Calendário de eventos de novembro na Toscana

01/nov | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de Feiras, festas e eventos em novembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados à gastronomia, como as feiras de trufas brancas e as em comemoração ao azeite novo!

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro!

Veja os artigos sobre transporte, conhecer as cidades da Toscana, e os melhores textos sobre Florença.

Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Novembro?

Começa o outono na Itália, o frio vai chegando… veja algumas dicas do que fazer neste periodo na Toscana: O outono na Toscana: 5 boas razões pra viajar neste período

capa tartufo

Neste mês ainda temos as Feiras gastronômicas e as mais famosas e numerosas são de Trufas, como em San Miniato e San Giovanni D’Asso. Para saber mais sobre as feiras de tartufo e o que é o tartufo, recomendo a leitura destes textos:

Quer saber também sobre as Feiras de Tartufo?

Veja este texto do Itália para Brasileiros com a lista completa das principais feiras de tartufo em toda Itália. e neste texto, Calendário das Feiras de trufa (tartufo) da Toscana

É época também do azeite novo, ou seja o período que se começa degustar e consumir o azeite produzido este ano (começou cedo este ano, em outubro até dezembro a colheita), e por isso eu recomendo a leitura:

No outono é período ideal para aproveitar a chegada do frio e fazer banhos quentes, você sabia que a Toscana tem uma série de termas grátis e a pagamento?

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir j8a adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício!

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

Eventos de Natal:

LEIA O TEXTO –> Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana 2018

FLORENÇA – Toscana Winter Park dell’Obihall: Se você não pode ir as montanhas e se familiarizar com os esquis, até o dia 26 de fevereiro, você poderá aproveitar da Toscana Winter Park no Obihall em Florença. Aqui, além de patinação no gelo, você pode se dedicar aos esportes invernais. Veja aqui o programa, para informações e preços, veja o site oficial. De 25 de outubro à 24 de fevereiro de 2019.
MONTECATINI TERME : 17 de novembro a 31 de dezembro – Montecatini se transforma na cidade do Papai Noel, onde as crianças podem visitar a casa do Papai Noel, conhecer o Pinóquio, fazer aula de chocolate e muito mais. Horário: todo fim de semana (sexta e sábado e domingo) de 10 às 21. Mais informação aqui.
CHIANCIANO TERME :24 de novembro a 6 de janeiro de 2019 – Chianciano Terme se transforma na Cidade do Papai Noel, uma charmosa vila de Natal. Haverá também um mercado com barracas com muitas idéias de presentes e uma deliciosa cozinha em uma atmosfera maravilhosa de Natal. O trem decorado com um tema de Natal vai trazer jovens e idosos para as ruas. Sexta-feira: das 15:00 h às 20:00 h, Sábado e domingo: das 09:30 h às 20:00 h – DESCUBRA TODAS AS ABERTURAS EXTRAORDINÁRIAS. Mais informação aqui.
MONTEPULCIANO: 17 de novembro à 6 de janeiro de 2019. Uma verdadeira Villa de Papai Noel em pleno centro histórico, com castelo, carroça histórica, pôneis, alem de uma pista de patinação. Piazza Grande, Piazza Danesi e Via San Donato. Mercado aberto dias 17 a 18, 24 a 25 de novembro, 1-2, 7-8-9, 14 a 16, 21-22-23-24 de dezembro – das 10: 30h às 19: 30h – e 25 de dezembro (abertura de tarde) e de 26 de dezembro a 6 de janeiro será aberto todos os dias das 10:30 às 19:30. Mais informações aqui
AREZZO:  de 17 de novembro à 26 de dezembro –  veja site oficial com toda programação AQUI : /SPETTACOLO DISNEYSPETTACOLO DEI PERSONAGGI DISNEY CON MUSICA E BALLETTI – 18 de novembro – /CHRISTMASFESTIVAL DELL’ARTE DI STRADA CON OLTRE 50 ARTISTI DI STRADA DI NATALE – 24 e 25 de novembro – /CHRISTMAS BALLOONS UN MESSAGGIO PER BABBO NATALE. 2000 PALLONCINI IN VOLO IN PIAZZA! – 9 de dezembro -/ Villaggio tirolese ad Arezzo –  o maior mercado tirolês da Itália. Na esplêndida localização da Piazza Grande, trinta e quatro casas de madeira e a grande cabana tirolesa no meio do tijolo. – /A CASA DI BABBO NATALE (Casa de Papai Noel) será um encantador novo local no Palazzo della Fraternita dei Laici, edifício histórico construído em 1300 e a sede da Irmandade de Leigos, onde se terão oficinas para crianças e em meio a magia do Natal pode encontrar o Papai Noel, fazendo foto do Natal e se divertir com atrações e jogos de Natal. /Villaggio Leggo – Lego Christmans Village –  É chamado de Arezzo Art Brick 2018 e será a nova grande aldeia de Lego di Natale. Mais de 400 metros quadrados de exposições, exposições e oficinas inteiramente focados nos tijolos mais famosos do mundo. Um espaço projetado para adultos e crianças com áreas temáticas e iniciativas especiais. Star Wars, Technic, Lego Vintage, Amigos e todas as notícias de tijolo 2018 com a possibilidade de construir o seu próprio Lego e comprá-lo diretamente. / Roda panorâmica de 30 metros – /Pista de gelo circular de 700m –  pista de patinação – / Ice Park & Ice Igloo.
SIGNA (FI)  – Mercato di Natale di Oberdrauburg: 24 a 25 de novembro – Entre os pórticos de Viale Mazzini e Piazza Cavour em Signa, perto de Florença – alimentos e artesanato stands de Carinzia, a cidade gêmea de Maromme (Normandia), especialidades da Villadoro, mercado local  de Natal e da casa do Papai Noel. Saiba mais aqui.
FLORENÇA – Mercatino di Natale Heidelberger (Alemão) – De 28 de novembro à 20 de dezembro   – Piazza Santa Croce – Das 10 às 22hs – Na cidade existem vários “Mercados” de Natal, aliás um dos clássicos programas fiorentinos de fim de semana é passear por esses mercados! Sem sombra de dúvida, o mais famoso e tradicional é o  Mercado Alemão, ou chamado de “Heidelberger Weihnachtsmarkt” que fica na Piazza Santa Croce com mais de cinquenta estandes, pronto para acomodar artesanatos e produtos gourmet de toda a Europa. Uma oportunidade de mergulhar em uma atmosfera única de Natal, entre os sabores de produtos tradicionais alemães, como vinhos, salsichas bávaras (wurstel bavaresi), pretzels, cerveja, mas também doces e alimentos de toda a Europa como o famoso kürtőskalács: o doce típico húngaro também conhecido como “bolo chaminé”, devido à sua forma e é o mais antigo doce da Hungria. Há ainda os famosos crepes franceses, e depois as especialidades doces e salgadas da Polônia, e ainda menus típicos da Holanda, Áustria e Grécia. No Mercado de Natal não perca as ideias e os objetos para decorar a casa e a árvore, com bolas de Natal feitas inteiramente à mão. Aberto todos os dias, das 10 às 22hs. Mais informações aqui.
FLORENÇA – Natale per File – De 30 de novembro a 2 de dezembro – Palazzo Corsini, Lungarno Corsini, 8 – Das 10 às 19 hs. – Mercado em prol da Fundação Italiana de Leniterapia, ou seja, um mercado de solidariedade e beneficência, onde serão presentes marcas de artesanato fiorentino. Mais informações aqui.
LUCCA – Il Piccolo Regno di Babbo Natale – 15,16 e 17 de novembro  na Villa Bottini –  onde os elfos vão fazer os brinquedos junto com sua ajuda fundamental, você pode assistir a shows de malabarismo, fantoches, baby dance e muito mais ……. Info aqui.

