Setembro Lucchese: as festas e tradições em Lucca durante o mês

01/set | por Deyse Ribeiro

Um mês cheio de eventos dem Lucca, o Setembro Lucchese, com festas e tradições em Lucca durante o mês. As mais importantes são as celebrações de Santa Croce no dia 14 e na véspera, dia 13 a procissão e luminara. Um mês cheio de charme que faz parte da história da cidade de Lucca.

festas e tradições em Lucca

Um dos eventos anuais mais importantes de Lucca está ligado a este relicário antigo, o “Volto Santo“. Muito importante para os moradores e visitantes de Lucca, o “Volto Santo” é o protagonista histórico das celebrações da Santa Cruz que acontecem todos os anos no dia 13 de setembro em Lucca. Este importante crucifixo de madeira está localizado na catedral de Lucca dedicada a San Martino.

Qual é o “Volto Santo”?

 

Segundo a lenda medieval, Nicodemos esculpiu o rosto de Jesus, para que ficasse na “memória”. No entanto, ele hesitou em completar sua escultura por medo de não o fazer justiça. Exausto do trabalho, ele adormeceu. Quando ele acordou, ele encontrou o rosto terminado e afirmou que era o trabalho de um anjo. A história nos conta então que o Crucifixo do “Volto santo” foi enterrado em uma caverna por segurança, onde permaneceu por séculos.

Então você pode estar se perguntando se foi enterrado em uma caverna, então como ele chegou a Lucca? Ele foi redescoberto pelo bispo Gualfredo, que estava em peregrinação à Terra Santa quando sua localização lhe foi revelada em sonho. Para permitir que Deus decidisse onde o Crucifixo deveria ser mantido, o bispo o deixou à deriva em um barco não tripulado no Mar Mediterrâneo. O Volto Santo chegou às margens do norte da Itália, onde o bispo de Lucca, também motivado por um sonho, o colocou em uma carroça sem motorista para determinar sua localização final. Os dois bois que puxavam a carroça pararam espontaneamente em Lucca em 782.

A história não para por aí, também é dito que o Volto Santo foi colocado na Igreja de San Frediano, mas na manhã seguinte, foi encontrado milagrosamente em outra igreja , a de San Martino. Portanto, San Martino foi designada a catedral de Lucca e a estátua de madeira foi deixada em uma capela especial dentro da igreja.

Contei bem esta história no texto – Fé em Lucca: a história do “Volto Santo” e o corpo incorrupto de Santa Zita

A Festa

Há vários anos, o evento da Cruz Sagrada (ou Vera Croce) faz parte de um evento muito maior que ocorre em vários locais da cidade durante todo o mês de setembro (tornando-se assim o famoso o Settembre Lucchese). Mercados e exposições de artesanato e produtos locais, feiras agrícolas tradicionais e eventos foclóricos ! Todo mundo que mora em Lucca ou perto, seja criança ou adulto, sabe e já esteve pelo menos uma vez nesses eventos!

Isso significa um mês inteiro de comemorações e de comer muito frati, além do buccellato, um pão doce de passas. Lucca também é famoso por seus deliciosos frati que são donuts fritos cobertos com açúcar, que são diferentes daqueles recheados com chocolate ou creme. Pergunte a um morador onde você pode provar o melhor frati de Lucca e ele lhe mostrará seu lugar favorito: todo mundo, na verdade, parece ter seu próprio frataio especial, mas tenha certeza de qualquer um que você tente, você não ficará desapontado!

Fotos via: ©Antonio Pitasi, ©David Munro, ©Paolo TambelliniHolly Hayes

O clímax de setembro Lucchese será, como sempre, a celebração do dia da Exaltação da Santa Cruz (Esaltazione della Santa Croce), no dia 14 de setembro com o Pontifício Solene na Catedral de San Martino.

Na véspera, ou seja,  no dia 13 de setembro, a procissão percorrerá as ruas do centro histórico, partindo da Basílica de San Frediano e terminando na Catedral de San Martino, onde será realizado o tradicional “Mottettone“.  Ainda, ocorre a tradicional Luminara com as ruas iluminadas pode milhares de velas, formando assim o cenário para a procissão religiosa, civil e histórica. Às 23h30, finalmente, o espaço para a exibição de fogos de artifício. Será sempre a celebração solene da festa de São Miguel, em 29 de setembro, para encerrar as festividades de setembro.

