Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana 2017

03/nov | por Deyse Ribeiro

Esta chegando o Natal e é aberta a temporada de compras de presentes! Em toda a região, e claro, em muitas cidades Italianas, começam as feirinhas, ou como são chamados aqui os Mercadinhos de Natal na Toscana.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_3

Acredita-se que os primeiros mercados de Natal datam de 1434, na Alemanha e na Alsácia, com o nome original de Mercato di San Nicola. Depois da Reforma Protestante foram renomeados como Mercados de Natal, em oposição ao culto dos santos.

Esta tradição se consolidou ao longo do Norte em várias cidades italianas.

Leia aqui sobre os Mercados de Florença durante todo o ano.

Os melhores Mercadinhos para levar as crianças com certeza são o de Montepulciano, onde além do mercado tem a casa de Papai Noel, a cozinha, onde aprender a fazer os biscoitos de natal, e muitos jogos, depois ainda Montecatini Terme que tem uma área como uma mini-cidade teatral sobre o natal (ainda vou escrever aqui), e Chianciano Terme.

**Atualizado com os Mercados de 2017 – podendo ainda ser acrescentados mais eventos até dezembro. Última atualização 22.12.2017.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_4

Em geral, nos mercadinhos de Natal da Toscana, poderá encontrar Papai Noel, escrever a cartinha, experimentar o melhor da culinária invernal, e comprar os melhores presentes de natal dos artesãos da Toscana, uma ótima ideia de souvenir!

É importante saber que você vai encontrar praticamente tudo fechado dia 25 de dezembro e 01 de janeiro, além disso, outras datas que pra nós brasileiros não são feriados, mas que na Itália são e muita gente não se liga são:

  •  26 de dezembro –  Dia de Santo Stefano (Santo Estevão)
  • dia 6 de janeiro – Epifania

Nessas duas datas as lojas fecham!

Muita gente não sabe, mas no dia 26 de dezembro é feriado, é comemorado o dia de Santo Stefano. Já na a noite do dia 5 de janeiro acontece a Festa da Befana, leia sobre esta festa → A festa da Befana na Itália, como nasceu a lenda?

Leia ainda:

EM FLORENÇA:

Wao! Market – Xmas feeling
12 de novembro, às 10h
Via dei Serragli 24r Firenze
Lightlite, Via dei Serragli 24r
Um mercado no coração de Santo Spirito, em Florença, que bimestralmente, quer destacar o artesanato e o melhor do vintage e usado. Os protagonistas dos expositores WAO! são designers, artistas, artistas gráficos, ourives e artesãos que mostram o melhor possível; são colecionadores, amantes vintage e usuários supostos. Para ajudar a tornar o evento único, sempre na WAO! você encontrará vários “convidados especiais”, eventos extraordinários, oficinas, boa comida e ótima música.

We Love Good Shopping 2.0
16 e 17 de novembro
Serre Torrigiani,  Via Gusciana 21
De volta a este ano, a segunda edição de WE LOVE GOOD SHOPPING. Vestuário, acessórios, jóias, ideias para presentes e muito mais em um mercado único dentro do cenário esplêndido do Serre Torrigiani. Parte do produto do evento será doado para a casa familiar “Amor e Liberdade”. Mais informação aqui.

Aspettando il Natale in Viale Europa
26 de novembro
viale Europa
Feira com mercado, stands de produtos típicos, artesanato, confeitaria, caldeirão de castanhas, amendoim e vários tipos. Info aqui.

Mercato di Natale di Oberdrauburg
26 a 27 de novembro
Entre os pórticos de Viale Mazzini e Piazza Cavour em Signa, perto de Florença
alimentos e artesanato stands de Carinzia, a cidade gêmea de Maromme (Normandia), especialidades da Villadoro, mercado local  de Natal e da casa do Papai Noel.

Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão)
De 28 de novembro à 17 de dezembro  
Piazza Santa Croce
Das 10 às 22s
Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 22hs. Mais informação aqui.

Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão)

Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão)

Natale per File
De 30 de novembro a 3 de dezembro
Palazzo Corsini, Lungarno Corsini, 8
Das 10 às 19 hs.
Mercado em prol da Fundação Italiana de Leniterapia, ou seja, um mercado de solidariedade e beneficência, onde serão presentes marcas de artesanato fiorentino. Mais informações aqui.

Mercatino di Natale della Croce Rossa Italiana 
De 1 e 3 de dezembro
Teatro Obihall, Via Fabrizio De Andrè
Das 9 as 19:30
Mercado de Natal organizado em beneficência pela Cruz Vermelha Italiana das 9 as 19:30.

Lo Spazio Natale di Emergency:
De 3 e 24 de dezembro 
Via de’ Ginori, 14
De segunda à sexta das 15:30 às 20h, sábados, domingos e feriados das10:30 às 18:30h.
Mercado de Natal organizado em beneficência à Emergency com artesanato dos 20 países atendidos pela Emergency e objetos doados por empresas. Saiba mais aqui.

Natale in villa 2017
2 e 3 de dezembro
Villa le Piazzole via Gherardo Silvani 149/A
O Villa Poggio Imperiale será o local onde os expositores da Toscana expõe suas obras e mais: bijoux e jóias, roupas e acessórios, perfumes e cosméticos, objetos para o lar, mobiliário e alimentos de qualidade. Eventos colaterais acompanharão o evento.Nos dois dias serão organizados Laboratórios e Demonstrações de artesãos de vários setores: papel, lixo, feltro, madeira, etc. Visitas guiadas às partes históricas da Villa pela Acropolis Cultural Association.Para os mais pequenos, a apicultura Mancini com sua didática Ania Arnia. Zona de comida na área do teatro durante a duração do evento. O pão redondo da Street Trucks, Panino Tondo Vegano, Pentolina, encantará o seu paladar do café da manhã ao almoço até o aperitivo noturno. Info aqui.

Ailo Christmas Bazaar:
Dia  2 e 3 de dezembro
Convitto della Calza, Piazza della Calza, 6
dia 2 das 15:30 às 19h, e dia 3 das 10:30 às 19h
Bazar de Natal AILO- American International League de Florença, um dos mais antigos eventos de caridade em Florença, organizado sob o patrocínio da Câmara Municipal de Florença e agora em sua 41ª edição, para apoiar projectos pelas principais associações de ONGs da Província de Florença e dedicado ao suporte de pacientes hospitalares ou cuidados em casa do doente, a reintegração social das pessoas com deficiência, para ajudar as crianças, as famílias em necessidade ou animais abandonados. Info aqui.

Villaggio di Babbo Natale – Vila do Papai Noel
– a confirmar –
Piazza del Carmine
Das 10 às 22hs
Um espaço para adultos e crianças com patinação no gelo, shows, espetáculos, street food, jogos, tapete elástico, e um mercado. Na casa do Papai Noel as crianças podem visita-lo e entregar a sua cartinha! Mais informações aqui.

natal_11

Mercatale: Mercato dei Sapori e dei Mestieri

Mercatino di Natale per A.T.T.
Dia 8 a 10 de dezembro
Hotel Albani, Via Fiume, 12
das 9.00 às 19.00
Mercado de Natal da Associação Tumores da Toscana, Patrocinado pela Região da Toscana e pelo Município de Florença, terá lugar de 8 a 10 de Dezembro noHotel Albani Florença (Via Fiume, 12 Florença). Muitos, como sempre, os nomes das grandes marcas presentes, incluindo Gucci, Ferragamo, Prada, Armani, Ermanno Scervino, Stefano Ricci, Emilio Pucci, Caffè Noir e muito mais. Grande espaço também será dado às criações artesanais de jóias e objetos de decoração e, claro, será um vasto departamento de alimentos e vinhos.A renda será convertida para o financiados pelo Serviço de Cuidados de Oncologia gratuita, que desde 1999 o A.T.T. oferece à pacientes com câncer e suas famílias.