2

Mostra Mercato del Tartufo

Mostra Mercato del Tartufo

ESPECIAL TRUFAS BRANCAS:

  • 3-4 e 10-11 – Scarperia e San Piero (FI) – Sagra e mostra mercato del tartufo bianco e nero – Circolo Mcl, Scarperia e San Piero (Firenze) – Feira de Tartufo (trufas) brancas e negras e mercado de enogastronomia – Via San Martino – Scarperia e San Piero
  • 10, 11, 17 e 18 – San Giovanni d’Asso (Siena)- Mostra Mercato del Tartufo Bianco delle Crete Senesi – A pequena vila medieval de San Giovanni d’Asso oferece em dois fins de semana a possibilidade de provar, comprar, aprender e até mesmo experimentar diretamente esse fungo subterrâneo precioso. Junto com a trufa branca da região da Creta Senese. Os visitantes podem ainda conhecer e apreciar também outros grandes produtos desta área: o azeite extra virgem, queijo pecorino, vinho Doc Orcia, mel. Haverá ainda cooking shows com chefs, degustações gratuitas e guiadas, exposições, espectáculos e conferências. Veja aqui o programa de 2018 e locais.
  • 10, 11, 17, 18, 24 e 25 – San Miniato (PI) – Mostra-mercato Nazionale del Tartufo Bianco di San Miniato – Uma das maiores feiras nacionais de Trufas Brancas, já que San Miniato é considerada como uma cidade com trufas de altissima qualidade. Programa ainda não esta online. Acontece em várias praças do centro histórico. Clique e leia o post : Mostra Mercato del Tartufo em San Miniato: 4 semanas para degustar as trufas brancas
  • 17 a 19 – Borgo San Lorenzo (FI) – Mostra-mercato del tartufo bianco e nero del Mugello – Mercado de exposição no centro histórico e degustação de pratos feitos com trufas em restaurantes que aderirem à iniciativa. – Borgo San Lorenzo.
  • 17 e 18 –  Montespertoli (FI) – Mostra-mercato del tartufo bianco – Mercado de exposição no centro histórico e degustação de pratos feitos com trufas em restaurantes que aderirem à iniciativa.
Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
até 4 – VOLTERRAGUSTO – Mostra Mercato Tartufo bianco e dei prodotti tipici locali a Volterra: – Volterra: último final de semana de outubro e primeiro fim de semana de novembro –  27 e 28.10  e 1 a 4.11.2018
1, 2, 3, 4, 11, 18 e  25 novembro e 2, 8 e 9 de dezembro  – SAN GIMIGNANO – Castagne e Vino Novo – todos os participantes receberão, de fato, castanhas assadas e taças de vinho novo. Castanhas e Vino Novo é realizado na Piazza del Duomo e é patrocinado pela Associazione Cavalieri di Santa Fina. Saiba mais aqui.
1 a 4 – FLORENÇA – ARTour – Il bello in piazza – Será uma ótima oportunidade para comprar produtos de alta qualidade feitos na Itália, apresentados diretamente por artesãos que, com suas valiosas criações, contribuíram para fazer ‘Artour – Il Bello in Piazza’ um dos eventos mais apreciados da feira comercial da Toscana. Haverá 40 empresas artesanais, os setores representados serão os da artesanato artístico e tradicional, roupas, acessórios de moda e roupas. Saiba mais aqui.
3-4 – FLORENÇA -Fierucola delle lane di S.Martino – Todo terceiro domingo do mês, na Piazza Santo Spirito feiras de agricultura orgânica em pequena escala e ofícios manuais – nesta feira em especial, você pode comprar o fio de lã local, artefatos de tecidos para tear manual, cachecóis e capas, chapéus, tecidos pannolencio, chinelos, bem como outros produtos artesanais tradicionais, tais como cremes e sabonetes naturais, óleos essenciais, objetos d ‘ madeira e cerâmica. Piazza Santo Spirito, das 9 às 19 hs –  Info aqui.
3 e 4 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
3,4, e 10 –  SCARPERIA (FI) – Mostra-mercato del tartufo – piazza de’ Vicari, Scarperia (Firenze) – O mercado é um evento dedicado aos amantes de trufas, que podem comprar muitos tipos de trufas na Vecchia Propositura, na Piazza dei Vicari.
3 e 4 – SIENA (SI) – Sangiovese Purosangue – Palazzo Pubblico, Siena – Há 70 vinicolas participantes com seus rótulos de Sangiovese em pureza e mais de 300 vinhos degustação no fascinante cenário do Magazzini del Sale no Palazzo Pubblico (Piazza Il Campo), aberto ao público no sábado 3 e domingo 4  – 15: 30-19: 30 (admissão 20 € , reduzido 15). Piazza del Campo, 1 – Siena
3 e 4 CASTELNUOVO GARFARGNA (LU) – Garfagnana Terra Unica – Haverá também barracas de comida de rua, em vez disso, entretenimentos, animações e música. – Castelnuovo di Garfagnana (Lucca)
3,4,10 e 11 – MONTECARLO (LU) – Festa dell’Olio e del Vino Novello – O programa enogastronômico é dedicado ao vinho, azeite e castanhas: aqui você pode saborear bruschetta, castanhas assadas, necci, vinho novo e vinhos Montecarlo DOC. Tudo isso acompanhado por vários entretenimentos e mercados de rua. – Montecarlo (Lucca)
3 a 4 – LUCCA – Lucca Comics & Games 2018 –  A maior feira de anime e cosplay da Europa – A edição 2018 de Lucca Comics & Games, será dedicada aos Heróis: livretos de quadrinhos e novelas de fantasia, pixels de videogames, filmes de celulóide e séries de TV, mas especialmente heróis em carne e osso. Saiba mais aqui
9-11 – FLORENÇA – Bricks in Florence Festivalfiere – Festival de Lego – Obihall,Via Fabrizio De Andrè – Firenze

