O que fazer em outubro na Toscana: eventos, feiras e concertos

01/out | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos na Toscana em outubro e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao início do outono, com feiras e festas gastronômicas, além de vários outros eventos folclóricos, shows e concertos.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

Pisa - Piazza Santa Caterina

Pisa – Piazza Santa Caterina

O que fazer e onde ir em Outubro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste periodo na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

capa termas livres

Este então é o último período para aproveitar e fazer um aperitivo com vista em Florença, veja onde aqui! E se você não sabe como é o aperitivo na Itália, leia aqui.

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

 

3
7 – FLORENÇA – Cambio della Guarda – A Procissão Histórica da República Florentina com seus músicos acompanha o Gonfalone e os departamentos armados no Arengario do Palazzo Vecchio onde, a cada hora a partir das 9h00, “Monta la Guardia”, os guardas armados agirão como guardiões do Palazzo Vecchio, o capitão e um oficial completam o corpo. Às 13:00 o desfile recupera a bandeira, “Smonta la Guardia” e retorna ao Palagio di Parte Guelfa.  Horário: 9.00 – 10.00 – 11.00 – 12.00 – 13.00.
7 – FLORENÇA –  PARADA Araldica di Santa Reparata – Piazza del Duomo: Desfile com as bandeiras dos bairros de Florença em homenagem à Santa Reparada –  15:30 – desfile começa no Palagio di Paret Guelfa – 15:30 Chegada na Piazza del Duomo, e depois cerimônia – a seguir o  “Live Museum” até às 16:00
8 – FLORENÇA – Festa di Santa Reparata – Piazza del Duomo: Santa Reparata é santo co-padroeiro de Florença, com São João Batista; a lenda diz que foi graças à sua intercessão milagrosa em 406 D.C. o exército os florentinos derrotou os godos, que sitiaram a cidade. Por esta razão, a antiga catedral foi dedicada ao culto da santa e transformada mais tarde na Catedral de Santa Maria del Fiore.
Programa: 15.45 – Parada Histórica começa a partir do Palagio di Parte Guelfa e 16.30 – Chegada na catedral: na cripta de Santa Reparata (dentro do Duomo) oferta das velas e guirlanda em honra da Santa Reparata.
9 – LUCCA -Trofeo del Balestrone Baluardo San Pietro, Via delle Mura Urbane – Trofeo del Balestrone é uma competição de tiro com os atiradores de balestra entre as cidades de Lucca, Pisa, Massa Marittima, Chioggia, Volterra e Terra del Sole. Nas muralhas da cidade a Sociedade de Balestrieri Lucca vai desafiar os atiradores das cidades-sede (no início às 15.30). Veja a programação aqui
10 – MASSA MARITIMA(GR) – Festa di san Cerbone Patrono Como todos os anos, a partir das 15 hs começa as festas em honra do padroeiro da cidade: começa com o desfile, continua com a competição de tiro con la balestra e sbandieratori, termina às 17:30 na Catedral com a cerimónia da vela e do Censo.
22, 23, 29, 30 e 31.10 e 01.11 – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui.
Clique e leia os textos de 2013: Folclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
29 e 30 – MONTALCINO (SI) – Sagra del tordo – Como todos os anos desde 1958 retorna a Sagra del Tordo, que permite saborear pratos típicos da Montalcino nas bancas de quatro distritos (Giardini dell’Impero). Nos dois dias acontecem numerosos concursos: Sábado, 29 -11:00 Ballo del gruppo folkloristico Il Trescone na Piazza del Popolo  – 15:45 – Provaccia de tiro com arco de rodagem. Domingo vai começar a partir de 9:00 até à tarde: mesmo a dança do Trescone pelas ruas, enquanto às 11 a Corteo delle Dame tomarão as ruas do  piazza del Popolo ao Palazzo comunale; 15:45 Tiro ao arco  entre os quatro distritos da cidade no Campo da tiro. info aqui.
31 de outubro – HALLOWEEN – Halloween é uma festa tipicamente americana, e cada vez mais, este feriado está criando raízes entre os jovens italianos. Não importa se a intenção é uma festa horror, ou é mesmo apenas a idéia de repetir as máscaras do carnaval em uma época diferente do ano: mais e mais italiano olham para os eventos do Dia das Bruxas com interesse
Clique e leia os textos de 2014: Festas de Halloween na Toscana 

2

ESPECIAL, MES DO TARTUFO BIANCO:

Melhores festas – veja no texto especial – Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana

ESPECIAL, MES DA CASTANHA:

Melhores festas:

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
7 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
5-7 – CERTALDO (FI) – Fiera del Boccaccio – Mercatino dell’antiquariato e dell’artigianato – Entre a Via Boccaccio e via 2 de Junho e as ruas circundantes, mais de 50 estandes de comida e vinho, moda, acessórios de vestuário, têxteis, lar, vintage e usados, lingerie, sapatos e artesanato.Piazza Boccaccio, Certaldo (Firenze)
6 e 7 – MONTICIANO (Siena) –  Festa del Bosco – Imerso no coração do Val di Merse, sábado 6 e domingo 7 de outubro Monticiano oferece um fim de semana para desfrutar de paisagens de tirar o fôlego e prazeres do paladar marcados pela primeira atmosfera de outono.
Característica do Festival Bosco é a competição de escultura com motosserra: os mestres da escultura se desafiam mutuamente, transformando os troncos das árvores em criações artísticas que tornarão a atmosfera ainda mais mágica. Durante o fim de semana, estandes de alimentos serão preparados para degustar produtos locais, como vinho quente e cerveja (desarrolhados com uma motosserra!), Bem como um mercado de pulgas. Haverá também artistas de rua, música e fogos de artifício. Madrinha do evento será a linda fotomodelo da Miss Itália 2018, Eva Giorgini. Haverá também um trekking na Camerata organizado pelo Grupo Trekking Senese e a inauguração do Museu da Biodiversidade.
6 e 7 – FLORENÇA – Fiera internazionale della ceramica – No esplêndido cenário da Piazza SS. Annunziata, uma feira com 75 artistas de todo o mundo: França, Alemanha, Japão, Grã-Bretanha, Israel, Itália, México, Noruega, Eslováquia, Espanha, Rússia e Estados Unidos, todos compartilham o processamento de cerâmica de alta qualidade e suas técnicas diferentes.Piazza della Santissima Annunziata
6 e 7 – MONTESCUDAIO – Mostra mercato Montescudaio DOC Voltar para a primeira semana de outubro, o mercado exposição que caracteriza um dos mais bonitos vilarejos da provincia de Pisa com uma rica selecção de vinhos. Info aqui.
6 a 14 – SCANDICCI (FI) – Annuale Fiera di Scandicci – A feira anual Scandicci é um evento de 9 dias (de 6 a 14 de outubro), com 12 mil m² de área de exposição e 40 expositores que atraem anualmente 400 mil visitantes. Tudo para livre admissão, com novidades nas arquibancadas entre alimentos, catering (por exemplo, propostas sem glúten) e artesanato italiano e internacional. O destaque é quinta-feira 11 de outubro, data do Fierone. Os stands, sábado, domingo e quinta-feira 11 estão abertos de manhã à noite, das 9h30 à meia-noite (último dia fechado às 22h), os outros dias das 16h30 às 24h. – Via Pantin, Scandicci (Firenze)
13-14 – FLORENÇA – Fiera dell’elettronica – Obihall – Expositores de toda a Itália oferecerão produtos que vão desde consumíveis para PCs, periféricos, acessórios para PC, reprodutores multimídia, equipamentos de rádio, microcâmeras, artigos de espionagem, lâmpadas LED, telefonia também com peças de reposição, hardware, baterias recarregáveis, brinquedos e aparelhos eletrônicos e muito mais Característica da feira são os preços, particularmente vantajosos – Via Fabrizio De Andrè – Firenze
13-14, 20-21 – FLORENÇA – Festival delle Mongolfiere – O evento é uma grande festa dedicada aos balões de ar quente que acontecerão em dois finais de semana: 13, 14, 20 e 21 de outubro. Os gigantes do ar irão colorir o céu de Florença e darão às famílias uma oportunidade especial de passar um dia de diversão no Autódromo de Visarno. Numerosos workshops e jogos educativos serão acompanhados pelos voos restritos e pelos espetáculos extraordinários oferecidos pelos balões. Parco delle Cascine, Firenze (Firenze)
13 e 14  – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
13 e 14 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
20 e 21 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
14 – FLORENÇA – Fiero dell ‘Oltrano – Mercado de Artesanato em Oltrarno, Piazza Santo Spirito, Florença
19 a 21 – PISA – Pisa Food & Wine Festival – Stazione Leopolda – Feira de vinhos e gastronomia de Arezzo,  onde encontrar os produtores de vinho e de cervejas artesanais, caffè e infusos, doce, chocolate, queijos, legumes e cereais, mel, mostarda e marmelada, azeite, presuntos… e muito mais.  Piazza Domenico Guerrazzi – Informações aqui.
