Montecatini Terme se transforma na “Cidade do Natal”

10/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça a “cidade do Natal” cheia de parques, casa de Papai Noel, um borgo encantado, elfos, e muito mais, em Montecatini Terme, a cidade que se transforma no natal na Toscana!

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_4

Montecatini Terme está localizado no coração da Toscana, a poucos quilómetros de Florença e Lucca. A cidade é conhecida em toda a Europa pelas suas águas com propriedades terapêuticas, seus edifícios Art Nouveau e o grande património arquitectónico e verde construído em torno deles.

Porém essa tranquila cidade, entre os meses de novembro e dezembro se transforma completamente para o período de Natal. Cores, sons, música, atrações, atmosfera única, lugar quase encantado, tudo isso para se transformar na “Cidade do Natal”, com atrações que com certeza vão precisar mais de um texto para descrever.

No site oficial é possível baixar o mapa, clique AQUI para ter uma idéia do que eu estou falando… é um mundo de atividades, atrações, mercadinho, e tantas outras coisas. Você pode ter o prazer de hospedar na casa de Papai Noel, admirar a vila dos elfos ou patinar no gelo no centro, etc.

montecatini-terme-natal-mercadinho_12

La casa del babbo Natale – a casa do papai noel

Vamos a algumas atrações da cidade do Natal:

Abaixo coloco o percurso que eu fiz e o link do site de cada atração, indico levar o mapa no celular ou iPad porque tem muita coisa, e é bom não se perder! Você pode pegar o mapa na cidade também, em todo lugar tem, na estação, nos cafés, etc. Lembrando que as atrações são à pagamento, exceto os mercados de rua, portanto consulte o preço abaixo ou nos links que deixei.

Chegando na cidade de trem (para quem vem de carro, abaixo falo do estacionamento), você tem a opção de descer em uma das duas estações de trem da cidade.

Se descer na estação de Monsumanno Terme/Montecatini, terá que caminhar 17 min até o local, veja aqui:

Já se descer na estação de trem de Montecatini Centro, estará próximo às atrações, sempre seguindo o via principal, chamada Viale Verdi, veja aqui. Neste caso, você está mais próximo!

Se você ir à direita encontrará a área Termeland, na verdade é uma área verde onde se encontra um dos parques que pertencente à área termal, que nesta época se encontra fechado. Ali deverá pagar o valor da entrada, veja mais abaixo.

IO que você irá encontrar:

  • Ghiaccio Polare – entrando do gelo polar, tudo azul, encontremos pinguins, ursos, árvores do gelo estão prontos para você, depois então a Fada da Neve e do Gelo, que vai contar a história do Natal.
O Elfos

O Elfos

  • Bosco Incantato: profumo di antica foresta, com castanhas, folhas, é o Bosco degli Elfi (bosco dos elfos) com vários animais escolndidos, como corujas e cervos..
  • Fabbrica dei Giocattoli: chegando à fábrica de brinquedos, os elfos  estarão no trabalho para satisfazer os sonhos de crianças de todo o mundo. Corta, recorta, pinta, etc..e ali os jogos e brinquedos ganham forma, e que com um assopro de pó mágico, estão prontos para serem embalados e depositados com cuidado no trenó do Papai Noel.
  • Casa  di Babbo Natale: depois chegamos à casa onde o Papai Noel vive, e seremos acolhidos pelo seu mordomo e a “Brontolona” a governante da casa, sempre de mau humor porque Papai Noel deixa tudo bagunçado, inclusive deixa doces debaixo das almofadas. Você vai ver a escrivaninha com o pó mágico e os livros de criança e as cartinhas das crianças de todo o mundo, além de baús cheinhos de brinquedos, que fica ao lado da cama gigante onde ele dorme, com armários cheios de roupas vermelhas.
  • Slitta – trenó – ainda podemos ver o trenó mais aguardado por toda sa crianças do mundo!
  • Punto letterina –  onde é possível fazer as cartinhas para o Papai Noel, ou você pode já levar a sua.
  • Ufficio Postale – correio – onde depositar a sua cartinha

  • Laboratorio in legno – laboratório de madeira à pagamento (3,5 euros, e possível somente em algumas datas), onde os carpinteiros irão ajudar as crianças a criarem seus próprios brinquedos.
  • Fantatrucco – é o momento de pintar o rosto como princesa, herói, etc… escolha o personagem! À pagamento (€5).
  • Ciocoassaggio – na fábrica de chocolate é possível degustar!!
  • Raccontafiabe – contador de histórias- uma das Elfas irá contar histórias de natal às crianças. À pagamento (€3)
  • Spettacoli –  espetáculos e animação em horários específicos, com princesas, super heróis para brincar e divertir às crianças.

  • Trono di Babbo Natale – finalmente o Papai Noel !! Os Elfos irão guiar as crianças até a sala do Trono … enorme … mágica … As crianças podem conhecer o Papai Noel, contar-lhe seus desejos, entregar a sua carta e tudo o que seu coração lhe dirá!

Daqui você pode escolher visitar outras 2 áreas temáticas, uma á esquerda é possível ir à pé, que é o Bosco degli Elfi, já o Piccolo Regno Incantado, é necessário ir de ônibus, carro ou funicular, explico mais sobre o transporte abaixo.