La Fierucola: Fiera della Immacolata:
Dia 8 a 10 de dezembro
Piazza Santíssima Anunziata
das 9.00 às 19.00
Não sabemos com certeza o ano em que foi celebrado pela primeira vez esta festa popular em Florença, mas certamente remonta há centenas de anos atrás. Em 7 de setembro foi comemorado Demetra, deusa da agricultura e da colheita, venerado desde a Grécia antiga. Em 7 de setembro, coincidiu no entanto, com a véspera do aniversário do nascimento da virgem Maria, celebrada no dia seguinte. Assim, para celebrar a fertilidade da mulher e da mãe terra, as famílias camponesas da Toscana foram em peregrinação à Igreja de SS . Annunziata, em Florença, e assim no dia seguinte, abrigava um grande mercado ao ar livre onde eram oferecidos para venda vários tipos de produtos agrícolas e itens artesanais.

Boboli Christmas
Dia 10 de dezembro
Via Romana
Um evento verdadeiramente especial no bairro de Oltrarno, onde a rua Romana por um dia, se torna uma divertida “estrada musical” cheia de bens de Natal e luzes coloridas. Aqui você pode percorrer os stands vendendo produtos artesanais locais e ir para a descoberta de uma das áreas mais características da cidade, respirando uma alegre atmosfera festiva.

Presepe ai Bassi :Parrocchia del SS. Nome di Gesù ai Bassi:
 – a confirmar – 
Via dell’Argingrosso, 107
das 9.00 às 19.00
Este ano, a paróquia apresenta o presépio de Natal, com novas cenas e novos personagens que tornam a visão ainda mais evocativa da cena da natividade. A representação abrange uma área de mais de 50 metros quadrados, com uma centena de estátuas, sessenta dos quais em movimento. Amplo espaço será dedicado aos detalhes: a neve, o nevoeiro na lagoa, o fumo que sai de chaminés e muito mais.

Winter Market is Coming
Dia 15 de dezembro à 7 de janeiro de 2018
Ippodromo del Visarno, Viale del Visarno, 14
– De 15 a 17 de dezembro – Horário 16:00 – 24:00 na sexta-feira, 12:00 – 23:45 sábado e domingo
– De 21 a 23 de dezembro – Horário 12:00 – 23:45 por 3 dias: quinta-feira, sexta-feira e sábado.
– De 5 a 7 de janeiro – Horário 16:00 – 24:00 na sexta-feira, 12:00 – 23:45 sábado e domingo
Não apenas vintage. Também artesanato, joalheria e arte. O mercado organizará um festival “Visarno Christmas” com eventos todos os fins de semana: cervejas artesanais, comida de rua e eventos de vinil e comics de coleção com muitas iniciativas, música ao vivo e eventos relacionados. Info aqui.

We Love Good Shopping 2.0
Dia 16 e 17 de dezembro
Serre Torrigiani, Via Gusciana 21
Vestuário, acessórios, jóias, ideias para presentes e muito mais. Um mercado único dentro do cenário esplêndido do Serre Torrigiani . Parte da renda do evento será doado para a casa familiar “Amor e Liberdade”. Info aqui.

Open day Four Season 2017- Il Four Season per i bambini di Livorno
Dia 17 de dezembro
Hotel Four Seasons, Borgo Pinti 99
Das 10h às 16h
O Four Seasons Hotel Florence reabre as portas do Parque Gherardesca para o seu “Dia aberto”, uma iniciativa importante para a solidariedade a favor da infância. Por causa da terrível enchente atingiu a cidade de Livorno em 10 de setembro, os resultados do dia serão transferidos para a renovação das salas de aula e a compra do material didático da escola secundária 1 ° Grado G. Bartolena e do jardim de infância de Montenero de Livorno, ambos seriamente danificados. Junte-se aos amigos da Four Seasons e funcionários voluntários com uma pequena doação para uma grande causa. Info aqui.

Fierucolina di Natale di Santo Spirito
Dia 17 de dezembro, das 9.00 – 19.00
Piazza Santo Spírito
Feira de agricultura biológica, gastronomia, produtos natalícios e artesanato. Mais informação aqui.

OUTROS EVENTOS:

– F-Light : jogos de luz
Dia 8 de dezembro à 8 de janeiro de 2018 
festa de natal de luz de Florença – fiz já o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

Toscana Winter Park dell’Obihall:
De 26 de outubro à 25 de fevereiro de 2018
Obihall
Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 26 de fevereiro, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial. De 26 de outubro à 25 de fevereiro de 2018.