21 – FLORENÇA– Cascine in Fiera – Feira de antiguidades e artesanato – Piazzale J. F. Kennedy
20 – 21 – FLORENÇAFortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato Cada 3° fim de semana do mês (exceto em Julho e Agosto), há Fortezza Antiquaria: mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
21 – FLORENÇA – Fierucolina d’autunno – cada terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito, ocorre a feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato.
21 –  CERTALDO (FI) –  Fiera del Boccaccio – Mercatino dell’antiquariato e dell’artigianato – Entre via Boccaccio, via 2 Giugno e as ruas circundantes, mais de 50 significa comida e vinho, moda, acessórios de vestuário, tecidos, utensílios domésticos, vintage e usados, roupas íntimas, calçados e artesanato. piazza Boccaccio, Certaldo (Firenze)
19,20 e 21 – AREZZO –  Mercato Internazionale di Arezzo – A edição de 2018 destaca-se pela presença do recorde dos expositores: o número de operadores presentes no mercado sobe para 260 com 170 operadores estrangeiros e 90 expositores locais. Piazza Sant’Agostino é confirmada pelo terceiro ano consecutivo a praça de comida de rua de qualidade. Na praça uma dúzia de food trucks de toda a Itália com o melhor das produções italianas e internacionais. Ape-cars, vans e caminhões equipados serão colocados na praça com a preparação no gramado verde. Uma maneira de alargar o perímetro dos visitantes e dar continuidade ao percurso, com a valorização da via Margaritone, um elo entre a Arena Éden e o centro histórico. Saiba mais aqui.
20-21  – FLORENÇA – Florence Garage Sales – Limonaie della Villa di Maiano –  No cenário esplêndido da Limonaie di Villa di Maiano, nos dias 20 e 21 de outubro acontecerá a Sales Garage Sales, um mercado especial de arrecadação de fundos em favor do FILE. A iniciativa é de entrada gratuita e oferece uma ampla seleção de decoração vintage. E depois: enfeites, acessórios de mesa, móveis pequenos, acessórios de decoração, baús, baús, lâmpadas e gravuras e muito mais. Os objetos oferecidos foram todos generosamente doados à Limonaie di Villa di Maiano. – Via del Salviatino – Fiesole
27-28  e 01 a 04.11 – VOLTERRA – Volterragusto e Palio dei Caci: Festa dos produtos típicos da região na período do outono, como os queijos, vinhos, tartufos (trufas) etc.. O Palio dei Caci é um divertido jogo com queijo. Info aqui. LeiaFolclore: Palio dei Caci di Volterra e Volterragusto e Como foi o Volterragusto e o Palio dei Caci em Volterra –
27 a 29 – FLORENÇA – Vinoè   O evento é organizado como parte do 46º Congresso Nacional da FISAR, em Florença, de 27 a 29 de outubro de 2018. A entrada é reservada a membros, entusiastas e operadores do setor. Saiba mais aqui
28 de CERTALDO (FI) – Festa del Vino e dell’Olio Novo – Cantina Sociale, Durante o dia, assado com vinho novo, degustações gratuitas e venda de azeite, vinho, vinsanto, mel e grappa.
mercado de arezzo_18
21 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
28 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
28 – CORTONA (AR) –Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato  Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
5
5 a 7 – MONTEPULCIANO (SI) – 1ª Montepulciano Run – NobiliPassi – trekking pelas vinìcolas de vinho Nobile de Montepulciano – Piazza Grande, Montepulciano (Siena) – saiba mais aqui
13-14 – FLORENçA – Inferno City Run – A corrida mais selvagem e divertida retorna no Parque Cascine em Florença. Sábado está programado a 9km competitivo e não, e no domingo os 3km competitivos e não: muita lama e o desejo de chegar ao fundo serão os ingredientes básicos que farão do passeio o Inferno uma experiência sensacional. Uma instituição de caridade única, com parte das receitas que serão doadas para a Fundação Tommasino Bacciotti. Espaço para famílias com Baby Inferno.
28 – SCARPERIA (FI) – Campionati Italiani Automobilisti – Autodromo del Mugello, Scarperia
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência). Alguns incluem show + jantar ou drinks.