  • Il Villagio degli Elfi – a Vila dos Elfos representa uma verdadeira aldeia dos Elfos, com reproduções reais do lugar encantado. Cada criança receberá um chapéu e  gadgets, para transformá-los em pequenos elfos e a chance de jogar nas oficinas temáticas nos “Jogos de Natal”, no parque e assistir os shows. Para mais informações visite o site oficial.

No local agora é possível ainda jantar! Entrada 5 euros.

Abertura: 11 – 12 – 18 – 19 – 25 – 26 de novembro, 2 – 3 – 8 – 9 – 10 – 16 – 17 – 23 – 24 – 25 – 26 – 30 – 31 de dezembro e 1 – 6 de janeiro.

  • Il Piccolo Regno Incantato, no Castello Tamerici – O pequeno reino encantado é criada para experimentar a aventura pelo “borgo”, em um conjunto de luzes, sons e cores ao longo de um caminho cheio de surpresas, fantasia e poesia, inspirado por mais belos contos de fadas do mundo. Todas as meninas vão se transformar em belas Cinderelas e todos os meninos no corajoso Rei Arthur. Para mais informações visite o site oficial.

Aberto de 28 de outubro a 7 de janeiros aos sábados e domingos. Horários dos espetáculos são variados, por favor verifique no site. Ingressos: adultos 12 euros e crianças 10 euros

 

Do outro lado, sempre seguindo o Viale, fica outra área verde onde se encontra um dos parques que pertencentes à área termal, chamada Terme Excelsior.

  • Borgo di Natale – o Mercado de Natal da cidade, com artesanato, idéia de presentes, e delícias gastronômicas – aberto ao público
  • Il Mercatino del Grocco – ( do outro lado da rua) – outro mercadinho – aberto ao público

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_2

  • I Pony di Babbo Natale –  o pônei de Papai Noel fica a disposição para um passeios com as crianças (sempre à pagamento)

As Paradas de Natal:

Todo fim de semana as ruas do centro de muitos shows para crianças, bandas de rua divertidas e artistas de rua, para fazer ainda mais impressionante a sua caminhadana cidade de Natal de Montecatini Terme.

Veja a programação completa dos desfiles de Natal organizadas por InMontecatini, com partida de Piazza XX Settembre, chegada até a casa de Papai Noe l – serviço ainda a ser confirmado para 2017 – 

montecatini-terme-natal-mercadinho_18

Casa del Babbo Natale – casa do Papai Noel – área de laboratório

montecatini-terme-natal-mercadinho_17

Casa del Babbo Natale – casa do Papai Noel – área de laboratório

Algumas informações práticas:

Duração: Relativo à Casa de Babbo Natale (tudo aquilo marcado no  mapa) – De 11 de novembro à 6 de janeiro de 2018, aberto às sextas, sábados e domingos. Já o Pequeno Mundo Incantado esta descrito acima.

Horário: As horas indicativas de funcionamento são de 10 às 17 às sextas e de 10 às 18 sábados e domingos. Quanto às atividades e espetáculos, favor verificar diretamente no site oficial indicado.

Tem fila? Nos fins de semana fica mais cheio, e fluxo, obviamente, aumenta com a aproximação do Natal.

Eu tenho que comprar antes que os bilhetes? Se você vai no fim de semana, está com crianças e já sabe o que vai ver, eu indico comprar o ingresso online, nos sites das atrações que os disponibilizam, assim você evita fila. A casa do Papai Noel, o Borgo encantado podem mesmo ficar tão cheios de acabar os ingressos!

montecatini-terme-natal-mercadinho_15

Quanto custa visitar a cidade de Natal? 

Ingresso adulto:  13 euros
Ingresso criança: 12 euros (1-11 anos) e menos de 1 ano, é gratuito

 Obviamente, a despesa total vai depender do número de atrações que você decidir visitar, já que cada um deles tem preços que variam de aproximadamente 3 a 10 euros cada. Veja no site os preços de cada atração.

Todas as atrações também são acessíveis com carrinhos.

Como chegar e se movimentar: Montecatini é uma cidade pequena e não há muitos estacionamentos, então eu recomendo você chegar de trem (a estação de trem fica no centro, a 5 minutos da praça principal). Para todas as outras atrações na área circundante de Montecatini, você pode confiar no transporte público.

trenzinho de natal

trenzinho de natal

Se quiser, ainda pela cidade poderá passear com o Trenino della Città del Natale: o trenzinho de natal que gira também pelo centro da cidade, porém ainda não foi publicado o itinerário e nem o preço.

Refeições: Em todas as atrações há opções de refeições e serviços, com particular atenção aos menus para crianças e para pessoas com alergias.

montecatini-terme-natal-mercadinho_8

montecatini-terme-natal-mercadinho_3

correios do papai noel

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_4

Para maiores informações acesse o site oficial aqui.

Dali é possível pegar um ônibus para visitar:

  • o Parco do Pinóquio em Collodi, veja os horários aqui. –  Saiba mais sobre o parque no Pinóquio no texto que escrevi sobre ele aqui.
  • Grotta Giusti em Monsumanno Terme -> leia sobre esta gruta termal no texto que escrevi sobre ela aqui

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Mapa

Participe e dê seu pitaco!