanta (LU)

Uma foto publicada por AdAstra (@ceciliarasetto) em

No menu à a possibilidade de uma degustação em ordem crescente de sabores, com um menu dividido em 3 categorias: tradicional com pizzas como a Margherita, pizza “di oggi” à base de molho de tomate ou queijo, e pizza ” l’innovazione ” como a pizza de burrata, salmão e cebolinha.

Pizzeria Apogeo Giovannini – Via Pisanica, 136, Pietrasanta (LU) – tel: 0584793394

 

LE TRE ROTELLE – que cozinham as pizza em “teglia”, em pedaços

  • Menchetti – Monte San Savino (AR)

Uma foto publicada por Olga Colangelo (@sibilla_09) em

É considerado “uma lenda” da pizzaria italiana, porque redescobriu um grão quase desconhecido na culinária, o grão Verna moído à pedra, que é usado para a massa, e que ele mesmo produz. Aqui só faz pizza em pedaços, com produtos de alta qualidade e, muitas vezes local. A pizza mais famosa é a “ciccia” pizza “branca” (à base de queijo) que pode ser decorado com mortadela, ou com salmão fumado, e ainda a Bacalhau alla Livornese ; com mussarela, repolho preto saltado em panela e linguiça de Cinta senese.

Menchetti – Via Cassia, 9, 52047 Monte San Savino AR – tel: 0575 842523

  • Pizzarium – Lucca (LU)

Uma publicação compartilhada por Naturalmente Bonci (@naturalmente_bonci) em

Novo local de Pizza a taglio (pizza a pedaço) de Lucca, mas de um pizzaiolo muito conhecido na Itália, Bonci, que possui uma pizzaria muito conhecida em Roma, inclusive no Mercado de Roma. Ali você encontrará a filosofia culinária de Bonci, que consiste na seleção de produtos fantásticos, como acetosella della Garfagnana,  o queijo de cabra da empresa Podere Al Carli, a mozzarelle da Magie di Latte ou os vegetais da cooperativa social Carraia que integra no seu trabalho as pessoas com deficiência. Não deixe de provar a pizza com salsiccia di cinta senese (linguiça de porco tipo cinta) e parmigiano, e a de ricotta de ovelha e acetosella marinata, a burrata e presunto cozido, ou a  sublime con würstel Bollettini e salata de alcaparras, maionese e acetosella della Garfagnana.

Pizzarium  – Via Romana 1740 / C – 55100 – Lucca – tel: +39 0583. 46 40 32

 

 

Quer mais? Se você prefere as pizzas sem glúten, a melhor, eleita pela Gambero Rosso é a Pizzeria La Ventola – Rosignano Marittimo (LI).

E ai? Animado agora pra aproveitar a sua viagem fazendo um “giro” pelas Pizzarias? A lista já está pronta! Buon appetito!

Se você já provou algumas dessas pizzas conte aqui pra gente, deixando seu comentário.

Fonte: Gambero Rosso

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!