10-11- MONTEPULCIANO (SI) – Toscanagustando – La Toscana incontra il Friuli Venezia Giulia – das 10 às 20 hs – O evento pretende ser muito mais do que uma feira tradicional, na verdade, ele quer criar um verdadeiro momento de participação direta no conhecimento da cultura gastronómica das regiões italianas. Durante os dois dias, será possível fazer um tour gastronômico real que visa promover o diálogo entre os dois territórios, seus sabores e lugares de origem.Veja programa aqui –  Durante o evento está prevista pequenos shows  ao longo das ruas do centro histórico de Montepulciano. Em caso de chuva, o evento sera transferido para a Cripta del Gesù in Via di Voltaia nel Corso.
10-11 – FLORENÇA –  Mercato Manodopera: l’arte del lavoro fatto a mano –Na praça se apresentam vinte barracas de artesãos que fazem parte de um trabalho cultural. Os artesãos irão demonstrar a sua habilidade com demonstrações de trabalho de torno de madeira e argila, de decoração, gravações originais de pedra do rio, pintura em seixos, e miniaturas de argila e objetos de madeira, e tantos outros. E tudo é feito à mão – Piazza della Santissima Annunziata, Firenze (Firenze)
10-11 – Montepulciano (SI) – Fiera mensile delle arti e antiquariato – Todo segundo domingo e sábado anterior, exposição e venda de objetos antigos, gravuras colecionáveis, artesanato, instrumentos musicais, roupas de segunda mão, antiguidades, hobby.Piazza Grande, Montepulciano (Siena)
10,11,17,18 – Calenzano (FI) – Mostra-mercato dell’olio extra-vergine di oliva – St. Art Spazio Eventi, Nos dois finais de semana de novembro (10, 11, 17, 18) degustação e compra de azeite extra-virgem nos estandes e moinhos que expõem e comercializam a nova produção, montada no centro de exposições St.Art Eventi, Via Garibaldi 7 Haverá os estandes das fazendas de Calenzano, Vaglia, Fiesole e Sesto Fiorentino, mas também de outras áreas da Toscana e de outras regiões, uma área de Slow Food e bancos de produtores de outros produtos enogastronômicos. Protagonistas serão as fazendas que contarão, através de seus produtos, sua prestigiada história. – Via Giuseppe Garibaldi, 7 – Calenzano
11- FLORENÇA – Fiera di Oltrarno – feira de agricultura orgânica em pequena escala, ofícios manuais artesanato. Piazza Santo Spirito, Firenze
11 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
10-11 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior.
16 a 18 – FLORENÇA – Biennale Enogastronomica Fiorentina – Haverá eventos dedicados à boa comida, a um calendário repleto de shows, roteiros de degustação, degustações e jantares capazes de transformar a cidade lírio em ponto de encontro e gastronomia nacional e cultura do vinho. A Bienal será uma jornada através dos mais variados conhecimentos e sabores, o que levará o público a descobrir o que há de mais atual no mundo das ofertas de comida e vinho. Info aqui.
17 a 9 de dezembro – LUCCA – Photolux Festival 2018  – bienal internacional de fotografia – mais aqui
17-18 –  BAGNO A RIPOLI (FI) – Prim.Olio – Feira mercado de azeite extra-virgem, produtos locais, degustações. Fazendas de Bagno a Ripoli e outros comerciantes de produtos típicos locais vão participar do evento, exibindo seus produtos entre o Giardino dei Ponti e via Roma. Via Roma, Bagno a Ripoli (Firenze)
17-18 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.
17-18 – FLORENÇAFortezza Antiquaria – Feira de antiguidades e artesanato, com mais de cem expositores de toda a Itália expõem antiguidades, itens para colecionadores, livros usados e muito mais. IMPORTANTE: Devido aos canteiros de obras para a construção da terceira linha do tramvia o mercado de antiguidades mudou a partir dos jardins da Fortaleza,  Piazza Vittorio Veneto. Info aqui.
17 e 18 – Certaldo (FI ) – Festa della Cioccolata – Centro storico – Um fim de semana inteiramente dedicado à comida preciosa e deliciosa, que se torna o protagonista indiscutível do mercado que terá lugar no centro da cidade. As bancas, os chocolatiers artesanais de toda a Itália e as cidades de referência para o chocolate, como Turim e Perugia, exibirão todo o tipo de chocolate, do amargo ao escuro, ao chocolate, aos chocolates prêt-à-porter e para todos as necessidades. Vai desde o requintado praliné coberto com chocolate branco com um coração de amêndoa, ao apimentado bar de pimenta, ao bon bon com flocos de coco de sabores exóticos, para chegar às maravilhosas esculturas de chocolate, passando pelos deliciosos espetos de frutas cobertas de chocolate quente e degustações sem fim. As lojas estarão abertas aos sábados e domingos.
