Festas de Hallowen na Toscana em 2017

19/out | por Deyse Ribeiro

Saiba onde ocorrem as mais interessantes Festas de Hallowen na Toscana em 2017, um evento tipicamente americano que aos poucos passou a fazer parte do calendário italiano.

No dia 1 de novembro, celebramos a Festa di Ognissanti, a festa de todos os santos, celebração católica que cai no mesmo dia do Samhain: um antigo festival pagão de origem celta que comemorava o fim do verão e início do outono, e é seguido pelo Dia de finados (2 de novembro). Ao longo das décadas essas festas têm gradualmente aumentado a sua importância quase folclórica junto com a religiosa. A Festa di Ognissanti é cada vez mais a festa de Halloween, celebração de origem americana, quase carnavalesca, ligado ao mundo noturno e do oculto, que transforma a noite antes de Todos os Santos em uma ocasião de diversão para jovens e idosos.

Não importa se a intenção é uma festa horror, ou é mesmo apenas a ideia de repetir as máscaras do carnaval em uma época diferente do ano: mais e mais italianos olham para os eventos do Dia das Bruxas com interesse. Nada demais, é uma maneira como qualquer outra para festa, certo?

IMG_1065_resultado

No dia 31 de outubro encontramos inúmeros eventos dedicados ao Dia das Bruxas na Toscana, que vão desde jantares temáticos, concertos, eventos infantis e festas em discotecas. Vamos vê-los em detalhe:

Atenção: pessoal, aqui na Toscana os eventos geralmente são divulgados na semana so Halloween por isso este texto será atualizado, e a cada atualização vou colocar aqui a data para vocês seguirem.

Em Borgo a Mozzano (Lucca):

HALLOWEEN CELEBRATION: Esta é sem dúvida a festa mais famosa de Hallowen da Toscana, e ainda da Itália. A celebração do Dia das Bruxas, agora em sua vigésima edição, já começou, pois em Borgo a Mozzano a festa dura 3 dias, dia 29, 30 e, claro, 31 de outubro, três dias completos de jogos interativos, festas a fantasia, shows noturnos, apresentações teatrais, a queima de fogos na famosa Ponte del Diavolo e inúmeros outros eventos de “terror”, que vão animar a antiga vila de Borgo a Mozzano. A festa é tão famosa que é transmitida no Canal Sky aqui na Itália. Para mais informações sobre a programação, visite o site do evento.

Eu ja escrevi sobre esta cidade aqui.

Em Florença:

Não há nenhuma programação de Halloween nas ruas, somente em locais fechados:

PARA OS PEQUENOS:

  • HALLOWEEN ALL’ HARD ROCK CAFFE: 28.10.2017 – Um Dia das Bruxas para os pequenos. Começa às 9h15 com café da manhã mais terrível do ano dedicado a magos, monstros e bruxas com Martina Carrai e Milu’. Os pais são permitidos, mas apenas a convite dos filhos. Necessário reservar. Hard Rock Café –  Via dei Brunelleschi, entrada grátis.

CINEMA:

  • CINEMA ODEON: dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, reapresentação de Shining de Stanley Kubrick, versão restaurada. Piazza Strozzi, 2

APERITIVO: geralmente há um buffet de comidas leves com Dj set

  • Asmana: aperitivo dentro de uma terme/spa fora do centro – Via Allende 10 , Campi Bisenzio – a partir de 23 euros
  • TERRAZZA TWIST MARTINI – aperitivo com Dj set
  • La Cittè: Tenebroso Reading Di Halloween – leitura de contos de terror, buffet, dj set – Borgo San Frediano, 8
  • Dome – novo local de aperitivo – Via il prato 18r Firenze
  • Virgin Rock Pub – aperitivo a buffet + musica ao vivo – entrada gratuita – Via dell’Agnolo 78 rosso
  • The Hidden Pub Firenze –  Dia De Los Muertos – Piazza Del Carmine 11/b

JANTAR:

  • Hotel Brunelleschi: Jantar especial de Halloween com menu especial,  59 euros por pessoa. Reserva necessária. Informação aqui.
  • Cafè 19.26 , BistrotFiesta de las Brujas y los Brujos streghe e stregoni – jantar e musica ao vivo. Via Giovan Battista Niccolini 30/R
  • Hard Rock Café – O dia mais assustador do ano no Hard Rock Cafe Firenze com “Helter Skelter”: Rocket Queens (banda feminina Guns N’ Roses tribute band). Pintura de rosto começando às 18:30. Menu especial. Hard Rock Cafe aguarda a todos com máscaras! Menu de Halloween: € 35.00 (por pessoa) – Hard Rock Café –  Via dei Brunelleschi, entrada grátis.

FESTAS organizadas em casas de show e discotecas:

E ainda:

31 – HALLOWEEN RUN: Zumbis, bruxas, fantasmas uma corrida em atmosfera de Halloween na noite de 31 de Outubro no Parque Cascine, com a primeira edição da Florença Halloween Run, corrida ludico-motoria de 5 km e Family Run de 3 km com início a partir das 19 hs do piazzale da piscina Le Pavoniere. Os corredores podem participar  mascarados em tema do Dia das Bruxas, e depois da corrida serão premiados as melhores fantasias. Além disso, um maquiador estará disponível para todas as crianças que querem se transformar em monstros assustadores. Mais informações aqui. A partir de 25 euros.

Em Gaiole em Chianti (Siena):

31 – HALLOWENN AL CASTELLO DI MERLETO: jantar com baile – Info aqui. 40 euros per pessoa – Castello di Meleto, 53013 Gaiole in Chianti (SI)

Em Lari (Pisa):

14753694_1777326549150725_1418903379800756444_o

31 – BRIVIDI AL CASTELLO : A Lari (Pisa) no Castello dei Vicari será realizada uma emocionante aventura interativa para famílias guiadas por atores profissionais e fantasmas. Começa as 17:00 e o ingresso custa 8 euros, mais informações aqui.

Em Vicopisano (Pisa):

 

VICO HALLOWEEN:  Festa para famílias que envolverá toda a cidade, com dia 31, às 17 hs. Mais informações aqui.

Em Livorno:

IL BATELLO DI HALLOWENN: no dia 31 terá um passeio de barco com bruxas, monstros e vampiros pelos canais de Livorno para conhecer um pouco da história misteriosa da cidade. Durante o passeio, será oferecido aos participantes um deliciosa surpresa de chocolate. Encontro às 16 hs na Piazza Cavour, o valor é 8 euros por pessoa. Mais informação aqui.

Outras festas:

Halloween-Hero-1-H

Dia 31 – Em Certaldo (Florença) ocorre uma festa animada pelas ruas para crianças e adultos que começa as 16:30 com jogos e mágicos.

Dia 27 e 28 – A Manciano (Grosseto) retorna a Festa delle streghe di Montemerano, ou Festas das Bruxas na vila medieval da Maremma que foi incluída na lista do clube “os mais belos Burgos da Itália” nascido do estímulo do Conselho da Associação de Turismo dos Municípios Italianos.

Dia 31 – O castelo de Rosignano Marítima (Livorno) ganha vida com Rosignanohogwarts com aspirantes a bruxos e bruxas, baseado na historia de Harry Potter, com jogos e animação.

Dia 31Magicomio – Street food e degustação de vinhos da região de Val di Cornia com someliers Fisar, concerto para crianças, musica anos ’70 e ’80, e espetáculo de magia.

Então, vamos curtir o Halloween na Toscana?



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!