Chocolate Artesanal na Toscana: onde saborear

11/nov | por Deyse Ribeiro

Conheça um pouco da história do chocolate artesanal na Toscana, onde comprar e onde degustar em Florença.

 

Pancia mia fatti capanna” é uma expressão típica italiana para indicar quando você está na frente de um prato que não pode resistir, é uma sensação que, se você for  viajar pela Toscana, seguramente irá sentir continuamente. As especialidades desta terra são tantas que é quase impossível contá-las. Entre as muitas iguarias nesta terra cheia de recursos, um lugar de absoluto certamente merece o chocolate.

A Toscana é conhecida pela tradição artesanal do chocolate, o chamado “o ouro preto”. Na verdade, o chocolate artesanal toscano é conhecido pelas habilidades dos “mestres” artesanais na transformação do cacau em doces realmente deliciosos.

Entre Prato e Pisa, o “Chocolate Valley”

Se você quiser passar um fim de semana muito delicioso, a área ideal para você é a de Pisa e Prato, passando por Montopoli, Monsummano Terme e Agliana. Ao longo dos anos, uma genuína cadeia de produção artesanal e qualidade de chocolate foi instalada. Mais do que grandes marcas, aqui entre as colinas doces e monumentos únicos do mundo, você encontrará chocolates artesanais de renome internacional e outras esperanças jovens que prometem manter um alto nível de qualidade.

Apenas para citar alguns, muitos deles são Federico Salza de Pisa, Andrea Slitti de Monsummano Terme, Simone De Castro de Montopoli, “Cioccolato & C.” de Massa e Cozzile, Corsini de Pistoia ou o companheiro Luca Mannori. Cada um deles representa uma verdadeira excelência e só eles justificam uma viagem aqui. Agliana, por outro lado, é a base do “decano” do Chocolate Toscano, Roberto Catinari, considerado um mestre à nível mundial. Tal fama quase contrasta com a simplicidade da sua loja de chocolate, uma verdadeira loja de artesanato do Chocolate, onde você pode experimentar emoções extraordinárias.

Chocolate na Toscana

O início da produção do chocolate artesanal na toscana remonta ao período do Grão-Ducado da Toscana, quando, por volta de 1600, o cacau foi introduzido no território através do comerciante florentino Francesco Carletti.

As receitas mais prestigiadas, como chocolates de flores de jasmim ou cascas de limão, foram desenvolvidas pelo médico Francesco Redi, que logo fez grande sucesso entre os nobres florentinos.

Em 1872, Enrico Rivoire, um chocolatier da família real real da Sabóia, mudou-se para Florença e abriu uma loja na Piazza della Signoria, em frente ao Palazzo Vecchio. Até hoje o Rivoire é um dos chocolates florentinos mais populares entre os habitantes, como entre os turistas.

Em Pisa, o chocolatier holandês Paul De Bondt, que figura entre os 15 melhores fabricantes de chocolate do mundo, é famoso por sua criatividade e qualidade de produto.

Vale a pena mencionar a famosíssima Amedeique eu ja falei neste aqui – dos irmãos Tessei que ganharam os Oscars da Academia de Chocolate em Londres em 2008.

Como uma curiosidade sobre os benefícios do chocolate, no spa de Monsummano Terme (Pistoia) são oferecidas terapias inovadoras como a terapia de chocolate como adjuvante de tratamento de beleza.

Em várias cidades (Florença, Pisa, Monsummano Terme), foram realizadas feiras importantes dedicadas a chocolates artesanais organizados anualmente como Finalmente Cioccolato, a Fiera del Cioccolato di Firenze,  Cioccolosità, a Biennale del Cioccolato Artigianale di Monsummano Terme (PT).

Leia também o texto -> Amedei, o melhor chocolate do mundo fica na Toscana

E você então não vai querer experimentar? Abaixo coloco primeiro, a lista das melhores chocolateiras, ou cafés onde encontrar esses chocolates deliciosos em Florença. E depois a lista completas das melhores lojas de Chocolate Artesanal da Toscana:

Onde provar em Florença:

Rivoire – Piazza della Signoria  – site
Mais do que apenas um local, um símbolo da cidade. Já contei acima a história da família com o chocolate, pois bem, neste café literário histórico, se encontra um dos melhores chocolates quentes da cidade, e você pode tomar um apreciando as maravilhas artísticas da Loggia dei Lanzi e do Palazzo Vecchio.

Cioccolateria Hemingway – Piazza Piattellina, 9 – site
Talvez o chocolate mais querido em Florença, onde tentações deliciosas são muitas e muito especiais. Entre doces, chá, infusões e chocolate de todos os tipos e cores, neste delicioso lugar na Praça Piattellina você só tem o constrangimento de escolher.