17-19 LIVORNO – Mare di vino – Terminal Crociere – Stazione Marittima – evento dedicado aos vinhos locais e gastronomia local. O programa do festival inclui degustações de vinhos acompanhadas da excelência da região e da Toscana: mel, queijo, farinha, salame e muito mais. Durante a iniciativa a cultura do vinho será difundida também através de encontros e comparações sobre temas gastronômicos e relacionados à boa alimentação. – Via del Molo Mediceo – Livorno – saiba mais.
18 – SIENA – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza del Mercato.  Todo terceiro domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
18 – FLORENÇA – Rionalissima – Fiera degli ambulanti fiorentini – A Rionalissima, a festa do mercado de rua florentino, retorna novamente este ano. Organizada pelo grupo gestor da A.N.V.A Confesercenti, a Rionalissima abriga 300 expositores (todos concessionários de estacionamento nos diversos mercados locais da cidade) e é hoje um evento cult para quem adora fazer compras ao ar livre. Stadio Comunale Artemio Franchi, Viale Manfredo Fanti, 4 – Firenze
18 – FLORENÇA – Fierucolina dell’Olio Nuovo – Piazza Santo Spirito – manifestação que traz nas mesas dos florentinos o sabor extra virgem nascido da agricultura estritamente biológica. Os produtores do território estarão presentes com seus estandes de 9 a 19 no belo cenário da praça, dominada pela fachada da basílica Brunelleschi, apresentando, junto ao novo óleo, até mesmo o seu melhor típico, tanto de comida quanto de artesanato.
23 a 25 –  LIVORNO – Mercatino d’Autunno – Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o Mercado de Outono será realizado na Piazza Attias, em Livorno. Das 9 às 20 h, haverá barracas de comida e vinho, produtos típicos, estandes artesanais e comerciais. O evento é organizado pela Labronica Eventi. Para informações ligue 331.3192823. – piazza Attias, Livorno
24-25 – VIAREGGIO (LU) – Mercato mensile – Il Tarlo al Mare – O quarto e quinto fins de semana de cada mês, o trecho do calçadão de Città Giardino (o Terrazza della Repubblica) está repleto de barracas antigas e modernistas. Um evento imperdível para os colecionadores e amantes do gênero: andando pelas bancas do mercado, você pode encontrar móveis, objetos, jogos de epca, roupas vintage, discos de vinil, pinturas, fotos, livros e muitos colecionáveis.
25 – FLORENÇA – Ciompi mensile antiquariato – O mercado de pulgas ocorre todo último domingo do mês, em exibição há antiguidades, livros, pinturas, colecionáveis e muito mais – Piazza Lorenzo Ghiberti
25 – CORTONA (AR) –Ritorno al passato – Mercatino dell’antiquariato  Feira de antiguidades e artesanato, das 9-20. Piazza Signorelli. Info: 0575.637223 – Todo quarto domingo do mês
25 –  FLORENÇA – Creative Factory – A Creative Factory, organizada pela Heyart Association, é um mercado self-made destinado a promover a criatividade e a empresa jovem. Jovens designers e artistas da Toscana não só poderão exibir jóias, roupas, acessórios de moda e design, decoração, ilustrações e gráficos. Durante o mercado serão oficinas e oficinas ativas para crianças e adultos, gratuitas por reserva, realizadas e organizadas pelos próprios artesãos presentes no evento.Piazza dei Ciompi
25 – San Gimignano (SI) – L’angolo del collezionista. Feira de colecionismo . Piazza Le Erbe.  Todo quarto domingo do mês, exceto agosto – Info: 0577.281619 – saiba mais aqui
25 – Greve in Chianti (FI) – Il Pagliaio | Mercato del biologico e dell’artigianato – como todo quarto domingo do mês, Il Pagliaio, o mercado orgânico e artesanal, é realizado em Greve in Chianti (FI). Na Piazza Matteotti, de 9 a 19, haverá barracas cheias de produtos agrícolas, artesanato orgânico e local. Este ano, cada edição mensal será dedicada a um tema específico com workshops e iniciativas relacionadas. O tema desta edição é “Trama, lana e dolce miele”. Também sempre haverá shows e músicas na praça. Greve in Chianti (Firenze)
30 novembro e 1,2, 7, 8 e 9 dezembro –  LUCCA – Il Desco 2018 | Sapori e saperi in mostra – O Desco | Sabores e conhecimento é uma mesa onde os sabores e o conhecimento se encontram e uma mostra de produtos típicos da mais alta qualidade: um verdadeiro itinerário que retorna todos os anos ao Real Collegio di Lucca em dezembro. A edição de 2018 é renovada: dobrar a área de exposição, triplica a oferta: excelente produção de alimentos, produtos BIO (agroalimentos e cosméticos) e móveis e decoração de mesa, abertos a expositores vindos de todas as regiões italianas O Desco também é muito mais: showcooking, laboratórios sensoriais de gosto, oficinas para crianças, conferências, degustações, minicursos, aperitivos. Real Collegio, P.zza del Collegio, 13 – Lucca – saiba mais aqui.
3
Sem eventos de Folclore neste mês