As quatro estações de Vivaldi – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 A experiência com a grande Opera Italiana – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio –
Os Três Tenores – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Os Três Tenores com jantar – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Experiência com a grande Opera Italiana com jantar – Auditorium di Santo Stefano al Ponte Vecchio
 Ópera Italiana – Igreja de Santa Monaca – às 21:15 hs
Opera Italiana Classica com jantar – Igreja de Santa Monaca –  às 19:00 hs
 Ópera Italiana com jantar – Igreja de Santa Monaca –  às 19:00 hs
 Romântica Opera Italiana com jantar  Igreja de Santa Monaca
Romântica Opera Italiana  Igreja de Santa Monaca –  às 21:15hs
Ópera Italiana – Duetos de amor – Igreja Sant Marks  às 21hs
Canções Napolitanas + Jantar Típico – todos os dias às 19h
Banquete da corte Renascentista – às 19:45h
–>Concertos e óperas regulares em Siena (compre ingresso com antecedência):
Italian Opera em Siena Auditorium S.Stefano alla Lizza, Siena –  às 21:15 hs
–>Concertos e óperas regulares em San Gimignano (compre ingresso com antecedência):
Arias e Duetos – San Gimignano Musica 2018, Igreja de Santo Agostino

-> Shows variados na Toscana

08 – Florença – O Flos Colende: San Filippo Neri e la musica per il popolo – Cattedrale di Santa Maria del Fiore. saiba mais aqui
12 – Montecatini Terme (Pistoia) – Gran Galà dell’Operetta – Teatro Verdi – Elena D’Angelo (soprano), Francesco Tuppo (tenor), Andrea Albertini (pianista). As árias mais famosas e as cenas mais divertidas tiradas das obras-primas da “opereta”.
14 – Florença – Chiedi chi erano i Beatles – Piazza della Santissima Annunziata – às 21h com valor do ingresso sera dado a Fundaçao degli Inocenti de Florença.
16 – Florença – Maggio Musicale: Trilogia popolare – Il trovatore – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Piazzale Vittorio Gui, 1 – Firenze. Diretor Fabio Luisi. Mestre do coro Lorenzo Fratini. Com Jennifer Rowley, Piero Pretti, Massimo Cavalletti, Olesya Petrova e Gabriele Sagona. Música de Giuseppe Verdi.Dirigido por Francesco Micheli. Domingo, 16 de setembro, às 15h30.
29 – Florença – Maggio Musicale: Trilogia popolare – Rigoletto – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Diretor Fabio Luisi. Mestre do coro Lorenzo Fratini. Com Ivan Rivas, Jessica Nuccio e Giorgio Giuseppini. Música de Giuseppe Verdi. Sábado, 29 de setembro, às 15h30
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
Leia o texto: Os teatros e a música em Florença
4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 7 de outubro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês
FLORENÇA –Marina Abramovic’.The Cleaner – Palazzo Strozzi, Um personagem icônico da cultura contemporânea, e ao mesmo tempo altamente midiático, chega ao Palazzo Strozzi depois de Ai Weiwei e Bill Viola. Esta é Marina Abramovic (Belgrado, 1946), a rainha da arte performática, presente com uma retrospectiva altamente antecipada composta de mais de 100 obras, incluindo algumas reconstituições ao vivo de suas performances mais famosas. No pátio do edifício será estacionado o van Citroen preto a bordo do qual o artista atravessou a Europa com o camarada Ulay nos anos 70 e 80, e que também passou pela Toscana. Na primavera de 1985, por exemplo, eles eram convidados da Villa Romana para uma residência artística. Meio século de carreira dividida no percurso da exposição em três fases distintas: o primeiro capítulo chega até 1976, com trabalhos gráficos e pictóricos quase nunca vistos e as primeiras performances; o segundo, de 76 a 1988, é o período da associação artística com Ulay, fechado com a famosa separação do Muro Chinês; a última é a do grande retorno da cena internacional com o ‘Balkan Baroque’, vencedor na Bienal de Veneza de 1997, ao aclamado ‘O artista está presente’ de 2010.Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h.  de 21 de setembro a 26 de janeiro de 2019.
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
MONTEPULCIANO – Leonardo Da Vinci. Anatomie: macchine, uomo, natura – Fortezza di Montepulciano, a exposição destaca um dos aspectos mais inovadores do trabalho de Leonardo, para o qual máquinas, corpos humanos e natureza são regidos pelas mesmas leis universais. O itinerário da exposição é dividido em seções dedicadas à anatomia da máquina, estudos do corpo humano, geologia e arquitetura. Horário: todos os dias das 10:30 às 19:30. Endereço: 14 Via di San Donato – Montepulciano –  até 7 de outubro de 2018
FLORENÇA – L’Italia a Hollywood – Museo Salvatore Ferragamo, Palazzo Spini Feroni – Os anos americanos de Salvatore Ferragamo, de 1915 a 1927, são celebrados em uma exposição com curadoria de Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. A exposição, aberta pela pintura de Raffaele Gambogi ‘Emigranti’ (1894), inclui obras de arte, peças de filmes, fotografias, sapatos e roupas, abordando a influência que nossa cultura teve em uma parte da América do Norte. Horário: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze –  até 10 de março de 2019.
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.

 

 

 



Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!