Eventos do mês de dezembro na Toscana

01/dez | por Deyse Ribeiro

Veja o calendário de eventos de dezembro na Toscana e não fique de fora dos melhores eventos de 2018. Todo mês teremos aqui um calendário com shows, feiras, exposições que você não pode perder!

Este mês temos muitos eventos ligados ao Natal, como os mercadinhos, além das feiras gastronômicas, e shows.

Primeira vez na Toscana?

Se organize e acerte a sua agenda para não perder nenhum evento quando visitar a Toscana. Veja minhas dicas para montar seu roteiro! Veja os artigos sobre transporteconhecer as cidades da Toscana, uma dica de roteiro de 7 dias na Toscana e os melhores textos sobre Florença. Se você ainda não sabe onde se hospedar, dê olhada nas dicas de hospedagem e veja as minhas experiências em alguns hotéis.

O que fazer e onde ir em Dezembro?

A Toscana é uma daquelas regiões que continua surpreendendo você, mas dezembro na Toscana é Natal (Natale) e Natal, é significa comida deliciosa, festivais tradicionais, luzes coloridas, música, presépios sugestivos e, obviamente, presentes. Por isso a Toscana se veste com suas roupas de Natal, dando vida aos mercados de férias, exposições e eventos que são típicos deste período, mas sempre com um toque genuíno de suas origens locais.

Comemorando dezembro e as férias de Natal na Toscana

Dito isso, quero salientar que nem todos os eventos na Toscana são dedicados a celebrar o Natal: afinal, é sobre a Toscana que estamos falando, uma região extremamente engenhosa! Arte, cultura e comida continuam presentes em todo o território, trazendo um toque particular de tradição que contribui para tornar o mês de dezembro especial. Ao mesmo tempo, você ainda encontrará vários sabores dos sabores do outono que a Toscana costuma comemorar com seus produtos regionais mais típicos, como azeite, vinho, castanhas e cogumelos.

Esta chegando o Natal e é aberta a temporada de compras de presentes! Em toda a região, e claro, em muitas cidades Italianas, começam as feirinhas, ou como são chamados aqui os Mercadinhos de Natal.

Os melhores Mercadinhos para levar as crianças com certeza são o de Montepulciano, onde além do mercado tem a casa de Papai Noel, a cozinha, onde aprender a fazer os biscoitos de natal, e muitos jogos, depois ainda Montecatini Terme que tem uma área como uma mini-cidade teatral sobre o natal, e Chianciano Terme.

Lembre-se ainda que todo primeiro domingo do mês os Museus do Estado são grátis, veja a lista aqui. Uffizi e Accademia de Florença são grátis!

Abaixo você encontrará uma lista de alguns dos nossos festivais de comida favoritos, bem como exposições, eventos e mercados para o mês de dezembro.

Este mês é tão especial que adicionamos alguns calendários extras que se concentram em todos os mercados de Natal e nos presépios natalinos típicos e tradicionais encontrados em toda a região da Toscana.

Eu começo a minha lista de eventos, com os eventos temáticos de natal que já começam este mês. Uma boa opção para ir já adiantando os presentinhos de natal, ou mesmo para entrar no ritmo natalício! E ainda, não deixe de ver o natal de Luz de Florença, o F-light, eu falei dele aqui -> Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença

E para ir já se preparando para o Reveillon, eu sugiro que você leia esta texto – O que fazer no Reveillon em Florença e na Toscana?

Os eventos que eu indico como imperdíveis eu marquei de vermelho no texto pra facilitar. Lembre-se que as letras entre parênteses depois dos nomes das cidades, como (Fi), são relativas as províncias as quais essas pertencem, assim fica mais fácil identificar a zona da cidade.

mercadinho-de-natal-montecatini-terme_1

Eventos de Natal:

Para que este texto aqui não fique muito longo, eu decidi não repetir todos os argumentos já tratados em outros texto aqui no site, portanto indico à você que procura:

 