Pista de patinação no gelo:
De 18 de novembro a 31 de janeiro
Centro Comercial I Gigli, área externa da Corte Tonda
Pista de patinação no gelo, ao aberto à pagamento. Há vários eventos no local, veja programação aqui.

EM OUTRAS CIDADES DA TOSCANA:

natal florença mercado_36Na província de Florença

FIRENZUOLA: dias 8 e 10 de dezembroMercado de Natal “FIOCCHI DI NATALE” com música e jogos à partir das 10 hs no centro histórico. Info aqui.

PALAZZUOLO SUL SENIO : dias 3,8,10, 17 de dezembro – Magie dell’Avvento e 1.000 Presepi, evento que transforma o país em uma fascinante percurso através das mais belas e característicos presépios, adornados com de todos os tipos de material, habilmente criados pelas mãos de comerciantes, moradores e associações de Palazzolo. Já no dia 26 um presépio vivo pelas ruas da cidade. Info aqui.

CHIANTI :  Mercado de Natal da cidade com ideias de presente. Info aqui.
Greve in Chianti: 8 e 17 de dezembro
Strada in Chianti: 9 de dezembro
San Polo in Chianti: 8 de dezembro
Panzano in Chianti: 16 de dezembro

BARBERINO DI MUGELLO3,8,10 e 17 de dezembro – Mercado de Natal “Natale in Corso” com o tradicional mercado de Natal, bingo e entretenimento na praça e nas ruas com artistas de rua e outros eventos. Das 9,00-21,00. Saiba mais aqui.

GREVE IN CHIANTIdia 8 de dezembro na Piazza Matteotti, à espera do Natal com o Mercadinho de Natal com artesãos, música e entretenimento.

CASTELFIORENTINO: de 8 de dezembro à 8 de janeiro – La via dei Presepi  – Em Castelfiorentino terá uma exposição de mais de 50 presépios nas ruas do centro histórico, onde será também apresentada a peculiar ‘Natividade de bike’, uma representação que se ilumina pedalando uma montais bike. Para a ocasião, haverá grandes campeões e atletas profissionais do ciclismo do passado e presente, incluindo: Franco Bitossi, Francesco Casagrande, Irene Puccioni, Alberto Bettiol e Kristian Sbaragli. Para ser relatado em 6 de janeiro, a procissão dos Magi na tarde irá para Piazza del Popolo com a participação de ‘Os Cavaleiros de Camporena’. Horário: sábado 15-19,30hs, domingos e feriados 10-12 e 15-19.30. Depois do Natal, também aberta nos dias úteis de 15-19.30 horas. Sábado 31 dezembro fechado o dia todo. Piazza del Popolo, Castelfiorentino (Firenze)

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_8

Na província de Pisa:

PISA:  vários eventos nesta cidade, a prefeitura da cidade ainda disponibilizou um calendário enorme de eventos no mês de dezembro, que você pode ver aqui.

  • Fábrica de Papai Noel: Entre os dias 8-9-10 de dezembro, das 10 às 19hs. Será montada no Palazzo dei Congressi via Matteotti, 1 em Pisa, a Fábrica de Papai Noel, com laboratórios, jogos de salão, lounges, show e banquetes de Natal. Com o objetivo a mergulhar a criança no mundo mágico do Natal, onde ela encontrará o Papai Noel, os duendes e todos os seus amigos para viver um sonho mágico. Na Leopolda terá também um mercado com expositores selecionados para ajudar na compra dos presentes de Natal. Das 10 às 21 hs. Info aqui.
  • Il treno di Babbo Natale: Entre os dias 8 a 10 de dezembro na Stazione Leopolda, de 10 às 20, onde as crianças e adultos poderão subir nos “vagões especiais” de um trem mágico para participar de jogos, espetáculos, laboratórios, e tante diversão –  preço 5 euros, e é promovido por: Accademia del Giuoco, Associazione Culturale Sarda Grazia Deledda, Il Gabbiano, Lu.Pi. Lucani a Pisa, Salakabula, Botteghe della Cartapesta, Circolo LAV – Letture ad Alta Voce, Compagnia Teatrale L’Anello, UNICEF – Comitato di Pisa. Info aqui.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_9