Cioccolateria Vestri – Borgo degli Albizi,11 – site
Um excelente variedade de praline de chocolate, onde experimentar o bom sorvete no verão com uma variedade quase infinita!

La Milkeria – Borgo degli Albizi, 87 – site
Um local perfeito para um delicioso lanche com base em panquecas doces, crepes de qualquer tipo ou uma bela parte de cheesecake, para acompanhá-lo naturalmente com uma boa xícara de chocolate quente. Fica em Borgo Albizi, não muito longe de Sant’Ambrogio.

Pasticceria Torta Pistocchi – Via del Ponte di Mezzo, 20 – site
Fica um pouco fora do centro, em Rifredi (precisamente na Ponte di Medio). É uma das melhores de Florença, famosa pelo seu bolo com chocolate escuro e cacau amargo (sem farinha, manteiga, ovos ou açúcar), a Torta Pistocchi.

Lista das melhores lojas de Chocolate Artesanal da Toscana:

Torta Pistocchi

Província de Arezzo

BONCI – Os chocolates artesanais são produzidos por mestrados de pastelaria desde 1953
Endereço: Via A.Vespucci, 101 –  Montevarchi (AR) – site


Província de Florença

BIANCHINI – laboratório de chocolate, loja e chocolate para degustação
Endereço: Via Vincenzo Gioberti, 61 – Florença (FI) – site

FALLANI – especializado em doces desde 1926 e possui chocolates de qualidade
Endereço: Via 1 Maggio, 31 –  Zona Industriale Terrafino – Empoli (FI) – site

TORTA PISTOCCHI – a marca é conhecida pela qualidade do cacau e acima de tudo pela torta al fondente, ou mais conhecida como Torta Pistocchi, que não usa ovos, manteiga, farinha, gorduras vegetais ou conservantes. Meu preferido!!!
Endereço: Via del Ponte di Mezzo, 20 –  Florença (FI) – site

O RIVOIRE – uma das primeiras lojas de chocolate em Florença. Ótimo opção para quem gosta de um chocolate quente no inverno.
Endereço: Piazza della Signoria – Florença (FI) – site


Província de Pisa

AMEDEI – uma empresa fundada pela professora de chocolate Cecilia Tessieri em 1990
localidade La Rotta – Pontedera (PI) – site

DE BONDT– o laboratório se mudou para Perugia, mas mantiveram um loja no centro de Pisa
Chocostore – Corso Italia, 96 – Pisa (PI) – site

DE CASTRO – Simone é membro da Accademia Maestri Pasticceri Italiani
P.zza Vittorio Veneto 15 – Montopoli Val d’Arno (PI) – site

MENICHETTI – Chocolate de alcachofra de Riccardo – site
Via J.F.Kennedy, 49 –  Capanne – Montopoli in Val D’Arno (PI)

SALZA – A empresa Federico Salza é especializada em catering e chocolate de alta qualidade desde 1898
Via E. Gianessi 32 – Montacchilello –  (PI) – site


Província de Prato

MANNORI – famoso por seu chocolate, também é campeão do mundo da pastelaria
Via Lazzerini, 2 – Prato (PO) – site – Caferia em Pisa, na Via del Corso


Província de Massa Carrara

STAINER – oficina de artesãos
Endereço: Via Provinciale, 54026 Villa Ghelfi – Pontremoli (MS) – site


Província de Pistoia

LA MOLINA – A oficina de artesãos recebe o nome da cioccolatiera pessoal da  Grão-Duquesa da Toscana, Maria Teresa da Áustria (esposa de Luís XV, o Rei Sol), apelidada de Molina pelo nome do instrumento – molinillo, que costumava preparar copos de chocolate quente para a rainha da França.
Endereço: Via Bologna, 21 – 51039 Quarrata (PT) – site

CATINARI – Chocolatier formado na escola de confeitaria suíça
Endereço: Via Provinciale, 378 – Agliana (PT) – site

CIOCCOLATO AND COMPANY – Pequenos produtos de chocolate, produz barras, pralinos, cremes, tortas de chocolate e sorvete artesanal
Endereço: Via Bruceto, 4 – 51010 Massa e Cozzile (PT) – site

CORSINI– A tradição de chocolate e confete em Pistoia desde 1918. O delicioso panforte glacé recoberto de chocolate merece atenção especial
Endereço: Piazza San Francesco d’Assisi, 42 – 51100 Pistoia (PT) – site

SLITTI – Cacau de qualidade com a loja aberta ao lado da fábrica de chocolate
Via Francesca Sud, 1268 – Monsummano Terme (PT) – site

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!