2

Todas quartas e quintas – PISA – Antiquariato, collezionismo, artigianato. Feira de antiguidades, colecionismo e artesanato, das 8-20. Logge dei Banchi. Info: 339.6234723 – 347.8709729
1 e 2 – AREZZO –  Mercato dell’Antiquariato – feira mensal de antiguidades, todo 1° domingo do mês e no sábado anterior. a Piazza Grande é preenchida com um variada coleção de móveis antigos, pinturas, prataria, castiçais, armários de cozinha, cerâmica, instrumentos musicais, moedas romanas, relógios antigos, é uma tentação para os conhecedores e os caçadores de pechinchas. O Mercado de Antiguidades mensal possui cerca de 500 expositores e a cidade, além do mercado, possui cerca de 100 pequenas lojas abertas todo o ano. O Mercado acontece desde 1968, e é um incentivo a mais para visitar esta cidade. Leia o texto sobre este Mercado -> O Mercado Antiquário de Arezzo.
8 de dezembro à 8 de janeiro  – FLORENÇA – F-Light : festa de natal de luz de Florença – fiz já o texto sobre esse evento – Florence Light Festival – a festa de Natal de Luz de Florença
8 e 9  – FLORENÇA – La Fierucola: Fiera della Immacolata: Piazza Santíssima Anunziata, das 9.00 às 19.00 Não sabemos com certeza o ano em que foi celebrado pela primeira vez esta festa popular em Florença, mas certamente remonta há centenas de anos atrás. Em 7 de setembro foi comemorado Demetra, deusa da agricultura e da colheita, venerado desde a Grécia antiga. Em 7 de setembro, coincidiu no entanto, com a véspera do aniversário do nascimento da virgem Maria, celebrada no dia seguinte. Assim, para celebrar a fertilidade da mulher e da mãe terra, as famílias camponesas da Toscana foram em peregrinação à Igreja de SS . Annunziata, em Florença, e assim no dia seguinte, abrigava um grande mercado ao ar livre onde eram oferecidos para venda vários tipos de produtos agrícolas e itens artesanais.
8 e 9 – Barga (LU) – Barga in Cioccolato – A 13ª edição do Barga in Chocolate será realizada nos dias 8 e 9 de dezembro no centro histórico da cidade. Há muitos eventos programados no Barga em Chocolate, todos dedicados ao néctar dos deuses: haverá degustações, shows, entretenimento para crianças e muito mais. Mas o coração do evento será, obviamente, degustações: haverá bombons, bolos, chocolates quentes, fondues, mousses, tabletes cheios e licores. Ao mesmo tempo que Barga em Cioccolato, haverá também um mercado de artesanato e antiguidades na versão de Natal.
7 a 9- San Quirico D’Orcia (SI) – Festa dell’Olio – dedicado à nova produção de azeite extra virgem, que pode ser degustado nas barracas de comida ao longo das ruas, juntamente com vinho, vinho quente, schiacchiata com uvas, castanhas assadas e outros especialidades locais. Haverá  também mercado,  produtos orgânicos. Info aqui.
8 e 9 – San Gimignano (SI) – Castagne e vino novo – Na praça da catedral, em San Gimignano, a Associação dos Cavaleiros de Santa Fina promove o evento que oferece aos participantes castanhas assadas e copos de vinho. Piazza Duomo, San Gimignano (Siena)
8  – San Gimignano (SI) – Lumiere –As maravilhas arquitetônicas da esplêndida vila toscana serão realçadas pelo espetacular jogo de luzes. À noite, ao pôr do sol, nos monumentos de San Gimignano serão mostrados vídeos e imagens que contarão a história do país. San Gimignano Lumière terá lugar a partir do pôr do sol em diante. O evento artístico valoriza esta vila, declarada patrimônio mundial da Unesco.
8 – Pisa (PI) “I Polenter di Storo” –  Piazza XX Settembre,  degustação gratuita de polenta di Storo (17h00); Iluminação da Árvore de Natal e “I Bei Legami”, conjunto musical (18h00).
8 – Tirrenia (PI) -Magic Natal em Tirrenia”, – Piazza Belvedere, via dei fiori, “Magico Natale a Tirrenia” o mercado de reciclagem, demonstrações de artesanato tradicionais, shows de mágica, e artistas itinerantes (de 08.00 a 20.00).
8 – Pisa, Marina di Pisa, Piazza Gorgona e Terrazza delle Baleari, “Fantasy Christmas”, iluminação da Árvore de Natal (das 15.00 às 17.00).
9 – Tirrenia (PI) -Magic Natal em Tirrenia, – Piazza Belvedere, música natalina e estrelas de Natal (4:00 pm); ignição da árvore de Natal (17.30).
8 e 9 – Montefollonico (SI)   – O GRADIRESTE A GOCCIO DI VIN SANTO  – 13ª edição celebrando o delicioso vinho vin santo. Uma área da Toscana Um vinho com uma variedade de vinhos, com uma tendência de ser doce cheio de aromas da terra. É um festival destinado a promover o “vinho sagrado” local ou “vinsanto”, como o doce vinho de sobremesa feito na Toscana, “como o cantucci”, os biscoitos de amêndoa típicos de Prato. Vinho, degustações de comida e até uma competição pelo melhor vinho sagrado do festival! Info aqui.
8 – Monteriggioni  (SI) – NATAL COM FLOCOS  – Abbadia Isola sediará o mundo mágico do Papai Noel. A bela e pequena cidade de Abbadia Island traz à vida o Papai Noel, os Elfos e a magia das festas de final de ano. Info aqui.
14 VOLTERRA  – Cene Galeotte – Fortezza Medicea – Jantar organizado por famosos chef e vinicolas com os presos da antiga prisão de Volterra, que prepararam um delicioso jantar, aberto ao público, com os recursos destinados à caridade (reserva obrigatória). Casa di Reclusione, Volterra (Pisa) –  Info aqui – saiba mais sobre esses jantares no presídio de Volterra aqui.
8 e 9 – PISA – Mostra Mercato dell’Antiquariato, del Modernariato e dell’Artigianato Artistico – feira mensal de antiguidades, todo 2° domingo do mês e no sábado anterior
9 – PISTOIA – Free Market –  cada segundo domingo do mês, durante todo o dia, com o mercado especializado em artesanato e objetos de caráter criativo – Piazza della Sala
15 e 16 – LUCCA – Antiquariato. Feira de antiguidades mensal . Todo terceiro fim de semana do mês,  fora do Batistério, Piazza Antelminelli, Piazza San Martino, Piazza San Giusto, Piazza San Giovanni e Piazza Bernardini acolhem 220 expositores de toda a Itália para um dos mercados mais importantes do país. Centro storico. Info: 0583.4422155 – terceiro domingo do mês e sábado precedente.