  • Patinação no gelo: Este ano, foi criada em Piazza Vittorio Emanuele II, uma grande pista de patinação no gelo. Atraente para experientes e fãs de patinagem, com a oportunidade de viver mais intensamente o clima de Natal na cidade. A pista de gelo na Piazza Vittorio Emanuele II é aberto diariamente 10,00-24,00 de final de novembro –  janeiro

VOLTERRA: dias 8, 9, 10, 16, 17, 23 e 24 de dezembro – Mercado de Natal, atividades para crianças, um Bosco Incantado, e área com diversos quitutes de inverno.Aberto às 16hs. Mais info aqui.

CIGOLI – San Miniato: Também este ano nas instalações da Paróquia de São João Batista em Cigoli, se terá o já famoso “Presépio de Cigoli” agora em sua décima terceira edição, e é um dos maiores presépios artísticos da Toscana que tem visto a 2011 mais de 20 mil visitantes de várias partes da Toscana, na Itália e no exterior. O presepe será aperto do dia 6 de dezembro até o domingo depois da epifania, sempre das 9,00 – 13,00 e das  14:30 – 20,00 todos os dias. Info aqui.

O enrome mercado de Natal de Montepulciano

O enrome mercado de Natal de Montepulciano

Na província de Siena:

SIENA:

  • 2 e 3 de dezembro – Mercato del Campo – Mercado com 150 bancos com ideias para presentear no natal. Info aqui.
  • de 8 de dezembro à 6 de janeiro – FIERA MERCATINO DI NATALE – Piazza Matteotti, Piazza Gramsci, Viale XXV Aprile – das  8 às 20h –  venda de doces, frutas secas, jogos, artesanato, cerâmica, idéia de presentes, etc.
  • de 8 de dezembro à 7 de janeiro – CHRISTMAS PARK – Giardini La Lizza, das 10:30 às 24h. Pista de patinação no gelo, jogos e roda gigante.
  • de 16 à 23 de dezembro – JINGLE BELL STREET – UN VIAGGIO MAGICAMENTE VERO – Palazzo Patrizi, Via di Città, 79 – das 10.30 às 18.30 – Il Palazzo di Babbo Natale (o palácio do Papai Noel) – No coração do centro histórico, a poucos passos da Piazza del Campo, um antigo palácio dá boas vindas ao Papai Noel e seus ajudantes. Gnomos e elfos acompanharão os visitantes na descoberta da magia do natal, através de uma jornada de luzes, cores, música e fragrâncias que se desenrolarão entre os quartos do Palazzo Patrizi e terminará com o abraço do Papai Noel. Realidade e imaginação se juntam neste evento. Preço 6 euros por pessoa. Tel. 0577 373202,

CHIANCIANO TERME: 4 de novembro a 26 de dezembro – Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas.
Horário: A partir de 5 novembro – 26 dezembro: todo fim de semana ( sábado e domingo), de 10 às 20 hs. Aberto ainda dias 8,9 e 26 dezembro das 10 às 20hs. Mais informação aqui.

MONTEPULCIANO: 18 de novembro à 7 de janeiro de 2017. Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 18-19-25-26 de novembro, 2-3-7-8-9-15-16-17 de dezembro, e do dia 22 de dezembro à 8 de janeiro, dia 25 somente à tarde – das 10:30 às 19:00. Mais informações aqui

ABBADIA SAN SALVATORE : 
de 8 de dezembro a 8 de janeiro –  Città delle Fiacole – A cidade das tochas prepara sua temporada mais quente: todo o país está pronto para renovar um dos mais antigos festivais de fogo italianos, uma tradição milenar intimamente sentida e muito envolvida. No início de dezembro, quando se começa oficialmente a construção das Torchas de madeira típicos em forma de pirâmide de até sete metros de altura que aguardam o céu aguardando dia 24, quando serão queimados. Uma obra exigente cujos segredos são transmitidos de geração a geração, para celebrar um ritual de fogo que envolve toda a comunidade, abraçando significados simbólicos pagãos e religiosos.

