Dia 24 de junho – Festa de São João em Florença – o que ver e fazer

15/jun | por Deyse Ribeiro

Saiba o que ver e o que fazer no dia 24 de junho, Festa de São João em Florença.

No dia 24 de junho, Florença celebra seu santo padroeiro, São João Batista ou simplesmente, San Giovanni, considerado o “símbolo da retidão moral e politicamente correta” e para toda a cidade é um dia de festa.

Todos os anos, para San Giovanni, acontecem diferentes eventos culturais e folclóricos que culminam com os fogos de artifício evocativos ou os focos de San Giovanni, como os florentinos os chamam.

Existe um grande número de eventos, folclóricos e não folclóricos na cidade, e para que você não se perca, vou colocar tudo descrito abaixo.

Obs: lembre-se que é feriado dia 24 de junho, os museus, restaurantes, cafés, bares e lojas turísticas funcionam normalmente, porém, escritórios fecham.

1. Procissão histórica e Missa

A festa de San Giovanni tem origens antigas,  uma vez que nobres e senhores para celebrar o santo padroeiro de Florença, doavam velas (ceri e candele), era um exemplo de poder e riqueza. Uma parte das velas doadas a San Giovanni era então queimada durante todo o ano no Batistério dedicado à San Giovanni, localizado em frente ao Duomo. Com o aumento do poder da cidade de Florença, as velas tornaram-se enormes e cada vez mais adornadas.

Ainda hoje, na manhã de 24 de junho, acontece o chamado a celebração chamada Oferta dei Ceri, ou simplesmente, Oferta das Velas – a Procissão da República Florentina com o cerimonial vai da Piazza della Signoria, juntamente com as autoridades da cidade para o Batistério para oferecer as velas ao seu patrono, após o qual a missa solene é celebrada com a exposição da relíquia do Santo.

  • às 8:30h – a Procissão histórica da República Florentina começa na Piazzetta di Parte Guelfa e segue: na Via Porta Rossa, na Via Calimala, na Piazza della Repubblica, na Via Roma, na Piazza San Giovanni, na Piazza Duomo; Loggia del Bigallo (parada);
  • às 9h – na Loggia del Bigallo a procissão se juntará ao Corteo da Società S. Giovanni e seguirá para a Piazza del Duomo e segue: a Via Calzaiuoli, a Piazza della Signoria
  • parada para a homenagem ao prefeito – da Piazza della Signoria segue: Via Calzaiuoli, Piazza San Giovanni
  • chegada ao batistério para a cerimônia – a Procissão da República Florentina da Piazza San Giovanni continuará no seguinte caminho: Piazza S. Giovanni, Via Roma, Piazza della Repubblica, Via Calimala, Via Porta Rossa, Via Pellicceria, Piazzetta di Parte Guelfa (chegada)
  • às 10:30 missa solene  – o Arcebispo de Florença recebe a oferta e todos então vão à Catedral para a celebração de uma missa solene

2. Reabertura da Torre di San Niccolò

24 de junho é o dia da reabertura da Torre de São Nicolau, ou simplesmente San Niccolò, uma das torres do antigo círculo das muralhas de Florença que, depois de restaurada, foi aberta ao público, mas apenas no verão. A Torre ficará aberta até o dia 30 de setembro. 

Escrevi um texto sobre a Torre dei San Niccolò e outras torres de Florença aqui -> Florença do alto: as Torres abertas à visitação

Torre di San Niccolò: aberto de :
24 de junho à 31 de agosto – das 17 às 20hs, todos os dias
1 de setembro à 30 de setembro – das 16 às 19hs, todos os dias
Ingresso: 4 euros, menores de 18 anos grátis

3. A final do Calcio Storico e o cortejo histórico:

Tradicionalmente, o dia da final do Futebol Histórico Florentino é sempre no dia de San Giovanni. O Calcio Storico, como é chamado por aqui, é um jogo emocionante nascido no século XVI em Florença, que, para que você possa ter uma idéia do que é, pode ser definido como uma combinação de futebol, rugby e wrestling.

Os dois times que venceram os outros 2 jogos entre os quatro quarteirões da cidade – Santa Croce (azul), Santo Spirito (branco), Santa Maria Novella (vermelha) e San Giovanni (verde) – no dia 24 de junho competem no campo montado Piazza Santa Croce sob os olhos dos florentinos e turistas.

Os ingressos para assistir ao jogo podem ser comprados SOMENTE diretamente para BoxOffice Toscana no complexo do Murate em Florença, via delle Vecchie Carceri 1 – tel. 055-210804, com pagamento em dinheiro. Isso é para permitir que os moradores comprem ingressos para uma partida importante para os florentinos antes dos turistas.Se você quiser tentar participar do jogo, pode pedir ajuda para comprar seu hotel antes de sua chegada a Florença.

Para conhecer mais sobre a história do jogos, as regras, fotos e vídeos, veja aqui -> Calcio Storico Fiorentino, o futebol medieval de Florença – atualizado programa 2018

15:30 – O desfile histórico da República Florentina composta de mais de 500 pessoas pelo centro, e começa na Piazza Santa Maria Novella;
16:00 – Início do desfile que atravessa a via Tornabuoni, via Strozzi, piazza Repubblica, via Calzaiuoli, piazza Signoria, via de’ Neri até chegar a Piazza Santa Croce;
16:00 – O “Madonnas” Florentinas aguardam o desfile histórico no Palazzo Vecchio junto com o Gonfalone di Firenze. Eles executam o Ballo della Riverenza e della Disfida, (Dança de reverência e o Desafio), na Piazza della Signoria; um balé Renascentista de grande teatralidade.
17:00 – Jogos de Bandeiras com os  Bandierai degli Uffizi na arena da Piazza Santa Croce;
17:15  – recomeça a procissão da República Florentina e cerimônia de saudação;
17:30 – Início do jogo

4. Os fogos de São João

O longo dia de celebrações do santo padroeiro de Florença termina com uma grande queima de fogos de artifício. Os fogos de artifício são explodidos de 22 a 23 aproximadamente à partir da Piazzale Michelangelo , uma posição elevada ideal para fazê-los admirar de diferentes pontos da cidade.

Para a ocasião, muitos florentinos e turistas passam a noite do lado de fora , parando em um dos muitos pontos “estratégicos” para poder apreciar melhor o espetáculo de luzes da cidade.

Alguns optam por vê-los diretamente da Piazzale Michelangelo, muitos dos Lungarni onde, entre outras coisas, existem áreas equipadas como a praia no Lungarno Serristori (Piazza Poggi).

No centro histórico, muitos hotéis, villas e restaurantes com terraços com vistas organizam noites especiais com aperitivos, jantares e entretenimento antes do fogo de artifício (por exemplo, o Gran Hotel Cavour e o Villa Bardini).

A partir do final da tarde na Piazzale Michelangelo e nas proximidades são possíveis variações para a circulação e fechamento de algumas ruas. Se possível, é certamente preferível se deslocar a péou estacionar longe das áreas de Lungarni e Piazzale.

Buon San Giovanni!

 

Que tal visitar Florença com uma guia brasileira? Veja as nossas opções de tours particulares AQUI.

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!