ESPECIAL MERCADOS DE NATAL NA TOSCANA —-> leia  – Eventos e Mercadinhos de Natal na Toscana 2018

3
Palio del Panforte

Palio del Panforte

20 – FLORENÇA: Festa degli ommagi: Por ocasião das férias de Natal é uma tradição que a procissão histórica da República Florentina faz para prestar homenagem às autoridades civis e religiosas, entregando, de acordo com uma antiga cerimônia, uma cesta de presentes ao arcebispo, ao Prefeito, ao Presidente da Província e ao delegado da cidade. Clique e leia : Festa degli Omaggi (das homenagens)
23 – FLORENÇA: Babbo Natale in Barca – às 12hs – Tradicional passeio de barco onde os canoeiros de Florença se vestem de Papai Noel no trecho do rio Arno, da Ponte alle Grazie até a Ponte S.Trinita.
26 a 31 – PIENZA – Il Gioco del Panforte de Pienza: é um jogo muito antigo, em que se usa o doce típico da região. Para saber mais leia o texto do link. Clique e leia : Il Gioco del Panforte de Pienza – 26 a 30 de dezembro

ESPECIAL EVENTOS DE NATAL NA TOSCANA —-> leia  – O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

5
15 – LIVORNO- Run for Christmas – A Corrida de Natal em Livorno é realizada no dia 15 de dezembro, a partir das 15h30 da Villa Mimbelli. Esta é uma corrida de 5 km que participam os Papais Noeis, Elfos, Rennas ou Befanas. É precisamente o espetáculo dos corredores vestidos para fazer deste um dos mais engraçados e amados eventos do Natal da Toscana. Após o registro, você pode recolher o seu disfarce com tudo o que você precisa no Village Christmas, instalado em Villa Mimbelli, que estará aberto a partir das 11h. – Via San Jacopo in Acquaviva, 63 – Livorno
1

Não se perca OS EVENTOS NOS DIAS DE NATAL – você encontra shows e espetáculos entre 20 a 28 de dezembro no texto –> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

–> Concertos e óperas regulares em Florença (compre ingresso com antecedência):

Teatro Verdi di Pisa

 

–> Shows:

8 – Pisa (PI) – Borgo “Mabo Band”, –  Piazza Vittorio Emanuele II – Corso Itália –  um show do comediante / turnê animação musical (16:30, 17:30, 18:30).

14 – Micat in Vertice: Partir – Palazzo Chigi Saracini, Via di Città, 89 – Siena

Não se perca OS EVENTOS NOS DIAS DE NATAL – você encontra shows e espetáculos entre 20 a 28 de dezembro no texto –> O que fazer no Natal em Florença e na Toscana?

