O Carnaval na Toscana

24/jan | por Deyse Ribeiro

Vamos descobrir como se comemora o carnaval na Toscana e onde ocorrem as melhores festas da região. O período de Carnaval é um dos momentos do ano em que as festas na Toscana são mais numerosas. Além do já famoso Carnaval de Viareggio em muitos outros lugares na Toscana é celebrado este festival onde vale tudo desde os tempos antigos.

Carnaval em Castglion Fibocchi

Carnaval em Castglion Fibocchi

Os Medici em Florença que começaram a comemorar o Carnaval na Toscana. A partir do século XV, foram organizados desfiles de carros alegóricos, música, banquetes suculentos, tudo isso para comemorar o último dia antes das Cinzas, começando assim a quaresma, período em que o cristiano deve abstinência e jejum, e daí deriva o nome da festa em latim “carnem levare”, em português, “eliminar a carne”.

O Carnaval na Toscana

O Carnaval na Toscana é um dos mais animados da Itália, graças à variedade de trajes e máscaras coloridas que ajudam a criar uma atmosfera de sonho. Além do já famoso Carnaval de Viareggio em muitos outros lugares da Toscana celebra este festival, onde tudo é permitido desde os tempos antigos.

Carnaval de Viareggio 2015_6

Em diversas províncias da Toscana há muitos desfiles de carros alegóricos e grupos de mascarados, uma há diferenças com o carnaval brasileiro:

  • não há “escolas de samba”, mas disputa é entre os artistas que criaram o carro alegórico (geralmente feito de papel-marché), e cada artista tem somente 1 carro.
  • não há uma música oficial, a grande parte dos desfiles tocam músicas mais variadas, desde pop italiano a música eletrônica. A cidade de Viareggio faz uma música oficial do carnaval, mas ela toca de vez enquanto e serve para todos os desfiles.
  • enquanto no Brasil o carnaval é no verão, aqui é no inverno, mas isso não tira a animação das pessoas que dançam e se divertem mesmo na beira da praia, como em Viareggio. Mas a verdade é que, não espere a animação do Rio de Janeiro…
  • o carnaval não dura somente de sábado a terça, mas dura o mês inteiro! A data exata depende de quando cai a quarta feira de cinzas mas geralmente começar 3 semanas antes da quarta feira de cinzas, e algumas cidades celebram ate a semana seguinte, fazendo assim 1 mês de celebração.
  • o carnaval é somente sábado e domingo na grande maioria das cidades, algumas cidades como Viareggio, o desfile de carnaval é somente domingo.
  • na maioria das cidades, o final do carnaval é na terça feira gorda, ou como eles chama aqui “martedi grasso”
  • os desfiles acontecem de dia e não de noite. Isso se dá por causa do frio de inverno, de dia o sol ajuda a esquentar.

Confesso que no início é meio estranho pular carnaval no frio… parece que falta alguma coisa, mas quando você começa a dançar no meio do povo, até esquece a temperatura!

Abaixo um lista das festas de carnaval mais divertidos e famosos da Toscana, pra você esquecer do inverno e comemorar o carnaval no “estilo italiano”:

Carnaval de Viareggio:

Carnaval de Viareggio 2015_19

O Carnaval de Viareggio é o mais famoso carnaval da Itália depois de Veneza e conhecido pelos seus carros alegóricos bem realizados.Viareggio é uma cidade com um mar maravilhoso, que fica próximo a Lucca. O evento acontece durante 4 fins de semana, passando pela terça feira de carnaval que os italianos chama de martedi grasso (terça feira gorda!!).

Na verdade os desfiles acontecem somente nos domingos e na terça feira de carnaval, nos outros dias temos outros eventos ligados ao Carnaval. O evento é transmitido pela Tv Rai3 todos os anos, na terça feira de carnaval.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse ano os desfiles de carnaval, chamados de “Corso Mascherati” começam dias 27 de janeiro e 4, 11, 13, 17 de fevereiro de 2018 . A festa maior termina no dia 17, com o anúncio do vencedor do carnaval de 2018. Há um muito rico programa de eventos paralelos, tanto recreativo, cultural e desportivo que e este ano um desfile à noite, na tarde de sábado 13 fevereiro.

  Veja os textos ja escritos sobre o Carnaval de Viareggio:

Carnaval de Foiano della Chiana

carnaval foiano della chiana_3

Este é o carnaval mais antigo da Toscana, começou em 1539! A cidade fica próxima a Arezzo. E é um desfile de carros alegóricos, e a disputa é entre os 4 distritos da cidade: Bombolo, Rustici, Azzurri e Nottambuli.

Os desfiles este ano acontecem  nos dias: 28 de janeiro e 4, 11, 18 e 25 de fevereiro, das 12.00 às 19.00 horas. Assim como em Viareggio, a população trabalha duro o ano inteiro para embelezar os carros. Cada desfile é chamado de  “corso mascherato”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os carros são avaliadas por um júri de cinco jurados: um pintor, um escultor, um designer, um crítico de arte e um jornalista, e o vencedor e ganha a “Coppa del Carnevale”. Após o último desfile, ocorre um desfile de máscaras cuja participação é aberta a todos: o comitê organizador dá um prêmio as três máscaras mais bonitas. Segue-se o funeral de “Re Giocondo”, o rei do carnaval, interpretado por um boneco gigante de palha, recheado com fogos de artifício (os chamados castagnole).