O ritual consiste em uma procissão que sai da Basílica de San Frediano, atravessa a cidade até a Catedral para homenagear a Santa Cruz de Madeira . A parte mais importante da festa é a Luminara : todos os participantes trazem uma vela ou lâmpada e criam um desfile de luzes, enquanto todos os edifícios ao longo da rota da procissão são iluminados ou decorados com pequenos copos contendo velas.  Posso assegurar-vos que o efeito é verdadeiramente espetacular!

Veja nossos textos sobre Lucca:

Feiras:

No calendário do setembro Lucchese são tradicionais também as Feiras, vejamos a programação:

  • Feiras de bairros: Feiras de Borgo Giannotti e na área de Tagliate: no dia 14 de setembro em Santa Croce, 21 de setembro em San Matteo e 29 de setembro em San Michele. Além dessas datas, as Feiras acontecerão também aos domingos nos dias 16, 23 e 30 de setembro.
  • a “Exposição da Agricultura e do território” (“Mostra dell’Agricoltura e del territorio”) de 1 a 30 de setembro, sob a Loggia do Palazzo Pretorio.
  • o tradicional mercado de setembro na Piazza Napoleone
  •  “Murabilia – Mura em flor” de 07 a 09 setembro nos muros da cidade que vai do Baluardo San Regolo ao Baluardo La Libertà, incluindo o Orto Botanico.
  • terceira edição do “Lucca Artigiana” de 14-16 setembro no Real Collegio 
  • sétima edição do “Fashion in Flair” na Villa Bottini dia 21 de Setembro a 23.
  • Mercato dell’Antiquariato no centro histórico, nos dias 15 e 16
  • nos dias 22 e 23 de setembro, na Piazza Napoleone, há o evento “Pane e…” (pão e..) , organizado pelo Confartigianato Imprese Lucca.

Festas Folclóricas

Numerosas recriações históricas serão realizadas em setembro de Lucca, veja a lista:

  • de 31 de agosto a 2 de setembro, o evento “Il Castello Rivive” é realizado em Nozzano Castello, que permite aos visitantes reviver a atmosfera medieval da antiga vila fortificada – saiba programação aqui.
  • nos dias 8 e 9 de Setembro a nomeação é, ao invés com o Troféu Nacional de Tiro com Balestra Antica, (programação aqui) organizada pelos distritos de San Paolino que também organiza a segunda edição do …
  •   Palio delle Contrade di San Paolino no dia 29 de setembro (programa aqui).
  • 16 de setembro, então, a nomeação está na Piazza San Michele com o “Palio della balestra di Santa Croce” pela Sociedade de Balestrieri Lucca – veja qui
  • no 23 de setembro, a mesma associação organizada no mesmo local, o “Palio dell’arco storico di Santa Croce”.
  • No dia 22 de setembro, em Aquilea, o comitê da aldeia local propõe a “Rievocazione della battaglia del castellaccio” – saiba mais aqui –   que prevê a inauguração do Cippo para a Memória dos mortos
  • de 8 a 13 de setembro, a associação Historica Lucense apresentará “Occhio di Lucca e gazzarra delle artiglierie di Santa Croce”, reencenação histórica do sistema de comunicação óptica da República de Lucca –  saiba mais aqui.

Exposições:

  • Até 2 de outubro bessArte propõe “Art Guinigi”, uma exposição de obras de Pier Luigi Puccini no caminho da Torre Guinigi
  • no dia 16 de Setembro em Villa Bottini será aberta a exposição em homenagem a Claudia Cardinale “Diva atemporal”.
  • a Associação Lucchesi Nel Mondo organiza na Casermetta San Pietro uma exposição dedicada ao sorvete que será inaugurada no dia 8 de setembro em 18. É uma exposição que percorre, com painéis didáticos, a história de uma arte e uma emigração de Lucca.

Então, não perca os eventos do Settembro Lucchese e bom divertimento!

*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!