5

760bff02-91b2-421d-a244-10cdeba2ce14

4 – Mugello – 200 MIGLIA DEL MUGELLO – ENDURANCE – Autodromo del Mugello (Scarperia e San Piero) Info: tel. 055 8499111 – www.mugellocircuit.it
25  – FLORENÇA –Firenze Marathon – A rota da maratona sempre foi considerado um dos mais belos do mundo. A partir deste ano será verdadeiramente única. A # Firenzemarathon2018 será dia 25 de novembro com um novo percurso, novas partida e  chegada, que irá envolver ainda mais o centro histórico da cidade e as suas praças mais pitorescas. Começará e terminará no coração da cidade, na Piazza Duomo, e passará em outras praças, como a Piazza della Repubblica e Piazza Santa Maria Novella, onde estarão os serviços de apoio aos corredores como bebidas, pré-aquecimento, massagem e serviço de armazenamento bolsos da corrida, obviamente, em estruturas adequadas abrangidos pela organização. O centro histórico de Florença será uma verdadeira festa no dia da maratona. Para mais info, aqui.
1

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):

–> Shows:

  • 9 a11 – PISA- Mosé in Egito – Opera no Teatro Verdi
  • 22 – Florença –  Note al museo:Il violoncello, dal seicento ad oggi  Museo dell’Opera del Duomo . Info.
  • 8-9-10-11-13 14 – Florença –La Cenerentola – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Firenze (Firenze)
  • 20-21-22-23- 27-28-29-30- Florença – The Rossini Game – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino
  • 25 – 28 – Florença – Carmen – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino
  • 29 – Florença – La Traviata – Teatro del Maggio Musicale Fiorentino