O Re Giocondo é levado a praça seguido pela banda e por seus súditos que, equipados com lanternas, ” comemoram” seu funeral. Segue-se, portanto, um desfile dos 4 distritos com um pequeno carro feito para este evento. Depois se dá a leitura do Testamento di Re Giocondo em forma de rima contando um pouco as desventuras e alegrias, em forma jocosa, do carnaval do ano,  e ali vem anunciado o veredito final . Como é tradição, depois da leitura ocorre o rogo di “Re Giocondo”, ou seja, vem queimado o Re Giocondo (o boneco).

Saiba  mais —> O Carnaval de Foiano della Chiana + vídeo

Castiglione Fibocchi:

carnaval castiglion fibocchi_15

O Carnaval de Castiglion Fibocchi, também conhecida como “Carnevale dei figli di Bocco” , em português “Carnaval dos Filhos de Bocco”, realiza-se a poucos quilómetros de Arezzo e é um evento milenar com a participação de mais de 200 figurantes vestidos com trajes fantásticos e com preciosas máscaras de papel machê, assim como em Veneza.

Esta é uma cidade do secolo XII, quando o Conte Guidi cedeu o feudo a familia dei Pazzi di Valdamo, entre estes o  Ottaviano Pazzi, chamado de Bocco por causa deformação no rosto e dai nasceu o nome da cidade e do grupo de carnaval. A cidade fica na província a de Arezzo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao chegar na cidade, estacione o carro nos locais indicados por placas, pague a entrada e você receberá um  mapa para visitar a cidade e conhecer cada tipo de maschera (fantasia de carnaval), que ficam espalhadas pela cidade, voce ainda pode votar na máscara mais bonita. Primeiro desfile é as 14:30 e às 17:30 ocorre o desfile das fantasias pela cidade com a votação.

Em 2018 o desfile de máscaras ocorre nos dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro.

Leia o texto —> O curioso Carnaval de Castiglion Fibocchi + vídeo

Carnaval de Follonica

O Carnaval de Follonica, provincia de Grosseto, é um carnaval da família, com muitas crianças , e em 2017 acontece nos dias 4, 11, 18 e 25 de fevereiro.

Há um programa interessante com um desfile de carros alegóricos, máscaras, festas, exposições e música. Prove doces, como biscoitos, panquecas e especialmente o cenci tradicional, uma desculpa para se divertir e sair da dieta!  E, claro, há um enorme desfile, liderado pelo ‘Re Carnevale “(o rei do carnaval).

Assim como em Foiano o Rei do Carnaval é representado por um boneco de Palha que vai queimado em praça público no último dia de festa. Mais informações no site oficial.

 Outros carnavais:

 Provincia de Florença:

  • Florença: 10 de fevereiro, às 14hs – na Piazza Ognissanti ocorre o Carnaval das Crianças, onde terá desfiles, música, animação, jogos e dança.

  • Borgo San Lorenzo:  21 e 28 de janeiro e 4, 11 e 13 de fevereiro de 2017 : Carnevale Mugellano – Um dos carnavais mais antigos da Toscana, desde os Medici, e sobretudo hoje, feito para as crianças.Os desfiles do carnaval Mugellano começam em 15hs, e desfilarão 5 carros alegóricos. As saídas começam às 14.30 e vêem um trenzinho, um trem grande, um barco pequeno e depois os grandes carros alegóricos, que este ano são representados a Idade do Gelo, os Minions, um com tema de Branca de Neve e um com emoji temático

  • Calenzano:  11 de fevereiroCarnaval Medieval de Calenzano – a partir das 10 horas da manhã, quando para as estradas da aldeia será montada com barracas de mercadorias e produtos de artesanato do território, malabarismo e atrações para as crianças. Além de show de falcoaria e Músicos do Valmarina, seguido pela queima do Rei Carnaval. A entrada das muralhas do Castelo (1 euro) dão o direito ao bilhete para o sorteio de produtos.
  • Certaldo: 28 de fevereiro –  A partir de 14.30 o desfile inicia de Certaldo Basso, da Via Leopardi e chega em Certaldo Alto acompanhada pela banda, a procissão vai continuar durante toda a tarde entre animazoni, jogos e barracas de confeitaria. Programa aqui
  • Signa: 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro Carnevale di San Mauro – Na fração de Signa um carnaval de que se festeja desde 1966, ano da fundação pelo padre Dom Armido Pollai.
  • Vinci: 28 de janeiro e 4,11 e 18 de fevereiro –  Carnevale a Vinci – Carnaval na pequena fração de Sovigliana no municipio de Vinci, onde ocorre 3 desfiles de carros alegóricos, e ainda mercado de artesanato e agroalimentar.