24 de dezembro – Na noite da véspera de Natal em San Salvatore, o calor das tochas e cantar dos pastores ao fogo trazem à mente memórias antigas, é o Fiaccole della Notte di Natale. Sua origem é antiga, quando para ir a Missa do Galo, os moradores em torno da abadia e das aldeias ao longo da Via Francigena em Val di Paglia deveriam ir até a Abadia para assistir à Missa do Galo e ali se acendiam fogueiras para se aquecer ao redor do complexo do mosteiro. Portanto, se relembra essa origem da fogueiro no dia 24 de dezembro, as 18:00 com a “Cerimônia de poder”, onde ocorre a bênção do fogo, que marca o início da festa. Às 21:00 o execução do Presepe vivo, onde os gaiteiros e outros grupos de pastores cantam a música “Bom Pastor” (pastorelle), com tochas caminhando ao redor do centro histórico à espera da missa do galo.

Sobre esta grande fogueira de natal de Abbadia San Salvatore, leia -> A tradição das fogueiras de Natal na Toscana

mercadinho-de-natal-montepulciano_22

Na província de Arezzo:

AREZZO: de 25 de novembro à 26 de dezembro:

  • Villaggio tirolese ad Arezzo – Mercado de natal típico tirolês (como no norte da europa) com 32 casas de madeira e o grande cabana tirolesa para provar produzir pratos gourmet, jogos, gastronomia e presentes. Piazza San Polo  de segunda à sexta das 10 às 21 e sábados e domingos das 10 às 21 hs. Saiba mais aqui. Trinta e dois operadores dos mais importantes mercados de Natal italianos e estrangeiros: produtos típicos do Tirol (Trento, Merano e Bolzano), mas também os operadores estrangeiros de mercados de Natal da Europa (Salzburg e Frankfurt, em particular).
  • A CASA DI BABBO NATALE (Casa de Papai Noel) será um encantador novo local no Palazzo della Fraternita dei Laici, edifício histórico construído em 1300 e a sede da Irmandade de Leigos, onde se terão oficinas para crianças e em meio a magia do Natal pode encontrar o Papai Noel, fazendo foto do Natal e se divertir com atrações e jogos de Natal. (Entrada: € 3 para crianças – 5 euros para adultos).
  • Ainda Mercatini di Natale também na Piazza San Jacopo e Risorgimento (3 de dezembro até 8 de janeiro) , já quanto aos produtos típicos alimentares você poderá encontrar no Mercatale dei Portici nos dias 3; 8-11; 17-18; 19-24 de dezembro. E por fim, no mercatino delle “Opere dell’ingegno”, serão propostos objetos artesanais inspirados ao Natal e realizados por artistas toscanos nos dias 10-11 e 17-18 de dezembro. Info aqui.
  • Novo evento este ano La piazza dei presepi – de 8 a 27 de dezembro – Dentro da igreja delle sante Flora e Lucilla, ma s também chamada de comunemente ‘della Badia’, será possível visitar o grande presépio animado tradicional feito de acordo com as tradições antigas. A praça também vai sediar, pela duração da exposição de presépios, uma série de performances, leituras e animações.

LUCIGNANO: 16 e 17 de dezembro – Fiera del Ceppo, onde se encontra presépios, jogos de madeira, bonecas, decoração de natal, e o melhor da gastronomia local. Info aqui.

natal florença mercado_38

Na província de Pistoia:

MONTECATINI TERME : 11 de novembro a 6 de janeiro – Montecatini se transforma na cidade do Papai Noel, onde as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais.
Horário: todo fim de semana (sexta e sábado e domingo) de 10 às 21. Mais informação aqui.

Veja o post completo contando sobre o Mercado de Montecatini, com todos os detalhes da cidade do Natal!

PESCIA:  – data a confirmar– A Via dei Presepi oferece cerca de 40 instalações no centro histórico de Pescia, nas igrejas, nos distritos e em pontos de venda. Estes presépios serão visíveis de 8 dezembro – 6 janeiro. Um presépio vivo está visível nos dias 18 de dezembro e 06 de janeiro, serão 150 figurantes que representam a cena da natividade franciscana, reno rio Pescia. O primeiro dia terá início às 15 da Catedral e segue em direção ao rio. Ao pôr do sol terá um fascinante jogo de luz (até 18 horas).