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 4 de novembro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês  – Veja lista completa aqui no site oficial
FLORENÇA –Marina Abramovic’.The Cleaner – Palazzo Strozzi, Um personagem icônico da cultura contemporânea, e ao mesmo tempo altamente midiático, chega ao Palazzo Strozzi depois de Ai Weiwei e Bill Viola. Esta é Marina Abramovic (Belgrado, 1946), a rainha da arte performática, presente com uma retrospectiva altamente antecipada composta de mais de 100 obras, incluindo algumas reconstituições ao vivo de suas performances mais famosas. No pátio do edifício será estacionado o van Citroen preto a bordo do qual o artista atravessou a Europa com o camarada Ulay nos anos 70 e 80, e que também passou pela Toscana. Na primavera de 1985, por exemplo, eles eram convidados da Villa Romana para uma residência artística. Meio século de carreira dividida no percurso da exposição em três fases distintas: o primeiro capítulo chega até 1976, com trabalhos gráficos e pictóricos quase nunca vistos e as primeiras performances; o segundo, de 76 a 1988, é o período da associação artística com Ulay, fechado com a famosa separação do Muro Chinês; a última é a do grande retorno da cena internacional com o ‘Balkan Baroque’, vencedor na Bienal de Veneza de 1997, ao aclamado ‘O artista está presente’ de 2010.Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h.  de 21 de setembro a 26 de janeiro de 2019.
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
AREZZO – Moda e Modi. Stile e Costume in Italia 1900-1960 – Basilica di San Francesco – uma rica seleção de roupas vintage, acessórios de moda, objetos, pinturas, desenhos, aquarelas e fotografias que cobrem mais de meio século de história do traje e da moda na Itália, contando a evolução do estilo italiano na vida cotidiana Horário: de segunda a sexta, das 9h às 19h, das 9h às 18h, de 13 a 18 h. Piazza San Francesco – Arezzo –  até 4 novembro 2018
FLORENÇA – L’Acqua Microscopio della Natura. Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci -Aula Magliabechiana-Gallerie degli Uffizi. As 72 páginas do código do manuscrito, datadas entre 1504 e 1508 e cheias de anotações e desenhos, são exibidas em sua forma original e são totalmente visíveis graças a uma tecnologia muito inovadora, o Codescope. Os desenhos e teorias do gênio de Vinci, que estudou soluções futuristas para tornar o Arno navegável, são explorados em uma série de estudos científicos que demonstram as notícias chocantes. A exposição é comissariada por Paolo Galluzzi e é uma prévia das celebrações Leonardianas que acontecerão em todo o mundo em 2019, por ocasião do 500º aniversário de sua morte. Horário: todos os dias das 8h15 às 18h00, fechado às segundas. – Piazzale degli Uffizi – Firenze- até 20 de janeiro de 2019
PISA –  Da Magritte a Duchamp. 1929: il Grande Surrealismo dal Centre Pompidou – Blu – Palazzo d’ arte e cultura – Um novo grande evento de exposição dedicado ao surrealismo e curado por Didier Ottinger, diretor assistente do Pompidou, o museu que empresta as obras-primas em exibição. São cerca de 90 obras, a maioria delas realizadas entre 1927 e 1935, incluindo pinturas, esculturas, objetos surrealistas, desenhos, colagens, instalações e fotografias do autor. Os protagonistas são René Magritte, Salvador Dali, Marcel Duchamp, Max Ernst, Giorgio De Chirico, Alberto Giacometti, Man Ray, Joan Miró, Yves Tanguy, Pablo Picasso e muitos outros. Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, sáb, dom e feriados, das 10h às 20h. Lungarno Gambacorti, 9 – Pisa – até 17 de fevereiro de 2019.
FLORENÇA – L’Italia a Hollywood – Museo Salvatore Ferragamo, Palazzo Spini Feroni – Os anos americanos de Salvatore Ferragamo, de 1915 a 1927, são celebrados em uma exposição com curadoria de Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. A exposição, aberta pela pintura de Raffaele Gambogi ‘Emigranti’ (1894), inclui obras de arte, peças de filmes, fotografias, sapatos e roupas, abordando a influência que nossa cultura teve em uma parte da América do Norte. Horário: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze –  até 10 de março de 2019.
 Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!