Provincia de Pisa:

  • Bientina21 e 28 de janeiro e 4, 11 e 13 de fevereiro –  Carnevale Bientinese – O Carnaval Bientina começou em 1939. Aqui você pode encontrar pessoas com máscaras, desfiles de carros e grupos folclóricos para encantar crianças e adultos. Há também uma exibição de fogos de artifício para fechar o festival. Á partir de 15:00 na praça central.
  • Santa Croce sull’Arno: 28 de janeiro e 4, 11 e 18 de fevereiro : Carnevale Santacrocese – O carnaval mais animado da Provincia de Pisa, e é um autêntico festival popular, onde a criatividade e imaginação das pessoas criam máscaras originais. Os quatro grupos locais de máscaras disputam com os seus trajes suntuosos coberto de lantejoulas, desfilando na praça central da cidade com coreografias. O desfile de Santa Croce ocorre desde 1928.
  • San Miniato: 21 e 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro – Carnevale dei Bambini – é um carnaval ideal para as crianças… tem até Pinóquio! piazza Pizzigoni 5
  • CARNEVALE DI VECCHIANO – Vecchiano, Pisa (21 gennaio – 11 febbraio)
  • CARNEVALE DEI BAMBINI – Orentano, Castelfranco di Sotto, Pisa (21 gennaio – 18 febbraio)

 Provincia di Siena

  • San Gimignano   4, 11, 18 e 25 de fevereiro, às 15:30 – Carnevale  desfiles folclóricos de papier-mâché  com música, confetes e grupos de mascarados. Um carnaval para crianças, máscaras e muita diversão!
  • Asciano: dias 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro – Carnevale Ascianese – O carnaval animado da área de Crete Senesi festejado desde 1974. Área de alimentação aberta às 12 e abertura da cidade do Carnaval às15 na Piazza Garibaldi. Animação para crianças e adultos

Provincia de Arezzo

  • Castiglioni Fibocchi (veja acima)
  • Foaino della Chiana (veja acima)
  • Arezzo: 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro –  Carnevale Aretino dell’Orciolaio – Ao longo das rua de Arezzo desfilam carros alegóricos , trenzinhos e atrações provenientes de outros carnavais da Itália.
  • Bibbiena: datas ainda não divulgadas Carnaval histórico de Bibbiena – também conhecida pela lenda da bela plebéia Mea. De volta aos tempos medievais, a jovem lavadeira e bela Mea  foi disputada pelo tecelão Cecco, o filho do poderoso senhor de Bibbiena. Para acabar com o conflito, o sábio Conte restituiu a jovem ao futuro noivo e em sinal de paz foi queimado em praça pública o  “Pomo della Pace”, com “canções, danças e libações abundantes.” O evento do carnaval comemora este antiga lenda recriando uma atmosfera perfeita medieval com  mercado e frutas, tabernas, jogos e shows.
IMG_6877

Carnaval de Viareggio

Provincia de Lucca

  • Carnaval de Viareggio (veja acima)
  • Pietrasanta: 11 – 18 – 25 de fevereiro : Carnevale Pietrasantino – O carnaval que tem mais de um século de história. Acontece na Piazza Matteotti, Via Provinciale Vallecchia, Viale San Francesco, Viale Marconi das 15 à 17:30
  • Marlia, Capannori : 28 de janeiro a 18 de fevereiro:    CARNEVALMARLIA 
  • Seravezza – 28 de janeiro, 4 e 11 de feveriro – CARNEVALE DI PICCOLI 

Provincia de Pistoia

carnaval de foiano dello chiana_22

Provincia de Grosseto

  • Follonica: veja acima
  • Pitigliano – 3, 4, 10, 11 e 13 de fevereiro  Carnavale Pitiglianese – Este é definitivamente um dos desfiles mais originais do carnaval da Itália animados por vário APE o carrinho pequenino da Piaggio, famoso na Itália. O CarnevApe é uma verdadeira homenagem que pitiglianesi fazem a Piaggio Ape, e 50 são empregados na cidade como um meio de transporte, dada a força e a capacidade de caminhar de forma eficaz as ruas estreitas do centro e as subidas íngremes e descidas sobre a paisagem circundante. Em um curto espaço de tempo, definitivamente, ele substituiu o jumento, até então utilizado para estas tarefas, tornando-se um ajudante insubstituível no trabalho diário de Pitigliano, a ponto de ser um dos símbolos pequeno vilarejo Toscano . Para o Carnaval, aspectos alegóricos de um pacote que eles trazem na máscara e no desfile pelas ruas da cidade.
  • Orbetello, Grosseto: 21 e 28 de janeiro e 4, 11, 13 e 18 de fevereiro – CARNEVALETTO DA TRE SOLDI

 

Além desses eventos pressa, há vários de lugares na Toscana, desde cidades grandes à menores, que organizam o seu carnaval: quer se trate de desfiles com carros alegóricos ou jogos e brincadeiras nas ruas e praças, são todos excelentes oportunidades de se divertir e comemorar o carnaval. Bom divetimento!

*Este texto faz parte de uma blogagem coletiva com as blogueiras brasileiras que vivem na Itália, aproveite e saiba como se comemora o carnaval nas outras regiões da Itália:

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!