 

Leia o texto: Os teatros e a música em Florença

 

4
Todo primeiro domingo do mês (este mês é 2 de novembro), os museus Uffizi, Accademia, e vários outros museus públicos são gratuitos Leia –> Lista de Museus grátis na Toscana, no primeiro domingo do mês  – Veja lista completa aqui no site oficial
FLORENÇA –Marina Abramovic’.The Cleaner – Palazzo Strozzi, Um personagem icônico da cultura contemporânea, e ao mesmo tempo altamente midiático, chega ao Palazzo Strozzi depois de Ai Weiwei e Bill Viola. Esta é Marina Abramovic (Belgrado, 1946), a rainha da arte performática, presente com uma retrospectiva altamente antecipada composta de mais de 100 obras, incluindo algumas reconstituições ao vivo de suas performances mais famosas. No pátio do edifício será estacionado o van Citroen preto a bordo do qual o artista atravessou a Europa com o camarada Ulay nos anos 70 e 80, e que também passou pela Toscana. Na primavera de 1985, por exemplo, eles eram convidados da Villa Romana para uma residência artística. Meio século de carreira dividida no percurso da exposição em três fases distintas: o primeiro capítulo chega até 1976, com trabalhos gráficos e pictóricos quase nunca vistos e as primeiras performances; o segundo, de 76 a 1988, é o período da associação artística com Ulay, fechado com a famosa separação do Muro Chinês; a última é a do grande retorno da cena internacional com o ‘Balkan Baroque’, vencedor na Bienal de Veneza de 1997, ao aclamado ‘O artista está presente’ de 2010.Horário: todos os dias das 10h às 20h, das 10h às 23h.  de 21 de setembro a 26 de janeiro de 2019.
FLORENÇA – Conviti e banchetti. L’arte di imbandire le mense – Museo Stibbert – A exposição tem como objetivo ilustrar a arte de decorar a mesa, desde a Renascença ao século XIX, através de reconstruções vívidas do equipamento do passado, com exposição de cerâmica e majólica preciosa, esculturas de açúcar, frutas e plantas, cristais e talheres e utensílios da cozinha. Horário: seg-qua 10-14, sex-dom 10 am-6pm, fechado na quinta-feira, 15 de agosto e 25 de dezembro e 1º de janeiro – Via Federigo Stibbert 26 – Firenze – até dia 6 janeiro de 2019
FLORENÇA – L’Acqua Microscopio della Natura. Il Codice Leicester di Leonardo da Vinci -Aula Magliabechiana-Gallerie degli Uffizi. As 72 páginas do código do manuscrito, datadas entre 1504 e 1508 e cheias de anotações e desenhos, são exibidas em sua forma original e são totalmente visíveis graças a uma tecnologia muito inovadora, o Codescope. Os desenhos e teorias do gênio de Vinci, que estudou soluções futuristas para tornar o Arno navegável, são explorados em uma série de estudos científicos que demonstram as notícias chocantes. A exposição é comissariada por Paolo Galluzzi e é uma prévia das celebrações Leonardianas que acontecerão em todo o mundo em 2019, por ocasião do 500º aniversário de sua morte. Horário: todos os dias das 8h15 às 18h00, fechado às segundas. – Piazzale degli Uffizi – Firenze- até 20 de janeiro de 2019
PISA –  Da Magritte a Duchamp. 1929: il Grande Surrealismo dal Centre Pompidou – Blu – Palazzo d’ arte e cultura – Um novo grande evento de exposição dedicado ao surrealismo e curado por Didier Ottinger, diretor assistente do Pompidou, o museu que empresta as obras-primas em exibição. São cerca de 90 obras, a maioria delas realizadas entre 1927 e 1935, incluindo pinturas, esculturas, objetos surrealistas, desenhos, colagens, instalações e fotografias do autor. Os protagonistas são René Magritte, Salvador Dali, Marcel Duchamp, Max Ernst, Giorgio De Chirico, Alberto Giacometti, Man Ray, Joan Miró, Yves Tanguy, Pablo Picasso e muitos outros. Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h, sáb, dom e feriados, das 10h às 20h. Lungarno Gambacorti, 9 – Pisa – até 17 de fevereiro de 2019.
FLORENÇA – L’Italia a Hollywood – Museo Salvatore Ferragamo, Palazzo Spini Feroni – Os anos americanos de Salvatore Ferragamo, de 1915 a 1927, são celebrados em uma exposição com curadoria de Stefania Ricci, diretora do Museu Ferragamo. A exposição, aberta pela pintura de Raffaele Gambogi ‘Emigranti’ (1894), inclui obras de arte, peças de filmes, fotografias, sapatos e roupas, abordando a influência que nossa cultura teve em uma parte da América do Norte. Horário: todos os dias das 10h às 19h30 – Piazza Santa Trinità, 5/r – Firenze –  até 10 de março de 2019.
Então não perca nenhum evento, programe-se e bom divertimento na Toscana!
*Este post contém indicações para  serviços de afiliados. Para ver nossa política de monetização, clique aqui.


Publicidade

Compartilhe este conteúdo:


Por Deyse Ribeiro
Twitter - Facebook - Google Plus - Instagram - RSS

Participe e dê seu pitaco!