 

Na província de Lucca:

LUCCA:

  • Rieco il Natale – 15 a 17 de dezembro  na Villa Bottini –  mercado de produtos natalícios e artísticos dos artesões da cidade. Info aqui.
  • Photolux Festival 2017  – de 18 novembro a 10 de dezembro – bienal internacional de fotografia – mais aqui
  • “Welcome difference” – instalação de natal –  de 25 novembro a 7 de janeiro 2018 na Piazza San Michele
    Associazione Andare Oltre si Può
  • Pista de patinação no gelo – de 2 de dezembro de 2017 a 4 de fevereiro de 2018 na Piazza Napoleone
  • a Casa di Babbo Nataledias 2/3 – 8/9/10 – 16/17 de dezembro na Casermetta San Paolino sulle Mura Urbane – a casa do Papai Noel – animação, laboratórios, música e claro, o papai noel.
  • Concertos de Natal2/9/16/23/30 de dezembro – tradicional concerto com músicas e cantos de natal na  Casermetta San Pietro
  • Natale nel medioevode 7 al 10 dezembro –  na Piazza San Frediano
  • Abbracci di Natale  –  8 dezembro de 2017 a 7 janeiro de 2018 na Piazza Napoleone – espetáculo e musica para crianças e famílias
  • Casetta di Babbo Natalede 10 al 24 de dezembro na Piazza Napoleone
  • Mercatino di Natale della Croce Rossa Italiana di Lucca – de  11 a 27 de dezembro na Piazza Napoleone
    Croce Rossa Italiana di Lucca
  • Gran concerto di Natale:
    •  15 de dezembro às 21,15 na Chiesa Parrocchiale di San Angelo
    • 15 de dezembro das  15.00 alle 20.00 no Auditorium San Romano, Istituto Comprensivo Lucca 3
    • 16 de dezembro às  17,30 – Concerto di musiche natalizie di autore – no Auditorium“Giovanni Paolo II” loc. Sant’ Anna – Lucca
    • 23 dezembro às 21.00 no Complesso San Micheletto – Ass. Orchestra da Camera L. Boccherini
    • 23 dezembro às 21,00 no Auditorium San Romano – Concerto degli auguri di Natale  da Associazione Musicale e Culturale EstrOrchestra
    • 23 de dezembro no Complesso di San Micheletto – I concerti per la notte di Natale – da Associazione Orchestra da Camera L. Boccherini
  • Mercatino Italiano di Natale –  dias 22, 23 e 24 de dezembro na Piazza San Francesco

FORTE DEI MARMI: ate 6 de janeiro Natale a Forte, das 10 às 19 hs. Concertos gospel e jazz, animações para crianças, artistas de rua e fogos de artifício (o último dia 10 de Dezembro). Este ano ainda terá patinagem no gelo (aberto todos os dias) e Villa do Papai Noel, onde as crianças podem passar todo o tempo jogando com elfos e duendes sob o olhar atento de pessoal especializado. Deixe as crianças na companhia de ajudantes de Papai Noel, os adultos podem dedicar-se à Feira, que terá cerca de 50 expositores de produtos de Natal. Info aqui.

 Na província de Livorno:

LIVORNO: até 26 de dezembro, Villaggio di Natale, no parque de Villa Mimbelli em Livorno  mágica Vila do Natal. Entre os desfiles de elfos, cantores, contos de fadas e a inevitável casa de Papai Noel. Você poderá conhecer a “Via per la magia del Natale”, “via degli Elfi”, “Traversa Casa di Babbo Natale” “via delle Botteghine”  são apenas alguns dos endereços desta encantadora vila animada em um lugar igualmente adorável na cidade, o parque de Villa Mimbelli, à poucos passos do mar. Mais informação aqui.

natal florença mercado_34

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.
 tag: Eventos, Mercadinhos e Feiras de Natal na Toscana


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!